Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Esqueci-me de referir que neste fim de semana, ao fim de 4 sessões em que adormeci sempre, lá consegui acabar de ver o Man of Tai Chi do Keanu Reeves...
Fiquei muito decepcionado. Argumento mal escrito, cenas de acção que não me cativaram minimamente (tanto que por vezes me distraia e tinha que fazer rewind...) e uma má realização do Keanu reeves (por vezes a edição não permitia que se percebesse bem certa cena, overacting de alguns actores, especialmente do Keanu Reeves nas poucas vezes em que teve que mostrar alguma emoção...)
3/10 (medíocre)
Fiquei muito decepcionado. Argumento mal escrito, cenas de acção que não me cativaram minimamente (tanto que por vezes me distraia e tinha que fazer rewind...) e uma má realização do Keanu reeves (por vezes a edição não permitia que se percebesse bem certa cena, overacting de alguns actores, especialmente do Keanu Reeves nas poucas vezes em que teve que mostrar alguma emoção...)
3/10 (medíocre)

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Eu gostei muito do filme. Quanto ao mood certo para ver o filme, não sei, é como tudo, mas eu adorei as referências todas ao período noir americano das duas década anteriores, mais o tom de comédia de algumas partes (que contrasta com o dramatismo de outras), e considero que o Aznavour foi uma bela prenda para o papel principal. Noir cruzado com a Nouvelle Vague é isto.PanterA wrote:Tirez sur le pianiste - 6/10
Provavelmente o filme de Truffaut que menos me disse. Com uma fotografia brilhante e uma edição ainda melhor, o core do filme - a história - deixou-me de pé atrás. Ou eu não estava naquele mood que o filme exigia mas a plot achei-a bastante sem sal e pouco interessante. Mesmo aquele background que eu tanto admiro nela nesta new wave francesa, deixou muito a desejar.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Não se pode gostar sempre do que faça na grande New Wave Francessa.Samwise wrote:Eu gostei muito do filme. Quanto ao mood certo para ver o filme, não sei, é como tudo, mas eu adorei as referências todas ao período noir americano das duas década anteriores, mais o tom de comédia de algumas partes (que contrasta com o dramatismo de outras), e considero que o Aznavour foi uma bela prenda para o papel principal. Noir cruzado com a Nouvelle Vague é isto.

Por acaso já cá tenho o Pierrot le fou do Godard para ver. Anna Karina

Godfather II (1974) - E um epico sobre a Mafia... e um bom filme, bem feito e interpretado, mas acho que nao me vai marcar como marcou a tanta gente... 9/10
Mary Poppins (1964) - Um musical muito bom, um filme para nos fazer sentir bem, essencialmente... a Julie Andrews canta muito bem - o que e essencial num musical, e o Dick dança muito bem. E magico, acho que a palavra que descreve esse filme e essa. 10/10
Solarys (1972) - Nao percebi grande coisa desta filme, sinceramente, e achei-o aborrecido... Deus me livre, tem cenas de 5 minutos onde nao se passa nada, sem qualquer importância para a narrativa... qual e o objetivo da cena do carro, por exemplo? O homem nem aparece mais no filme! E depois acontecem coisas muito estranhas, enfim... o filme tem um boa cinematografia e algumas cenas muito boas, mas e muito confuso, com cenas sem importância nenhuma. 5/10
Mary Poppins (1964) - Um musical muito bom, um filme para nos fazer sentir bem, essencialmente... a Julie Andrews canta muito bem - o que e essencial num musical, e o Dick dança muito bem. E magico, acho que a palavra que descreve esse filme e essa. 10/10
Solarys (1972) - Nao percebi grande coisa desta filme, sinceramente, e achei-o aborrecido... Deus me livre, tem cenas de 5 minutos onde nao se passa nada, sem qualquer importância para a narrativa... qual e o objetivo da cena do carro, por exemplo? O homem nem aparece mais no filme! E depois acontecem coisas muito estranhas, enfim... o filme tem um boa cinematografia e algumas cenas muito boas, mas e muito confuso, com cenas sem importância nenhuma. 5/10
A minha reacção foi semelhante quando o vi há uns anos atrás. Pelo que li, o realizador, para conseguir fazer passar o filme na censura, terá o tornado propositadamente muito lento para que os censores não tivessem paciência para o ver até ao fim... Não sei se isto é verdade, mas o que é certo é que eu, sendo fã de FC e adorando o 2001 do Kubrick, não consegui ver este filme até ao final...No Angel wrote: Solarys (1972) - Nao percebi grande coisa desta filme, sinceramente, e achei-o aborrecido... Deus me livre, tem cenas de 5 minutos onde nao se passa nada, sem qualquer importância para a narrativa... qual e o objetivo da cena do carro, por exemplo? O homem nem aparece mais no filme! E depois acontecem coisas muito estranhas, enfim... o filme tem um boa cinematografia e algumas cenas muito boas, mas e muito confuso, com cenas sem importância nenhuma. 5/10

