Realizadoras de Cinema - o cinema visto por ELAS
Moderators: waltsouza, mansildv
- waltsouza
- Moderador
Realizadoras de Cinema - o cinema visto por ELAS
Lembrei-me de criar um tópico mais virado para as mulheres no cinema, não que pretenda fazer um tópico sexista mas de alguma forma mostrar que em 2014 ainda existem muitos preconceitos (complicados de contornar) em relação à igualdade de tratamento entre sexos, tb no cinema. Neste caso mais espeficamente no trabalho de realização. E por outro lado, falar de bons filmes realizados por mulheres, nos mais variados géneros. Este tópico tem assim predominância na palavra "feminino".
Nota: Vou servir-me como apoio de alguns artigos interessantes sobre o assunto que encontrei pela net.
10 Surprising Movies Directed by Women
Kathryn Bigelow—The Hurt Locker
Catherine Hardwicke—Lords of Dogtown
Mary Harron—American Psycho
Mimi Leder—Deep Impact
Betty Thomas—Private Parts
Penelope Spheeris—Wayne’s World
Mary Lambert—Pet Sematary
Penny Marshall—Big
Amy Heckerling—Fast Times at Ridgemont High
Barbara Kopple—Harlan County U.S.A.
A negrito estão indicados os filmes que eu já vi.
http://www.womansday.com/life/entertain ... men-102940
De seguida uma lista do indieWire que mostra (na opinião deles) alguns dos melhores filmes realizados por mulheres:
Allison Anders - Gas, Food, Lodging
Gillian Armstrong - My Brilliant Career
Gillian Armstrong - High Tide
Andrea Arnold- Fish Tank
Dorothy Arzner - Dance, Girl, Dance
Susanne Bier - After the Wedding
Kathryn Bigelow- The Hurt Locker
Antonia Bird - Priest
Catherine Breillat - Fat Girl
Jane Campion- The Piano
Jane Campion- Sweetie
Nike Caro- Whale Rider
Lisa Cholodenko - The Kids Are All Right
Sofia Coppola - Lost in Translation
Claire Denis - 35 Shots of Rum
Marleen Gorris - Antonia's Line
Debra Granik- Winter's Bone
Randa Haines - Children of a Lesser God
Mary Harron - American Psycho
Amy Heckerling - Clueless
Amy Heckerling - Fast Times at Ridgemont High
Agnieszka Holland - Europa, Europa
Nicole Holofcener - Walking and Talking
Courtney Hunt - Frozen River
Annamarie Jacir - Salt of the Sea
Patty Jenkins - Monster
Miranda July - Me and You an Everyone We Know
Kasi Lemmons- Eve's Bayou
Barbara Loden - Wanda
Ida Lupino - The Trouble with Angels
Lucretia Martel - The Holy Girl
Elaine May - The Heartbreak Ki
Deepa Mehta - Water
Mira Nair- Monsoon Wedding
Kimberly Peirce- Boys Don't Cry
Sarah Polley - Away From Her
Sally Potter - Orlando
Lynne Ramsay - We Need to Talk About Kevin
Kelly Reichardt- Meek's Cutoff
Celine Sciamma - Tomboy
Joan Micklin Silver - Hester Street
Barbra Streisand - Yentl
Julie Taymor - Frida
Agnes Varda - Cleo from 5 to 7
Agnes Varda - Vagabond
Lina Wertmuller - Seven Beauties
Lina Wertmuller- Swept Away
http://blogs.indiewire.com/womenandholl ... d-by-women
A conclusão que eu tiro dessa lista é de que eu realmente vejo muito poucos filmes realizados por mulheres. Até tenho vergonha de dizer o número de filmes que vi.
ONLY TWO OF THE 100 TOP-GROSSING MOVIES OF THE YEAR WERE DIRECTED BY WOMEN
http://www.themarysue.com/2013-top-gros ... directors/
Mais um artigo sobre o assunto que dá que pensar.
Nota: Vou servir-me como apoio de alguns artigos interessantes sobre o assunto que encontrei pela net.
10 Surprising Movies Directed by Women
Kathryn Bigelow—The Hurt Locker
Catherine Hardwicke—Lords of Dogtown
Mary Harron—American Psycho
Mimi Leder—Deep Impact
Betty Thomas—Private Parts
Penelope Spheeris—Wayne’s World
Mary Lambert—Pet Sematary
Penny Marshall—Big
Amy Heckerling—Fast Times at Ridgemont High
Barbara Kopple—Harlan County U.S.A.
A negrito estão indicados os filmes que eu já vi.
http://www.womansday.com/life/entertain ... men-102940
De seguida uma lista do indieWire que mostra (na opinião deles) alguns dos melhores filmes realizados por mulheres:
Allison Anders - Gas, Food, Lodging
Gillian Armstrong - My Brilliant Career
Gillian Armstrong - High Tide
Andrea Arnold- Fish Tank
Dorothy Arzner - Dance, Girl, Dance
Susanne Bier - After the Wedding
Kathryn Bigelow- The Hurt Locker
Antonia Bird - Priest
Catherine Breillat - Fat Girl
Jane Campion- The Piano
Jane Campion- Sweetie
Nike Caro- Whale Rider
Lisa Cholodenko - The Kids Are All Right
Sofia Coppola - Lost in Translation
Claire Denis - 35 Shots of Rum
Marleen Gorris - Antonia's Line
Debra Granik- Winter's Bone
Randa Haines - Children of a Lesser God
Mary Harron - American Psycho
Amy Heckerling - Clueless
Amy Heckerling - Fast Times at Ridgemont High
Agnieszka Holland - Europa, Europa
Nicole Holofcener - Walking and Talking
Courtney Hunt - Frozen River
Annamarie Jacir - Salt of the Sea
Patty Jenkins - Monster
Miranda July - Me and You an Everyone We Know
Kasi Lemmons- Eve's Bayou
Barbara Loden - Wanda
Ida Lupino - The Trouble with Angels
Lucretia Martel - The Holy Girl
Elaine May - The Heartbreak Ki
Deepa Mehta - Water
Mira Nair- Monsoon Wedding
Kimberly Peirce- Boys Don't Cry
Sarah Polley - Away From Her
Sally Potter - Orlando
Lynne Ramsay - We Need to Talk About Kevin
Kelly Reichardt- Meek's Cutoff
Celine Sciamma - Tomboy
Joan Micklin Silver - Hester Street
Barbra Streisand - Yentl
Julie Taymor - Frida
Agnes Varda - Cleo from 5 to 7
Agnes Varda - Vagabond
Lina Wertmuller - Seven Beauties
Lina Wertmuller- Swept Away
http://blogs.indiewire.com/womenandholl ... d-by-women
A conclusão que eu tiro dessa lista é de que eu realmente vejo muito poucos filmes realizados por mulheres. Até tenho vergonha de dizer o número de filmes que vi.

