Godzilla (2014) - Gareth Edwards
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Godzilla (2014) - Gareth Edwards
Sim, eu lembro-me de me teres contado isso, daí ter estado particularmente atento nessa cena!Paulo Sousa Dias wrote:Cabeças, já na série de animação cometiam esse erro em todos os episódios, e mesmo em puto isso já me fazia confusão...Cabeças wrote: - Na cena no mar, quando o Godzilla se levanta, parecia que ia a andar em cima da água, ou então a água era mesmo baixa... mas nesse caso os barcos enormes não caberiam ali.

Cabeças

Viva THX,THX wrote:
Cabeças, desculpa lá mas explica-me o seguinte :
Não gostaste do "Monsters" porque te sentiste defraudado com o filme, e agora não gostaste deste "Godzilla" porque ele parece muito gordo...
Eu até acho que ele teve uma abordagem o mais sensata possível do bicharoco, visto ele ter tido a ingrata tarefa de se estrear logo com um blockbuster de um remake, de outros remakes. Acho que ele conseguiu agradar um pouco a gregos e a troianos.
Está visto que não vais com a cara do Gareth Edwards por te andar a gorar as expectativas, mas se calhar a culpa não é dele, mas nossa, por sermos homens feitos com 4 décadas em cima dos ombros e andarmos para aqui armados a ver filmes que foram feitos para os nossos filhos.
Não vai ser a tua critica, nem a minha, nem a de ninguém, que vão ditar o futuro da carreira deste realizador, mas sim o "box-office" que resultou do seu filme, que tal como o waltsouza já explicou é o que mais importa aos estúdios quando lançam projectos destes.
Já viste quantos de nós, só aqui neste cantinho, fomos a um cinema ver este "Godzilla"??
O valor do bilhete já está naquele lado, e isso é que importa.
E pessoalmente acho que Gareth Edwards ainda vai dar muitas cartas no futuro.
Quanto ao Monstros, já nem me lembro do que escrevi, mas lembro-me que realmente ficou bastante abaixo das expectativas que tinha. Mesmo descontando possíveis expectativas exageradas, para mim o filme é realmente um bocejo. Lembro-me que passei o filme todo a pensar que devia estar quase a acontecer qualquer coisa que nunca aconteceu.
Eu não gostei deste Godzilla por várias razões, mas o facto de também o achar gorducho (então a parte da cintura para baixo é um exagero sem qualquer sentido para mim) é insignificante, embora realmente seja um bocado incomprensível e não o favoreça de todo, a meu ver. Mas não gostei sobretudo por vários outros factores, como o ter achado as personagens e as relações entre elas sem substância, mesmo considerando que é um filme de monstros, o que na minha opinião não pode dar para explicar e desculpar as falhas todas. As outras razões, referi-as no post anterior.
Toda a gente por aqui casca no Godzilla do Emerich à bruta, e já sei que dizendo o que vou dizer corro o risco de ser godzillado

Quanto ao outro aspecto que mencionas, da nossa idade e se bem percebi da falta de capacidade de encantamento para ver filmes mais juvenis... bom, eu ainda hoje adoro os episódios todos do Star Trek, aliás revi as 3 seasons há pouco tempo. E agora estou a rever o Espaço 1999! Ainda gosto dos Pequenos Vagabundos! Gosto do Twilight, é pública a minha paixoneta pela Bella!

Agora não ir com a cara do óme? Nada disso, aliás acho que nem nunca o vi, nem faço ideia como ele é. E sei que tens razão quando referes que o que conta é a receita de bilheteira. É aliás por isso que ele vai fazer novas sequelas. Que eu de certeza não vou ver! Mas não desejo nenhum mal à carreira dele, por mim, ainda bem que há pessoas que adoram!
O mais chato para mim, ainda é que eu queria mesmo ter gostado deste Godzilla!

