Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Parte da colecção de filmes gratuitos, na parceria oficial Mosfilm - You Tube

Vem e Vê
Histórico/Drama/Guerra (146 min) - "Иди и смотри"
Data de Estreia: 27 de Setembro de 1985 (URSS).
Realização: Elem Klimov.
Argumento: Elem Klimov, Ales Adamovich.
Actores Principais: Aleksey Kravchenko, Olga Mironova e Liubomiras Lauciavicius.
Sinopse:
Baseado em testemunhos de sobreviventes, e relatórios alemães capturados, o filme mostra os horrores do genocídio nazi (extermínio da população bielorussa), pelos olhos do actor Aleksey Kravchenko de 14 anos de idade, que interpreta o papel de um soldado-criança, voluntário das milícias bielorussas.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0091251/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Come_and_See
Trailer:
AVISO! A crítica que se segue contém imagens e textos chocantes, relacionados com o holocausto nazi, na Europa de Leste.
Introdução.
Um filme sobre o holocausto nazi, bastante mais forte e perturbador do que os exemplos dos cinemas americano e europeus, ou seja: A Lista de Schindler e O Pianista. Estes exemplos que dei do Spielberg e Polanski, são filmes muito diferentes deste Vem e Vê, mas são os melhores exemplos que conhecêmos do tema do Holocausto, são os dois excelentes obras-primas, mas falta a ambos o impacto do Vem e Vê, que para começar é um filme de 1985, já na fase final da longa tradição de realismo do cinema soviético, que presumo extinto. O realismo do cinema da ex-URSS significa, que são usadas munições e explosivos reais, e "encenação circular". O conceito de "encenação circular" significa, que o operador de câmera, está sozinho, no centro de um cenário completo, que nem cenário é, mas sim uma réplica das condições reais de natureza, estruturas e actores, ao ar livre, em reais condições atmosféricas (Nevoeiro, chuva, etc.). Por outras palavras, é um estilo de cinema que emerge o espectador no filme, cujo objectivo é a simulação mais fiel possível da realidade.
O segundo factor do realismo soviético, são os actores, cuja definição difere da profissão de actor, na Europa, Ásia e América, concretamente ser actor num filme sovético, era uma profissão de risco, pois a utilização de duplos não é aceitável (não realística), por exemplo, no caso deste filme, o actor principal, apenas com 14 anos de idade, testemunhou que tinha rajadas de metralhadoras, a passar 10 cm acima da cabeça dele, e quase que ia morrendo, quando uma vaca, caiu em cima dele. Esta vaca a propósito, é baleada durante as filmagens, e tudo isto é mostrado no filme. Os defensores dos direitos de animais poderão ficar ofendidos com o filme, mas eu garanto que essa parte do filme, com a vaca a morrer, é das menos perturbadoras, pois o filme pretende denunciar a limpeza étnica nazi, concretamente homens, mulheres e crianças a serem queimados vivos, de forma planeada, metódica e sistemática. Este é afinal um filme-choque.
Enquadramento Histórico.

Em 1940, Hitler e os seus compinchas, elaboraram a versão final do plano secreto Ostland, que implicava o extermínio quase total de toda a população da Europa de Leste e Rússia, para futura colónia alemã. Era um plano a 20 anos, que veio à luz nos julgamentos de Nuremberga, e poderão ler aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Generalplan_Ost

