Q têm contra os "popcorn movies"?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Q têm contra os
Bem, mas que tópico este.
Começou em "filmes pipoca", passou-se por questões filosóficas e acabou-se a falar de reflexos-incondicionados...
Existem filmes-"pipoca", filmes-intelectuais, filmes-"Caviar", filmes-pimba, filmes-inteligentes, filmes-"WTF?",...
Vale a pena ler os posts todos deste tópico, que apesar de extenso faz uma pessoa ficar bastante elucidada sobre o tema do mesmo
.
Começou em "filmes pipoca", passou-se por questões filosóficas e acabou-se a falar de reflexos-incondicionados...

Existem filmes-"pipoca", filmes-intelectuais, filmes-"Caviar", filmes-pimba, filmes-inteligentes, filmes-"WTF?",...
Vale a pena ler os posts todos deste tópico, que apesar de extenso faz uma pessoa ficar bastante elucidada sobre o tema do mesmo

Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
- Rui Santos
- Site Admin
Que grande bump THX, este tópico está com a formatação baralhada pois ainda vem do antigo software do fórum dvdmania :)
Mas é bom reler grandes discussões do passado.
Mas é bom reler grandes discussões do passado.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Eu apenas fiz um "warp" ao passado e depois um "Back to the Future".
A idéia de desenterrar tópicos antigos como este é apenas para dar a oportunidade a membros mais recentes de darem a sua opinião. Eu até já me tinha lembrado de esta temática, mas em vez de estar a abrir um tópico repetido, aproveitei este.
Nestas 8 páginas acho que o titulo do tópico foi-se desviando progressivamente.
A pergunta é muito simples e directa :
-O que tem contra os "Popcorn movies" ?
Eu, nestas páginas todas, ainda não vi ninguém a dar a cara para dizer mal deste tipo de filmes.
Apenas li comentários a dizer que o mal não é dos "popcorn movies" mas sim do aparecimento do DVD, dos putos irritantes no cinema, da nossa cultura em geral, do hábito de se comer pipocas durante o filme, etc,etc, ou seja, divagou-se tanto numa conversa que se queria directa.
Ou se gosta de falar bem deste tipo de filmes, ou mal.
Ou se gosta de denegrir este tipo de filmes, ou não.
Ou se gosta de sugerir este tipo de filmes a um amigo, ou não.
Resumindo, ou se gosta deste tipo de filmes, ou não. Simples.
Mas a questão de fundo acho que é outra, é tentar perceber porque é que muita gente usa o termo "filme pipoca" para rebaixar determinado filme relativamente a outros. E isso existe mesmo.
É como quem houve Jazz, ou música clássica e reduzir o Heavy-Metal a barulho, ou dizer que a música Techno nem sequer é música. É uma elite cinéfila a tentar demonstrar o seu desprezo por uma camada mais popularucha que não sabe apreciar a arte do cinema, mas sim de apenas gostar de "ver filmes" estúpidos para passar o tempo.
Esta é que é a questão, usar o termo filme-pipoca para medir a inteligência de quem visiona determinado filme.
Mas dentro dos filmes-pipoca existem vários escalões, o escalão A, B, C, etc.
Daí por vezes se falar em filmes série B, categoria C, etc.
Isto no fundo tem a ver com gostos pessoais, mas se começamos todos a ver filmes de animação no inicio da nossa vida foi de certeza a ver filmes-pipoca que começamos a gostar de ver cada vez mais filmes. Depois começamos a aprender cada vez mais e a querer descobrir, explorar o verdadeiro cinema (estão a ver aqui a palavra "verdadeiro"?) ficamos mais refinados com o tempo, como o vinho do Porto.
Eu ainda continuo a ver filmes-pipoca, também gosto de comer pipocas na sala de cinema (ainda mais quando estas são oferta).
O último filme-pipoca que eu fui ver ao cinema foi o "Riddick" e devo ter comido o pacote todo das pipocas, sem incomodar ninguém, e ainda bebi uma Pepsi.