Lorde X wrote:A minha reacção foi semelhante quando o vi há uns anos atrás. Pelo que li, o realizador, para conseguir fazer passar o filme na censura, terá o tornado propositadamente muito lento para que os censores não tivessem paciência para o ver até ao fim... Não sei se isto é verdade, mas o que é certo é que eu, sendo fã de FC e adorando o 2001 do Kubrick, não consegui ver este filme até ao final...No Angel wrote: Solarys (1972) - Nao percebi grande coisa desta filme, sinceramente, e achei-o aborrecido... Deus me livre, tem cenas de 5 minutos onde nao se passa nada, sem qualquer importância para a narrativa... qual e o objetivo da cena do carro, por exemplo? O homem nem aparece mais no filme! E depois acontecem coisas muito estranhas, enfim... o filme tem um boa cinematografia e algumas cenas muito boas, mas e muito confuso, com cenas sem importância nenhuma. 5/10
Olha, e uma boa estrategia, eu tive que fazer um esfiorço pra ver o filme ate ao fim...
O 2001 tambem nao e muito mais rapido, com as suas cenas de meia hora a volta do espaço e o desfile dos austronautas

Mas a questao nao e so o ritmo, e se leva a algum sitio ou nao! Eu nao me importo de o ritmo ser mais lento, se isso for justificado (um exemplo disso e o Tess, do Polanski, que eu adoro), agora pra que eu preciso de ver as personagens a andar de um lado pro outro durante nao sei quanto tempo? Ainda por cima o filme quase que nao tem banda sonora, o que torna muito mais facil o estado de sonolencia...
Eu ate acho que o 2001 e o Solarys sao um pouco parecidos no estilo/genero. Mas em termos tecnicos o 2001 e muito melhor, nota-se as limitaçoes tecnicas do Solarys... e depois eu nao percebia a alternacia do preto e branco e das cores... nalguns casos percebi (como quando eles estavam a ver um video, tinha sentido o video ser a preto e branco) mas outras cenas nao, mudam assim de repente a cor como quem muda de roupa

Agora já sei o porquê de não gostares do "2001".Solarys (1972) - Nao percebi grande coisa desta filme, sinceramente, e achei-o aborrecido... Deus me livre, tem cenas de 5 minutos onde nao se passa nada, sem qualquer importância para a narrativa... qual e o objetivo da cena do carro, por exemplo? O homem nem aparece mais no filme! E depois acontecem coisas muito estranhas, enfim... o filme tem um boa cinematografia e algumas cenas muito boas, mas e muito confuso, com cenas sem importância nenhuma. 5/10
Decididamente ainda não estás preparado para este tipo de filmes, não leves a mal mas é a pura verdade. Por vezes uma imagem vale por mil palavras, e isso das mudanças das cores deve ser para o espectador saber fazer a distinção entre a verdadeira realidade e a "outra"realidade alternativa que se está a passar na mente das personagens devido à influência do planeta "Solaris" que aparentemente ninguém consegue explicar. Será por essa razão que o realizador alterna as cenas a cores com as imagens a PB, uma forma que ele arranjou para demonstrar que existem 2 realidades completamente distintas??
Vê lá tu que eu ainda nem vi o "Solaris" do Tarkovsky mas pelo que escreves provavelmente deve de ser mesmo isso. Se começares a ver muitos filmes do David Lynch começas a apurar mais essa percepção (que não é fácil,atenção) e depois já começas a ver este tipo de filmes com "outros" olhos.
Tu admiras mais os filmes convencionais, com uma história normal, mas se vais ver filmes estilo "2001" e "Solaris" original só pelo nome e reputação dessas obras acho melhor fazeres uma preparação mental para o que vais ver.
E o mais importante - este tipo de filmes não são para se ver uma vez. Fala com alguém perito na matéria e verás que toda a gente te vai dizer o mesmo. Perde um pouco de tempo a ler as reviews do pessoal no IMDb acerca destes filmes, talvez comeces a aprender que o cinema não se resume a filmes "normais" com uma normal linha narrativa e personagens a interagir entre si.
Agora se desistires de aprofundar mais o que acabaste de ver, para tentar encontrar as respostas ás tuas próprias questões/duvidas, então acho que deverias dar a esses filmes uma 2ª hipótese de visualização, no mínimo.
A primeira vez que vi "2001" não entendi patavina do filme, népia. Continuei a não gostar da 2ª vez que o revi, mas aos poucos começou a fazer-se luz e só com os meus 32 anos é que percebi que estava perante um dos melhores filmes de sempre. O filme é tão, mas tão grandioso, que te posso dizer que foi sem duvida nenhuma o filme que eu mais adorei em ter visto numa sala de cinema.
Nunca mais me irei esquecer dessa experiência...nunca mais.
Essa experiência poderá ser ultrapassada, se um dia o vir em IMAX com qualidade de imagem/som THX.
Vi ontem o "Ride Along" e MEH!!
Ainda cheguei a pensar que poderia ver uma comédia decente, mas o filme tem tanto de previsível como de mediocridade que depois até me arrependi de lhe ter dado uma hipótese. Não caio noutra.
4/10
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
No tópico do No Angel, o que mais me "chocou" foi mesmo o 9/10 ao Godfather II xD
Há uma diferença entre não gostar de um filme e não perceber um filme. Não entendi o Solaris de todo, e digo que o seu visionamento não foi das coisas mais acessíveis que tive oportunidade de fazer nos últimos tempos... mas não conseguia parar o filme, porque as questões estavam a apoderar-se do meu cérebro. Essa experiência sensorial é mais importante do que o "entender". Eu não percebi metade das mensagens do «Lost Highway» mas adorei-o à mesma!
E uma pessoa pode adorar o Tarkovski, e filmes muito mais "não-convencionais", e não gostar, à mesma, do «Solaris»... não podemos partir logo do princípio que, ao não se gostar deste filme, só se gosta é de cinema apipocalhado - e o No Angel revela um gosto versátil por filmes, pelo menos nos que aqui vai postando no fórum! :)
Há uma diferença entre não gostar de um filme e não perceber um filme. Não entendi o Solaris de todo, e digo que o seu visionamento não foi das coisas mais acessíveis que tive oportunidade de fazer nos últimos tempos... mas não conseguia parar o filme, porque as questões estavam a apoderar-se do meu cérebro. Essa experiência sensorial é mais importante do que o "entender". Eu não percebi metade das mensagens do «Lost Highway» mas adorei-o à mesma!
E uma pessoa pode adorar o Tarkovski, e filmes muito mais "não-convencionais", e não gostar, à mesma, do «Solaris»... não podemos partir logo do princípio que, ao não se gostar deste filme, só se gosta é de cinema apipocalhado - e o No Angel revela um gosto versátil por filmes, pelo menos nos que aqui vai postando no fórum! :)
Eu concordo com as notas do No Angel, se bem que não consegui ver o Solarys até ao fim.
Para mim faltou dizer que o Padrinho tem excelentes pormenores de realização. Tem algumas cenas de antologia, como por exemplo a cena no cais.
Para mim faltou dizer que o Padrinho tem excelentes pormenores de realização. Tem algumas cenas de antologia, como por exemplo a cena no cais.
Tanta malta a perder um twist mundial nos ultimos segundos do filme!
Admito que e dificil chegar ao fim , daqueles filmes que e necessario insistir ate fazer click. A narrativa ate e mais simples do que parece, mas todas as acoes sao tao dilatadas no tempo que torna-se dificil de perceber.
Nao e tao imediato mas levanta tantas questoes quanto o 2001 ou o Blade Runner.
O ator principal morreu ha poucos dias. R.I.P.
Admito que e dificil chegar ao fim , daqueles filmes que e necessario insistir ate fazer click. A narrativa ate e mais simples do que parece, mas todas as acoes sao tao dilatadas no tempo que torna-se dificil de perceber.
Nao e tao imediato mas levanta tantas questoes quanto o 2001 ou o Blade Runner.
O ator principal morreu ha poucos dias. R.I.P.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Eu adoro os filmes do Lynch por isso não vás por aí. Eu consigo apreciar filmes diferentes. Os filmes do Lynch, mesmo sem perceber têm uma qualidade emocional que filmes como o Solarys e o 2001 não têm. Alem de que os filmes do Lynch nao sao assim tao complicados quanto isso, tirando o filme do twin peaks, o inland empire e o eraserhead (isto dos que eu vi, falta-me ver dois, o dune e aquele com a sissy spacek). Mas eu admito que nao percebi bem o Solarys, a questão e que um filme deve ser mais do que perceber... a primeirs vez que vi o Mulholland Drive também não o percebi muito bem, mas ja o achava um bom filme, via o potencial nele, devido as actuações, banda zonora, etc.THX wrote:Agora já sei o porquê de não gostares do "2001".Solarys (1972) - Nao percebi grande coisa desta filme, sinceramente, e achei-o aborrecido... Deus me livre, tem cenas de 5 minutos onde nao se passa nada, sem qualquer importância para a narrativa... qual e o objetivo da cena do carro, por exemplo? O homem nem aparece mais no filme! E depois acontecem coisas muito estranhas, enfim... o filme tem um boa cinematografia e algumas cenas muito boas, mas e muito confuso, com cenas sem importância nenhuma. 5/10
Decididamente ainda não estás preparado para este tipo de filmes, não leves a mal mas é a pura verdade. Por vezes uma imagem vale por mil palavras, e isso das mudanças das cores deve ser para o espectador saber fazer a distinção entre a verdadeira realidade e a "outra"realidade alternativa que se está a passar na mente das personagens devido à influência do planeta "Solaris" que aparentemente ninguém consegue explicar. Será por essa razão que o realizador alterna as cenas a cores com as imagens a PB, uma forma que ele arranjou para demonstrar que existem 2 realidades completamente distintas??
Vê lá tu que eu ainda nem vi o "Solaris" do Tarkovsky mas pelo que escreves provavelmente deve de ser mesmo isso. Se começares a ver muitos filmes do David Lynch começas a apurar mais essa percepção (que não é fácil,atenção) e depois já começas a ver este tipo de filmes com "outros" olhos.
Tu admiras mais os filmes convencionais, com uma história normal, mas se vais ver filmes estilo "2001" e "Solaris" original só pelo nome e reputação dessas obras acho melhor fazeres uma preparação mental para o que vais ver.
E o mais importante - este tipo de filmes não são para se ver uma vez. Fala com alguém perito na matéria e verás que toda a gente te vai dizer o mesmo. Perde um pouco de tempo a ler as reviews do pessoal no IMDb acerca destes filmes, talvez comeces a aprender que o cinema não se resume a filmes "normais" com uma normal linha narrativa e personagens a interagir entre si.
Agora se desistires de aprofundar mais o que acabaste de ver, para tentar encontrar as respostas ás tuas próprias questões/duvidas, então acho que deverias dar a esses filmes uma 2ª hipótese de visualização, no mínimo.
A primeira vez que vi "2001" não entendi patavina do filme, népia. Continuei a não gostar da 2ª vez que o revi, mas aos poucos começou a fazer-se luz e só com os meus 32 anos é que percebi que estava perante um dos melhores filmes de sempre. O filme é tão, mas tão grandioso, que te posso dizer que foi sem duvida nenhuma o filme que eu mais adorei em ter visto numa sala de cinema.
Nunca mais me irei esquecer dessa experiência...nunca mais.
Essa experiência poderá ser ultrapassada, se um dia o vir em IMAX com qualidade de imagem/som THX.
Vi ontem o "Ride Along" e MEH!!
Ainda cheguei a pensar que poderia ver uma comédia decente, mas o filme tem tanto de previsível como de mediocridade que depois até me arrependi de lhe ter dado uma hipótese. Não caio noutra.
4/10
Quanto ao twist final, achei interessante, mas antes desse twist existem várias cenas totalmente surreais que nao percebi. E depois a história tem uns contornos tao estranhos, a certa altura... Deve ser mesmo necessário mais que uma visualização, mas se pra ver uma vez ja foi dificil quanto mais duas...
Eish!!! 5/10 a um dos melhores filmes de sempre, e ainda por cima uma dos meus favoritos que possivelmente entraria no meu Top 5? Sacrilégio!