A Bielorússia caiu logo no incício da Operação Barbarossa (Invasão da URSS, em 1941), pelo que que o processo de extermínio seguiu em frente, na 1º fase o objectivo era exterminar 75-85% da população bielorussa, deportando a restante para trabalho escravo em campos de concentração, mas como não existiam alemães suficientes para colonizar a europa de leste, o que eles fizeram foi raptar crianças bielorussas, que eram levadas para um campo especial na Alemanha, onde separavam as que tinham características arianas, para lavagem ao cérebro e germanização, sendo as restantes enviadas de imediato para o conhecido campo de Auschwitz, para morte imediata. Para isso tinham brigadas militares especiais, para rapto de crianças, haviam outras brigadas militares para rapto de adultos, para trabalho forçado até à morte (idêntico ao caso dos judeus), e existiam ainda as brigadas ditas "punitivas", apresentadas neste filme.
Estas brigadas "punitivas", eram mais uma das estratégias do Hitler, para assustar a população e eliminar a resistência das milícias bielorussas (partisans). O Hitler utilizava a resistência das milícias bielorussas, como pretexto, para a limpeza étnica que ele andava a fazer. O facto é que ele exterminou 25% da população civil bielorussa, entre 1941-1944. Este pormenor é importante para o filme, isto não é a resistência francesa na França ocupada, pois os franceses eram considerados seres humanos, enquanto os povos de Leste eram animais sub-humanos (tal como os judeus).
Portanto na frente da Europa de Leste, a guerra era outra, muito diferente da Inglaterra, França, Noruega, Bélgica, etc. Era uma guerra total de extermínio da população civil.

Nota: O mapa é do wikipédia, enquanto as imagens, são screenshots directos do filme que estou a discutir, ou seja imagens históricas filmadas pelo exército vermelho, que dizem respeito ao tema aqui retratado, e incluídas no filme.
Apresentação Do Filme.
Este é o único filme que me deixou perturbado até hoje, e tentarei explicar de que forma. Posso dizer que mais nenhum filme me afectou, nem A Lista de Schindler nem O Pianista. Adorei ambos os filmes, e o tema é escandaloso e não fiquei indiferente, mas sentir-me mal, foi a 1º vez que um filme conseguiu, e atenção que eu quando era criança adorava zombies, tripas, e violência no cinema. Este filme consegue o que nenhum outro conseguiu, pois tem o realismo do cinema soviético, oposto ao amadorismo do cinema europeu e americano, que é incapaz de entender este conceito, e o que produz é artificial e falso.

Este filme não contém nenhuma cena explícita de nudez ou violência ("gore" ou tripas), no entanto é perturbador de várias formas, a classificação etária na Europa oscila entre o M/15 e M/16, eu pessoalmente recomendo M/14, pois é aos 14 anos que se estuda a 2ª Guerra Mundial no 9º ano de escolaridade, em Portugal.
A 1ª parte do filme, tem um ritmo muito lento, e dá alguns ares (suspeita) de cinema europeu artístico-experimental (Manoel de Oliveira), mas apenas na 1º visualização. Na 2ª parte existe um choque visual e psicológico, quando surge o grande estilo técnico de uma super-produção soviética, a uma escala épica de fazer inveja ao melhor de Hollywood. Após a 1ª visualização, quando olhámos para o filme no seu conjunto, damos valor à lentidão da 1ª parte, e a todos aqueles pormenores, que pareciam irrelevantes ou sem lógica. É um filme que foge às normas, inovador acima de tudo, e um passo à frente no cinema, a nível mundial.

Na imagem acima vemos as irmãs gémeas, do personagem principal, que desenterrou uma espingarda, para se poder juntar às milícias. A violência deste filme, ultrapassa o que é mostrado no ecrã, estas meninas são muito engraçadas, e têm um relevo na parte inicial do filme, sem se perceber porquê. Mais tarde, o protagonista regressa à sua aldeia...

Ele repara, que estão moscas à volta das bonecas de pano das irmãs, caídas no chão, mais tarde percebemos que elas foram mortas pelas SS, possivelmente queimadas vivas...e lembramo-nos de como as meninas eram engraçadas. É este o jogo psicológico, que o realizador faz com o espectador, a violência fora do ecrã.

Este é o tio do protagonista, que foi queimado vivo, e ainda não morreu. Uma caracterização de queimaduras, superior a tudo o que vi no cinema, e o drama de como ele conta que implorou, em chamas, de joelhos e aos gritos, aos alemães para o matarem, para párar a dor, mas os alemães riram-se dele.

A imagem acima parece uma personagem da série Walking Dead, mas este é o realismo do cinema soviético a representar uma rapariga violada e espancada pelos alemães, na cena anterior ela surge a andar com a pernas arqueadas (devido às dores), com sangue a escorrer pernas abaixo. Este é um estilo de cinema que não é sórdido ou explícito, mas causa mais impressão pelo realismo.