Cabeças

-
- DVD Maníaco
Portanto, um filme de Godzilla é mau porque... é um filme de Godzilla, com os ingredientes que se esperam de um filme de Godzilla. Não me lembro, porém, que os Expendables fossem mais do que filmes de acção "à anos 80" (ainda que inevitavelmente em modo de auto-paródia), tentando corresponder aos canones e no entanto, é consumido sem pruridos ou indignação pela abordagem tão superficial das relações interpessoais.
Caro Argaroth01,Argaroth01 wrote:Portanto, um filme de Godzilla é mau porque... é um filme de Godzilla, com os ingredientes que se esperam de um filme de Godzilla. Não me lembro, porém, que os Expendables fossem mais do que filmes de acção "à anos 80" (ainda que inevitavelmente em modo de auto-paródia), tentando corresponder aos canones e no entanto, é consumido sem pruridos ou indignação pela abordagem tão superficial das relações interpessoais.
O filme na minha opinião é mau não por ser um filme do Godzilla, e sim por ser um mau filme do Godzilla.
E não concordo com a comparação com os Expendables... acho por exemplo muito mais interessante comparar esta espécie de hambúrguer do McDonald's que o Gareth Edwards fez, com o (também remake) King Kong realizado pelo Peter Jackson.
Quem me dera a mim que o Peter Jackson nos desse um Godzilla!
Cabeças

- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Acabo de rever o Pacific Rim.
E desta vez gostei. Muito, até!
Engraçado como a perspectiva muda assim que possuímos termos de comparação.
E desta vez gostei. Muito, até!
Engraçado como a perspectiva muda assim que possuímos termos de comparação.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

Também gostei do Pacific Rim... E ia de pé bem atrás :)
Quanto ao Godzilla, devo esperar para ver em bluray.
Quanto ao Godzilla, devo esperar para ver em bluray.
Luiz Silva
Are you talking to me???
Are you talking to me???
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Só em promo e baratinho.
Nem para tech-demo serve.
Com este realizador, não me apanham para a sequela.
Deveria ter gasto o meu tempo e dinheiro com os X-Men.
Nem para tech-demo serve.
Com este realizador, não me apanham para a sequela.
Deveria ter gasto o meu tempo e dinheiro com os X-Men.
"I WAS fire and life incarnate!"

