The Mist (2007) - Frank Darabont

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Joe-Fagundes
Especialista
Especialista
Posts: 1627
Joined: March 10th, 2006, 11:06 pm

Post by Joe-Fagundes »

Se repararem o poster que o tipo está a pintar no início é do Dark Tower, a Magnum Opus do Stephen King, a qual está a ser adaptada a BD pelo Peter David.
Inter Arma, Enim Silent Leges

"The Andorian Mining Consortium runs from no one"

"Bush is a reverse alchemist. Everything he touches turns to shit."
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

DarkAvenger wrote:Alguém sabe se o livro Skeleton Crew está à venda por cá? :mrgreen:
Já corri FNAC´s, Bertrand´s, Byblos e nada. Talvez com a estreia do filme, eles se decidam a importar a porra da antologia (e eu ainda mantenho esperanças que o "Danse Macabre", um ensaio do King sobre o horror na literatura, cinema, etc, também apareça).
Darkav wrote:Sim, lembrei-me constantemente do Half-Life. Mas o Stephen King escreveu a história muito antes de fazerem o Half-Life, e tudo indica que foi o Half-Life que se inspirou no Stephen King. As referências ao "abrir uma janela", uma base militar na montanha, etc.
Sim, eu sei. E o conceito em si é inspirado em Lovecraft e as histórias de outras dimensões onde qualquer coisa de nada bom está à espreita. Aliás, eu achei este "The Mist" muito lovecraftiano, especialmente o final.
Joe Fagundes wrote:Se repararem o poster que o tipo está a pintar no início é do Dark Tower, a Magnum Opus do Stephen King, a qual está a ser adaptada a BD pelo Peter David.
E o poster é da autoria de Drew Struzan (e o facto do personagem principal ser um pintor de cartazes de cinema é outro piscar de olho).
hugo66
Novato
Posts: 6
Joined: December 29th, 2005, 5:50 pm
Location: Caparica

Post by hugo66 »

8) vi ontem o filme e achei brilhante :))
o melhor filme de terror dos ultimos anos...

A Marcia Gay Harden deveria ganhar um oscar...
Emaster
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 161
Joined: December 18th, 2006, 12:50 am

Post by Emaster »

Gostei do filme mas também não achei nenhuma obra prima.
Não achei grande coisa a representação do actor principal (Thomas Jane), dos efeitos cgi :roll: e apesar de ter gostado bastante do final:
SPOILER!!!!
achei um pouco forçado o nevoeiro ter desaparecido e ter aparecido o exercito assim que ele os mata, quanto a mim, preferia mto mais que ele tivesse sido comido por um monstro.
FIM DE SPOILER
Tirando estas coisas, achei o filme muito bom.
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Post by Darkav »

Emaster,

SPOILER

Podes sempre pensar que o nevoeiro só desapareceu quando o miúdo morreu, tal como a fanática religiosa preveu... ou que foi resultado da maldição da mãe que pediu ajuda no início e ninguém lhe ajudou e aparece no final no camião dos militares... :-P
n0odles
Fanático
Fanático
Posts: 592
Joined: July 26th, 2005, 4:46 pm

Post by n0odles »

gostei bastante do filme....

a lembrar muito o The Thing do Carpenter....a certa altura o problema já não são os montros mas sim as pessoas que se começam a virar umas contra as outras.
"If given the choice to be the shepherd or the sheep... be the wolf"
Image
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Post by VitorSimao »

Depois de ter sido surpreendido com Cloverfield, surge este The Mist.
Juntamente com Cloverfield, é provavelmente o melhor filme do genero que vi nos ultimos anos. Mesmo depois do filme acabar não consegui sair da frente do ecran.
Frank Darabont é o gemeo cinematográfico de Stephen King... primeiro a adaptação de The Woman in the room, depois The Shawshank Redemption, The Green Mile, e agora este The Mist..
Se o trailer estava brutal... o filme está uma coisa do outro mundo...
Para quem gostou de Cloverfield, ou é fan dos filmes de Carpenter, este filme é decididamente um must.
Para mim nasceu mais uma obra de culto.
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Post by jimmy »

Para quem não viu , não aconselho a ler , não porque vá escrever SPOILERS mas pode haver um descuido ou outro.

The Mist desde o seu lançamento era um dos filmes que mais esperava a sua estreia nas salas portuguesas. Apesar do pouco sucesso que teve no box office americano, a excelente recepção que o filme foi tendo com os espectadores faz com que este aos poucos vá ganhando um pouco mais de notoriedade que tanto merece. Tenho de dizer , quando há algum tempo soube da special feauture a p/b do dvd , e sabendo que esta era a opção natural e inicial do Darabont estive tentado apenas a ver pela primeira vez o filme nessa condição para que o impacto fosse o desejado , mas as salas de cinema (vi 2 vezes) acabaram por falar mais alto….