Eu estou a evitar revelar spoilers, por isso não estou a referir o enredo. No entanto, a cena que mais me marcou, foi depois de toda a violência da 2º parte do filme, que parecia nunca mais acabar e que me deixou psicologicamente exausto, ver as tropas SS capturadas pelas milícias bielorussas, a implorar por uma morte rápida, quando os sobreviventes do massacre discutem a vingança (tortura) apropriada aos soldados alemães, é uma cena lenta que confronta moralmente o espectador, que põe em causa os nossos valores, e nos faz parar para pensar que castigo eles merecem... Eu pessoalmente estava a torcer por serem queimados vivos... se querem saber o que aconteceu vejam o filme.

Links.
Link Streaming no Site Oficial dos Estúdios Mosfilm, com legendas em inglês:
http://cinema.mosfilm.ru/films/film/Idi ... -i-smotri/
Nota: A página acima está em russo, para visualizarem o filme gratuitamente (no You Tube) clickem nos mini-pósters em baixo, relativos às partes 1 e 2. Não coloquei o link directo para o You Tube, pois são vídeos não listados, e julgo que neste caso, a Mosfilm pretenda que as pessoas visitem primeiro o site deles.
Para quem não queira ler legendas em inglês, ou não queira ver o filme, via PC, existe edição nacional DVD pela Midas Filmes:
http://www.midas-filmes.pt/dvd/catalogo/dvd/vem-e-ve
Conclusão.
Apenas escrevi 10% do que tencionava, ou poderia ter feito, pois fartei-me de ler artigos sobre o filme e factos históricos, incluindo tradução de sites russos, para português, com o Google Chrome. Cheguei a ler os testemunhos dos sobreviventes e relatórios militares capturados aos alemães, em que até contavam as balas usadas para matar criancinhas. Esta crítica custou-me um bocado a escrever, e não quero que se arraste mais, por isso fico-me por aqui, e termino com um trailer fan-made:

Vem e Vê
Histórico/Drama/Guerra (146 min) - "Иди и смотри"
Data de Estreia: 27 de Setembro de 1985 (URSS).
Realização: Elem Klimov.
Argumento: Elem Klimov, Ales Adamovich.
Actores Principais: Aleksey Kravchenko, Olga Mironova e Liubomiras Lauciavicius.
Sinopse:
Baseado em testemunhos de sobreviventes, e relatórios alemães capturados, o filme mostra os horrores do genocídio nazi (extermínio da população bielorussa), pelos olhos do actor Aleksey Kravchenko de 14 anos de idade, que interpreta o papel de um soldado-criança, voluntário das milícias bielorussas.
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0091251/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/Come_and_See
Trailer:
AVISO! A crítica que se segue contém imagens e textos chocantes, relacionados com o holocausto nazi, na Europa de Leste.
Introdução.
Um filme sobre o holocausto nazi, bastante mais forte e perturbador do que os exemplos dos cinemas americano e europeus, ou seja: A Lista de Schindler e O Pianista. Estes exemplos que dei do Spielberg e Polanski, são filmes muito diferentes deste Vem e Vê, mas são os melhores exemplos que conhecêmos do tema do Holocausto, são os dois excelentes obras-primas, mas falta a ambos o impacto do Vem e Vê, que para começar é um filme de 1985, já na fase final da longa tradição de realismo do cinema soviético, que presumo extinto. O realismo do cinema da ex-URSS significa, que são usadas munições e explosivos reais, e "encenação circular". O conceito de "encenação circular" significa, que o operador de câmera, está sozinho, no centro de um cenário completo, que nem cenário é, mas sim uma réplica das condições reais de natureza, estruturas e actores, ao ar livre, em reais condições atmosféricas (Nevoeiro, chuva, etc.). Por outras palavras, é um estilo de cinema que emerge o espectador no filme, cujo objectivo é a simulação mais fiel possível da realidade.
O segundo factor do realismo soviético, são os actores, cuja definição difere da profissão de actor, na Europa, Ásia e América, concretamente ser actor num filme sovético, era uma profissão de risco, pois a utilização de duplos não é aceitável (não realística), por exemplo, no caso deste filme, o actor principal, apenas com 14 anos de idade, testemunhou que tinha rajadas de metralhadoras, a passar 10 cm acima da cabeça dele, e quase que ia morrendo, quando uma vaca, caiu em cima dele. Esta vaca a propósito, é baleada durante as filmagens, e tudo isto é mostrado no filme. Os defensores dos direitos de animais poderão ficar ofendidos com o filme, mas eu garanto que essa parte do filme, com a vaca a morrer, é das menos perturbadoras, pois o filme pretende denunciar a limpeza étnica nazi, concretamente homens, mulheres e crianças a serem queimados vivos, de forma planeada, metódica e sistemática. Este é afinal um filme-choque.
Enquadramento Histórico.

