The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

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rui sousa
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The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by rui sousa »

O Farrapo Humano (The Lost Weekend) - Billy Wilder [1945]

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http://www.imdb.com/title/tt0037884/

Sinopse (SAPO Cinema)
A vida desesperada de um alcoólico crónico ao longo de quatro dias de bebedeira intensa.
Trailer
rui sousa
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by rui sousa »

Este foi o primeiro textinho que escrevi para um novo site que nasceu há minutos. Chama-se «Máquina de Escrever», é a minha nova casa, e é um estaminé cultural onde participa muito boa gente!
Billy Wilder e as ilusões da vida boémia

O Farrapo Humano, filme de 1945 de Billy Wilder, chega ao mercado portugês de DVD num ano cheio de lançamentos de clássicos do cinema.

Foram vários os filmes lendários que obtiveram uma primeira (ou uma nova) edição nacional no mercado do DVD, ao longo dos últimos meses de 2014. Entre clássicos realizados por Preston Sturges, Douglas Sirk e por tantos outros nomes inconfundíveis da era dourada de Hollywood, pudemos encontrar também um título de Billy Wilder, que até então se encontrava inédito no home-video em Portugal.

Vencedor de 4 Oscares em 1945 (nas categorias principais: Filme, Realizador, Argumento e Ator), O Farrapo Humano (The Lost Weekend no original) é um dos mais curiosos e surpreendentes filmes do realizador de Quanto Mais Quente Melhor. Construindo uma narrativa trágica, e sem recorrer ao humor que viria a caracterizá-lo nos anos seguintes, Wilder constrói um drama profundo sobre as vicissitudes da vida boémia e das ambiguidades de uma sociedade viciada e nas ilusões de grandeza criadas pelo establishment.

Finda a II Guerra Mundial, e contrariando as tendências de muitos estúdios (que pediam escapismo na ressaca dos efeitos dos conflitos armados), o cineasta decidiu partir do polémico livro de Charles R. Jackson e juntar-se ao argumentista Charles Brackett, colaborador de longa data, para criar uma adaptação cinematográfica. No final, fez-se um filme inacreditável (para a época) sobre os males do capitalismo, através das desventuras urbanas de Don Birnam (Ray Milland), um escritor sem ideias que se tornou num alcoólico “profissional”, rodeado por uma teia infindável de mentiras e escapadelas para conseguir saciar a sua sede.

O Farrapo Humano mostra-nos a prisão do vício em que vive o protagonista através de uma série de impressionantes metáforas visuais. Recorde-se a cena no teatro, em que Birnam confunde a peça que está a ver com o desejo de beber, ou o horror provocado por alguns dos momentos mais alucinantes do filme. Foram essas experiências pouco habituais nos dramas norte-americanos que fizeram deste um dos projetos mais arriscados (e compensadores) de Billy Wilder. E claro, na memória dos espectadores ficará, com certeza, a incrível banda sonora de Miklós Rozsa, que consegue tornar ainda maior o pesadelo existencial de Birnam, um mero “farrapo” perdido nos mecanismos da sociedade, e que nela, tenta continuar a sua busca por mais um ou dois copos. Mas o conformismo transformar-se-á numa tentativa de redenção, ou de fuga às desilusões da vida mundana – tema fulcral do cinema de Wilder, comum aos filmes Double Indemnity e O Crepúsculo dos Deuses.

Fabuloso na sua realização e argumento, e com interpretações excecionais (Milland tem o papel mais complexo da sua filmografia), O Farrapo Humano tornou-se rapidamente num fenomenal êxito de bilheteira. E hoje, mesmo que se encontre algo desvalorizado, comparando com outros títulos bem mais populares do realizador, é um dos seus grandes filmes. Ganhou com a passagem do tempo. Uma obra prima a descobrir, e que em boa hora foi lançada no nosso país.

