Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
O Rapaz e o Monstro (Japão, 2015) [Cinema] 9/10
Depois da morte da sua mãe, Kyuta foge da sua família e vai parar a Juntengai, um mundo paralelo habitado por monstros. Na cidade alternativa, ele conhece Kumatetsu, uma criatura poderosa que é candidato para suceder o governante do reino. Kumatetsu decide ensinar Kyuta a lutar e acaba por criar uma forte relação com o seu aprendiz...
Uma história de fantasia magnífica. A ligação aluno/professor entre Kyuta e Kumatetsu está cheia de momentos engraçados.
Depois de “Summer Wars” e “Wolf Children”, Mamoru Hosoda volta a fazer mais um grande filme e confirma a reputação como um dos argumentistas e realizadores mais interessantes da animação Japonesa.
Rumo à Outra Margem (Japão, 2015) [Cinema] 9/10
Uma professora de piano faz uma viagem com o seu falecido marido quando ele regressa como um fantasma.
Magnífico regresso de Kurosawa com um drama humano na linha de "Tokyo Sonata" mas com uma dimensão espiritual. As interpretações de Tadanobu Asano e de Eri Fukatsu são soberbas.
Depois da morte da sua mãe, Kyuta foge da sua família e vai parar a Juntengai, um mundo paralelo habitado por monstros. Na cidade alternativa, ele conhece Kumatetsu, uma criatura poderosa que é candidato para suceder o governante do reino. Kumatetsu decide ensinar Kyuta a lutar e acaba por criar uma forte relação com o seu aprendiz...
Uma história de fantasia magnífica. A ligação aluno/professor entre Kyuta e Kumatetsu está cheia de momentos engraçados.
Depois de “Summer Wars” e “Wolf Children”, Mamoru Hosoda volta a fazer mais um grande filme e confirma a reputação como um dos argumentistas e realizadores mais interessantes da animação Japonesa.
Rumo à Outra Margem (Japão, 2015) [Cinema] 9/10
Uma professora de piano faz uma viagem com o seu falecido marido quando ele regressa como um fantasma.
Magnífico regresso de Kurosawa com um drama humano na linha de "Tokyo Sonata" mas com uma dimensão espiritual. As interpretações de Tadanobu Asano e de Eri Fukatsu são soberbas.
Dessa lista ainda não vi o Little Big Man, Dances with Wolves e The Homesmantechnicolor wrote:Bom não sei se deu para reparar mas são um lote de westerns um pouco diferentes e gosto de todos eles mas o meu preferido é mesmo Dead Man. Comentar cada um deles seria talvez descabido porque serão bem conhecidos de todos (e até porque sou apenas um simples curioso pouco dotado para a escrita), mas posso atribuir-lhe uma nota para os classificar. Assim: Little Big Man 7.9, Danças com Lobos 8.0, Imperdoável 7.8, The Homesman 8.0, True Grit 7.5 e Dead Man 8.5. Ando a procura de mais alguns deste género ( Blackthorn e Meek's Cutoff) os quais também já vi e gostei, mas não tem sido fácil encontrá-los por aqui pelas minhas bandas.mansildv wrote:
Também tenho o The Cowboys para ver, também adquirido na MM, e a tua crítica abriu-me o apetite![]()
Já agora, o que achaste dos restantes westerns que tens na tua colecção?

