The Hobbit: The Desolation of Smaug (2013) - Peter Jackson
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: The Hobbit: The Desolation of Smaug (2013) - Peter Jacks
Há que ter em conta que também estão a incluir os apendices que existem no Regresso do Rei (O Necromancer, Dol Guldur, Thrain, etc), tal como expandiram acontecimentos que acontecem numa página, o Hobbit é um excelente livro, o meu preferido do Tolkien, mas é um livro que é muito resumindo no que acontece e tem, tirando o Bilbo e o Thorin, muito pouca construção das personagens e o Hobbit tem excelentes personagens (Beorn, Thranduil, Bard, Master of Laketown) que no filme irão ter os seus papéis mais extendidos do que no livro. Sim há algos partes ou personagens desnecessárias (Azog devia estar morto e ser o Bolg o antagonista do Thorin, ainda estou céptico com a Tauriel)No Angel wrote:Eu so nao sei e como e que um livro com apenas 259 paginas (ediçao portuguesa; comecei a ler hoje) consegue ser adaptado em tres filmes, sendo que cada um deles deve ter mais de 2 horas e meia... a isto é que se chama espremer! Nem oito nem oitenta!
Para mim, ainda bem que fizeram 3 filmes, há muito mais no Hobbit do que aquilo que está no livro.
E espero que gostes do livro, é uma excelente leitura e lês num ápice ;)
BTW: pelos vistos já há confirmação da duração do filme: 161 minutos, 8 minutos mais curto que o 1º
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
Mas Peraí, agora só por estar num tópico de um filme não posso falar mal dele é?Quanto às críticas do THX, ele já as levantou noutro tópico qualquer e são risíveis. Pelos vistos ser adaptação de um livro antigo e original não conta, só porque existe o Dragonheart.O Hobbit é banhada porque já houve aranhas no HP e dragões em outros filmes, mas esse raciocínio pelos vistos é inválido em relação ao Man of Steel. Eu gostei do Man of Steel, mas para clarificar a comparação, já foram feitos vários filmes sobre gajos que voam (Superman, Peter Pan, Hancock, Matrix) e sobre planetas que são destruídos (Star Trek, Star Wars), etc. Dois pesos e duas medidas, isn't it nice?
O Hobbit vai ser uma banhada porque o PJ parece que realizou o filme contrafeito e com muita pressão para o fazer.
Eu não vou em carneiradas e continuo a dizer que vai ser um filme medíocre, basta ver o péssimo CGI do trailer que só dá mesmo para rir. E depois vem com a história do 4K, ou seja, "lavar a cara aos pretos".
Quanto aos pesos e ás duas medidas, eu não me importo de ver uma repetição do super-homem ou até de um homem-aranha DESDE que seja sempre superior aos anteriores filmes, coisa que neste já vi que não vai acontecer. Não li o livro mas continuo a achar que, independentemente da data que a história tem e de só agora estar a ser adaptada para tela, não vai trazer nada de novo que não se tenha feito até agora em cinema. Se quiserem compreender este meu meu raciocínio ok, se não...ok na mesma.
Eu só disse que não vou ao cinema ver este filme pois a qualidade paga-se, a falta dela ignora-se.
Mas é melhor migrar para outro tópico pois já percebi que parece se estar a instalar aqui uma certa adoração que roça o fanatismo.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Poder podes, mas convinha ver o filme primeiro antes de tirares conclusões precipitadasTHX wrote:
Mas Peraí, agora só por estar num tópico de um filme não posso falar mal dele é?
Presumo que já tenhas visto o filme para tirares tal conclusão...THX wrote: O Hobbit vai ser uma banhada
Tirando a última frase, o PJ não fez o filme contrafeito, muito pelo contrário, pelo que ele diz nos videoblogs e nos apendices até foram mais divertidas que a do Senhor dos Anéis.THX wrote: porque o PJ parece que realizou o filme contrafeito e com muita pressão para o fazer.
