Cinema de Animação de Leste

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Cinema de Animação de Leste - Curtas e longas metragens

Tópico para ir sendo escrito aos poucos. Este cabeçalho fica reservado para futura descrição/análise/comentário geral, etc.

Alguns exemplos de bons filmes de animação, que se encontram legendados em inglês no You Tube:

The Sword / Меч - (Bielorússia, 1989)

Several pages of the life of a ghost / Несколько страниц из жизни призрака- (Rússia, 1993)

The smile of Leonardo Da Vinci / (não sei o título russo...) - (Rússia, 1986)

With the Night Came a little Rain / Со вечора дождик - (Rússia, 2009)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Cinema de Animação de Leste

Post by JoséMiguel »

Vou estrear este tópico com um filme russo acerca de Portugal.

Isto ganhou um prémio no "15th Open Russian Festival of Animated Film" em 2010:

http://en.wikipedia.org/wiki/15th_Open_ ... mated_Film

Portuguese Lullaby from the series "Lullabies of the World", «Португальская колыбельная» из цикла «Колыбельные мира» (Portugalskaya kolybelnaya)

A canção é a "Cancao De Embalar" pela Cristina Branco.

Comentem se acharem graça. :biggrin:

Dá para perceber Vasco da Gama e Fado, na narração/intro pela criança russa. :o
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

O Rei vai nú! (1990 - Rússia - Estúdios Soyuzmultfilm)

Image

Célebre conto clássico de 1837, por Hans Christian Andersen O Rei vai nú!. No dialecto brasileiro chamam a isto de "A Roupa Nova do Rei". Desta vez e muito excepcionalmente os brasileiros até se portaram bem e traduziram correcta e literalmente o título original dinamarquês. Mas o título oficial português que eu aprendi em criança é O Rei vai nú!. Eu tinha um livro ilustrado deste conto. :-)

A imagem acima é a célebre cena em que a criança aponta o dedo e diz que o Rei vai nú!

Image

No cinema da Europa de Leste não existe o pudor e puritanismo, que aflige o cinema "ocidental". Álcool, nudez e violência é aceite em filmes também destinados a crianças (e adultos). Um exemplo disto é a imagem acima, em que os "alfaiates" vigaristas apalpam a empregada da taberna.

Image

Uma excelente adaptação, muito melhor que o livro ilustrado português que eu tinha em criança.

Versão não-oficial legendada em inglês no You Tube:
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Several pages of the life of a ghost / Несколько страниц из жизни призрака - (Rússia, 1993)

Image

Adaptação livre do conto gótico-satírico The Canterville Ghost, escrito em 1887 por Oscar Wilde.

Image

Eu gostei bastante do visual, música e ambiente desta curta-metragem de animação em stop-motion.

Image

Acho que isto é melhor do que O Estranho Mundo de Jack e trabalhos similares do Tim Burton, pela simples razão de eu não ter de aturar as palermices ridículas para putos, de canções, piadas e humor, para "agradar a gregos e troianos", e maximizar os lucros da indústria de cinema de Hollywood.

Aqui os russos vão directos ao assunto, e não estragam a atmosfera gótica e sombria, para tentar vender bilhetes à malta que vai ao cinema para ver comédia e se rir. Digo isto apesar do livro e filme já conterem o género comédia-sátira. Mas a sátira com cem anos não me aborrece.

Aqui não ponho as mãos no fogo... Eu gostei, mas não sei se a maioria do pessoal irá gostar...O filme não é comercial para agradar à maioria, e essa é a essência do cinema de animação de leste. :-)))

Image

Versão (não oficial) no You Tube:
nimzabo
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by nimzabo »

Falta cá o Vasco Granja.
Alice (Neco z Alenky)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Coloquei a sugestão dada pelo Nimzabo, no google e vi um trailer amador fantástico. yes-)

Vou colocar aqui:

Parece ser uma versão muito assustadora (terror para adultos) checoslovaca de 1988, da Alice no País das Maravilhas...

Fiquei cheio de vontade de ver isto...

http://www.imdb.com/title/tt0095715/

Não conheço este filme, mas dou 10/10 ao trailer amador. Obrigatório espreitarem o trailer!
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Nimzabo, do que te foste lembrar... do Vasco Granja!

