Estudo sobre o machismo no Cinema
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Estudo sobre o machismo no Cinema
waltsouza wrote:E quantos assassinos em série homens já houve? De certeza que queres ir por aí? Sabes que vais perder, e deves levar "goleada".No Angel wrote: Penso que e devido a considerarem a mulher mais sensivel, tolerante, etc, mas isso acabam por ser generalizações (basta ver que uma das maiores assassinas em serie foi uma mulher, a condessa Bathory, que alegadamente matou, ou mandou matar, centenas de mulheres). A mulher pode ser tao violenta, cruel, preconceituosa como o homem, tudo depende da educaçao, das circunstancias de vida, etc. E para alem do mais, como todos sabem, o poder corrompe. O poder tem sido dado maioritariamente aos homens, mas se tivessem la mulheres nao sei se nao seriam corrompidas, ate porque as coisas nao dependem so do primeiro ministro ou o que seja, existe todo um sistema por tras que esta sempre a espreita para incitar a corrupçao, aproveitar ou ignorar os mais desprotegidos, etc.![]()
Deixa-me ver se eu consigo atingir o teu pensamento: ora, se uma das maiores assassinas em série foi mulher, logo, as mulheres têm muito mais prepotência para matar em série.![]()
E como consegues afirmar que a mulher consegue afirmar que pode ser tão ou mais violenta do que o homem? Baseado em quê? Intuição masculina? Mostra-me provas disso. Eu sou daqueles que gosto de ler (e depende da fonte) para crer.
E verdade que houve muitos mais assassinos homens que mulheres, nem eu disse o contrario! E eu sou o primeiro a insurgir-me contra a violencia, quer seja feito por homens ou mulheres, é-me indiferente. Alias, uma das formas de sexismo e quando as mulheres dao estaladas nos homens, e é considerado normal, e pensam que o homem tava a pedi-las! Isto acontece...
Consigo afirmar que a mulher pode ser tao violenta como o homem porque há casos disso. Também ha assassinas em serie, basta pesquisar. Bastava haver uma, pra ficar provado que a mulher pode ser tao violenta que o homem (ou seja, que tem esse potencial, nao quer dizer que o seja).
http://listverse.com/2013/07/30/fixed-1 ... the-world/
- waltsouza
- Moderador
Bem, que confusão que vai para ai.No Angel wrote: E verdade que houve muitos mais assassinos homens que mulheres, nem eu disse o contrario! E eu sou o primeiro a insurgir-me contra a violencia, quer seja feito por homens ou mulheres, é-me indiferente. Alias, uma das formas de sexismo e quando as mulheres dao estaladas nos homens, e é considerado normal, e pensam que o homem tava a pedi-las! Isto acontece...
Consigo afirmar que a mulher pode ser tao violenta como o homem porque há casos disso. Também ha assassinas em serie, basta pesquisar. Bastava haver uma, pra ficar provado que a mulher pode ser tao violenta que o homem (ou seja, que tem esse potencial, nao quer dizer que o seja).
http://listverse.com/2013/07/30/fixed-1 ... the-world/

basta ver um doc sobre bullying , os casos entre rapazes sau maus , mas aqueles entre raparigas sao assustadoramente piores . e incrivel ver o grau de crueldade que aquelas jovens conseguem infligir nas suas vitimas , tanto fisica como psicologica.

- waltsouza
- Moderador
Pois, deve ser por istoHellz7 wrote:basta ver um doc sobre bullying , os casos entre rapazes sau maus , mas aqueles entre raparigas sao assustadoramente piores . e incrivel ver o grau de crueldade que aquelas jovens conseguem infligir nas suas vitimas , tanto fisica como psicologica.
http://www.sabado.pt/portugal/seguranca ... _2013.html
http://www.publico.pt/sociedade/noticia ... ca-1687714
... que se prova de que as mulheres podem ser tão ou mais violentas de que os homens. Está na cara. Só não vê quem não quer. Atenção que eu não digo que não hajam homens a sofrer a mesma "receita" por parte de mulheres (seja física ou psicológica) mas que eu tenha dado conta ou elas escondem muito bem os corpos, são peritas na arte do ilusionismo corporal, ou então é muito raro um homem aparecer morto. Nesse ponto os números voltam a não ser nada favoráveis aos homens. Os homens quando fazem as coisas costuma ser em "grande". Deve ser por isso.
tendo tido ja varios caes e gatos , considero que as duas especies podem ser igualmente agressivas , mas enquanto ja tive caes que mataram gatos , nunca vi nenhum gato matar um cao . quer dizer que os numeros desmentem a minha opiniao ? ou ha aqui outro aspecto a ter em conta?