O True Grit é o de '69 ou o remake?
Consegues o Meek's Cutoff na fnac

3 filmes que vi hoje (para compensar não ter visto nenhum durante uns dias):
Murder on the Orient Express - brilhante adaptação de Sidney Lumet da clássica história de Agatha Christie. Albert Finney é o que mais se destaca num fantástico "ensemble cast": a sua versão de Poirot, como um ser repugnante e ao mesmo tempo hilariante, é extremamente eficaz.
Soigne ta Droite - Godard faz uma comédia? Não é exactamente assim. "Soigne ta Droite" começa como um desfile de gags "slapstick" e que satirizam a indústria do cinema, ou o cinema como uma simples via de fazer dinheiro fácil. Rapidamente o filme se torna numa série de coisas, algumas mais bem sucedidas do que outras. Mas ao contrário de alguns filmes do realizador mais recentes, fiquei surpreendido com este e gostei da sua construção. Não me pareceu uma sucessão de citações mais ou menos aleatória. Encontrei ali uma série de intenções, fiz um "guia" na minha cabeça para seguir o que Godard queria dizer com cada sequência.
Les Bas-Fonds - A partir de Gorki, Jean Renoir cria um conjunto de personagens que espelham uma realidade social e várias maneiras de encarar a vida (e de como conseguir sobreviver na mesma). O que falta em muito cinema atual? A humanidade dos filmes de Renoir.
Murder on the Orient Express - brilhante adaptação de Sidney Lumet da clássica história de Agatha Christie. Albert Finney é o que mais se destaca num fantástico "ensemble cast": a sua versão de Poirot, como um ser repugnante e ao mesmo tempo hilariante, é extremamente eficaz.
Soigne ta Droite - Godard faz uma comédia? Não é exactamente assim. "Soigne ta Droite" começa como um desfile de gags "slapstick" e que satirizam a indústria do cinema, ou o cinema como uma simples via de fazer dinheiro fácil. Rapidamente o filme se torna numa série de coisas, algumas mais bem sucedidas do que outras. Mas ao contrário de alguns filmes do realizador mais recentes, fiquei surpreendido com este e gostei da sua construção. Não me pareceu uma sucessão de citações mais ou menos aleatória. Encontrei ali uma série de intenções, fiz um "guia" na minha cabeça para seguir o que Godard queria dizer com cada sequência.
Les Bas-Fonds - A partir de Gorki, Jean Renoir cria um conjunto de personagens que espelham uma realidade social e várias maneiras de encarar a vida (e de como conseguir sobreviver na mesma). O que falta em muito cinema atual? A humanidade dos filmes de Renoir.
-
- Fanático
O Litlle Big Man é um dos primeiros westerns a dar uma imagem favorável dos nativos americanos. De assinalar uma notável caracterização ao Dustin Hoffman :)mansildv wrote:
Dessa lista ainda não vi o Little Big Man, Dances with Wolves e The Homesman![]()
O True Grit é o de '69 ou o remake?
Consegues o Meek's Cutoff na fnac

O True Grit que tenho é o de 2010 dos Coen, embora também tenha visto o outro que deu um oscar ao John Wayne. E obrigado pela dica sobre o Meek's Cutoff

Eu não ligo muito de Westerns mas a propósito gostaria de dizer duas coisas (relacionadas com livros), duas curiosidades:
- Apesar de ter para ver ainda não vi o Little Big Man.
O que fiz foi ler o livro que é da Cavalo de Ferro e tem por autor um tal de Thomas Berger. Já não me lembro bem do livro mas penso que não achei nada de especial. Será um dos raros casos do filme ser melhor que o livro?
- Comecei ontem a ler o 'As obras primas de T.S. Spivet' e ainda li muito poucas páginas mas logo no inicio ele descreve a paixão que o pai tinha por Westerns e que numa sala tinha 'uma biblioteca cuidadosamente selecionada de VHS', referindo os seguintes títulos:
Red River, Stagecoach, The Searchers, Ride the High Country, My Darling Clementine, The Man Who Shot Liberty Valance, Monte Walsh e The Treasure of the Sierra Madre.
- Apesar de ter para ver ainda não vi o Little Big Man.
O que fiz foi ler o livro que é da Cavalo de Ferro e tem por autor um tal de Thomas Berger. Já não me lembro bem do livro mas penso que não achei nada de especial. Será um dos raros casos do filme ser melhor que o livro?
- Comecei ontem a ler o 'As obras primas de T.S. Spivet' e ainda li muito poucas páginas mas logo no inicio ele descreve a paixão que o pai tinha por Westerns e que numa sala tinha 'uma biblioteca cuidadosamente selecionada de VHS', referindo os seguintes títulos:
Red River, Stagecoach, The Searchers, Ride the High Country, My Darling Clementine, The Man Who Shot Liberty Valance, Monte Walsh e The Treasure of the Sierra Madre.
Por acaso é um género que aprecio bastante e dos que já vi destaco alguns óbvios, que são do conhecimento geral, como C'era una volta il West, Il buono, il brutto, il cattivo, Unforgiven, The Searchers, High Noon, True Grit (dos Coen), Lonely Are the Brave (sobre o desaparecimento do velho oeste), Butch Cassidy and the Sundance Kid, Dead Man, The Treasure of the Sierra Madre e o potente The Wild Bunch!
Destaco também algumas surpresas muito agradáveis como 5 Card Stud (uma mistura de western e mistério), A Big Hand for the Little Lady, There Was a Crooked Man, The Ballad of Cable Hogue e The Gunfighter
Destaco também algumas surpresas muito agradáveis como 5 Card Stud (uma mistura de western e mistério), A Big Hand for the Little Lady, There Was a Crooked Man, The Ballad of Cable Hogue e The Gunfighter