Cresci a ver os programas dele, fiquei a conhecer desde Looney Tunes até filmes de Leste, principalmente Checos, como este aqui por exemplo:

José Miguel, realmente os filmes de animação da (antiga) Checoslováquia eram algo de outro mundo, alguns a fugir para o gótico mais macabro, mas de uma beleza hipnotizante.

Tramado é agora encontrar esse material (ou até mesmo lembrar dos títulos), mas fiz uma pequena investigação e encontrei isto:

http://mubi.com/lists/czech-animation
"Fear is the mind killer..."
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Espelho para o passado / Зеркало времени (1976 - Estúdio russo Soyuzmultfilm)

Image

Espelho para o passado (ou espelho no tempo) é uma curta-metragem fenomenal de 9 minutos, do género ficção científica de sub-classe filosófica, ao nível do Cosmos do Carl Sagan.

Este trabalho utiliza diferentes técnicas de animação, com grande originalidade e qualidade. O conteúdo é variado e inclui uma explicação científica para um fenómeno atmosférico histórico, no qual a luz da batalha napoleónica de Waterloo foi reflectida na ionosfera e vista nos céus da Europa de Leste.

Image

A igreja tentou logo usar o fenómeno em seu proveito para impôr "mind-control" sobre o povo, mas depois os historiadores e cientistas explicaram o fenómeno raro.

Image

A animação recorre a filmagens de avião do filme Guerra e Paz, dos 120.000 soldados do exército vermelho a encenar uma outra batalha napoleónica, para tentar reconstituir o fenómeno.

Este pequeno tema era desconhecido por mim e faz-me lembrar o "Efeito Tunguska" da série Cosmos do Sagan (quando ele soluciona o mistério explciando que foi um cometa).

Image

Existe uma animação interessante, em "first person view", quando é referido o livro do Mark Twain , que me fez lembrar os jogos de PC 1988-1994:

Image

Image

Image

Image

Image

O tema central do filme é uma especulação da ficção científica, acerca da possibilidade de interceptar a luz emitida pela Terra no passado, para poder ver imagens do passado.

Image

Eu gostei! yes-)

Acho que vale a pena ver isto! :-)

Versão legendada em inglês no Daily Motion, que tal como o You Tube, também possui um botãozinho para activar legendas:
Ficha técnica em russo: http://www.kinopoisk.ru/film/465045/
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Vasco Granja satiriza a animação de Leste, em sketch humorístico

Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Vasco_Granja

Image

Montagem video de homenagem:

Gravação histórica autêntica em cassete VHS, com fantasmas de recepção típica da TV terrestre portuguesa da altura:

JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Pessoal, espero ler comentários vossos acerca do Vasco Granja, que só podem ser escritos por portugueses. Atenção a este pormenor. Nos clips you tube do meu post de homenagem não consegui arranjar nenhum video circa 1982, com o Vasco a apresentar animação de leste, a nível original puro e duro... o-( Será preciso que alguém apareça com uma cassete de 1982 com bolor branco em grande parte da fita da cassete (em 30 anos o bolor destrutivo é inevitável nas cassetes), e que peça a alguém com uma box multimédia de captura de video para digitalizar a velha cassete portuguesa bolorenta, em auto-destruição.

Em relação ao meu penúltimo post do "Espelho para o passado", em 21 de Janeiro, chamo a atenção da diferença técnica entre o You Tube e o Daily Motion, a nível das legendas em inglês, via software:

No You Tube elas são automáticas, mas no Daily Motion é preciso clicarem no ícone respectivo para activarem as legendas. Por acaso gostava que o pessoal espreitasse essa animação soviética acerca de viagens no tempo e ficção científica... :-D
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Crianças do orfanato de Varsóvia assassinadas na câmara de gás de Treblinka

Image

Este desenho animado soviético de 1988, deixou-me logo intrigado quando o texto da introdução explica que:

"Na manhã de 5 de agosto de 1942, nazis sob o comando do Sturmbahnfuherh Hefke, das S.S. alemãs, irromperam pelo orfanato de Varsóvia, e ordenaram aos professores e crianças para uma marcha forçada a pé de 7 km, em direcção ao campo de extermínio de Treblinka."