Ontem vi o "Sunset Boulevard" (O Crepúsculo dos Deuses) em casa no meu "home-cinema" e comi uma tigela de tremoços com uma "Calrsberg" geladinha.
Muitos de nós estamos hoje a escrever neste fórum não por causa dos "cult movies", ou devido aos grandes clássicos, mas sim porque a maior parte de nós ainda adora ver um bom filme-pipoca.
A idéia de desenterrar tópicos antigos como este é apenas para dar a oportunidade a membros mais recentes de darem a sua opinião. Eu até já me tinha lembrado de esta temática, mas em vez de estar a abrir um tópico repetido, aproveitei este.
Nestas 8 páginas acho que o titulo do tópico foi-se desviando progressivamente.
A pergunta é muito simples e directa :
-O que tem contra os "Popcorn movies" ?
Eu, nestas páginas todas, ainda não vi ninguém a dar a cara para dizer mal deste tipo de filmes.
Apenas li comentários a dizer que o mal não é dos "popcorn movies" mas sim do aparecimento do DVD, dos putos irritantes no cinema, da nossa cultura em geral, do hábito de se comer pipocas durante o filme, etc,etc, ou seja, divagou-se tanto numa conversa que se queria directa.
Ou se gosta de falar bem deste tipo de filmes, ou mal.
Ou se gosta de denegrir este tipo de filmes, ou não.
Ou se gosta de sugerir este tipo de filmes a um amigo, ou não.
Resumindo, ou se gosta deste tipo de filmes, ou não. Simples.
Mas a questão de fundo acho que é outra, é tentar perceber porque é que muita gente usa o termo "filme pipoca" para rebaixar determinado filme relativamente a outros. E isso existe mesmo.
É como quem houve Jazz, ou música clássica e reduzir o Heavy-Metal a barulho, ou dizer que a música Techno nem sequer é música. É uma elite cinéfila a tentar demonstrar o seu desprezo por uma camada mais popularucha que não sabe apreciar a arte do cinema, mas sim de apenas gostar de "ver filmes" estúpidos para passar o tempo.
Esta é que é a questão, usar o termo filme-pipoca para medir a inteligência de quem visiona determinado filme.
Mas dentro dos filmes-pipoca existem vários escalões, o escalão A, B, C, etc.
Daí por vezes se falar em filmes série B, categoria C, etc.
Isto no fundo tem a ver com gostos pessoais, mas se começamos todos a ver filmes de animação no inicio da nossa vida foi de certeza a ver filmes-pipoca que começamos a gostar de ver cada vez mais filmes. Depois começamos a aprender cada vez mais e a querer descobrir, explorar o verdadeiro cinema (estão a ver aqui a palavra "verdadeiro"?) ficamos mais refinados com o tempo, como o vinho do Porto.
Eu ainda continuo a ver filmes-pipoca, também gosto de comer pipocas na sala de cinema (ainda mais quando estas são oferta).
O último filme-pipoca que eu fui ver ao cinema foi o "Riddick" e devo ter comido o pacote todo das pipocas, sem incomodar ninguém, e ainda bebi uma Pepsi.
Ontem vi o "Sunset Boulevard" (O Crepúsculo dos Deuses) em casa no meu "home-cinema" e comi uma tigela de tremoços com uma "Calrsberg" geladinha.
Muitos de nós estamos hoje a escrever neste fórum não por causa dos "cult movies", ou devido aos grandes clássicos, mas sim porque a maior parte de nós ainda adora ver um bom filme-pipoca.
Atualmente uso um critério muito pessoal que divide o cinema entre bons e maus filmes (para mim claro). Comecei na minha juventude por ver os western spaghetti (e ainda hoje gosto) e depois à medida que fui envelhecendo comecei a gostar também de outras coisas. (ex; O Carteiro de Pablo Neruda ou Cinema Paraíso) mas ainda aprecio coisas como o "Last Action Hero"
Faço a minha própria escolha e assumo o que gosto estando nas tintas para os estereótipos