Porque a tua bola mágica de cristal que prevê o futuro assim o diz, né...THX wrote: Eu não vou em carneiradas e continuo a dizer que vai ser um filme medíocre
Sim porque estamos a falar de um CGI ao nivel de um Sharknado ou outro filme do canal SYFY...THX wrote: basta ver o péssimo CGI do trailer que só dá mesmo para rir.
O 4K é apenas a resolução do filme, não estou a ver qual o problema aqui, a não ser que estejas a confundir com o HFR 48FPS, aí tens escolha, vê em 2D (como eu vou ver)THX wrote: E depois vem com a história do 4K, ou seja, "lavar a cara aos pretos".
Mas o Hobbit não é suposto ser "superior" ao Senhor dos Anéis, é uma história muito mais simples, passa-se no mesmo universo, mas, a partir deste Desolação de Smaug, até se irão passar em locais que não aparecem no LOTR.THX wrote: Quanto aos pesos e ás duas medidas, eu não me importo de ver uma repetição do super-homem ou até de um homem-aranha DESDE que seja sempre superior aos anteriores filmes, coisa que neste já vi que não vai acontecer.
THX wrote: Não li o livro
Mas aconselho, de certeza que só te iria enriquecer a tua cultura e evitares escreveres esses tipo de posts.
E é preciso trazer algo de novo para um filme ser bom?THX wrote: mas continuo a achar que, independentemente da data que a história tem e de só agora estar a ser adaptada para tela, não vai trazer nada de novo que não se tenha feito até agora em cinema.
O problema é que o teu raciocinio não tem ponta que se pega, não traz nada de construtivo para o tópico, apenas bashing puro e duro a um filme que ainda nem sequer viste, nem tu, nem ninguém.THX wrote: Se quiserem compreender este meu meu raciocínio ok, se não...ok na mesma.
Temos pena, então...THX wrote: Eu só disse que não vou ao cinema ver este filme pois a qualidade paga-se, a falta dela ignora-se.
Aqui não é permitido apenas posts que "roça o fanatismo" (se mostrares posts desse género, força) aqui quem está a roçar o sectarismo és tu com posts de bashing baseados em ideias pré-concebidas de total ignorância do que é o filme/livro ou falando em Internetês, estás a ser um troll hater.THX wrote: Mas é melhor migrar para outro tópico pois já percebi que parece se estar a instalar aqui uma certa adoração que roça o fanatismo.
Eu também tenho alguns problemas com este novo filme (o aspecto do Beorn que mais parece o Sonic que um homem-urso, a introdução da personagem Tauriel, como irá ser o Bolg) mas não vou já dizer que esses aspectos irão fazer o filme mau, porque ainda não vi o filme, e até, com o contexto do filme possam estar bem enquadrados e esses problemas desaparecerem para mim.
Aqui está Smaug pintado num avião da Air New Zealand, a premiere do filme é já amanhã em Los Angeles
- Rui Santos
- Site Admin
Tópico limpo.
Atenção às ofensas pessoais, não são toleradas.
Obrigada a todos que se abstiveram de subir o tom da discussão, e um pedido de desculpas ao Vinsanity pela demora.
Atenção às ofensas pessoais, não são toleradas.
Obrigada a todos que se abstiveram de subir o tom da discussão, e um pedido de desculpas ao Vinsanity pela demora.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Bem fui ver hoje o filme e gostei muito, bem mais que o primeiro
SPOILERS como é óbvio, vou basicamente dissecar quase o filme todo
No geral, filme melhor que o primeiro, para quem gostou do primeiro, vai adorar este, para quem não gostou do primeiro, talvez este seja mais do vosso agrado, eu gostei muito, dou 9/10
SPOILERS como é óbvio, vou basicamente dissecar quase o filme todo
Gostei muito do filme mas no final acabei por pensar "era necessário fazer 3 filmes de 3 horas?".
Apesar de ter gostado muito, na globalidade, acho que não tem substância, conteúdo para ser esticado mais. Na minha opinião, um único filme de 4 horas bastava.
