As notas mais injustas e sobrevalorizadas do IMDB

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
waltsouza
Moderador
Re: As notas mais injustas e sobrevalorizadas do IMDB

Post by waltsouza »

Lorde X wrote:
waltsouza wrote:na minha opinião dá-se demasiada importância ás notas dos filmes do IMDB.
Boas Waltsouza! O problema é que a oferta é tanta e o nosso (pelo menos o meu) tempo é tão escasso, que temos que usar critérios que nos permitam reduzir o leque de filmes a ver.

A classificação média do IMDB não é o único, mas acaba por ser um instrumento precioso para o citado fim, pelo menos para mim.
waltsouza wrote: Haverá sempre alguém a achar o contrário de nós. :wink:
Concordo contigo. Porém aqui não se trata do caso de aparecer uma ou outra pessoa com uma opinião diferente da minha, mas da grande maioria dos que o viram e se dignaram a ir votar no IMDB...

Analisando-se a votação média distribuída por sexos e escalões etários, constata-se que apenas as "fêmeas com idade inferior a 18 anos" é que lhe deram votação média positiva (5/10)... E isto porque apenas uma votou! :badgrin:

Depois de ver este filme senti-me como a personagem daquela anedota:

Uma mãe embevecida observa uma parada militar e comenta com uma amiga:
- O meu filho é o único que está a marchar direito. Todos os outros estão ao contrário...

:mrgreen:
Gostei da anedota mas existe nela a ideia de "errar" "de errado".

Vou deixar um pensamento de pseudo professor catedrático da cinemateca (sei perfeitamente que sou um falhanço, a vergonha de todos os professores catedráticos da cinemateca e um exemplo a não seguir). :-)))

Ora cá vai o pensamento "Nunca tenhas vergonha de dizer que não gostaste de um filme, nem que faças parte de uma pequeníssima minoria, nem que sejas o único à face da terra a dizê-lo. Mantem-te firme nas tuas convicções e luta sempre por aquilo que o teu coração sente e o teu pensamento dita. Só assim vais conseguir manter intato o teu "eu". Não somos todos ovelhas Chonés (estreia hoje)". :-)))
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Lorde X wrote: Em suma, há filmes que tem má cotação no IMDB e por um motivo ou por outro eu até os aprecio. São guilty pleasures. É o caso do Vampires do John Carpenter ou do Queen of the Damned. É interessante constatar que estes filmes já estiveram no passado com nota média negativa. Curioso que, com o passar dos anos, a nota aumentou. Mas já estiveram com nota abaixo disso...
Boas amigo Lorde X!!

Isso que contas aqui, essa sensação de ver um filme com fraca cotação no IMDb, e no fim perceber que afinal foi uma surpresa muito positiva, já aconteceu várias vezes comigo.
A ultima vez foi com estes 2 filmes:

http://www.imdb.com/title/tt2229499/?ref_=nv_sr_1

http://www.imdb.com/title/tt1205535/?re ... lmg_act_10

Quanto a mim ambos mereciam, no mínimo, uns bons e merecidos 7.5/10 pois são filmes com muito boa realização, boas interpretações, muito realistas e acima de tudo com muita substância, coisa que falta a muito filme que se faz por aí.

Quanto a esses 2 exemplos que apontas - "Vampires" e "Queen of the Damned"...epá pessoalmente acho-os dois filmes "clássicos" de entretenimento. São mesmo muito bons, e não me refiro somente ás histórias mas sobretudo pelas interpretações e fotografia que ambos apresentam.

E para quem gosta de boa música basta ver a formidável OST do "Queen of the Damned" que, tal como a do "The Crow", é simplesmente divinal :

Image
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

waltsouza wrote: Ora cá vai o pensamento "Nunca tenhas vergonha de dizer que não gostaste de um filme, nem que faças parte de uma pequeníssima minoria, nem que sejas o único à face da terra a dizê-lo. Mantem-te firme nas tuas convicções e luta sempre por aquilo que o teu coração sente e o teu pensamento dita. Só assim vais conseguir manter intato o teu "eu". Não somos todos ovelhas Chonés (estreia hoje)". :-)))
Por acaso, Waltsouza, até me dá um certo gosto andar por vezes ao arrepio do "rebanho" :wink:

No caso concreto, como até considero que o filme Soul Survivors tem valor de entretenimento e não só, achei por bem publicitá-lo neste tópico, pois pode ser que interesse / agrade a alguém que tenha gostos similares aos meus (entenda-se que goste de thrillers psicológicos com ambientes underground polvilhados de mistério).

