American Sniper (2014) - Clint Eastwood
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: American Sniper (2014) - Clint Eastwood
Vi-o filme ontem e tenho tenho uma opinião tão negativa que nem me atrevo a regista-la aqui
Sou um grande admirador da obra de Eastwood (muito antes do celebrado Bird que garantiu valeu a admiração de quase toda a gente) mas simplesmente acho este filme bem pior que o medíocre Zero Dark Thirty (outra obra de pura propaganda da superioridade dos Americanos) e sobre este tema (snipers) prefiro de longe o Enemy at the Gates (não por um ser sovético e outro americano mas por puras razões artísticas e formais). Agora compreendo perfeitamente o abandono de Spielberg
Para já deixo aqui a crítica da imprensa americana de destaque com a qual até agora mais me identifico... a quem isso possa interessar
in Entertainment Weekly

Sou um grande admirador da obra de Eastwood (muito antes do celebrado Bird que garantiu valeu a admiração de quase toda a gente) mas simplesmente acho este filme bem pior que o medíocre Zero Dark Thirty (outra obra de pura propaganda da superioridade dos Americanos) e sobre este tema (snipers) prefiro de longe o Enemy at the Gates (não por um ser sovético e outro americano mas por puras razões artísticas e formais). Agora compreendo perfeitamente o abandono de Spielberg

Para já deixo aqui a crítica da imprensa americana de destaque com a qual até agora mais me identifico... a quem isso possa interessar

Last edited by elfaria on January 19th, 2015, 10:23 am, edited 2 times in total.
- waltsouza
- Moderador
elfaria wrote:Vi-o filme ontem e tenho tenho uma opinião tão negativa que nem me atrevo a regista-la aqui![]()
Sou um grande admirador da obra de Eastwood (muito antes do celebrado Bird que garantiu valeu a admiração de quase toda a gente) mas simplesmente acho este filme bem pior que o medíocre Zero Dark Thirty (outra obra de pura propaganda da superioridade dos Americanos) e sobre este tema (snippers) prefiro de longe o Enemy at the Doors (não por um ser sovético e outro americano) mas por puras razões artísticas e formais. Agora compreendo perfeitamente o abandono de Spielberg![]()
Para já deixo aqui a crítica com a qual até agora mais me identifico a quem isso possa interessar![]()
in Entertainment Weekly
Eu não vi o filme, vou apenas colocar algumas questões, que me parecem pertinentes.
Primeiro, a razão oficial pela qual Steven Spielberg abandonou o projeto nada teve a ver com questões desta história ser de maior ou menor propaganda pro americana mas com algumas divergências em relação ao orçamento do filme. Até porque Spielberg já realizou filmes onde essa propaganda nacionalista americana está mais ou menos latente.
http://www.hollywoodreporter.com/news/s ... per-599747
Também não comento se American Sniper tem muito ou pouca propaganda que exalte a superioridade americana, o que eu sei é que o argumento é baseado numa história real, num livro de Chris Kyle, e da sua vida militar e dos seus testemunhos, portanto penso que o ponto de partida também será perceber o quanto o filme de Clint Eastwood se aproxima (ou afasta) do livro. Eu desde já admito que não o vou ler, apenas vou ver o filme ao cinema quando ele estrear.

Acho muito bem que quem o entender o vá ver ao cinema e faça depois o seu próprio juízo pois não tenho a pretensão de influenciar as decisões de ninguém. Quanto ao ...waltsouza wrote: Também não comento se American Sniper tem muito ou pouca propaganda que exalte a superioridade americana, o que eu sei é que o argumento é baseado numa história real, num livro de Chris Kyle, e da sua vida militar e dos seus testemunhos, portanto penso que o ponto de partida também será perceber o quanto o filme de Clint Eastwood se aproxima (ou afasta) do livro. Eu desde já admito que não o vou ler, apenas vou ver o filme ao cinema quando ele estrear.
eis um curioso artigo da prestigiada revista norte americana Timebaseado numa história real

http://time.com/3672295/american-sniper-fact-check/
O que eu ouvi no outro dia numa reportagem sobre este filme é que tanto Clint Eastwood como Bradley Cooper se encontraram com o pai de Chris Kyle e que este quis falar com ambos antes de começarem a fazer o filme. Uma das coisas que ele disse é que o filme estava bem entregue, em boas mãos e que confiava na tarefa ao famoso realizador sabendo que este iria fazer um bom trabalho, sem deturpar grandes factos da vida do seu filho.
Esperar para ver.
Esperar para ver.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
-
- Iniciado
filme overrated. safa-se a prestação do bradley cooper e a primeira meia-hora de filme.
não sei como está nomeado para melhor filme,só mesmo pelo patriotismo americano
Ghost_Punisher
Concordo embora ainda seja muito cedo para "martelar" o filme pois quase ninguém ainda o viu. Aguardemos que o pessoal possa ter oportunidade de o ver e depois só então poderá ser iniciado um debate com o devido conhecimento de causa. Na América e no IMDB é um estrondoso sucesso e considerado uma maravilhosa obra prima em unanimidade absoluta (bom quase absoluta...)Ghost_Punisher wrote:filme overrated. safa-se a prestação do bradley cooper e a primeira meia-hora de filme.

