Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
João Ferreira
Iniciado
Iniciado
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by João Ferreira »

Também já vi esse filme e gostei, mas acho a nota do imdb exagerada.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Até se pode não gostar mas que é um filme louco e original é.
Quase permanentemente surpreendente.
João Ferreira
Iniciado
Iniciado

Post by João Ferreira »

E eu gosto, acho bem conseguido e fora do comum, mas aquela nota achei muito exagerada, para mim é um 7/10.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

The Fugitive (1993) - 8/10
Bom filme que pega num molde já gasto e consegue dar um novo fôlego, com uma história cativante e bons desempenhos dos protagonistas!
Apesar de estar muito bem, continuo sem entender como o Tommy Lee Jones pode ter arrecadado prémios de peso com este filme, tendo em conta a concorrência: Leonardo DiCaprio (What's Eating Gilbert Grape) e Ralph Fiennes (Schindler's List), entre outros mau-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

The Perfect Score (2004) - 3
Não gostei... a premissa tinha potencial e até tem momentos interessantes, mas é tudo muito leve e um pouco disparatado :doubt:
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Trading Places (1983) - 7
Engraçada a interacção entre os protagonistas e as cenas que daí resultam! Perdeu um pouco a piada no último terço (a cena do comboio tem piada mas é simplesmente estúpida) mas é um bom filme!

American Graffiti (1973) - 7.5
Já estava na lista há anos e finalmente decidi vê-lo. E em boa hora! Funciona quase como uma cápsula temporal, repleto de pormenores fantásticos.
Julgava que o George Lucas não fosse capaz de realizar algo assim, sempre o associei a outro tipo de filmes :-)

Fahrenheit 451 (1966) - 9
Um dos melhores filmes que vi, dentro do género. Fascinante yes-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Marathon Man - 7/10

Super casting, brutal acting, alguma cenas/diálogos já icónicas... mas pecou essencialmente no desenvolvimento da história que me pareceu bastante amorfa principalmente na 1º hora. Não agarrou logo como esperava.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Hoje vi dois filmes portugueses em cassete VHS (nunca tinha visto nenhum deles).

Gostei imenso de "O Miúdo da Bica" (1963), e se puder farei um "tópico à Zé", com curiosidades mas também com screenshots e excertos de vídeo, pois embora tenha visto o filme em cassete VHS, verifiquei que existe uma versão digital no You Tube, que posso utilizar para criar esses elementos multimédia. Gostei do filme antes de saber que era biográfico e protagonizado pelo próprio. As curiosidades serão muitas para este filme e terei de explicar o que é o bairro da Bica em Lisboa, para enquadramento histórico.

Mas não gostei do "Fado, História d'uma Cantadeira" (1947).

Basicamente o que o primeiro filme faz bem (maturidade, seriedade e inteligência) o segundo filme faz mal (argumento pobre estilo Hollywood).

Eu até tenho vergonha de dizer isto, mas as cassetes estavam no lixo. O meu falecido pai viu um caixote de cartão cheio de cassetes VHS, ao lado do contentor de lixo, e trouxe-as para casa, pois ele teve pena de ver filmes deitados fora. Eu guardei e coloquei de parte as cassetes com filmes portugueses, e hoje vi estes dois filmes (sim eu ainda vejo VHS).
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Comentários ao mansildv

Tens estado a ver os teus comentários a alguns filmes que conheço bem, e que gostei, e identifiquei-me com a tua opinião. Vamos a ver:

Trading Places (1983)

Este é aquele filme genial de comédia, em que o Eddie Murphy (mendigo) troca de lugar com um administrador bankster (Dan Aykroyd). O filme é muito interessante e não é imbecil. Sempre gostei muito desta fase do Eddie Murphy, e recomendo o filme companheiro deste que em PT-PT se chama "Um príncipe em Nova Iorque", acerca de um monarca africano que vai à América disfarçado.

Trading Places:

"Um príncipe em Nova Iorque":

The Fugitive (1993)

Como eu não sei se és da minha idade ou não, vou aqui explicar uma coisa:

Quando eu era criança e jovem adolescente, só existiam os dois canais da RTP 1 e 2. A maioria das famílias apenas tinha um televisor na sala, pelo que as crianças da minha geração estavam à mercê dos gostos dos pais. Entre as 20 e as 21 a RTP1 passava o telejornal + telenovela brasileira, mas a RTP 2 passava séries como "O Fugitivo" ou o "Twilight Zone", e só às 21 o "jornal da 2". Eu tive a felicidade de ser um dos poucos meninos portugueses, que no dia seguinte perguntava no recreio da escola se tinham visto a nave espacial a aterrar na Terra, conforme este episódio:

Image

https://en.wikipedia.org/wiki/To_Serve_ ... ht_Zone%29

Os meninos que viram, entraram em delírio como eu, e não se falava doutra coisa no recreio da escola, mas infelizmente, e dado o contexto sócio-económico de Portugal dos anos 80, a reposta da maioria dos meninos foi: "Os meus pais não me deixam ver a RTP 2, porque querem ver a telenovela brasileira".