-
- DVD Maníaco
Mas o que é que faz do filme um mau filme de Godzilla ? É porque o bicho nada por entre vários obstáculos sem dificuldade aparente ? É porque os barcos acompanham-no ? É por parecer "gordo" (esta então tem sido hilariante desde que surgiu por aí, considerando que estamos a falar de um monstro fictício) ? Este tipo de coisas cai mais no campo das gaffes e dos problemas de continuidade do que propriamente em buracos de lógica. Não sou o maior fã dos filmes do gigante (não vi a maioria deles) e também acho que o elemento humano do filme podia ter sido mais bem trabalhado (ou, pelo menos, ter um protagonista mais expressivo) mas... nada no filme "trai" o que se espera de um Godzilla ou não é um filme descabido numa longa série de filmes dedicado ao personagem. Tudo bem, os personagens humanos são um pouco redundantes mas sempre o foram neste tipo de filmes. Não podem pôr duas horas de porrada titânica porque isso ia tornar-se enfadonho (e por razões que já expliquei, pancadaria entre monstros daquele tamanho só resulta se for em doses limitadas).Cabeças wrote:Caro Argaroth01,
O filme na minha opinião é mau não por ser um filme do Godzilla, e sim por ser um mau filme do Godzilla.
E tenho que discordar quanto ao "Godzilla" do Emmerich: não tenho nada contra o que fizeram ao bicho mas os personagens humanos, tirando o sempre impecável Jean Reno, são absolutamente insuportáveis ao ponto de conseguirem tornar o cabotino personagem desta versão recente num candidato a Óscar. E depois tudo se transforma numa versão de "Jurassic Park" (mas aí concedo, como disse o TrinityA, que era uma forma de tornar a ameaça do bicho algo que pudesse interagir melhor com os personagens humanos).
Mas são produtos muito semelhantes:a série Expendables tenta recriar um certo tipo de cinema de acção, tal como este Godzilla tenta respeitar o que veio antes. São filmes feitos à medida de certos públicos, tentando preencher determinados objectivos. E o que se vê em algumas críticas espalhadas por aí é que o que agrada nos Expendables é a aderência às fórmulas dos filmes de acção dos anos 80.Cabeças wrote:E não concordo com a comparação com os Expendables... acho por exemplo muito mais interessante comparar esta espécie de hambúrguer do McDonald's que o Gareth Edwards fez, com o (também remake) King Kong realizado pelo Peter Jackson.
Quem me dera a mim que o Peter Jackson nos desse um Godzilla!
Não se vê a mesma legião de críticas a exigir que estes filmes se tornem mais complexos na caracterização dos personagens humanos e suas relações interpessoais (apesar do cinema de acção actual já ter conseguido atingir esse nível de exigência em alguns casos), porque eram assim os velhos filmes de acção (esquecendo que já nessa altura a maioria era bem mázinha) como se quer fazer crer em relação a "Godzilla".
Já o problema do "King Kong" de Peter Jackson é outro: tem um tempo de duração exagerado à conta da extensão de certas cenas que só lá estão para encher o olho e não porque tenham qualquer contributo para a história.
Por último, espanta-me que quase ninguém faça referência ao facto de Gareth Edwards, mesmo não conseguindo ter grandes personagens humanos, conseguir lidar com sensibilidade sobre aqueles personagens onde normalmente a negligência é maior: os monstros. Isto já era coisa que ele havia feito no extraordinário "Monsters" (ao qual muitos torceram o nariz provavelmente porque foi um filme que agora dizem que "Godzilla" devia ser) e integrou bastante bem neste "Godzilla": a ideia de que ao invés de se tratarem de monstros maldosos, são apenas criaturas cuja destruição causada é mais um reflexo do seu tamanho colossal e desejo de sobrevivência do que uma predisposição para o mal absoluto. E ele concede sobretudo essa gentileza aos MUTOs, que servem de antagonistas ao lagartão, que neste aspecto também teve uns apontamentos bastante dignos.
Cabeças,Quanto ao Monstros, já nem me lembro do que escrevi, mas lembro-me que realmente ficou bastante abaixo das expectativas que tinha. Mesmo descontando possíveis expectativas exageradas, para mim o filme é realmente um bocejo. Lembro-me que passei o filme todo a pensar que devia estar quase a acontecer qualquer coisa que nunca aconteceu.
Acredita que isso das expectativas também se passou comigo e senti-me mesmo enganado, mas se tivesse visto o filme que eu tinha idealizado provavelmente já o teria esquecido, teria sido apenas mais um entre muitos outros filmes de monstros que já vi. Mas depois fiquei com a sensação de ter assistido a um grande filme, diferente, e acima de tudo ficou cá qualquer coisa.
Já tentaste rever o "Monsters", agora que já sabes do que se trata,ou nunca mais lhe irás dar uma oportunidade por não teres gostado da 1ª vez?
Tenta vê-lo novamente um dia, com mais calma e com outra perspectiva.
Já pensaste porque razão Gareth Edwards escolheu esse titulo??
Dá uma 2ª hipótese ao filme pensando se afinal não seremos nós, raça humana, os verdadeiros monstros do filme.
Uma coisa é certa - interacção humana não falta no filme e também se vê lá muita destruição (apesar de ser quase sempre em cenários pós e não "in loco"), e para além da abordagem ter sido muito diferente relativamente a muitos outros filmes deste género, "Monsters" contem uma mensagem muito interessante. Por ex. o "Super 8" à beira do "Monsters" é uma piada de mau gosto, no mínimo.
"Monsters" é um filme inteligente sobre o que poderia acontecer num cenário idêntico na realidade. Não gostaste de ver um filme de monstros do mais verosímil que vi até hoje, com carradas de sentimentos e emoções humanas lá pelo meio, mas como não viste os monstros que estavas à espera e toda aquela típica acção cliché de um filme de monstros (que já viste dezenas de vezes), sentiste-te frustrado. Ok, mas depois vês acção e porrada em "Godzilla", filme que nada tem a ver com o nível de "Monsters", e queixaste da falta da interacção e química entre os humanos...
O que eu penso é que viste "Monsters" à espera de um "Godzilla", e viste um "Godzilla" a pedir mais do "Monsters", e esse é que é o cerne da questão, mas como já disse (e tu sabes muito bem disso) é muito complicado agradar a gregos e a troianos com este tipo de filmes.
Se o elenco deste "Godzilla" brilhasse mais do que o próprio monstro em si o realizador teria feito um péssimo trabalho, pois estaria a desviar todo o interesse mediático do verdadeiro cabeça de cartaz em prol de um casal da treta ou figurantes extra-sensíveis.
A verdade é que os humanos, como já foi dito por diversas vezes, tem aqui o tal papel secundário, e em alguns filmes mais antigos do género não passam mesmo de meros figurantes. No dia em que alguém tiver a ideia de fazer um filme SÓ com monstros à porrada mas com legendas traduzidas dos seus rugidos, eu irei ser o primeiro a me sentar na fila da frente

O Argaroth01 focou aqui um aspecto muito interessante, e se calhar o mais importante, que parece estar a escapar a muita gente que foi ver este "Godzilla" - a sensibilidade dos monstros.
Não os vi a comer pessoas mesmo sem fome, ou a atacar as multidões a torto e a direito, a destruir os prédios por maldade, etc, o que vi foi o caos nas cidades resultado do encontro de 2 raças de predadores gigantes que aparentemente já tinham tido episódios e encontros semelhantes à milhões de anos. Foi a própria natureza o ponto de partida para toda a acção do filme e que mostrou que ambas as raças tem uma personalidade própria querendo apenas seguir os seus instintos de perseverança da espécie, da defesa do território, de ataque/defesa, de procriação, de um equilíbrio natural da própria vida.
Estás a falar aí de séries, não de filmes, e sabes muito bem o que aconteceria se hoje em dia alguém levasse um filme do "Espaço 1999" para a tela. Os tempos mudam, assim como a forma e a maneira de se fazer filmes, principalmente aqueles com histórias repetidas (remakes) e se não fosse com a ajuda dos FX a determinada altura começava-mos todos a sair dos cinemas com uma chata sensação de "dejá-vu = x4".Quanto ao outro aspecto que mencionas, da nossa idade e se bem percebi da falta de capacidade de encantamento para ver filmes mais juvenis... bom, eu ainda hoje adoro os episódios todos do Star Trek, aliás revi as 3 seasons há pouco tempo. E agora estou a rever o Espaço 1999! Ainda gosto dos Pequenos Vagabundos!
Last edited by THX on May 26th, 2014, 4:14 pm, edited 1 time in total.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
- Rui Santos
- Site Admin
Tópico limpo.
Este tópico este em limpeza durante uns dias. As razões parecem-me óbvias mas irei relembrar as mesmas:
1) Insultos pessoais
2) Desobediência a um pedido da moderação e um da administração
O tópico esteve guardado e só hoje foi limpo. Não foi uma das prioridades pois como sabem:
1) Temos mais que fazer
2) O tempo ajuda a acalmar os hostes
Por fim, os posts apagados foram guardados. O critério para o fazer foi um pouco tudo a direito. Não foi feita edição de posts (ie selecção de partes cujo conteúdo fosse interessante e não violasse as regras)
QQ problema, não o discutam neste tópico, mas sim noutro criado nesta secção ou em off-topic.
Como sempre estamos disponíveis para qq explicação.
Este tópico este em limpeza durante uns dias. As razões parecem-me óbvias mas irei relembrar as mesmas:
1) Insultos pessoais
2) Desobediência a um pedido da moderação e um da administração
O tópico esteve guardado e só hoje foi limpo. Não foi uma das prioridades pois como sabem:
1) Temos mais que fazer
2) O tempo ajuda a acalmar os hostes
Por fim, os posts apagados foram guardados. O critério para o fazer foi um pouco tudo a direito. Não foi feita edição de posts (ie selecção de partes cujo conteúdo fosse interessante e não violasse as regras)
QQ problema, não o discutam neste tópico, mas sim noutro criado nesta secção ou em off-topic.
Como sempre estamos disponíveis para qq explicação.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Um "filme de monstros" será um gênero mais sensível à passagem do tempo.
Nunca mais este tipo de filmes me fez sentir o encantamento que tantas vezes senti, quando adolescente, aos sábados, a ver a sessão "Aventura é Aventura" na RTP. Aliás, há uma (ou duas) excepção/ões: O King Kong (tanto o original como o remake do Peter Jackson, que até considero superior ao original).
Os King Kong (não incluo o macaco tarado sexual que apareceu no filme de 1976 e passou o filme todo a babar-se pela Jessica Lange e a apalpá-la com o seu dedinho maroto...
) se calhar foram os únicos "filmes de monstros" que conseguiram conciliar cenas memoráveis da força destruidora da criatura com linhas de enredo dramático, com personagens humanos que realmente nos conseguiram envolver e acabaram por fornecer um precioso background emocional a toda a pirotecnia visual.
Ainda não vi este Godzilla, mas vi o Monsters e, como o Cabeças, também fiquei desiludido com ele. Este Godzila, dados os comentários, irei vê-lo sem expectativas (mas se calhar se o visse há uns anos...).
Em suma, para mim, este tipo de filmes consegue causar um maior impacto, se desenvolver a vertente emocional. E essa vertente passa, não só por estabelecer uma ligação afectiva da parte do espectador relativamente à criatura como também às suas vítimas. A não ser assim, passamos o filme indiferentes a tanta destruição, toda ela com a tal sensação de deja vu...
Nunca mais este tipo de filmes me fez sentir o encantamento que tantas vezes senti, quando adolescente, aos sábados, a ver a sessão "Aventura é Aventura" na RTP. Aliás, há uma (ou duas) excepção/ões: O King Kong (tanto o original como o remake do Peter Jackson, que até considero superior ao original).
Os King Kong (não incluo o macaco tarado sexual que apareceu no filme de 1976 e passou o filme todo a babar-se pela Jessica Lange e a apalpá-la com o seu dedinho maroto...

