Qual foi o último filme que viram ?

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Qual foi o último filme que viram ?

Post by PanterA »

No Angel wrote:Eu adoro esse filme, e dos melhores do Lars, mas so o vi uma vez ate porque e um filme muito puxado emocionalmente, mas recomendo.

Eu achei o final perfeito e nao acho que contradiza em nada o filme. A protagonista desde o inicio que e vista como uma figura superior e com uma pureza acima de todos a sua volta (e principalmente acima dos membros da igreja local, que sao odiosos e vao contra tudo o que Jesus defendia), capaz de se sacrificar pelos outros, uma espécie de versão feminina de Jesus Cristo.

Vendo o filme nessa ótica o final tem todo o sentido, pois demonstra pela ultima vez que a igreja local estava errada em criticá-la e que a protagonista tem a "bênção" dos Céus (os sinos a tocar no final), e por isso o seu grande sacrifício no final curou o marido (um milagre).
Salvo erro, já tinha sido contigo que discuti o final do Nymphomaniac. Parece que temos mesmo maneiras diferentes dos closures dos filmes do Von Trier.

(Spoilers) Neste aqui em particular, foi basicamente aquilo que referi na minha review. Durante o filme foi-nos dado uma protagonista que fazia coisas completamente non-senses com o fim de haver certos milagres para com o marido. Mas era um acreditar que para ela era credível, mas da maneira como o Lars meteu essa temática da religião na história como algo podre, e sempre com outras personagens a mostrarem-lhe o óbvio, e depois claro, o seu marido a não recuperar ou a não dar sinais de melhorias. E era nesse ponto que o filme estava a ir bem encaminhado para um final que se anunciava uma tragédia grega para mostrar que até certo ponto que a genuinidade e não só por vezes é maléfica. Mas não, o realizador mandou-nos uma chapada de luva branca e naqueles últimos 10 minutos foi tudo demasiado eye candy. O marido teve o tal milagre, a mulher foi para o céu tocar os sinos, e todos acabam a sorrir.

Esse final tirou imensa qualidade para um filme que merecia muito mais que isso.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Hable con ella - 8.5/10

Portentosa história com um desfecho ainda mais portentoso. Toda a narrativa e o seu espaço temporal é construída de forma apenas a ficarmos a conhecer uma certa porção da história passada de cada personagem, e de pouco a pouco sermos bombardeados com mais informação que ajuda a completar o puzzle e fazer o desfecho de cada uma delas. Mas isto é apenas uma parte do filme, a outra é mesmo a maneira como toda a mensagem funciona de forma detalhada e pensada e sustentar a carga dramática dos vários acontecimentos que vão ocorrendo.

The Bounty (1984) - 8/10

Com um dos grandes e melhores casts que vi num filme, podia desiludir mas cumpriu de forma irrepreensível. Com Vangelis a dar aquele toque de magia como ele bem sabe neste género mais 'colonial', o resto é apenas contar um dos acontecimentos mais famosos da Inglaterra. Por acaso desconhecia-o quase por completo, mas tudo funcionou de forma a prender desde o inicio ao fim, visto que o filme começa por contar logo o grande "plot twist" e depois é ficar agarrado para ver como tudo vai desenrolar e acontecer.

Alphaville - 5.5/10

Ando sem sorte. Já é o 2º filme consecutivo que vejo do Godard que fico desiludido ao máximo. Neste em particular tentaram criar um mundo distópico do género de 1984 e outros, juntamente com aquele diálogo bastante filosófico para tornar a experiência mais intelectual e profunda mas falhou no principal: envolvência. Simplesmente não prendeu por várias razões, principalmente naquilo que contavam parecia sempre tudo muito superficial e sem interesse, e na última meia hora lá se deu finalmente o click que acabou por tornar o quase secante no menos mau.
Salgueiro
Fanático
Fanático

Post by Salgueiro »

PanterA wrote: Alphaville - 5.5/10

Ando sem sorte. Já é o 2º filme consecutivo que vejo do Godard que fico desiludido ao máximo. Neste em particular tentaram criar um mundo distópico do género de 1984 e outros, juntamente com aquele diálogo bastante filosófico para tornar a experiência mais intelectual e profunda mas falhou no principal: envolvência. Simplesmente não prendeu por várias razões, principalmente naquilo que contavam parecia sempre tudo muito superficial e sem interesse, e na última meia hora lá se deu finalmente o click que acabou por tornar o quase secante no menos mau.
PanterA, só por curiosidade, qual foi o outro filme do Godard que não gostaste?
Também não gostei muito deste filme. Tal como disseste, o filme também nunca me prendeu.
Os meus favoritos do Godard são:
- Bande à Part
- Vivre sa vie
- À bout de souffle
- Pierrot le fou
- Masculin féminin
- Une femme est une femme
Cinema Asia - A minha página Facebook sobre cinema asiático.
Image
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

A pergunta não me é dirigida mas eu respondo à mesma :-D
Salvo erro o único que vi foi o À bout de souffle e não gostei.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Salgueiro wrote:
PanterA wrote: Alphaville - 5.5/10

PanterA, só por curiosidade, qual foi o outro filme do Godard que não gostaste?
Também não gostei muito deste filme. Tal como disseste, o filme também nunca me prendeu.
Os meus favoritos do Godard são:
- Bande à Part
- Vivre sa vie
- À bout de souffle
- Pierrot le fou
- Masculin féminin
- Une femme est une femme
Foi o Goodbye to Language, que para além de ter potencial, também me desiludiu bastante.
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Los Abrazos Rotos - 8/10

Agora ando numa de Almodóvar, e até agora o homem não tem desiludido. Apenas peca por a estrutura dos seus filmes ser um pouco parecida como os outros que tem realizado, mas compensa sempre por um grande argumento e uma dinâmica de mensagens e ambiguidade tremendas.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Para entender (completamente) o final (e não só) do Breaking the Waves é necessário ver o Ordet - A Palavra do Dreyer. Há todo um sentido de homenagem que o Trier presta ao Dreyer e que culmina nas "badaladas celestiais".