5/5
In http://maquinadeescrever.org/2015/01/04 ... da-boemia/
Samwise
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by Samwise »

Grande interpretação do Ray Milland. O olhar, quer de alucinado, quer de esgaseado, e as mudanças repentinas de estado de espírito, impressionam pela ideia do vício monstruoso que o está a dominar. A "musiquinha" macabra também lhe assenta bem.

(o final é que... hmm... )
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by rui sousa »

Para a época, era um final que seria de esperar. Mesmo assim, parece-me um pouco ambíguo... :-)
Samwise
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by Samwise »

rui sousa wrote:Para a época, era um final que seria de esperar.
Penso que não terá tido tanto a ver com a época (por esta altura as fitas de crime, corrupção e traição :-))) já haviam dado cabo do confortável "happy-ending"), mas antes com a sensibilidade social do tema.
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by paupau »

Oito milhões de histórias em NY, quantas serão como a retratada neste filme? Esta parece ser a conclusão a que chega Lost Weekend, mais um filme de muita qualidade do grande Billy Wilder e um dos primeiros a mostrar o lado negro do vício do alcoolismo e de uma personalidade aditiva em geral. Ray Milland, num papel extraordinário que lhe deu o Óscar, passa grande parte do filme em esquemas e mentiras para esconder as garrafas que lhe alimentam o vício das duas únicas pessoas que ainda se sentem responsáveis por ele: o irmão e essa magnífica atriz de nome Jane Wyman. Um dos momentos que mais gostei no filme é mesmo quando entra desesperado em casa após uma cena à Pickpocket e depara com a sombra de uma garrafa em falta num sítio inesperado. Pena que Milland nunca tenha sido uma estrela de grande ordem, já que muitas vezes não passava do go to guy para séries b de ficção científicas e filmes de género.

Este filme, apesar de não envolver crimes de grande monta, entra facilmente na lista dos filmes noir por vários motivos: passa-se imediatamente a seguir ao fim da WWII, uma história de degradação humana e auto comiseração moral, fotografia exemplar e com muitas sombras simbólicas de barras, principalmente nas cenas do hospital psiquiátrico, OST com uso de instrumentos eletrónicos com um efeito arrepiante e muito mais. Tem mesmo uma personagem secundária que é uma espécie femme fatale que não resiste ao herói. Além disso, é claramente uma prostituta, com diversas referências a esticar a corda do código.

Também gostei de dois momentos que mostram visualmente o lado vampiresco de um vício: a cena do morcego, que impressiona pelo seu lado gráfico que não se está a contar. Um mais subtil, por duas vezes Milland diz "come here" com o típico gesto de chamar, que parece saído do Nosferatu, achei arrepiante.

Muito estranha também é a personagem do enfermeiro no hospital, que fica algures entre o benevolente e o sádico. Diz algumas verdades cruas, mas aquela frase final deixa tudo em ambíguo: " O delírio é uma doença da noite. Boa noite". Aquela espécie de prazer no que irá afetar o herói coloca em definitivo aquele hospital em algo saído do Shock Corridor do Fuller. O nosso escritor bem que podia tentar o seu Pullitzer ali dentro :biggrin:
O final parece-me indicar que tudo se irá repetir, com a garrafa dependurada tal como no início.
A principal falha deste filme é que não possui os gloriosos diálogos à Wilder nem muito do seu sarcasmo habitual, pelo que considero que perdeu um pouco da sua força, ficando um pouco abaixo do Sunset Boulevard ou do Ace in the Hole. Ainda assim, um grande filme a não perder.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Samwise
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by Samwise »

paupau wrote:Oito milhões de histórias em NY, quantas serão como a retratada neste filme?
:-))) Isso vem do Naked City, umas décadas mais tarde homenageado no Summer of Sam pelo Spike Lee... yes-)
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Re: The Lost Weekend (1945) - Billy Wilder

Post by mansildv »

The Lost Weekend (1945) - 9/10

Mais uma obra-prima do grande Billy Wilder, desta vez sobre um alcoólico e a sua batalha de 4 dias com o vício.
Ray Milland brilha, no papel que lhe valeu o Óscar, num filme de grande impacto, com um tom muito realista.

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