Inteiramente de acordo. Aliás, há que assumir que também gostamos de maus filmes. Eu pelo menos também gosto de ver popcorn movies, que para mim são filmes com pouca profundidade, mas com grande índice de entretenimento.
O meu avô lia muito e lia muito e bons livros, mas dizia ele que de vez em quando também lhe sabia bem uma feijoada e com isso queria dizer, que de vez em quando e em determinadas circunstâncias, sabia-lhe bem ler literatura mais leve...
Em certas alturas do dia (por ecemplo a horas mais tardias, em que a capacidade de concentração é menor...) gosto muito de ver comédias de terror, como os Scary Movie, por exemplo... Estes serão os meus "popcorn movies". Já quanto a filmes descerebrados de acção, por exemplo os buddy movies em que uma equipa de 2 polícias (um mais certinho, outro mais rebelde) peregue os ladrões, já não me dizem nada. Mas quem sou eu para criticar quem gosta desses filmes, se eu próprio também gosto de Scary Movies e outros? E então aqueles (raros) filmes que são tão maus que até se tornam bons?
Para mim criticável não é apreciar ou ver "maus" filmes, mas recusar ou denegrir filmes com outra profundidade. Mas a esses há que dar tempo pois pode ser que, tantos filmes vejam, que os seus gostos acabem por evoluir...
O meu avô lia muito e lia muito e bons livros, mas dizia ele que de vez em quando também lhe sabia bem uma feijoada e com isso queria dizer, que de vez em quando e em determinadas circunstâncias, sabia-lhe bem ler literatura mais leve...
Em certas alturas do dia (por ecemplo a horas mais tardias, em que a capacidade de concentração é menor...) gosto muito de ver comédias de terror, como os Scary Movie, por exemplo... Estes serão os meus "popcorn movies". Já quanto a filmes descerebrados de acção, por exemplo os buddy movies em que uma equipa de 2 polícias (um mais certinho, outro mais rebelde) peregue os ladrões, já não me dizem nada. Mas quem sou eu para criticar quem gosta desses filmes, se eu próprio também gosto de Scary Movies e outros? E então aqueles (raros) filmes que são tão maus que até se tornam bons?
Para mim criticável não é apreciar ou ver "maus" filmes, mas recusar ou denegrir filmes com outra profundidade. Mas a esses há que dar tempo pois pode ser que, tantos filmes vejam, que os seus gostos acabem por evoluir...

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
Lorde X,Aliás, há que assumir que também gostamos de maus filmes.
Se neste planeta todas as mulheres fossem muito giras, e existisse uma feia, seria essa a mulher mais interessante

O que eu quero dizer com isto é que se só existissem bons filmes no mundo todo, e alguém descobrisse 1 filme mau, seria esse que toda a gente gostaria de ver.
Se não virmos filmes classe C de vez em quando, vamos acabar por não saber dar valor ao que é bom.
É como comer chocolate doce todos os dias da semana, e ao fim de semana comer um pouco de chocolate preto amargo somente para mudar um pouco o sabor.
Eu adoro ler um bom livro, mas também gosto de passar os olhos pela "Nova Gente" da minha esposa.
Alguns filmes popcorn que adorei :
http://www.imdb.com/title/tt0100814/?ref_=tt_rec_tt
http://www.imdb.com/title/tt0384833/?ref_=fn_al_tt_1
http://www.imdb.com/title/tt0090887/?ref_=tt_rec_tt
Uma coisa curiosa que se passava comigo em miúdo, mas quando era bem pequeno, era que quando os meus pais me davam a escolher um iogurte, eu normalmente queria aquele de que havia menos no frigorífico...THX wrote: Se neste planeta todas as mulheres fossem muito giras, e existisse uma feia, seria essa a mulher mais interessante.

O Tremors também é dos meus guilty pleasures.THX wrote: Alguns filmes popcorn que adorei :
http://www.imdb.com/title/tt0100814/?ref_=tt_rec_tt
http://www.imdb.com/title/tt0384833/?ref_=fn_al_tt_1
http://www.imdb.com/title/tt0090887/?ref_=tt_rec_tt