Teria sido mais sensato e equilibrado isso.
Como está tem muita, muita "palha narrativa" escusadamente.
Digo isto não sendo um leito de Tolkein, nunca li nenhum livro de Tolkien.
Só vi os filmes da saga anterior que adorei, especialmente, o segundo e o terceiro.
Mas, aí, tinha lógica os três filmes agora neste caso já não tem.
Ou seja, não devia ter existido Hobbit 1, 2 e 3.
Um único filme de 4 horas era o merecido e sensato.
Seria mais concentrado, teria mais "sumo" era mais equilibrado.
Mesmo assim, é um magnifico espetáculo como foi o primeiro.
8/10
Apesar de ter gostado muito, na globalidade, acho que não tem substância, conteúdo para ser esticado mais. Na minha opinião, um único filme de 4 horas bastava.
Teria sido mais sensato e equilibrado isso.
Como está tem muita, muita "palha narrativa" escusadamente.
Digo isto não sendo um leito de Tolkein, nunca li nenhum livro de Tolkien.
Só vi os filmes da saga anterior que adorei, especialmente, o segundo e o terceiro.
Mas, aí, tinha lógica os três filmes agora neste caso já não tem.
Ou seja, não devia ter existido Hobbit 1, 2 e 3.
Um único filme de 4 horas era o merecido e sensato.
Seria mais concentrado, teria mais "sumo" era mais equilibrado.
Mesmo assim, é um magnifico espetáculo como foi o primeiro.
8/10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
-
- DVD Maníaco
(Um pouco off-topic, mas talvez apropriado e de interesse humorístico para este tópico
)
Хоббит / The Hobbit (СССР / USSR, 1985 г.)
Quando quiserem dizer mal do cinema soviético, têm este filme...
Parece ser tele-teatro para bebés de idade entre os 1-3 anos...
Testemunho e análise por um cidadão da ex-URSS:
Leiam também a reacção internacional nos comentários do You Tube...

Хоббит / The Hobbit (СССР / USSR, 1985 г.)
Quando quiserem dizer mal do cinema soviético, têm este filme...

Parece ser tele-teatro para bebés de idade entre os 1-3 anos...

Testemunho e análise por um cidadão da ex-URSS:
Fonte: http://kotaku.com/5971409/the-soviets-m ... incredibleI grew up in USSR for half of my life and i've seen a lot of USSR movies and cartoons but never this one. In fact we had a lot of these types of "movies" which were self aware they were not movies, but more like Theatrical Presentations, or live theatre for tv.
I have to mention something though. One of the reasons this looks so crappy is because no one in this staged play looks like what we ever have seen in fantasy genre of movies and cartoons in the Western World. You see in USSR, Russia and that general region, while the people in general were well read on English literature for example, they had no cultural experience with "Fantasy" as an art style, as a pop culture phenomenon. This is why a lot of what you may be seeing is uncharacteristic of anything "fantasy" Fantasy literature and American sci fi became wildly popular, but only in second half of the 80s and only among the readers. We didn't have many films on sci fi or fantasy. But sci fi was more developed though from some films from the past.
I think even the stereotypical depiction of what the wizards, creatures, hobbits, and environments look like and how they behave might not exactly been clear in Tolkien's books either. If you compare the animated cartoon The Lord Of THe Rings, from the 70s (usa or uk, I don't remember) it also looks rather cheesy and funny compared to "realistic" depictions of fantasy of 80s and forth.
Of course there were no board games based on Dungeons and Dragons in USSR either. Everyone was encouraged to play chess and everything else was considered a waste of time.
80s was also a relatively bad time for any movie and cartoon production. It was the decade in which some of the worst stuff was made by the approval of department of culture because the nation of USSR was going through bad economy and productions like this never got much funding.
Leiam também a reacção internacional nos comentários do You Tube...