Ainda não vi este Godzilla, mas vi o Monsters e, como o Cabeças, também fiquei desiludido com ele. Este Godzila, dados os comentários, irei vê-lo sem expectativas (mas se calhar se o visse há uns anos...).
Em suma, para mim, este tipo de filmes consegue causar um maior impacto, se desenvolver a vertente emocional. E essa vertente passa, não só por estabelecer uma ligação afectiva da parte do espectador relativamente à criatura como também às suas vítimas. A não ser assim, passamos o filme indiferentes a tanta destruição, toda ela com a tal sensação de deja vu...

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Uma das coisas que eu gostei neste recente "Godzilla" foi o facto de toda a acção não ter ficado confinada a uma cidade, como se viu em outros filmes.
Aqui podemos ver vários quadros, em diferentes alturas do dia e em várias partes do globo, nunca limitando os espectadores unicamente a paisagens urbanas.
Isso também contribuiu para a dinâmica de toda a história.
Aguardo pelas sequelas.
Aqui podemos ver vários quadros, em diferentes alturas do dia e em várias partes do globo, nunca limitando os espectadores unicamente a paisagens urbanas.
Isso também contribuiu para a dinâmica de toda a história.
Aguardo pelas sequelas.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
-
- Especialista
Achei muita piada a isto :) ainda não vi o filme por isso nem sei se a imagem do filme é spoiler ou não mas fica em spoiler :)
- waltsouza
- Moderador
Godzilla fez até agora quase 375 milhões de dólares de receitas em todo o mundo (174 milhões de dólares nos E.U.A).
Comparando com Pacific Rim o filme de Del Toro fez 411 milhões de dólares em receitas a nível mundial. De notar que Pacific Rim fez menos dinheiro nos E.U.A do que Godzilla (pouco acima dos 100 milhões de dólares).
Agora vejam dos cerca de 309 milhões de dólares que Pacific Rim fez fora dos E.U.A qual é a receita que corresponde à China, 111 milhões de dólares.
http://boxofficemojo.com/movies/?page=i ... ficrim.htm
Pois, Pacific Rim fez mais dinheiro na China do que nos E.U.A.
E agora vem a parte que interessa. Godzilla ainda vai estrear na China, mais precisamente a 13 de Junho. E mais tarde no Japão, a 25 de Julho. Daqui a mais um par de meses é natural que as receitas globais de Godzilla fiquem consideravelmente acima das de Pacific Rim. A China tornou-se num mercado muito importante para os americanos, ainda mais neste tipo de filmes.
Comparando com Pacific Rim o filme de Del Toro fez 411 milhões de dólares em receitas a nível mundial. De notar que Pacific Rim fez menos dinheiro nos E.U.A do que Godzilla (pouco acima dos 100 milhões de dólares).
Agora vejam dos cerca de 309 milhões de dólares que Pacific Rim fez fora dos E.U.A qual é a receita que corresponde à China, 111 milhões de dólares.
http://boxofficemojo.com/movies/?page=i ... ficrim.htm
Pois, Pacific Rim fez mais dinheiro na China do que nos E.U.A.
E agora vem a parte que interessa. Godzilla ainda vai estrear na China, mais precisamente a 13 de Junho. E mais tarde no Japão, a 25 de Julho. Daqui a mais um par de meses é natural que as receitas globais de Godzilla fiquem consideravelmente acima das de Pacific Rim. A China tornou-se num mercado muito importante para os americanos, ainda mais neste tipo de filmes.