Rui, experimenta ver o Bas Fonds do Kurosawa. Eu achei uma versao muito superior.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Está a começar a justificar-se criar um tópico de género para o Western, tal como há par o Noir...
A propósito de livros, e a propósito do True Grit (no seguimento da conversa acima
), tive oportunidade de ler o livro recentemente (há cerca de dois meses). Das duas adaptações ao cinema, a versão dos Coen é muitíssimo mais fiel ao espírito dos personagens e ao tom cómico e desprendido do livro. Dá para perceber o que é que chamou tanto a atenção aos Coen a ponto de terem avançado com uma versão própria da história: tem o tipo de personagens excêntricas (frequentemente expostas ao ridículo - ao saírem da sua zona de conforto) que eles gostam de retratar no grande ecrã (o livro gira completamente em torno delas, e da protagonista principal, que é também a narradora), por um lado, e puderam dessa forma redimir/corrigir o tom mais sisudo da primeira adaptação. O Wayne levou o Oscar pela sue interpretação do Cogburn, mas a personagem tem pouco a ver com a do livro. Já a do Bridges é certeira a captar as suas idiossincrasias. Não é isto que faz dos filmes melhores ou piores, mas para quem gosta destas comparações achei que valia a pena partilhar.

A propósito de livros, e a propósito do True Grit (no seguimento da conversa acima

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Já me disseram o oposto mas irei ver também. Graziepaupau wrote:Rui, experimenta ver o Bas Fonds do Kurosawa. Eu achei uma versao muito superior.

Rui, no mês passado gostei imenso do 'Sans Toit ni Loi' e ao buscar no search do fórum vi uma referência onde dizias que o tinhas comprado.
Já o viste também?
Nop, ainda não. Dei uma vista de olhos à edição (como costumo fazer sempre, para saber se tenho de ir reclamar ou nãonimzabo wrote:Rui, no mês passado gostei imenso do 'Sans Toit ni Loi' e ao buscar no search do fórum vi uma referência onde dizias que o tinhas comprado.
Já o viste também?

Under sandet
http://www.imdb.com/title/tt3841424/
filme dinamarquês que conta a história dos soldados alemães capturados e obrigados a limpar as minas no país. imdb 7,9 é merecido.
http://www.imdb.com/title/tt3841424/
filme dinamarquês que conta a história dos soldados alemães capturados e obrigados a limpar as minas no país. imdb 7,9 é merecido.
'Deliverance' ou 'Como ter um monte de Hillbillies a dar-nos cabo do canastro durante o fim-de-semana'nimzabo:
Rui, no mês passado gostei imenso do 'Sans Toit ni Loi' e ao buscar no search do fórum vi uma referência onde dizias que o tinhas comprado.
Já o viste também?
rui sousa:
Nop, ainda não. Dei uma vista de olhos à edição (como costumo fazer sempre, para saber se tenho de ir reclamar ou não), mas ainda não cheguei ao momento certo. Hoje vou ver o Deliverance...

O 'Sans Toit ni Loi' ainda que menos conhecido, na minha opinião é melhor.
No RT há quem fale em Masterpiece e penso que se não é anda lá perto.
É um grande filme que tens aí à espera de ser visto e é daqueles filmes que se presta a uma discussão posterior, a uma tertúlia.
http://www.rottentomatoes.com/m/vagabond
Estás a comparar com que filme (com o Deliverance? )...nimzabo wrote: 'Deliverance' ou 'Como ter um monte de Hillbillies a dar-nos cabo do canastro durante o fim-de-semana'![]()
O 'Sans Toit ni Loi' ainda que menos conhecido, na minha opinião é melhor.
No RT há quem fale em Masterpiece e penso que se não é anda lá perto.
É um grande filme que tens aí à espera de ser visto e é daqueles filmes que se presta a uma discussão posterior, a uma tertúlia.
http://www.rottentomatoes.com/m/vagabond
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva