Mad Max: Fury Road (2015) - George Miller

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Mad Max: Fury Road (2015) - George Miller

Post by lud81 »

pedrojamess wrote:adorei o visual insano dos personagens.
Isso resume Mad Max. :wink:
Image
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Os filmes "MAD MAX" não se resumem só a isso lud81...

Para além das máquinas (carros, motos, aviões e outros aparelhos voadores com hélice) a saga "MAD MAX" é interessante no seguinte :

- Fala de um herói, numa época onde impera o caos e a anarquia. Não existe piedade ou perdão.
O mundo está completamente perdido, sem esperança, fé ou compaixão. Há muito que não existem LEIS, por isso sobrevivem os mais fortes e selvagens, matam-se os mais fracos. Matar ou ser morto - ponto. A vida torna-se assim numa batalha diária...numa guerra constante.

- Todos os takes são meticulosamente estudados, toda a acção é ensaiada vezes sem conta.

- Mad Max II trouxe ao cinema uma nova técnica de filmagem em movimento. Informem-se...

- Não deve haver mais duplos num filme do que em qualquer Mad Max. Ossos partidos também.

- A acção é quase non-stop e pelo que tenho ouvido neste "Fury Road" vai ser ainda MAIS!!

- As personagens são lendárias. Homens rebeldes transformados em verdadeiros animais e todo o estilo e design envolvidos nos filmes são fruto da imaginação da excelente Norma Moriceau e da restante equipa liderada por Miller.

- As quotes dos filmes também são memoráveis.

- A fotografia e edição são TOP. Idem para a OST.

Já vi todos os MAD MAX vezes sem conta, mas o que mais me marcou foi sem dúvida nenhuma o "The Road Warrior". Foi o filme choque que me tirou a "virgindade" de menino.
Nunca tinha visto nada assim, nem sequer tinha visto ainda o filme original.

Tinha apenas 12 anos de idade...e ver uma coisa daquelas num cinema...na 1ª fila...colocado ao enorme ecrã...com aquelas cenas...aquela musica...aquele som...aquela ADRENALINA...

O tipico filme de acção made in Hollywood que eu estava acostumado a ver NÃO TINHA NADA A VER COM AQUILO. Morrem os maus, morrem os bons, ponto. Nem as raparigas bonitas escapam.
Saí do cinema a tremer e com uma sensação que me tinham violado os sentidos.
Nunca mais vi o cinema da mesma forma que tinha visto até aquela tarde.
Marcou-me mesmo, tal ferro em brasa.

No meio do deserto, por entre a areia amarela e o pó, o vermelho do sangue tanto pode ser um sinal de vitória como de derrota...mas na verdade não passa de uma marca de sofrimento.

IMAX - here I come :twisted: !!
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

Desta vez estou com o lud81 :-)

Não se resume só a visual mas também não se resume a muito mais. E eu não estou a falar da parte técnica, nem chamo para aqui novas ou velhas técnicas de filmagem. Falo de argumento, de história. Mad Max é aquilo que mostra o trailer, acho que não tem nenhum grande segredo escondido. Nunca teve para trás. É um blockbuster "no-brainer" que aparenta ter espetaculares cenas de ação, muitas delas over-the-top, e muita adrenalina. São os "bons da fita" que passam todo o filme "entretidos" com os "maus da fita". No fim devem vencer "os bons". Vencem em 99% das vezes. :wink:
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

Tu estás com quem quiseres...

Eu próprio já disse que este MAD MAX vai ser um orgasmo visual, uma fonte de pura adrenalina.
Mas quem vai ver este tipo de filmes está à espera de quê afinal??

Porquê é que à gente a ir ver futebol ao vivo, e outros vão à ópera??
Queres ver que a ópera agora também dá adrenalina???

A história é simples - MAD MAX é um homem solitário e amargurado a quem a vida não faz mais grande sentido. Privaram-lhe isso tudo à uns anos atrás quando lhe mataram a sua mulher e o seu pequeno filho. Dito assim até parece que nem dói...
Por ironia do destino, MAD MAX que apenas quer continuar a sua triste vida longe de confusões, parece estar destinado a cruzar com a vida e a sorte de outras pessoas, que buscam a paz, e um outro qualquer objectivo de vida.

E é nessa busca de uma distante felicidade por algumas pessoas de bem que MAX se torna herói, ajudando essas mesmas pessoas a alcançarem os seus sonhos, a cumprirem as suas metas. Aqui vai ajudar "Furiosa" a tentar chegar à sua terra natal, vai alimentar mais uma vez uma esperança, e possivelmente sem ganhar nada em troca.

Ele...vai ficando para trás, mas não se importa, pois por momentos sentiu-se vivo outra vez.

Não é preciso um grande argumento ou uma história muito elaborada para descrever a saga MAD MAX, mas é preciso saber o que se vai ver. Isso é obrigatório, pelo menos para quem diz gostar de cinema.
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

Eu desta vez estou com o THX.

Cresci a ver a saga e o que se tira destes filmes é gozo puro. O que é que se está à espera de grandes filmes de ação como o Speed ou o Assalto ao Arranha Céus, por exemplo? Contudo os Mad Max têm uma aura e uma mística diferente que eu adoro. Deste Fury Road só tenho a lamentar a ausência do Mel Gibson.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Ninguém disse que o Mad Max não pode ter interpretações. Mas que é comic book goofy em movimento, lá isso é. Eu gosto muito do mundo de The Road Warrior (o primeiro, not so much), mas gosto precisamente por ser goofy over the top.