Ja li o livro quase todo, e continuo a achar que 3 horas eram suficientes! Claro que se se poe a adicionar coisas extra precisam de mais tempo, mas para mim isso e mais uma desculpa para poderem fazer mais filmes e no fundo ganharem mais dinheiro, do que outra coisa. Os filmes sao uma adaptaçao do Hobbit, logo essas coisas extra nem sequer deviam estar la... ate porque um livro/filme tem um ritmo proprio, e se se poe a por coisas que la nao estavam esse ritmo perde-se.vinsanity wrote:Há que ter em conta que também estão a incluir os apendices que existem no Regresso do Rei (O Necromancer, Dol Guldur, Thrain, etc), tal como expandiram acontecimentos que acontecem numa página, o Hobbit é um excelente livro, o meu preferido do Tolkien, mas é um livro que é muito resumindo no que acontece e tem, tirando o Bilbo e o Thorin, muito pouca construção das personagens e o Hobbit tem excelentes personagens (Beorn, Thranduil, Bard, Master of Laketown) que no filme irão ter os seus papéis mais extendidos do que no livro. Sim há algos partes ou personagens desnecessárias (Azog devia estar morto e ser o Bolg o antagonista do Thorin, ainda estou céptico com a Tauriel)No Angel wrote:Eu so nao sei e como e que um livro com apenas 259 paginas (ediçao portuguesa; comecei a ler hoje) consegue ser adaptado em tres filmes, sendo que cada um deles deve ter mais de 2 horas e meia... a isto é que se chama espremer! Nem oito nem oitenta!
Para mim, ainda bem que fizeram 3 filmes, há muito mais no Hobbit do que aquilo que está no livro.
E espero que gostes do livro, é uma excelente leitura e lês num ápice ;)
BTW: pelos vistos já há confirmação da duração do filme: 161 minutos, 8 minutos mais curto que o 1º
3 horas para o Hobbit seria uma completa confusão, a não ser que cortasses várias partes do livro (Beorn? Mirkwood? Goblintown?Batalha dos 5 Exércitos?) O nº de páginas de um livro não corresponde necessáriamente ao nº de minutos de um filme, nos filmes senhores dos anéis, tanta cena dos livros que foi cortada (tom bombadil, Scourching of the Shire os casos mais famosos), devo culpar o PJ por querer tentar reproduzir o livro na quase sua totalidade?No Angel wrote:
Ja li o livro quase todo, e continuo a achar que 3 horas eram suficientes! Claro que se se poe a adicionar coisas extra precisam de mais tempo, mas para mim isso e mais uma desculpa para poderem fazer mais filmes e no fundo ganharem mais dinheiro, do que outra coisa. Os filmes sao uma adaptaçao do Hobbit, logo essas coisas extra nem sequer deviam estar la... ate porque um livro/filme tem um ritmo proprio, e se se poe a por coisas que la nao estavam esse ritmo perde-se.
Mas se quiseres ouvir da boca do própria da sua decisão:
http://insidemovies.ew.com/2013/12/13/h ... r-jackson/
De certeza absoluta que quando sair o 3º filme não irão faltar fancuts dos filmes posto num só.
Tem as falhas e as forças de outros os outros. Eu gosto sempre muito dos filmes, mas PJ cai sempre nos mesmos exageros, as cenas intermináveis de ação, principalmente tudo o que meta o Legolas. A do Bombur está muito engraçada e arrancou umas gargalhadas à plateia. No essencial pareceu-me melhor que o primeiro e acaba com um bom cliffhanger. Como meio da trilogia, resultou melhor que as duas torres. Espero que o último tenha um final e não uma porrada deles como o regresso do rei.
Gostei do PJ continuar a comer cenouras, daí ter emagrecido tanto!
Gostei do PJ continuar a comer cenouras, daí ter emagrecido tanto!