E outra curiosidade. O Tarkovski inicialmente não queria nada que esta obra fosse um filme de SCI-fi, porque dizia ele que dessa maneira não conseguia passar totalmente toda a beleza desta obra. Mas contra tudo e todas lá foi obrigado a seguir as condições dos estúdios (?), para conseguir fazer o dito cujo.Lorde X wrote:A minha reacção foi semelhante quando o vi há uns anos atrás. Pelo que li, o realizador, para conseguir fazer passar o filme na censura, terá o tornado propositadamente muito lento para que os censores não tivessem paciência para o ver até ao fim... Não sei se isto é verdade, mas o que é certo é que eu, sendo fã de FC e adorando o 2001 do Kubrick, não consegui ver este filme até ao final...
Atenção que o Solaris é frequentemente comparado com o 2001, mas não está ao mesmo nível.
O 2001 é uma obra prima da Ficção científica, que só não coloco no primeiro lugar do pódio por existir um Blade Runner...
Já o Solaris considero-o uma experiência fracassada. E eu gosto imenso de todos os filmes que constituem verdadeiros puzzles que nos obrigam a um esforço para decifrar a mensagem que está subjacente. Não é por acaso que o David Lynch é um dos realizadores que mais aprecio e que o Mulholland Drive e o Lost Highway estão, ambos, no meu TOP10.
Só que o Solaris não nos envolve minimamente. Em certa medida é um filme autista, já que sucedem-se cenas intermináveis, sem qualquer sentido de ritmo, sem algum personagem que nos transmita alguma emoção, tensão...
Se calhar daqui a uns anos vou dar nova oportunidade... quando me recordar menos da seca descomunal que apanhei a tentar ver este filme...
O 2001 é uma obra prima da Ficção científica, que só não coloco no primeiro lugar do pódio por existir um Blade Runner...
Já o Solaris considero-o uma experiência fracassada. E eu gosto imenso de todos os filmes que constituem verdadeiros puzzles que nos obrigam a um esforço para decifrar a mensagem que está subjacente. Não é por acaso que o David Lynch é um dos realizadores que mais aprecio e que o Mulholland Drive e o Lost Highway estão, ambos, no meu TOP10.
Só que o Solaris não nos envolve minimamente. Em certa medida é um filme autista, já que sucedem-se cenas intermináveis, sem qualquer sentido de ritmo, sem algum personagem que nos transmita alguma emoção, tensão...

Se calhar daqui a uns anos vou dar nova oportunidade... quando me recordar menos da seca descomunal que apanhei a tentar ver este filme...

É uma questão de opinião. (certo?Lorde X wrote:Atenção que o Solaris é frequentemente comparado com o 2001, mas não está ao mesmo nível.

Para quem não apanhou o Solaris antigo (por não ter gostado, por ter levado seca, por não ter percebido, etc), sugiro que tentem o novo, do Soderbergh. É uma obra moderna, com um visual estético de encher o olho (ao nível do Sunshine, mas sem fazer "alarido" disso), e bastante mais acessível que o original (nem vou falar do livro, que esse então...

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
Câmara Subjectiva
Câmara Subjectiva