Um homem solitário e amargurado a quem roubaram a família... Isso pode ser dito de qualquer personagem do Steven Seagal ou Chuck Norris. Se quiseres também podes fazer interpretações profundas de James Braddock.

Mad Max distingue-se pela competência do realizador a nível de sequências de acção e sobretudo do design de todo um mundo.
Image
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

lud81 wrote:
Um homem solitário e amargurado a quem roubaram a família... Isso pode ser dito de qualquer personagem do Steven Seagal ou Chuck Norris.
Bingo. salut-)
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

Convém não esquecer que o Mad Max 1 é uma pequena produção australiana já com 36 anos (tinha eu 21 anitos :-))) ) que custou à volta de $650,000 e é a 1ª longa de um jovem George Miller, e que misteriosamente se tornaria num cult movie o qual viaria render a bela quantia de $100,000,000 ( December 1982). Foi isto que permitiu ao realizador fazer as sequelas 2 e 3 com generosos orçamentos, essas sim, já bem mais farfalhudas. Pessoalmente acho que este Fury Road é uma mera curiosidade mas nunca terá a magia dos anteriores independentemente do belo "traila" que nos é apresentado... mas a ver vamos como dizia o cego :mrgreen:
Helldr
Fanático
Fanático

Post by Helldr »

waltsouza wrote:
lud81 wrote:
Um homem solitário e amargurado a quem roubaram a família... Isso pode ser dito de qualquer personagem do Steven Seagal ou Chuck Norris.
Bingo. salut-)
Ou até do Tarantino, mas aí já é de "génio"...
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

elfaria wrote:Pessoalmente acho que este Fury Road é uma mera curiosidade mas nunca terá a magia dos anteriores independentemente do belo "traila" que nos é apresentado... mas a ver vamos como dizia o cego :mrgreen:
elfaria...mas que filmes recentes tem a magia dos filmes da década de 80??

Quanto ao filme - eu sei ao que vou...
Vou ver um ganda fogo de artificio com muita violência, maluqueira e barulho à mistura.
Vou ver carros exóticos (alguns parecem ter saído dos cartoons dos "Loney Tunes") gajos marados e completamente passados da cabeça a partir tudo. Vou pagar um bilhete para ver loucura.

Recentemente vi dois filmes desse género que adorei - "Kick-Ass" e o "Kingsmen: Secret service", tal como adorei o "300", "Sucker Punch" ou "Watchmen".
Este "Fury Road" não vai trazer NADA de novo a este género de comics-video-game-movies mas também quero que se lixe porque a mim o que me importa é que me vai dar um gozo tremendo ver uma coisa destas. Disso podem ter a certeza.

Depois, para desanuviar, provavelmente vou para casa rever este filme, que também adorei :

http://www.imdb.com/title/tt1205535/?ref_=rvi_tt

Não tem nada a ver pois não??
Essa é que é a magia do cinema, saber ver de tudo um pouco e saber apreciar todo o tipo de filmes.
elfaria
Fanático
Fanático

Post by elfaria »

THX wrote:elfaria...mas que filmes recentes tem a magia dos filmes da década de 80??
Obviamente os The Expendables :-))) pato-)
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Err... não. Mais depressa apontaria o Grindhouse e o Taken. Expendables, nope.
Image
waltsouza
Moderador

Post by waltsouza »

lud81 wrote:Err... não. Mais depressa apontaria o Grindhouse e o Taken. Expendables, nope.
A intenção do The Expendables foi precisamente essa, prestar uma homenagem ao cinema de ação dos anos 80/90. Podem é não ter conseguido fazer grande coisa. Só vi o primeiro The Expendabes e teve exatamente o mesmo efeito em mim que uma pastilha elástica, mete-se na boca, mastiga-se, saboreia-se e deita-se fora.

Grindhouse? Qual deles? Death Proof ou Planet Terror? Planet Terror não é de certeza e Death Proof para mim tb está longe de ser um filme de ação "puro e duro". Tem elementos de thriller, ação e até terror.

Ainda não o vi mas já li que o último filme de Adam Wingard, "The Guest" tem vibe de filme de ação dos 80, a começar pela BSO.
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by THX »

George Miller é um génio...mas eu já o topei há muito.
Eis o resultado de uma rápida pesquisa mental feita por mim quanto à origem do vilão master deste "Fury Road" :

Image

+

Image

=

Image

Digam lá se não acertei??
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

waltsouza wrote:
lud81 wrote:Err... não. Mais depressa apontaria o Grindhouse e o Taken. Expendables, nope.
Grindhouse? Qual deles? Death Proof ou Planet Terror? Planet Terror não é de certeza e Death Proof para mim tb está longe de ser um filme de ação "puro e duro". Tem elementos de thriller, ação e até terror.
A pergunta não era um filme de acção puro e duro mas, e cito: "que filmes recentes tem a magia dos filmes da década de 80??"
E Planet Terror acerta em cheio no estilo e na magia dos anos 80, parece um filme perdido daquela década recentemente encontrado.
Image

Post Reply