Se alguém viu este filme, que venha aqui dizer o que achou. Não me incomoda que tenham opinião contrária à minha. :-)
Todavia, dava-me especial prazer saber que contribui, graças ao meu post, para que alguém descubra este filme...
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

Lorde X wrote:
Todavia, dava-me especial prazer saber que contribui, graças ao meu post, para que alguém descubra este filme...
E é também para isso que este fórum serve, para que haja partilha de sugestões de filmes. Deveriam existir mais.
Este em concreto pode levar a opiniões um pouco mais extremadas, devido ao próprio teor do tópico mas isso para mim até acaba por ser a parte mais "didática" de todas. :-)))

Continua com esse prazer, nunca o percas. :wink:
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

THX wrote: Isso que contas aqui, essa sensação de ver um filme com fraca cotação no IMDb, e no fim perceber que afinal foi uma surpresa muito positiva, já aconteceu várias vezes comigo.
Olá THX! Já não falamos há muito! Tenho andado com pouco tempo por causa do atletismo, razão pela qual não te tenho ligado para combinarmos uma ida ao cinema. Tal também tem levado a que a minha participação (mas não o interesse) neste fórum tenha decrescido muito nos últimos tempos.

Também me dá um especial prazer descobrir "tesourinhos" escondidos! E é isso que me sucede quando vejo com prazer filmes que desconhecia em absoluto ou que estavam mal cotados pela crítica ou pelo público.
THX wrote: Quanto a esses 2 exemplos que apontas - "Vampires" e "Queen of the Damned"...epá pessoalmente acho-os dois filmes "clássicos" de entretenimento. São mesmo muito bons, e não me refiro somente ás histórias mas sobretudo pelas interpretações e fotografia que ambos apresentam.

E para quem gosta de boa música basta ver a formidável OST do "Queen of the Damned" que, tal como a do "The Crow", é simplesmente divinal
[/img]
As cenas do Queen of the Damned com a prestação do Lestat ao vivo são autênticos videoclips. Gosto imenso da música que dá um tom underground ao filme, bem adequado ao "mundo dos vampiros"!

Por acaso, de tempos a tempos, consulto o IMDB para saber se está prevista uma Director's Cut deste filme. Foram cortadas muitas cenas importantes com os restantes vampiros do "concílio" as quais além de darem mais sentido às cenas que ficaram, enriqueceriam muito o filme.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Lorde X, como sei que tens neste momento o teu calendário muito preenchido ficas já convidado para irmos ver a sequela do "The Maze Runner" que vimos juntos no ano passado. O "Maze Runner: The Scorch Trials" deve estrear para a semana, mas depois eu ligo-te para combinar.
As cenas do Queen of the Damned com a prestação do Lestat ao vivo são autênticos videoclips. Gosto imenso da música que dá um tom underground ao filme, bem adequado ao "mundo dos vampiros"!
Todas as faixas são muito boas, todas elas com um significado perfeitamente adequado ás cenas, até porque algumas das musicas foram escritas propositadamente para o filme. É um filme com uma grande vertente pop e diferente sobre o vampirismo e foi baseado num livro de uma trilogia.

Uma das cenas mais marcantes do filme :
A já célebre e inesquecível cena do aparecimento da rainha "Akasha" aos outros vampiros, tal qual uma raposa a entrar numa capoeira. Mal sabiam eles o que os esperava... :twisted:
Quando ela começa a dançar ao som de "Why won't you die" dos "Korn"...epá, está sublime, não só para mim mas para muitos outros que idolatram a sua dança. Grande actuação de Aaliyah por concenso comum. Está mágica nesse momento...

E esta musica, este hino dos "Disturbed" que fica logo no ouvido...