Ao fim de tanto posts, ainda ninguem falou no Y the Last Man? Acredito que o genero tem uma clara influencia na organizacao da sociedade, mas nao e determinante ou variavel exclusiva. Uma sociedade matriarcal seria parecida. Basta ver as amazonas...
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
"Intuição feminina" não tem nada a ver com inteligência ou ser cerebral. Eu digo-te o que é (pois já li sobre o assuntowaltsouza wrote:Não vou estar a entrar na discussão de quem é mais inteligente mas eu tenho a ideia (pelo que vejo e leio) que a mulher é mais "cerebral" do que o homem, a intuição feminina não será apenas um mito.

Qualquer pessoa pode ser um excelente leitor de linguagem corporal, mas as mulheres têm uma maior predisposição nata para o fazer. E porquê? Porque durante milénios foram as mulheres a educar as crianças desde a nascença.
Um bebé, antes de saber falar, só pode comunicar de uma forma: com o choro. Chora quando tem dor, chora quando precisa ir à casa de banho, chora quando tem fome, chora quando precisa de afecto, etc. Mas está provado que cada um destes choros (e a expressão facial que o acompanha) é diferente. Geralmente falando, para um homem poderão todos parecer iguais, mas uma mulher tem uma predisposição nata para conseguir distingui-los um pouco mais facilmente, devido a milénios de evolução.
Quando se fala com alguém, mais ou menos 80-90% da mensagem é recebida através de sinais não verbais. Quando se tem um "pressentimento" acerca de alguém, na verdade foram sinais subliminares na linguagem corporal e expressões faciais que recebemos com o nosso inconsciente e que muitas vezes não conseguimos apontar muito bem o dedo. Isso é aquilo a que se chama intuição feminina, porque as mulheres fazem isso mais naturalmente que os homens.
De resto, acho que o Walt tem uma visão das mulheres um bocado idealista e também estereotipada. O teu pensamento não é muito diferente do das mulheres que sonham com o príncipe encantado que um dia as resgatará (um outro ideal machista que as mulheres têm). Criam uma lista de qualidades que um homem tem de reunir tão ridícula que entra no reino do impossível.
Quanto ao facto dos homens serem geralmente mais dominantes, competitivos, agressivos, etc, isso deve-se a uma coisa: concentração de testosterona. Estas coisas estão todas estudadas há anos.

- waltsouza
- Moderador
Em condições normais, quem é que ataca quem? Quem é que normalmente corre atrás de quem? O cão atrás do gato ou vice-versa?Hellz7 wrote:tendo tido ja varios caes e gatos , considero que as duas especies podem ser igualmente agressivas , mas enquanto ja tive caes que mataram gatos , nunca vi nenhum gato matar um cao . quer dizer que os numeros desmentem a minha opiniao ? ou ha aqui outro aspecto a ter em conta?
Não digo que não haja gatos mais valentes e cães mais medricas (porque os há) mas se queres ir por aí, diz-me lá então de entre esses dois animais qual deles tem maior instinto de ataque quando se encontram? Obviamente que se o gato se sente atacado tenta defender-se. Não tem outro remédio.
Eu também já tive cães e gatos (neste momento tenho um Dálmata) e sobre esse assunto sou capaz de saber tanto como tu.

Essa visão de que as mulheres buscam hoje em dia um príncipe encantado também não deixa de ser uma visão masculina idealista e estereotipada sobre o sexo feminino. Consegues provar de que as mulheres (ainda) buscam na sua maioria um "príncipe encantado"? Ou não será isso mais uma generalização simplista?lud81 wrote: De resto, acho que o Walt tem uma visão das mulheres um bocado idealista e também estereotipada. O teu pensamento não é muito diferente do das mulheres que sonham com o príncipe encantado que um dia as resgatará (um outro ideal machista que as mulheres têm). Criam uma lista de qualidades que um homem tem de reunir tão ridícula que entra no reino do impossível.

E acho também que este tópico está a precisar de algumas opiniões femininas. De preferência cinéfilas. Para ver o que elas acham. Afinal de contas este tópico é essencialmente sobre elas. Mas sei que nesse caso estarei a pedir (quase) o impossível. O que não deixa de ser uma pena. E ao mesmo tempo estranho pois tenho ideia de que o cinema, regra geral, é um tema que também lhes interessa. Gostava de ver por cá (algumas) mulheres.