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Mas nao se pode passar todas as cenas de um livro para um filme, nem sei se isso e conveniente... deve-se passar sim o mais importante, e o suficiente para os leitores perceberem a historia e as personagens. Se um livro pequeno como este precisa de 6/7 horas, nem quero imaginar quando tempo deveria ter a adaptaçao de livros de 500/600 paginas... e acho que isso de ser muito consiso um pouco estranho, nao acho que seja muito mais consiso que um romance normal. Talvez o consideres assim porque tem muitas aventuras? Mas outros livros terao outras coisas: cenas dramaticas, cenas de suspense, o que seja, que tem de ser abreviadas ou cortadas, porque senao todos os filmes teriam de ter 6 horas ou mais como este Hobbit.vinsanity wrote:3 horas para o Hobbit seria uma completa confusão, a não ser que cortasses várias partes do livro (Beorn? Mirkwood? Goblintown?Batalha dos 5 Exércitos?) O nº de páginas de um livro não corresponde necessáriamente ao nº de minutos de um filme, nos filmes senhores dos anéis, tanta cena dos livros que foi cortada (tom bombadil, Scourching of the Shire os casos mais famosos), devo culpar o PJ por querer tentar reproduzir o livro na quase sua totalidade?No Angel wrote:
Ja li o livro quase todo, e continuo a achar que 3 horas eram suficientes! Claro que se se poe a adicionar coisas extra precisam de mais tempo, mas para mim isso e mais uma desculpa para poderem fazer mais filmes e no fundo ganharem mais dinheiro, do que outra coisa. Os filmes sao uma adaptaçao do Hobbit, logo essas coisas extra nem sequer deviam estar la... ate porque um livro/filme tem um ritmo proprio, e se se poe a por coisas que la nao estavam esse ritmo perde-se.
Mas se quiseres ouvir da boca do própria da sua decisão:
http://insidemovies.ew.com/2013/12/13/h ... r-jackson/
De certeza absoluta que quando sair o 3º filme não irão faltar fancuts dos filmes posto num só.
E dou-te um exemplo radical: o E Tudo o Vento Levou, que tem mais de 1200 paginas (na ediçao portuguesa que li, cada um dos dois volumes tinha mais de 600 paginas), ou seja, tem para ai 4 vezes mais o tamanho do Hobbitt, e foi excelentemente adaptado num filme que nem chega às 4 horas. O que se pode dizer disto?

Estou completamente ao lado do No Angel, palavra por palavra
.
Uma adaptação é uma adaptação não é uma transferência direta.
Devia ter sido feita uma adaptação diferente.
Este Hobbit 2 e o outro anterior têm muita palha, muitíssima palha escusada.
Não tenho dúvidas que o próximo também será um grande filme mas vendo de uma forma fria,
um filme grande bastava, três é um absurdo tremendo.
Será que Jackson vai fazer do outro livro um filme também?.
Serão mais 3 filmes de 3 horas?.
A tentação é muita a partir de agora.

Uma adaptação é uma adaptação não é uma transferência direta.
Devia ter sido feita uma adaptação diferente.
Este Hobbit 2 e o outro anterior têm muita palha, muitíssima palha escusada.
Não tenho dúvidas que o próximo também será um grande filme mas vendo de uma forma fria,
um filme grande bastava, três é um absurdo tremendo.
Será que Jackson vai fazer do outro livro um filme também?.
Serão mais 3 filmes de 3 horas?.
A tentação é muita a partir de agora.
"Sempre as horas,as horas,as horas......"
E para o PJ, achou que seria melhor extender a caracterização de personagens que aparecem no livro (que muitos têm momentos importantes e cruciais na história, como o Bard) e de eventos que acontecem no livro, para além dos eventos dos apêndices (que farto de mencionar, mas pelos vistos essa mensagem não passa, porque continua-se com o argumento ad naseaum do livro e do nº de páginas deste, quando se está a adaptar mais coisas que não aparecem no livro.) O meu problema neste filme em especial foi a cena do Kili e Tauriel, isso já achei totalmente desnecessária e foram 10 minutos que podiam ter sido melhor aproveitados para ter um bocado mais tempo de antena para o Beorn, ou meterem Thrain (já que é referenciado no prólogo)No Angel wrote:
Mas nao se pode passar todas as cenas de um livro para um filme, nem sei se isso e conveniente... deve-se passar sim o mais importante, e o suficiente para os leitores perceberem a historia e as personagens.