Adoro Stephen King e após este filme não tenho a mínima duvida que o Darabont é o homem que melhor percebe as obras de King e melhor as sabe transpor para o grande ecrã. Rapidamente se percebe que o filme vai fugir á mediania dos últimos filmes adaptados de livros do King , a cena do supermercado onde a mãe pede a alguém que a acompanhe no nevoeiro para ir buscar o filho que está sozinho e não tem a resposta de ninguém , para mim destaca-se imediatamente no filme e é um uma excelente introdução para o desenrolar da acção.
Num filme deste género é necessário um ambiente a condizer , e acho que é aqui o grande trunfo do filme , chega a ser arrepiante tal é a forma realista que o filme aborda as suas diferentes situacoes , desde os pequenos erros , as pequenas tentacoes , as reaccoes ás accoes e até mesmo quando estas são rebuscadas (a personagem do Andre Braugher , grande actor que de repente parece colado sempre ao mesmo papel e neste acaba por voltar a não fugir desse registo…)
Com uma banda sonora totalmente minimalista , é naqueles momentos finais onde entra em “accao” a musica The Host of Seraphim , simplesmente arrepiante de ouvir , ainda para mais quando o que se segue é como um soco no estômago.

A nível de interpretações tudo está fantástico, Thomas Jane numa composição totalmente diferente daquele action hero (apesar da aparência), é um simples homem que se vê naquela situação e ao longo do filme vai acumulando fatalidades com as suas acções. Márcia Gray Harden num grande registo, merecia um maior reconhecimento pela sua interpretação, apesar de ser figura tão frágil fisicamente mas imprime um tom assustador excelente à personagem.
O resto do elenco está ao nível dos principais , desde William Sadler até ao herói careca , baixote e de óculos (não sei o nome)

Em relação ao CGI , eu sou muito crítico da má utilização de CGI quando este é mau , pois distrai e compromete a cena , o que acontece no primeiro ataque (na parte de trás do supermercado) mas a partir dai melhoraram consideravelmente e rapidamente me pareceram totalmente realistas.

O final é daqueles duros de ver, não pela sua imprevisibilidade mas porque é um culminar de uma experiência (que eu próprio como espectador quase senti) aterradora , desgastante física e emocionalmente e por fim frustrante. Interessante que o filme vai por um caminho totalmente oposto do Condenados de Shawshank (filme do Darabont , livro do King) no que concerne a um dos principais aspectos de ambos os filmes , a esperança (ou falta dela) e as suas consequências.

Já referiram o poster do Dark Tower , e logo ao lado aparece um poster do The Thing , um filme que eu acho que tem algumas semelhanças quer a nível de suspense e ambiente , quer nas próprias dinâmicas dos grupos que existem. The Mist não é um filme de género, longe disso, entra por caminhos até ao nível da religião e convivência social , mas dentro do estilo era capaz de fazer inveja aos grandes filmes do Mestre (leia-se Carpenter). Não é um filme de monstros mas talvez um filme com Monstros.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

SPOILERS

n0odles wrote: a lembrar muito o The Thing do Carpenter....a certa altura o problema já não são os montros mas sim as pessoas que se começam a virar umas contra as outras.
Mas as razões em The Thing são menos irritantes. :-))) Sinceramente, detestei a personagem da Marcia Gay Harden. Não que a personagem seja má, e muito menos que a actriz seja má, mas porque o objectivo da personagem é mesmo ser irritante. Isto é basicamente um elogio à escrita de King, Harden é no fundo o verdadeiro vilão da história, e a maneira como ela consegue tomar controlo dos fracos de espírito é extremamente irritante para uma mente racional que está do lado de fora a ver a história. Mas aquilo é completamente real. Ainda por cima li há pouco mais de um ano um livro sobre a Psicologia das Massas e é tal e qual como acontece nesta história.

Vindo de Stephen King, não se podia esperar outra coisa que não um excelente estudo de personagens na situação em que se encontram.


jimmy wrote:o herói careca , baixote e de óculos (não sei o nome)
Adoro esse personagem e tenho pena que esse tipo de personagem seja tão raro. É o tipo de personagem que eu chamo " the cool geek". Foge à norma do cinema. É aquele gajo que à primeira vista, pelo aspecto, parece-nos um simples geek, o gajo que num filme "normal" seria um empecilho, cobarde e sempre a precisar de ajuda. Mas depois revela-se um dos "cool guys", afinal não é empecilho nenhum, é antes parte da solução. É um tipo de personagem raro, mas um que adoro precisamente porque quebra o molde habitual de que os heróis são bem parecidos e musculosos e os geeks são apenas empecilhos ou comic relief.
Image
CDT
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 216
Joined: November 15th, 2007, 6:38 pm
Location: CantinhoDaTv.pt.vu
Contact:

Post by CDT »

Gostei, mais nada.
Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

Post by Enigma »

Enorme surpresa. Eu não gosto de criar expectativas a quem ainda não tenha visto... mas este filme é do melhor que vi nos últimos tempos e é óbvio que consegue arranjar lugar no top de melhores filmes do terror que já vi!

Toda a vertente dramática está excelente, a tensão crescente, mas acima de tudo o ambiente. Lembrei-me durante o visionamento de um dos meus filmes preferidos nesse aspecto... pois, o The Thing, cujo quadro nos pisca o olho logo de inicio (jimmy, tiraste-me as palavras dos dedos)!