O filme é um must-see (e merecia até um tópico próprio).
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
drakes
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by drakes »

Não sei se é sobrevalorizada, mas Drishyam (2015) surpreende, 8,9 e 60% de 10 :shock:, tem que ser um batia de um filme.
http://www.imdb.com/title/tt4430212/

E normalmente os filmes não falados em inglês tem nota abaixo do merecido. Ficção de baixo orçamento também sofrem o mesmo efeito, dá para citar: Los cronocrímenes, Another Earth. I Origins, Coherence, The Signal entre outros.
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Filmes indianos (e turcos também) têm com alguma frequência notas demasiado altas
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

nimzabo wrote:Filmes indianos (e turcos também) têm com alguma frequência notas demasiado altas
Era o que ia dizer a seguir, tiraste-me as palavras do teclado (neste caso :-D ).

Senão vejamos... Se o drakes tivesse ido verficar as notas dos filmes que estão na parte "People who liked this also liked..." iria deparar-se com o seguinte:

Bajrangi Bhaijaan (2015) - 8.3
http://www.imdb.com/title/tt3863552/?ref_=tt_rec_tti

Tanu Weds Manu Returns (2015) - 8.0
http://www.imdb.com/title/tt2140465/?ref_=tt_rec_tti

Baby (2015) - 8.2
http://www.imdb.com/title/tt3848892/?ref_=tt_rec_tti

Gabbar is Back (2015) - 7.3
http://www.imdb.com/title/tt2424988/?ref_=tt_rec_tti

Manjhi: The Mountain Man (2015) - 8.6
http://www.imdb.com/title/tt3449292/?ref_=tt_rec_tti

Baahubali: The Beginning (2015) - 8.9
http://www.imdb.com/title/tt2631186/?ref_=tt_rec_tti

6 filmes. Apenas 1 filme abaixo de 8. Tudo o resto a 8 ou acima, alguns bem acima. Com estas médias, ou o público indiano é menos exigente do que outros tipos de público (mais a ocidente), ou então têm um cinema fora do comum, que produz grandes filmes (em todos os aspectos) em quantidade industrial. Eu sem conhecer muito do cinema indiano inclino-me mais para a 1ª hipótese. O nível de exigência deles (e também deverá estar relacionado com a diferença de culturas e mentalidade) deve ser bem diferente do nosso. Só assim se explica notas tão altas em quase todos esses filmes.

De qualquer forma o nimzabo deu-me a ideia de criar um tópico especificamente para o cinema indiano. yes-) Que fale de Bollywood (Hindi, cidade de Bombaim) mas também de Telugu ( na capital do estado de Andhra Pradesh) e (Kollywood, Tamil, na cidade de Chennai). Bollywood é a maior indústria de cinema indiano mas não é a única, e as outras duas, Telugu e Kollywood também são importantes. Vou deitar mãos à obra a esse tópico amanhã. :wink:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

A meu ver as notas do IMDB de filmes indianos não são legítimas. A nível de censura cinematográfica, a Índia está equiparada a Portugal de 1945, com leis de puro fascismo.

Como comparar opiniões de cinema escritas por um povo desgraçado, que para um português de 2015, estão 70 anos atrasados no tempo?

Tenho canais no You Tube há anos e sempre que coloco um excerto erótico, surge a Índia no topo de visualizações (seguido da Arábia Saudita, e só depois os E.U.A. que é o exemplo normal, pela dimensão do país). Nos meus outros vídeos não-eróticos, a Índia nem aparece.

Alguma(s) citaçõa(es) do artigo seguinte: https://en.wikipedia.org/wiki/Censorship_in_India

Fascismo do tipo salazarista puro e duro no Cinema da Índia
Film

The Central Board of Film Certification, the regulatory film body of India, regularly orders directors to remove anything it deems offensive, including sex, nudity, violence or subjects considered politically subversive.[13]

According to the Supreme Court of India:[14]
“ Film censorship becomes necessary because a film motivates thought and action and assures a high degree of attention and retention as compared to the printed word. The combination of act and speech, sight and sound in semi darkness of the theatre with elimination of all distracting ideas will have a strong impact on the minds of the viewers and can affect emotions. Therefore, it has as much potential for evil as it has for good and has an equal potential to instill or cultivate violent or bad behaviour. It cannot be equated with other modes of communication. Censorship by prior restraint is, therefore, not only desirable but also necessary ”
Apesar de eu ter criado aqui um tópico acerca de censura no Cinema, o caso indiano não é algo que eu queira perder tempo a falar lá, porque não afecta Portugal e eu não conheço (ao contrário de casos curiosos que conheço do mundo muçulmano, ou de problemas na Europa e E.U.A. que afectam directamente Portugal).