Trata-se de uma pequena adaptação (muito incompleta em 27 minutos) de um conto infantil escrito pelo pediatra polaco Janusz Korczak.

Image
Nascimento: 22 de Julho de 1878 Varsóvia , Polônia
Morte: 5 de agosto de 1942 (64 anos) Treblinka, Polônia
Ocupação: Médico, pedagogo, escritor, publicista, ativista social, oficial do Forças Armadas Polacas

http://pt.wikipedia.org/wiki/Janusz_Korczak

Esta história verídica foi documentada pelo "Pianista" na sua auto-biografia escrita, mas não entrou no conhecido filme.

Este homem escolheu morrer na câmara de gás, no campo de extermínio nazi de Teblinka junto das crianças do seu orfanato, tendo abdicado de diversas oportunidades de se salvar.

Image

Mas o desenho animado apenas faz uma homenagem ao autor na introdução e epílogo, trata-se da história de um dos contos infantis mais famosos, por ele publicado. Este conto "Rei Mateus I" é mais famoso que o "Peter Pan" na Polónia.

Várias imagens em spoiler porque este tópico já está muito pesado:
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image
Realmente este cinema de leste, seja ou não de animação, é uma coisa do "outro mundo", impensável na maioria dos países do mundo...

Link para a primeira parte do desenho animado, no You Tube:
Título: "Please tell us a story, doctor", pela associação criativa "Ekran" em 1988.

Wikipédia do conto infantil "Rei Mateus I": http://en.wikipedia.org/wiki/King_Matt_the_First

Image

Notas: A história do desenho animado é apenas acerca de um conto do escritor e nada tem a ver com o genocídio nazi do escritor e das crianças do seu orfanato, no entanto é feita uma dedicatória e animação sobre a tragédia na introdução e no epílogo. O url do canal Daily Motion do eus347, para verem a 3ª parte, está linkado na página do canal You Tube dele, posso colocar aqui se alguém precisar.
Last edited by JoséMiguel on June 8th, 2014, 3:14 pm, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

A Lenda do Testamento do Mouro

Image

Tenho aqui uma sugestão muito interessante, para os leitores do fórum, que por serem portugueses, estão aptos para julgar, avaliar e apreciar uma animação russa de 1959, acerca de um conto espanhol recolhido em Espanha, pelo muito famoso escritor norte-americano Washington Irving, autor do livro "The Legend of Sleepy Hollow".

Image

Esta animação é realística por mostrar a violência e injustiça da Espanha no tempo da Reconquista, que inclui pessoas condenadas à morte e tortura por ajudarem mouros.

Tecnicamente, a animação é semelhante aos clássicos de animação da Walt Disney.

Image

O screenshot acima mostra que que este trabalho foi feito para comemorar o centenário da morte do escritor norte-americano.

Image

O personagem chama-se Pedro Gil, e vem da Galícia porque é carregador de água. O Washington Irving explica no seu livro, que no sul de Espanha na região de Granada quando se queria água, chamava-se um Galego, da mesma forma que nos anos 1960 quando um francês queria uma criada, procurava uma portuguesa, passo a citar o original, escrito no séc. XIX:
Among the water-carriers who once resorted to this well, there was a sturdy, strong-backed, bandy-legged little fellow, named Pedro Gil, but called Peregil for shortness. Being a water-carrier, he was a Gallego, or native of Galicia, of course. Nature seems to have formed races of men, as she has of animals, for different kinds of drudgery. In France the shoeblacks are all Savoyards, the porters of hotels all Swiss, and in the days of hoops and hair-powder in England, no man could give the regular swing to a sedan-chair but a bog-trotting Irishman. So in Spain, the carriers of water and bearers of burdens are all sturdy little natives of Galicia. No man says, “Get me a porter,” but, “Call a Gallego.”