ONLY TWO OF THE 100 TOP-GROSSING MOVIES OF THE YEAR WERE DIRECTED BY WOMEN
http://www.themarysue.com/2013-top-gros ... directors/
Mais um artigo sobre o assunto que dá que pensar.
-
- DVD Maníaco
Re: Realizadoras de Cinema - o cinema visto por ELAS
Dessas listas apenas vi meia dúzia de filmes, e a esmagadora maioria dos títulos não me inspira qualquer confiança.
Dos poucos que vi, apenas sobra um de qua ainda gosto (e bastante) hoje em dia. Trata-se do "Big" e fico muito surpreendido em que saber que foi realizado por uma mulher, pois mete um rapaz de 13 anos no corpo de um homem de 30 anos.
No wikipédia existe uma listagem internacional de mulheres realizadoras, com indicação de país:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_fe ... _directors
E por último, como muita gente sabe que sou fã do cinema de leste, se calhar estão à espera que eu apareça aqui a falar de alguma mulher-realizadora soviética...
E para não desiludir ninguém aqui está ela.

Trata-se da ucraniana Larisa Shepitko, que era casada com o realizador Elem Klimov (o homem que fez o filme de holocausto "Vem e Vê") e que faleceu, junto com parte da equipa do filme que deixou a meio, quando andava de carro à procura de locais (realísticos) para o filmar. O marido depois completou o filme, antes de fazer o "Vem e Vê" (se calhar o estado de espírito deste filme é resultado da viuvez).
No ano passado vi dois filmes bons dela, são ambos gratuitos na parceria Mosfilm-You Tube.
Восхождение / The Ascension
É sobre soldados que sabem que vão morrer executados.
Clip:
Wings / «Крылья»:
É sobre uma mulher que foi mulher-piloto de caças russos, durante a 2ª Guerra e que não se consegue adaptar à vida civil. Imaginem o 1º filme do Rambo, sem qualquer acção ou violência. Não tem muito a ver mas achei engraçada a comparação.
Clip: Atenção que este é spoiler da cena final
Além de realizadora foi a directora do prestigiado estúdio russo de Moscovo "Mosfilm" entre 1964 até à sua morte em 1979.
Esta mulher era um peso-pesado do cinema, aqui está a lista de prémios e honras que recebeu:

Dos poucos que vi, apenas sobra um de qua ainda gosto (e bastante) hoje em dia. Trata-se do "Big" e fico muito surpreendido em que saber que foi realizado por uma mulher, pois mete um rapaz de 13 anos no corpo de um homem de 30 anos.
No wikipédia existe uma listagem internacional de mulheres realizadoras, com indicação de país:
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_fe ... _directors
E por último, como muita gente sabe que sou fã do cinema de leste, se calhar estão à espera que eu apareça aqui a falar de alguma mulher-realizadora soviética...