Essas leis indianas actuais fazem-me lembrar o ditador Franco de Espanha que proibiu legendagem de filmes, para poder dobrar em castelhano as frases politicamente subversivas, e colocar outras palavras na boca dos actores, ou o ditador português Salazar, que sabendo que o povo português era analfabeto, proibiu a dobragem de filmes, obrigando à legendagem que o povo não conseguia ler, mas com o texto politicamente alterado para eliminar o teor subversivo político. É por isso que hoje os portugueses vêem filmes com legendas e os espanhóis vêem filmes dobrados. O Salazar não tinha receio que uns poucos entendessem o idioma inglês de um filme, ele não queria era que as massas do povo ganhassem ideias, mas já o Franco optou pela dobragem pois se calhar existiam menos analfabetos em Espanha, no antigamente.

Realmente é triste ler artigos do wikipédia de 2015, com estas merdas a acontecerem hoje em dia na Índia...

Se detectarem alguma falha no meu raciocínio (é provável, porque conheço mal a Índia), digam alguma coisa porque ao menos em Portugal é permitido discutir temas de "sex, nudity, violence or subjects considered politically subversive.", proibidos na Índia.
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

Uma grande parte da filmografia do Woody Allen tem uma avaliação muito baixa, de acordo com o IMDb, na minha opinião.
Penso que qualquer um destes filmes merecia uma nota mais alta...

6.3
You Will Meet a Tall Dark Stranger
Celebrity
To Rome with Love

6.4
Anything Else

6.5
Melinda and Melinda

6.6
Alice
Hollywood Ending
Magic in the Moonlight

6.7
September
A Midsummer Night's Sex Comedy
Small Time Crooks
Cassandra's Dream
Scoop

6.8
Shadows and Fog
The Curse of the Jade Scorpion
Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask
Everyone Says I Love You
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

O Irrational Man com 6.6??! :doubt: mau-)
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

mansildv wrote: February 22nd, 2019, 2:22 pm O Irrational Man com 6.6??! :doubt: mau-)
Não me faças falar dessa nota injustíssima ao Irrational Man. grr-) Outra nota que sempre me deixou banzado é a do (quanto a mim, claro) magnífico Bug, de William Friedkin (6,1). evil-)
mansildv
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by mansildv »

José wrote: February 22nd, 2019, 7:02 pm
mansildv wrote: February 22nd, 2019, 2:22 pm O Irrational Man com 6.6??! :doubt: mau-)
Não me faças falar dessa nota injustíssima ao Irrational Man. grr-) Outra nota que sempre me deixou banzado é a do (quanto a mim, claro) magnífico Bug, de William Friedkin (6,1). evil-)
Revi o filme ontem e já nem tinha noção da nota, quando abri a página do IMDb nem queria acreditar :shock: teimoso-)

O Bug ainda não vi mas tenho ideia de ter sido arrasado pela crítica! Tenho o DVD, qualquer dia vou vê-lo, para ver se também o incluo neste tópico :twisted:
José
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by José »

mansildv wrote: February 22nd, 2019, 8:47 pm
José wrote: February 22nd, 2019, 7:02 pm
Revi o filme ontem e já nem tinha noção da nota, quando abri a página do IMDb nem queria acreditar :shock: teimoso-)

O Bug ainda não vi mas tenho ideia de ter sido arrasado pela crítica! Tenho o DVD, qualquer dia vou vê-lo, para ver se também o incluo neste tópico :twisted:
Há coisas no IMDB que deixam uma pessoa estupefacta. Essa nota do Irrational Man é uma delas. Como disseste e bem, há muitos outros títulos do Woody Allen que são classificados muito por baixo, digamos assim.

Quanto ao Bug, tem o mérito de ter sido um dos filmes a receber um F do Cinemascore, se não estou em erro lol. Mas lembro-me também que foi aplaudido pelo Roger Ebert no seu site e pelo João Lopes, ou no DN ou no já extinto Cinema2000. Vi-o no El Corte Inglés, se não me engano a única ou uma das poucas salas que o exibiu. Fiquei siderado: acho que é um soberbo thriller quase teatral sobre a co-dependência e a "contaminação" da paranóia, mas isto sou eu. :-D

Post Reply