O Breaking the Waves é mágico para mim - preenche-me de todas as maneiras possíveis.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Até posso ver o filme, e perceber o simbolismo dos sinos, mas dificilmente vou mudar de opinião em relação aos últimos 10 minutos.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

PanterA wrote:Los Abrazos Rotos - 8/10

Agora ando numa de Almodóvar, e até agora o homem não tem desiludido. Apenas peca por a estrutura dos seus filmes ser um pouco parecida como os outros que tem realizado, mas compensa sempre por um grande argumento e uma dinâmica de mensagens e ambiguidade tremendas.
Pantera, embora eu não goste do género do Almodóvar, há um gajo polaco chamado Jaras que delira com isso, e ainda anteontem estive a ver o trailer que ele fez (O Jaras é o meu autor de trailers favorito).

Aproveitem e espreitem o canal dele no Vimeo, porque se descobrem muitas preciosidade obscuras e raras de cinema no canal dele. yes-)
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Por acaso eu não sou de ver trailers nem nada do género. Gosto sempre de ir a zeros. Mas com essa imagem de preview que tem o vídeo, de certeza que já abriu o apetite a vários users. :mrgreen:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Pantera, por acaso o trailer musical deste filme do Almodôvar, criado pelo Jaras é genial. A nível de nudez aparecem lá cenas que metem o screenshot a um canto (para quem aprecia peitos avantajados de senhoras), mas por exemplo há uma colisão entre automóveis que vale 10/10 perante os blockbusters norte-americanos, que valem 1/10 (lixo), porque uma é real e o lixo são os desenhos animados americanos. Mas gostei muito do tom e classe geral do trailer musical.

O último filme que vi do Almodôvar foi o "Saltos Altos", por ter sido a 1ª vez que fui a uma ante-estreia de cinema com convite (foi no São Jorge), gramei com um filme do gajo. Eu não sou o cinéfilo polaco Jaras e não gosto nada dos filmes do Almodôvar. :roll: Mas sei reconhecer um bom trailer fan-made quando o vejo, e do trailer gosto.

Tal como eu, ele teve problemas com o You Tube e por isso moveu parte dos clips para o Vimeo. Há pessoal que não gosta nada de ver maminhas de senhoras, porque viola a religião dos gajos, e então fazem queixa dos meus clips e dos clips do Jaras no You Tube, o resultado dependerá de o funcionário da Google que analisa a queixa ser ou não um fanático religioso que pretende interditar o acesso a imagens de maminhas de senhoras à população mundial. mau-) evil-) Já relatei o caso com o meu canal do filme Marie Poupée, cujo "ban" de 6 meses só foi levantado esta semana, e por isso vinguei-me e re-activei o meu clip sado-maso do filme japonês Utamaro. :twisted:
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Mas isso agora é em todo o lado. No Facebook por exemplo até nudez artística é removida porque supostamente choca "alguém" e os seus "ideais". Até a um certo nível de agressividade nesse tema, posso concordar com medidas tão extremas, mas agora ser tudo removido só porque lá estão umas mamas ou uns rabos, é demasiada mesquinhez. Mas pelo outro lado, se for vindo de um clip de música já está quase tudo ok.
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

PanterA wrote:Até posso ver o filme, e perceber o simbolismo dos sinos, mas dificilmente vou mudar de opinião em relação aos últimos 10 minutos.
Sim, não tenho na ideia que vás mudar de opinião só por veres o Ordet (que de resto penso que vás detestar). O que sucedeu comigo foi passar a gostar ainda mais daquilo que já considerava sublime.
JoséMiguel wrote: mas por exemplo há uma colisão entre automóveis que vale 10/10 perante os blockbusters norte-americanos, que valem 1/10 (lixo), porque uma é real e o lixo são os desenhos animados americanos.
Não menosprezando a sequência da colisão do Almodovar, e independetemente do mérito do filme em si, penso que há inúmeros exemplos no cinema norte-americano (blockbuster e não só) que lhe são superiores (em realismo, tensão e execução técnica). Também há o contrário, com efeitos especiais manhosos pelo meio, mas não creio que se possa generalizar dessa maneira.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
PanterA
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by PanterA »

Porque é que dizes que vou detestar? Por alguma razão em especial? Por acaso até acho que pode ter uma premissa que pode agarrar.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Samwise wrote:(...)Não menosprezando a sequência da colisão do Almodovar, e independetemente do mérito do filme em si, penso que há inúmeros exemplos no cinema norte-americano (blockbuster e não só) que lhe são superiores (em realismo, tensão e execução técnica). Também há o contrário, com efeitos especiais manhosos pelo meio, mas não creio que se possa generalizar dessa maneira.
Claro! É que eu escrevo um bocado à balda. Estava a dar na cabeça apenas aos automóveis de animação em filmes live-action. oh-)

Post Reply