ATENÇÃO SE AINDA NÃO NÃO VIU O FILME NÃO LEIA O SPOILER. Contém material extremamente corrosivo!!!

acho que este filme tambem ira fazer bom dinheiro na Europa , especialmente devido a pessoas que sabem que vao odiar o filme mas que estarao na primeira fila para comprar bilhete , para depois poderem poderem vir espalhar o seu odio pelos malvados amaricanos disfarçado como critica cinematografica .

Ah? Nao era eu que ia gastar dinheiro so pra depois vir dizer mal, alias, raramente vou ao cinema, que acho muito caro.Hellz7 wrote:acho que este filme tambem ira fazer bom dinheiro na Europa , especialmente devido a pessoas que sabem que vao odiar o filme mas que estarao na primeira fila para comprar bilhete , para depois poderem poderem vir espalhar o seu odio pelos malvados amaricanos disfarçado como critica cinematografica .
Concordo plenamente!!Hellz7 wrote:acho que este filme tambem ira fazer bom dinheiro na Europa , especialmente devido a pessoas que sabem que vao odiar o filme mas que estarao na primeira fila para comprar bilhete , para depois poderem poderem vir espalhar o seu odio pelos malvados amaricanos disfarçado como critica cinematografica .

Olha só um "desses" aqui a denegrir a pátria da liberdade, os USA

Este gajo devia ser eliminado pelos SEALs Team Six, mas parece que até já morreu

"Temos um paraquedista, mas só salta uma vez..."

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Serviu pois!! Até já comprei uma bandeira americana na loja do chinês aqui do bairro para ir queimar para porta do cinemaHellz7 wrote:

Mais uma campanha anti-sniper "amaricano"Hellz7 wrote:acho que este filme tambem ira fazer bom dinheiro na Europa , especialmente devido a pessoas que sabem que vao odiar o filme mas que estarao na primeira fila para comprar bilhete , para depois poderem poderem vir espalhar o seu odio pelos malvados amaricanos disfarçado como critica cinematografica .

http://cinema.sapo.pt/atualidade/notici ... vo-de-gozo

Reconheço que é muito atrevimento da minha parte "malhar" assim no trabalho de um conceituado realizador (que muito admiro) mas recordo agora que esta não é a primeira vez que Eastwood me desilude. Já aconteceu o mesmo antes com os esquecidos Every Which Way But Loose de 1978 e Any Which Way You Can de 1980 como actor e Heartbreak Ridge de 1986 como realizador. Nessa altura deixei passar pois Clint ainda não tinha atingido o estatuto de (autor) consagrado de que usufrui actualmente. Mas lá que são mauzitos isso são... acho eu