Também penso que não mudaria assim muito, alias, basta ver rainhas reinantes que eram tao violentas como os reis... vejam a Mary Tudor e a Elizabeth Tudor, que saíram ao seu "queridissimo" papá na sua veia sanguinária e aberrante. Também temos a querida Isabella de Castela, que com o seu fantástico marido criaram a "Santa" Inquisição. Enfim, é cada um pior que o outro, felizmente vivemos em democracia e nao precisamos de reis ou rainhas pra nada.paupau wrote:Ao fim de tanto posts, ainda ninguem falou no Y the Last Man? Acredito que o genero tem uma clara influencia na organizacao da sociedade, mas nao e determinante ou variavel exclusiva. Uma sociedade matriarcal seria parecida. Basta ver as amazonas...
-
- DVD Maníaco
Nunca ninguém ouviu falar do teste Bechdel ? Não chega só dar papéis às mulheres para preencher cotas, têm que ter sumo também. Parece muito edificante ter vários papéis femininos mas de pouco serve se existem apenas para orbitarem o Planeta Homem. E acho que a conversa está demasiado focada no nosso muito privilegiado mundo ocidental e esquece-se de que existem outros cantos no mundo onde as reivindicações que alguns gostam de ridicularizar ainda fazem bastante sentido.
E o cinema não deve estar cingido à realidade social mas deve ter também um lado emancipador.
E o cinema não deve estar cingido à realidade social mas deve ter também um lado emancipador.
- waltsouza
- Moderador
CANNES 2015: PAPEL DA MULHER NO CINEMA É DISCUTIDO NO TAPETE VERMELHO
Atriz Charlize Theron comentou sobre o tema durante o evento
Charlize Theron, com sua personagem Imperatriz Furiosa, está realmente em pé de igualdade com o protagonista Tom Hardy em Mad Max: Estrada Da Fúria, longa que estreia no Brasil nesta quinta-feira (14).
Em entrevista para a agência Reuters, a atriz afirmou durante o tapete vermelho do Festival de Cannes 2015, que "diversas mulheres são obrigadas a ficarem sentadas esperando que a coisa certa apareça e que também há muitas coisas erradas acontecendo no momento". "Sinto que existe injustiça no meio do cinema", complementou Theron.
Segundo ela, os homens recebem as melhores oportunidades, mas quando uma mulher tem a chance de assumir uma protagonista, as pessoas se identificam com o filme. "Esses sempre são os filmes que as pessoas mais comentam, os longas aclamados pela crítica. Não sei porque não aproveitamos esse ímpeto para, realmente, fazer as coisas acontecerem", disse.
Essa não é a primeira vez que Theron toca em um assunto como esse. Recentemente, ela disse em entrevista para a revista Elle UK, que as mulheres deveriam pleitear salários iguais ao dos homens.
Além disso, outro assunto em debate é sobre o descaso de Hollywood com filmes solos de super-heroínas. Infelizmente, parece que a grande popularidade de personagens como Viúva Negra, Capitã Marvel e Mulher-Maravilha ainda não é suficiente para justificar o investimento em mais produções desse gênero.
Iniciado na última quarta-feira (13), o 68º Festival de Cinema de Cannes deve durar por duas semanas. A novidade desse ano é que teremos uma das edições mais pops de sua história, com animações, sessões de Mad Max: Estrada Da Fúria. No entanto, o evento não abre mão de destacar autores consagrados como Gus Van Sant ou Nanni Moretti.
http://www.cineclick.com.br/noticias/ca ... e-vermelho
Ha imensos filmes de açao protagonizados por mulheres...
http://www.imdb.com/list/ls003456810/
E se nao há mais, e por o publico feminino não ligar muito a esse gênero de filmes, é simples. Os estúdios dão ao que publico o que ele quer... o que nao falta sao filmes protagonizados por mulheres, as atrizes nao tem problemas em arranjar papeis.
E podemos virar isto ao contrario: porque e que a maioria dos filmes românticos sao protagonizados por mulheres? Também nao acham isso sexismo? Ou isso so funciona para um dos lados? A razao e a mesma: grande parte dos homens nao ligam a filmes românticos, e por isso estes nao tem protagonistas masculinos.
Felizmente estes estereótipos estão a cair por terra, mas penso que nesse aspecto as mulheres estao muito melhores que os homens... elas ja tem a Katniss (Hunger Games), a Tris (Divergent), a Lucy, a Ellen Ripley (Alien), a Noiva (Kill Bill), a Selene (Underworld); e onde andam as versões masculinas da Anna Karenina, Emma Bovary e Scarlet O'Hara?!
http://www.imdb.com/list/ls003456810/
E se nao há mais, e por o publico feminino não ligar muito a esse gênero de filmes, é simples. Os estúdios dão ao que publico o que ele quer... o que nao falta sao filmes protagonizados por mulheres, as atrizes nao tem problemas em arranjar papeis.