E para não desiludir ninguém aqui está ela.

Trata-se da ucraniana Larisa Shepitko, que era casada com o realizador Elem Klimov (o homem que fez o filme de holocausto "Vem e Vê") e que faleceu, junto com parte da equipa do filme que deixou a meio, quando andava de carro à procura de locais (realísticos) para o filmar. O marido depois completou o filme, antes de fazer o "Vem e Vê" (se calhar o estado de espírito deste filme é resultado da viuvez).
No ano passado vi dois filmes bons dela, são ambos gratuitos na parceria Mosfilm-You Tube.
Восхождение / The Ascension
É sobre soldados que sabem que vão morrer executados.
Clip:
É sobre uma mulher que foi mulher-piloto de caças russos, durante a 2ª Guerra e que não se consegue adaptar à vida civil. Imaginem o 1º filme do Rambo, sem qualquer acção ou violência. Não tem muito a ver mas achei engraçada a comparação.
Clip: Atenção que este é spoiler da cena final
Esta mulher era um peso-pesado do cinema, aqui está a lista de prémios e honras que recebeu:
E verdade, existe um enorme preconceito ainda para com as mulheres no cinema (e em todo o lado, diga se). Sao poucas as mulheres que conseguem ter uma carreira como realizadora. A Patty Jenkins, que fez o fabuloso Monster, nao fez mais nenhum filme desde entao. E mesmo em termos de atrizes, ha uma enorme diferença salarial, sao os homens que recebem os grandes salarios, apenas com uma ou outra excepçao. E triste que as coisas ainda estejam assim em 2014.
Bons filmes realizados por mulheres:
Monster - Patty Jenkins
Winter's Bone - Debra Granik
The Piano - Jane Champion
Lost in Translation - Sofia Coppola
Marie Antoinette - Sofia Coppola
Boys Don't Cry - Kimberly Peirce
North Country - Niki Caro
In the Land of Blood and Honey - Angelina Jolie (esqueçam o rating do IMDB, que para mim e incompreensivel).
The Countess - Julie Delpy
Faithless - Liv Ullmann
No caso portugues, dois realizados por Teresa Vilaverde:
Transe e Os Mutantes.
Bons filmes realizados por mulheres:
Monster - Patty Jenkins
Winter's Bone - Debra Granik
The Piano - Jane Champion
Lost in Translation - Sofia Coppola
Marie Antoinette - Sofia Coppola
Boys Don't Cry - Kimberly Peirce
North Country - Niki Caro
In the Land of Blood and Honey - Angelina Jolie (esqueçam o rating do IMDB, que para mim e incompreensivel).
The Countess - Julie Delpy
Faithless - Liv Ullmann
No caso portugues, dois realizados por Teresa Vilaverde:
Transe e Os Mutantes.
Larisa Sheptiko yes, dois grandes filmes sim sr. O Cleo from 5 to 7 e o Vagabond da Varda tambem sao magníficos. Mais um que conhece muito pouco. Chantal Akerman do que vi ate agora nao me agradou muito.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Não é machismo, nem nada que se pareça, mas um filme que não estava nada à espera que fosse realizado por uma mulher é o magnífico American Psycho... brutal.
Outra realizadora bastante mais conhecida, a Kathryn Bigelow... basta só mencionar filmes como Point Break, Strange Days ou K-19... nem preciso dos mais recentes.
Também reconheço da lista algumas realizadoras, como a Jane Campion, adorei O Piano, mas lá está, não é o caso das duas que referi acima, em que, basicamente, o público alvo é masculino.
E isso é excelente. Precisamos de mais mulheres para realizar filmes de acção, ficção científica e terror.
Outra realizadora bastante mais conhecida, a Kathryn Bigelow... basta só mencionar filmes como Point Break, Strange Days ou K-19... nem preciso dos mais recentes.
Também reconheço da lista algumas realizadoras, como a Jane Campion, adorei O Piano, mas lá está, não é o caso das duas que referi acima, em que, basicamente, o público alvo é masculino.
E isso é excelente. Precisamos de mais mulheres para realizar filmes de acção, ficção científica e terror.
"Fear is the mind killer..."
-
- DVD Maníaco
Falta aqui tb a visão das users femininas q quase nunca "povoaram" este site e as poucas q o faziam com regularidade desapareceram de órbitra.
- waltsouza
- Moderador
Pois, realmente fazem falta. E num fórum sobre tecnologia ou futebol ainda se percebe que a grande maioria dos seus users sejam homens, embora hajam obviamente algumas excepções. Mas num fórum quase todo ele dedicado a cinema, filmes, séries e derivados é um pouco mais estranho este fenómeno da quase nula participação feminina.Grande Guru wrote:Falta aqui tb a visão das users femininas q quase nunca "povoaram" este site e as poucas q o faziam com regularidade desapareceram de órbitra.
A pergunta que se põe é a seguinte: por onde andam a maior parte das mulheres que vagueiam pela net? Estão no Facebook?