Image

Alguns links:

Escritor: http://en.wikipedia.org/wiki/Washington_Irving
Livro original: http://ebooks.adelaide.edu.au/i/irving/ ... art29.html

Filme completo legendado em inglês no Daily Motion (clickem no ícone CC subtitles e escolhan EN): http://dai.ly/xrkwgj

O mais interessante nesta animação será o aspecto histórico e cultural ibérico, eu editei o meu texto porque voltei a cair no erro de criticar insultar certos aspectos do cinema norte-americano, pelo que removi esses comentários negativos. oops:)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

"TALES OF THE OLD PIANO" (2007)

Caros amigos, desta feita trago uma colecção do ano 2007, narrada em inglês, da autoria do estúdio russo MIR e do estúdio bielorusso "Belarusfilm".

A colecção é acessível gratuitamente pelo site oficial russo, e cada episódio é acerca de um compositor de música clássica.

Obviamente esta animação não se destina a crianças ou jovens, mas sim a adultos e séniores que apreciam música clássica, sejam entendidos ou apenas meros apreciadores curiosos, ignorantes como eu.

Como exemplo temos o episódio acerca do compositor Vivaldi, narrado pelo agente secreto 007 Timothy Dalton (foi o James Bond no "Living Daylights"):

A colecção completa, narrada em inglês, pode ser vista no site oficial do estúdio MIR: http://www.studio-mir.ru/eng/index.php?p=films

A secção chama-se "TALES OF THE OLD PIANO", e cada episódio é sobre um famoso compositor de música clássica.

Comentário pessoal: O site da RTP, que é paga com dinheiros públicos, deveria ter videos em streaming acerca do Vasco da Gama e Afonso Henriques, com este nível de qualidade. Mas julgo que eles preferem alocar os impostos do povo português para comprar novelas brasileiras e fazer concursos para roubar a reforma aos velhotes reformados, que telefonam para números de valor acrescentado para tentarem ganhar "prémios". Parece-me que a RTP terá algo a aprender com o estúdio MIR.

Deixo também destaque para o episódio acerca do Tchaikovsky, pelos visuais espectaculares:

Isto é das coisas mais bonitas que já vi até hoje... yes-)
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Estreei este tópico com uma animação russa acerca de Portugal, premiada em 2010 e entitulada:

Portuguese Lullaby from the series "Lullabies of the World", «Португальская колыбельная» из цикла «Колыбельные мира» (Portugalskaya kolybelnaya)
Clip repetido:

Só bastante mais tarde descobri que a canção era do grande Zeca Afonso, músico de intervenção contra o fascismo e autor da famosa "Grândola Vila Morena". Foi enquanto estava a ver uma cassete VHS, gravada pela minha mãe em Janeiro de 1983 (ela escreveu na etiqueta "Zeca Afonso no Coliseu"). Se na altura eu soubesse, não teria colocado aquele clip moderno da Cristina Branco, que agora me parece inapropriado. O problema foi que eu realmente desconhecia a canção, e estava a pesquisar com o alfabeto cirílico. Mea Culpa. Aqui fica a merecida versão original...

Canção de Embalar - Zeca Afonso

PS: Estou a pensar editar esta página 1 do tópico, e colocar os videos em spoiler (pelo menos os posts mais antigos), parece-me que a página já custa a carregar com tantos videos... O que vos parece com os vossos computadores? :-(
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by JoséMiguel »

Dom Quixote em 1987, pela famosa "Divisão Fantoche" da SoyuzMultFilm

Image

Meus amigos, isto é brutal! Este estúdio não pára de me surpreender pela positiva!

O "EUS347" carregou isto há dois dias, e ainda não vi tudo (são 20 minutos). Ele explica lá que a edição americana envolveu corrupção russa, em esquemas sinistros para prejudicar o estúdio.

Image

Fiz este excerto espectacular:

Pedi ao "EUS347" (O perito mundial em animação russa) para me indicar umas fontes acerca da corrupção, para eu aprender mais, já que é a primeira vez que tomo conhecimento disso. Aqui está o filme completo no canal dele (ainda só tem 2 visualizações):

Leiam o texto que ele escreveu...

Image

Eu adorei isto a nível estético, musical, artístico, histórico, etc. Ainda não vi tudo, mas vim logo fazer esta apresentação... :)

Post Reply