E tem ideias bem originais, apesar de reciclar o ambiente dos monster movies dos anos 50.
Recentemente vi o Tremors II e o Tremors III e fiquei decepcionado. Quiseram inovar e não se limitar a repetir a fórmula do original, mas a introdução de um mau CGI e de novas variantes dos monstros não resultaram bem, a meu ver.
Não conheço o Frankenfish, mas após a tua recomendação, vou tentar ver.
Vi o Criters na minha adolescência e na altura gostei bastante, mas já se passaram muitos anos e naó sei como o filme envelheceu. Um bom filme para rever!
E aqui estão algumas das minhas sugestões de "maus" filmes que me entretiveram bastante e que conservo com orgulho na minha colecção:
Kung Pow: Enter the Fist - Um mau filme que detestei quando o vi pela primeira vez. Há uns meses revi, e já me fez rir bastante... Uma paródia aos filmes de kung Fu que, penso, aplica uma ideia tentada pelo Woody Allen num dos seus primeiros filmes. Aproveita cenas de um filme antigo de artes marciais, muda-lhes a ordem, coloca-lhes uma nova dobragem e temos um filme absolutamente hilariante...que tem momentos muito bem conseguidos...
Feast (O Bicho) - Comédia de terror plena de excessos e sem quaisquer pudores. Deconstroi o subgênero do terror em que um conjunto de pessoas fica sitiada numa casa, refugiando-se de uma ameaça exterior.
Mutantes - outra comédia de terror, com poucos valores de produção. De um dos corealizadores do The Blair Witch Project
Other Side, The - Outro Mundo - uma das pérolas série B que descobri mais recentemente
Queen of the Damned - Rainha dos Malditos - Pena as cenas que eliminaram, pois deixaram muitos buracos no enredo, mas, apesar disso, náo abdico dele na minha colecção
Scary Movies - estes não podiam faltar aqui. Em primeiro lugar o I, depois o IV, a seguir o III e por fim o II. O V ainda não vi, mas pelo trailer não me parece que vá apreciar...
Last edited by Lorde X on October 3rd, 2013, 3:08 pm, edited 1 time in total.

Eu mijei-me a rir com todos os "Scary Movies", mas também ainda não vi o ultimo (V) que dizem ser o mais fraquito. O "Epic Movie" também é qualquer coisa de hilariante.
Eu ia colocar também o "Feast" na minha lista, e até já falei dele num outro tópico. É um filme WTF? mas que eu adorei. Não vi o "Feast II" nem o "Feast III" e nem tenho vontade de o fazer pois quase de certeza que vai acontecer o que aconteceu com as sequelas do "Tremors".
O "Frankenfish" aluguei uma vez porque me estava a apetecer mesmo ver um filme xunga de terror, mas depois, com o desenrolar do mesmo, até achei o filme bem porreiro.
O ambiente em que o filme se desenrola faz lembrar muito a história do "Tremors" original, por isso acho que até vais apreciar o filme. Dá é um desconto a alguns FX mais fracotes.
Eu ia colocar também o "Feast" na minha lista, e até já falei dele num outro tópico. É um filme WTF? mas que eu adorei. Não vi o "Feast II" nem o "Feast III" e nem tenho vontade de o fazer pois quase de certeza que vai acontecer o que aconteceu com as sequelas do "Tremors".
O "Frankenfish" aluguei uma vez porque me estava a apetecer mesmo ver um filme xunga de terror, mas depois, com o desenrolar do mesmo, até achei o filme bem porreiro.
O ambiente em que o filme se desenrola faz lembrar muito a história do "Tremors" original, por isso acho que até vais apreciar o filme. Dá é um desconto a alguns FX mais fracotes.
Fazer um bom mau filme é algo extremamente difícil!THX wrote: Eu ia colocar também o "Feast" na minha lista, e até já falei dele num outro tópico. É um filme WTF? mas que eu adorei. Não vi o "Feast II" nem o "Feast III" e nem tenho vontade de o fazer pois quase de certeza que vai acontecer o que aconteceu com as sequelas do "Tremors".

Muitas vezes nas sequelas, mudam um ou outro elemento, e já se perde a magia do original.
A propósito de sequelas e de como por vezes esse equilibrio não é conseguido, lembrei-me de outro mau filme que me entreteve bastante e me fez rir a bom rir:
Crank, com o Jason Stantham. Vi há tempos o II e, lá está, já exageraram um pouco, se é que é possível, pois o primeiro já era um filme acelerado no ritmo, na edição, nos gags... Mas ao 2º já não achei piada nenhuma.
E já agora mais um, que descobri há pouco tempo e para o qual ainda não arranjei admiradores...
Dumbland do David Lynch - 7 episódios de 5m cada, de animação, de humor negro, mas absolutamente negro... Cruel, sexista, parvo, mal desenhado, etc, etc...mas é um gosto ver e rever aqueles episódios que foram todos, segundo creio, escritos e desenhados pelo david Lynch himself. Já mostrei a um irmão e a um amigo meus, os quais seriam aqueles que teoricamente teriam mais probabilidades de gostar disto, dado partilharem muitos dos meus gostos, e a reacção de ambos foi a mesma... WTF???

Encontra-se barata a ed. inglesa em DVD, na amazon.uk. Pena que o dvd não tem legendas, nem sequer em inglês, mas tal não cria grandes dificuldades no visionamento.