Posso estar enganado mas a única mulher que costuma andar por aqui (e participa) é a Wavey (que eu tenha visto).
-
- DVD Maníaco
Participava sim, n de forma mto mto assidua, mas há largos meses q n dá à costa...
O cinema parece q n é de todo uma arte q leve as mulheres ao debate, gostam, mas vêem e n discutem sobre.
O cinema parece q n é de todo uma arte q leve as mulheres ao debate, gostam, mas vêem e n discutem sobre.
-
- DVD Maníaco
Realmente há poucas mulheres neste fórum, e algo está muito errado, pois este é o maior e melhor fórum português de discussão de filmes.
No meu canal do You Tube, que apenas contém clips de filmes, as estatísticas globais da Google indicam uma percentagem total de 20% de mulheres, desde que criei o canal no ano passado.
Estou farto de tropeçar em críticas de cinema estrangeiras, escritas por mulheres, deixo dois exemplos intreressantes de cinéfilas do estrangeiro:
A Anna Fomicheva é uma cinéfila moscovita, que estuda e trabalha em Londres, no âmbito do Cinema (Curso/trabalho), ao pé dela eu sou um palerma imbecil que não sabe de nada acerca do cinema de leste (não estou a brincar, sou mesmo palerma ignorante):
http://kinobuff.com/
Ela até está a lançar um apelo/pedido internacional para críticas de cinema de filmes de leste.
O 2º exemplo são aqueles canais do You Tube, onde o pessoal se filma a si próprio a falar de filmes. Aqui temos duas mulheres americanas a fazerem review ao poderoso filme russo "Vem e Vê":
Este video apareceu agora de repente na minha pesquisa e ainda não o vi, mas parece bom:
O video seguinte é o que eu já tinha visto:
Até fui lá dar um lamiré nos comentários, mas não correu muito bem...

Se quiserem posso tentar convidar algumas cinéfilas da Rússia e E.U.A. a registarem-se no DVD Mania, desde que elas possam escrever em inglês.

No meu canal do You Tube, que apenas contém clips de filmes, as estatísticas globais da Google indicam uma percentagem total de 20% de mulheres, desde que criei o canal no ano passado.
Estou farto de tropeçar em críticas de cinema estrangeiras, escritas por mulheres, deixo dois exemplos intreressantes de cinéfilas do estrangeiro:
A Anna Fomicheva é uma cinéfila moscovita, que estuda e trabalha em Londres, no âmbito do Cinema (Curso/trabalho), ao pé dela eu sou um palerma imbecil que não sabe de nada acerca do cinema de leste (não estou a brincar, sou mesmo palerma ignorante):
http://kinobuff.com/
Ela até está a lançar um apelo/pedido internacional para críticas de cinema de filmes de leste.
O 2º exemplo são aqueles canais do You Tube, onde o pessoal se filma a si próprio a falar de filmes. Aqui temos duas mulheres americanas a fazerem review ao poderoso filme russo "Vem e Vê":
Este video apareceu agora de repente na minha pesquisa e ainda não o vi, mas parece bom:
O video seguinte é o que eu já tinha visto:
Até fui lá dar um lamiré nos comentários, mas não correu muito bem...

Se quiserem posso tentar convidar algumas cinéfilas da Rússia e E.U.A. a registarem-se no DVD Mania, desde que elas possam escrever em inglês.

-
- DVD Maníaco
Estava a rever aquele clip do filme "The Ascension", feito pela Larisa Shepitko e fiquei mesmo com muita pena de nunca ter escrito uma crítica deste filme, na altura em que o vi.
Na janela ao lado no You Tube surge este outro clip muito poderoso, em que vão buscar um tronco para a menina de 11 anos (ou assim) poder ganhar altura para ser enforcada. Se me perguntarem porque eu acho que o cinema norte-americano (e também o cinema da europa ocidental) é aleijado ("crippled"), incompleto e pobrezinho, respondo com este clip, que faço muita questão que todos os membros do fórum vejam:
Se gostarem do clip, podem também ver o filme gratuitamente, com legendas, no You Tube.
Na janela ao lado no You Tube surge este outro clip muito poderoso, em que vão buscar um tronco para a menina de 11 anos (ou assim) poder ganhar altura para ser enforcada. Se me perguntarem porque eu acho que o cinema norte-americano (e também o cinema da europa ocidental) é aleijado ("crippled"), incompleto e pobrezinho, respondo com este clip, que faço muita questão que todos os membros do fórum vejam:

Se gostarem do clip, podem também ver o filme gratuitamente, com legendas, no You Tube.