Ora bem, a série "O Fugitivo" passou mais tarde nesta rubrica da RTP 2, se a minha memória não me falha talvez em 1987, e lá em casa todos víamos, pois a minha família não gostava de telenovelas brasileiras (ainda bem). O filme em questão de que falas foi um aproveitamento comercial (com actores de renome) numa tentativa de remake de uma série clássica a preto e branco. Tanto eu como o meu pai (duas gerações diferentes que viram e gostaram da série original na RTP 2), considerámos que o filme era uma macacada hollywodesca comercial, que não fazia jus ao espírito e qualidade da série.

Fahrenheit 451 (1966)

Gostei da nota e apreciação que deste. Eu criei um mini-tópico há cerca de um mês, mas não pude fazer mais, pois quase fiquei sem o meu canal do You Tube, quando tentei carregar uns clips/trailers que demorei muitas horas a fazer, com muito gosto (fiz uma montagem com o movie maker a mostrar mono-rails futurísticos, julgo que usaram o protótipo francês), mas até no Vímeo proibiram os meus clips. Só por ter feito um carregamento sem publicação, surgiu um aviso de que qualquer clip do filme é proíbido em todos os países do mundo, e até 12 de setembro último o meu canal teve por um fio, quase a ser encerrado. O estúdio dono deste filme é de tal forma fanático que não me deixa promover o filme, com uns clips no You Tube ou Vimeo. Fiquei arreliado e perdi toda a vontade de promover o filme, não vá alguém ler o meu texto e querer comprar o filme e dar dinheiro a esse estúdio psicopata malandro que não o merece.

Mas se o estúdio merece ou não o vosso dinheiro, reconheço que o filme é realmente bom, e não deixem de o ver ou comprar por eu estar zangado com o estúdio. Apenas não posso fazer a apresentação e divulgação devida (aquele mono-rail tão bonito...), porque não me deixam publicar clips.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by paupau »

Tora Tora Tora (1970) R. Fleischer e K. Fukasaku
2h30 de "envio de telegramas" e 30 min para o ataque a Pearl Harbour. A reconstituição histórica de todos os pormenores que lavam ao ataque dão cabo do ritmo do filme. Gostei bastante até (também vi pelo chamariz do casting), mas facilmente pode ser considerado um grande pastel. O ataque vale bem a pena ver. Gosto de imaginar como seria este filme se o Kurosawa não o tivesse abandonado. Não tem caramelos a f**** no meio de pára quedas ao menos.

Clerks (1994) - Kevin Smith

Dia a dia de losers que trabalham numa loja de conveniência. Bons apontamentos aqui e ali, no geral nada de mais.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Oldboy (2003) - 9.5
Já o tinha visto e, mesmo sabendo a história e os twists, não perde valor e impacto. É uma grande obra, imperdível.

The Iron Giant (1999) - 9
Outro filme que voltei a ver, agora que o consegui, finalmente, arranjar :-) Gosto muito deste filme, entrou imediatamente para o meu top 10 de animação!

Seconds (1966) - 8
Excelente surpresa! O filme tem um ambiente de desconfiança e inquietação, com uma fotografia impecável. A recta final do filme é macabra e é um bom ponto final para a história.
Tem uma sequência que parece ter ido buscar inspiração ao Dalí:
Image
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

JoséMiguel,

adquiri um pack do Eddie Murphy, com o filme "Um Príncipe em Nova Iorque", e vou seguir a tua sugestão. Já está na lista :wink:
Em relação ao Fahrenheit 451, vamos promover a arte pela arte, é um filme que toda a gente devia ver!
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

71: Into the Fire - 8/10

Não costumo ver muitos filmes com esta setting - Guerra da Coreia - aliás, nem me lembro qual foi o ultimo que vi, mas este encheu-me completamente as medidas. Talvez peque por o seu miolo não ser o mais entusiasmante, quer a nível narrativo quer a nível histórico porque andam à volta de algo que o interesse não é de todo o maior, mas depois nos últimos 40 minutos proporcionam acção em grande estilo e super bem coreografa. Quase non-stop. Foi tão bem conseguida que a imersão foi tremenda até ao grande clímax.

Shortbus - 7/10

Um filme algo puxado tendo em conta o seu teor um pouco hardcore, mas que no fundo fazia todo o sentido para o desenrolar deste. Um pouco na onda do Nymphomaniac. Além que este entra por outros e diferentes caminhos, e tenta explorar como esmiuçar mais os vários tipos de relações com todas as suas problemáticas envolventes.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Decadencia (2014) - 5/10

Não acrescenta nada ao que já foi contado em N filmes do género. Algo pouco profundo com um desenvolvimento que deixa muito a desejar, que provavelmente a nota mais de 90 minutos é mesmo o monologo final.

Post Reply