É verdade que o lado sobrenatural custa um pouco a agarrar (depois as interpretações, de grande nivel, da maioria dos actores faz-nos convencer) mas a partir de certa altura isso já não importa, pois já demasiados dados estão lançados.

É uma história a la Stephen King, com muita coisa que se podia divagar e discutir (obviamente uma delas seria a religião), mas acima de tudo é um filme extremamente bem construido. Frank Darabont (que já é responsável por um dos filmes da minha vida - Shawshak Redemption) mostra aqui o seu melhor no planeamento da verosimilhança das personagens e aplica-lhe um surpreendente terror sem concessões, directo, verdadeiramente assustador.

Mas nenhuma criatura consegue ser mais repulsiva que aquela (humana) Mrs. Carmody - assombrosa e "irritante e odiosa no bom sentido" Marcia Gay Harden (lud81, nem mais!)... tão ou mais arrepiante. E deixa-nos a pensar, durante e principalmente depois de acabar o filme..............


Os pontos negativos serão mesmo um imperfeito cgi no geral, principalmente muito frustrante nas sua primeiras aparições.


****SPOILERS****

Bem, o final e quando eu já julgava que nada me podia enganar nos filmes, é um estrondoso murro no estômago. Mas até isso cumpre os "meus" requisitos num verdadeiro filme de terror... pessimista... com uma agridoce ponta de optimismo.

****************


9/10
Enigma Files
No Angel
Especialista
Especialista
Posts: 1815
Joined: April 2nd, 2012, 9:58 pm
Re: The Mist (2007) - Frank Darabont

Post by No Angel »

Gostei muito! Ótimas atuações, uma historia interessante, suspense, terror, e um final irónico e impactante. Recomendo! :-D

9/10
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: The Mist (2007) - Frank Darabont

Post by JoséMiguel »

Um excelente filme, com um dos melhores finais que já vi. É um final mesmo muito poderoso, épico e dramático. yes-)

Para mim isto é o conceito do jogo de computador "Half-Life", portal inter-dimensional. Tem também o clima do pessoal barricado, do filme "Night Of The Living Dead".

Recomendo! :mrgreen:
THX
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2030
Joined: January 31st, 2013, 11:04 pm
Location: Invicta
Re: The Mist (2007) - Frank Darabont

Post by THX »

Alguém abriu a caixa de "Pandora"...

A primeira vez que eu tive contacto com este filme foi num site de trailers, e a primeira vez que vi o poster do filme, e o respectivo trailer, achei uma de duas coisas - ou que o filme ia ser uma banhada, ou que o filme iria ser muito bom.

O nome do mesmo também não estava a ajudar - "The Mist", que automaticamente me fez lembrar (como a muitos de vocês de certeza) o "The Fog" de Carpenter. O ambiente seria muito similar ao primeiro, pelo menos fisicamente, faltava agora saber que rumo é que a história levaria.

O filme é excelente, e digo isto porque foi dos poucos do género que me colocou naquele transe hipnótico que durou vários dias. Adormecia a pensar no filme, sonhava com o filme e acordava a pensar no raio do filme. A vontade de o rever era enorme, e ainda é. Vou fazer isso num dia muito próximo porque este filme simplesmente merece toda a minha atenção e admiração.

Mas afinal porque é que um simples filme de terror nos faz isso?

Muito já foi dito e não vou dizer muito mais a não ser que o mais importante a ter em conta no "The Mist" é saber se os piores monstros estão dentro ou fora do super-mercado, onde o grupo de pessoas está escondido, e estarmos atentos ao perigoso tipo de gente que tenta, em situações de pânico e perigo, controlar a mente de uma minoria para ràpidamente se tornar num ditador(a) de massas.

Este filme mexe tanto com os nossos nervos, e com as nossas emoções, que chegamos ao fim e só nos apetece fazer "rewind" para ver se ajuda, de alguma forma, a dissipar o sabor a fel com que ficamos no fim.

Tentei fazer isso...mas a tal cena final está tão bem encenada, e tão bem trabalhada, que gera um choque final enorme, que torna impossível o espectador ficar indiferente à mesma.
Aqueles últimos minutos impregnaram-me de um sentimento de infinita impotência tão grande que só é comparável à intensa frustração, revolta e tristeza que senti na altura ao ver este excelente filme.

Obrigatório a todos que dizem gostar de cinema.

8/10
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
Ludovico
Especialista
Especialista
Posts: 1142
Joined: June 13th, 2007, 4:38 pm
Location: Porto
Re: The Mist (2007) - Frank Darabont

Post by Ludovico »

Pois,para mim, o filme é um desastre pegado.Não tem ponta que se lhe pegue,mesmo.
Na altura do seu lançamento foi tão elogiado que cheguei a pensar em compra-lo.
Graças a deus que não fiz, era uma asneirada de grandes dimensões.
Aluguei-o,felizmente.
Um filme péssimo é o que é :-( Grr:-) .
2/10
"Sempre as horas,as horas,as horas......"

Post Reply