Mas eu sou muito suspeito

Ora bem, fui ver hoje o dito American Sniper, e deixo aqui três pontos que considero essenciais no filme:
- A grande questão da história não é se se trata de um filme de propaganda, ou de um manifesto anti-bélico (há grandiosos filmes partidários que não perdem essa beleza por causa das suas ideias, não preciso de estar a mencionar o Couraçado ou as experiências da senhora Leni, n'é?). Porque American Sniper não é uma coisa nem outra, e é isso que mais irrita nele, já que ao mesmo tempo, quer ser tanto um filme a favor da guerra como um filme a favor da paz. E no entanto, acaba por ser nada, porque é uma série de cenas desleixadas, sensaboronas, desinspiradas, duvidosas, que podem ter óptimas intenções, mas que não têm ponta por onde se lhe pegue.
- Causa-me uma profunda e furiosa tristeza ver o mestre Clint fazer um filme às três pancadas como este (filmado, provavelmente, nos intervalos das jogatinas do golfe), sem qualquer tipo de apuro técnico e visual como vimos noutros filmes - e mesmo comparado com o resto da vaga pós-Gran Torino, geralmente desprezada pela maioria das pessoas, há um padrão estético que aqui se desfez completamente, para agradar às exigências que este produto necessita (bolas, o Jersey Boys dá quinze a zero a isto!).
- Clint diz que este filme tem mensagens pacíficas. Até pode ter, mas não é isso que interessa, porque não são as intenções ideológicas, sociais ou whatever de um filme que ditam a qualidade do mesmo. É muito estranho, contudo, ver que o homem que fez um dos retratos mais coerentes e complexos do mundo da guerra (no díptico Flags/Iwo Jima), tenha deixado rebaixar-se para realizar isto. Porque nem o trabalho de um tarefeiro o Clint soube fazer.
- A grande questão da história não é se se trata de um filme de propaganda, ou de um manifesto anti-bélico (há grandiosos filmes partidários que não perdem essa beleza por causa das suas ideias, não preciso de estar a mencionar o Couraçado ou as experiências da senhora Leni, n'é?). Porque American Sniper não é uma coisa nem outra, e é isso que mais irrita nele, já que ao mesmo tempo, quer ser tanto um filme a favor da guerra como um filme a favor da paz. E no entanto, acaba por ser nada, porque é uma série de cenas desleixadas, sensaboronas, desinspiradas, duvidosas, que podem ter óptimas intenções, mas que não têm ponta por onde se lhe pegue.
- Causa-me uma profunda e furiosa tristeza ver o mestre Clint fazer um filme às três pancadas como este (filmado, provavelmente, nos intervalos das jogatinas do golfe), sem qualquer tipo de apuro técnico e visual como vimos noutros filmes - e mesmo comparado com o resto da vaga pós-Gran Torino, geralmente desprezada pela maioria das pessoas, há um padrão estético que aqui se desfez completamente, para agradar às exigências que este produto necessita (bolas, o Jersey Boys dá quinze a zero a isto!).
- Clint diz que este filme tem mensagens pacíficas. Até pode ter, mas não é isso que interessa, porque não são as intenções ideológicas, sociais ou whatever de um filme que ditam a qualidade do mesmo. É muito estranho, contudo, ver que o homem que fez um dos retratos mais coerentes e complexos do mundo da guerra (no díptico Flags/Iwo Jima), tenha deixado rebaixar-se para realizar isto. Porque nem o trabalho de um tarefeiro o Clint soube fazer.
Que treta de filme.
O Eastwood sempre meteu aquela porção de patriotismo nos seus filmes, e mesmo aí até os fez bastante competentes e (muito) bons - nada contra - mas este aqui atingiu um ridículo demasiado grande para ser verdade. A maneira como eles nos tenta impingir um anti-herói, ou neste caso até foi mesmo herói, à descarada como aquilo que ele tivesse a fazer fosse a coisa mais natural do mundo é brilhante. Passar mais de 2 horas a ver razões e mais razões, com desculpas atrás de desculpas, como um simples pretexto para enaltecer o ego americano e aceitar aquilo como um simples facto de estar na vida, está quase ao mesmo nível da lavagem cerebral que se fazia na WWII nos regimes ditatoriais ás massas.
Mas o cúmulo dos cúmulos ainda foi adulterarem por completo factos com a introdução de cenas que consegue atingir um outro tipo de ridículo, e que só vem dar ainda mais ênfase aquilo que refiro no parágrafo em cima.
Depois o resto do filme, parecem colagens de cenas feito nas horas vagas (tal como o Rui disse). Tudo muito simplório, sem mestria ou engenho. Mesmo o Cooper é um pauzinho sem sal que para ali anda. A sua nomeação, como todas a outras que o filme recebeu, deve ser mesmo para rir.
3/10
PS: A cena do bebé foi só mais uma para o monte de cenas ridículas.
O Eastwood sempre meteu aquela porção de patriotismo nos seus filmes, e mesmo aí até os fez bastante competentes e (muito) bons - nada contra - mas este aqui atingiu um ridículo demasiado grande para ser verdade. A maneira como eles nos tenta impingir um anti-herói, ou neste caso até foi mesmo herói, à descarada como aquilo que ele tivesse a fazer fosse a coisa mais natural do mundo é brilhante. Passar mais de 2 horas a ver razões e mais razões, com desculpas atrás de desculpas, como um simples pretexto para enaltecer o ego americano e aceitar aquilo como um simples facto de estar na vida, está quase ao mesmo nível da lavagem cerebral que se fazia na WWII nos regimes ditatoriais ás massas.
Mas o cúmulo dos cúmulos ainda foi adulterarem por completo factos com a introdução de cenas que consegue atingir um outro tipo de ridículo, e que só vem dar ainda mais ênfase aquilo que refiro no parágrafo em cima.
Depois o resto do filme, parecem colagens de cenas feito nas horas vagas (tal como o Rui disse). Tudo muito simplório, sem mestria ou engenho. Mesmo o Cooper é um pauzinho sem sal que para ali anda. A sua nomeação, como todas a outras que o filme recebeu, deve ser mesmo para rir.
3/10
PS: A cena do bebé foi só mais uma para o monte de cenas ridículas.