E podemos virar isto ao contrario: porque e que a maioria dos filmes românticos sao protagonizados por mulheres? Também nao acham isso sexismo? Ou isso so funciona para um dos lados? A razao e a mesma: grande parte dos homens nao ligam a filmes românticos, e por isso estes nao tem protagonistas masculinos.
Felizmente estes estereótipos estão a cair por terra, mas penso que nesse aspecto as mulheres estao muito melhores que os homens... elas ja tem a Katniss (Hunger Games), a Tris (Divergent), a Lucy, a Ellen Ripley (Alien), a Noiva (Kill Bill), a Selene (Underworld); e onde andam as versões masculinas da Anna Karenina, Emma Bovary e Scarlet O'Hara?!
- waltsouza
- Moderador
Mais um "estudo" sobre o machismo em Hollywood
2017- 2019: 92% dos filmes dos grandes estúdios vão ser realizados por homens
Um estudo recente do The Wrap revela que as mulheres continuam subrepresentadas quando se trata de terem a oportunidade de realizar um filme dentro do sistema de estúdios de Hollywood.
Dos 149 filmes atualmente programados nos próximos três anos pelos seis estúdios dominantes (Walt Disney Pictures, Warner Bros. Pictures, 20th Century Fox, Universal Pictures, Columbia Pictures e Paramount Pictures), apenas 12 são realizados por mulheres. Isso significa que 92% dos filmes que serão lançados em mais salas nos cinemas até ao final de 2019 serão realizados por homens. Mais, este estudo só inclui os seis grandes estúdios em questão, e não algumas produtoras e distribuidoras ligados a eles, como a Fox Searchlight, a Sony Pictures Classics ou a Focus Features.
Acrescentando estes "braços" mais indies, ao longo de 2017 e 2018 são 24 os filmes dirigidos por mulheres que vão chegar aos cinemas. Particularizando, se é verdade que a Disney tem duas obras programadas para 2018 que serão assinadas por mulheres (A Wrinkle in Time e Mulan), em 2017 não tem nenhum. O mesmo se passa com a Twentieth Century Fox, embora a sua Fox Searchlight já tenha lançado este ano A United Kingdom, de Amma Asante, e vá ainda lançar Step, de Amanda Lipitz.
Gritante mesmo é entender que estúdios como a Paramount desde 2014 que não lançam nenhum filme realizado por uma mulher, ou que a Sony não o fez também entre 2014 e 2015.
http://www.c7nema.net/box-office-mercad ... omens.html
- waltsouza
- Moderador
Hollywood pode ser multada por falta de representatividade feminina entre diretores
Agência reguladora americana está em negociação com os estúdios. Em 2016, apenas 7% dos diretores eram mulheres.
Em 2016, as mulheres representaram apenas 7% de todos os diretores dos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos, de acordo com o levantamento da San Diego State University. E a porcentagem é 2% menor do que o que foi registrado em 2015. Este ano, por exemplo, Ava Duvernay é a única diretora indicada ao Oscar.
Diante deste cenário, o Equal Employment Opportunity Commission (EEOC), órgão federal que regula o cumprimento dos direitos civis contra a discriminação no local de trabalho, deve tomar medidas legais contra os principais estúdios cinematográficos de Hollywood.
Segundo o site Deadline, a agência reguladora já está em negociações para resolver as acusações de que os estúdios discriminam sistematicamente a contratação de diretoras. "Cada um dos grandes estúdios recebeu uma acusação alegando que eles não foram capazes de contratar mulheres", compartilhou uma fonte que preferiu não ser idetificada.
A investigação sobre possíveis descumprimentos da legislação americana começou em outubro de 2015. O processo agora está em busca de finalizações e a fonte ouvida pelo Deadline afirma que uma ação judicial deve ser movida, caso não haja nenhuma resolução.
Em dezembro de 2016, o Directors Guild of America (DGA) pediu aos produtores que adotassem um programa de incentivo às minorias nas contratações.
O projeto seria similar ao que já acontece em outras instituições. A liga de futebol americano nacional (NFL) possui a regra Rooney que incentiva as equipes a considerar candidatos negros no momento de contratação dos técnicos, por exemplo.
No caso de Hollywood, a DGA recomendou que isso acontecesse para outros grupos, inclusive mulheres.
http://www.huffpostbrasil.com/2017/02/2 ... _21717705/
Pulou para 11% em 2017 filmes dirigidos por mulheres das maiores bilheterias.
http://ew.com/movies/2018/01/10/female- ... tudy-2017/
http://ew.com/movies/2018/01/10/female- ... tudy-2017/