Acho que tu e muita gente partem do principio que o nº de páginas de um livro equivale ao nº de minutos de um filmes, essa premissa logo aí é errada, porque cada livro tem um pacing distinto do outro.No Angel wrote: Se um livro pequeno como este precisa de 6/7 horas, nem quero imaginar quando tempo deveria ter a adaptaçao de livros de 500/600 paginas... Talvez o consideres assim porque tem muitas aventuras?
Considero que no Hobbit acontece muito mais coisas que num só livro do Senhor dos Anéis, só que foi escrito numa forma mais resumida que nos livros do Senhor dos Anéis, e como o leste acho que podes confirmar tal. Há livros (muitos deles até de fantasia) que têm 600, 700, ou até 1000 páginas mas que pouco ou nada acontece (um exemplo disso: o 4º livro das Crónicas Gelo e do Fogo(versão inglesa) o Feast of Crows ou o 6º livro da série Dark Tower do Stephen King) no caso do Hobbit é o oposto, é um livro pequeno, mas que acontecem várias "aventuras" como dizes. Eu, que adoro o livro, é o meu preferido do Tolkien, adoro o facto de estar a serem retratadas essas tais aventuras e de haver filmes suficientes, sim há cenas inventadas pelo PJ que são dispensáveis (a perseguição dos wargs no 1º filme, Kili e Tauriel, Azog ter sobrevivido) mas o resto não tenho razão de queixa. As minhas razões de queixa é mais a nivel técnico, a nivel de fazerem os orcs CGI em vez de manter os orcs prostéticos como no LOTR (e até os há no Hobbit, mas em menor número) e a pancada dele com o 3D
Não li o livro, não sei se o quão diferente ou o que foi retirado do livro para o filme, se o livro é moroso a ler ou acontece várias coisas. O último livro do Harry Potter até nem era o maior deles e foi o que teve de se dividir em 2 filmes, porque seria impossivel adaptar num só filme com o risco de retirarem elementos importantes como os talismãs da morte. E curiosamente o livro mais longo do HP é o que tem menor duração em filme :PNo Angel wrote: E dou-te um exemplo radical: o E Tudo o Vento Levou, que tem mais de 1200 paginas (na ediçao portuguesa que li, cada um dos dois volumes tinha mais de 600 paginas), ou seja, tem para ai 4 vezes mais o tamanho do Hobbitt, e foi excelentemente adaptado num filme que nem chega às 4 horas. O que se pode dizer disto?
E estes filmes não são uma transferência directa do livro, ainda por mais os últimos 25 minutos deste 2º filme não aparecem no livro.Ludovico wrote: Uma adaptação é uma adaptação não é uma transferência direta.
Discordo, 2 como era originalmente planeado seria já aceitável, não me importa serem 3, permite meter mais cenas importantes (e mesmo assim cortaram várias cenas que seriam importantes). Mas se queres ver o Hobbit num só filme, sugiro verem o desenho-animado de 1977.Ludovico wrote:um filme grande bastava.
Qual outro livro?Ludovico wrote: Será que Jackson vai fazer do outro livro um filme também?.
Interpreto que seja mais uma prequela (em trilogia... para variar) do TLOTR do que uma adaptação do The Hobbit... e está porreira (pelo menos até ao segundo filme).
Não quero pensar apenas como uma adaptação do The Hobbit, senão "estraga-me" o livro e a trilogia... seria a adaptação mais libertina e "espremida até ao tutano" de que tenho memória.
Não quero pensar apenas como uma adaptação do The Hobbit, senão "estraga-me" o livro e a trilogia... seria a adaptação mais libertina e "espremida até ao tutano" de que tenho memória.
"Fear is the mind killer..."