Em 1940, Hitler e os seus compinchas, elaboraram a versão final do plano secreto Ostland, que implicava o extermínio quase total de toda a população da Europa de Leste e Rússia, para futura colónia alemã. Era um plano a 20 anos, que veio à luz nos julgamentos de Nuremberga, e poderão ler aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/Generalplan_Ost

A Bielorússia caiu logo no incício da Operação Barbarossa (Invasão da URSS, em 1941), pelo que que o processo de extermínio seguiu em frente, na 1º fase o objectivo era exterminar 75-85% da população bielorussa, deportando a restante para trabalho escravo em campos de concentração, mas como não existiam alemães suficientes para colonizar a europa de leste, o que eles fizeram foi raptar crianças bielorussas, que eram levadas para um campo especial na Alemanha, onde separavam as que tinham características arianas, para lavagem ao cérebro e germanização, sendo as restantes enviadas de imediato para o conhecido campo de Auschwitz, para morte imediata. Para isso tinham brigadas militares especiais, para rapto de crianças, haviam outras brigadas militares para rapto de adultos, para trabalho forçado até à morte (idêntico ao caso dos judeus), e existiam ainda as brigadas ditas "punitivas", apresentadas neste filme.
Estas brigadas "punitivas", eram mais uma das estratégias do Hitler, para assustar a população e eliminar a resistência das milícias bielorussas (partisans). O Hitler utilizava a resistência das milícias bielorussas, como pretexto, para a limpeza étnica que ele andava a fazer. O facto é que ele exterminou 25% da população civil bielorussa, entre 1941-1944. Este pormenor é importante para o filme, isto não é a resistência francesa na França ocupada, pois os franceses eram considerados seres humanos, enquanto os povos de Leste eram animais sub-humanos (tal como os judeus).
Portanto na frente da Europa de Leste, a guerra era outra, muito diferente da Inglaterra, França, Noruega, Bélgica, etc. Era uma guerra total de extermínio da população civil.

Nota: O mapa é do wikipédia, enquanto as imagens, são screenshots directos do filme que estou a discutir, ou seja imagens históricas filmadas pelo exército vermelho, que dizem respeito ao tema aqui retratado, e incluídas no filme.
Apresentação Do Filme.
Este é o único filme que me deixou perturbado até hoje, e tentarei explicar de que forma. Posso dizer que mais nenhum filme me afectou, nem A Lista de Schindler nem O Pianista. Adorei ambos os filmes, e o tema é escandaloso e não fiquei indiferente, mas sentir-me mal, foi a 1º vez que um filme conseguiu, e atenção que eu quando era criança adorava zombies, tripas, e violência no cinema. Este filme consegue o que nenhum outro conseguiu, pois tem o realismo do cinema soviético, oposto ao amadorismo do cinema europeu e americano, que é incapaz de entender este conceito, e o que produz é artificial e falso.

Este filme não contém nenhuma cena explícita de nudez ou violência ("gore" ou tripas), no entanto é perturbador de várias formas, a classificação etária na Europa oscila entre o M/15 e M/16, eu pessoalmente recomendo M/14, pois é aos 14 anos que se estuda a 2ª Guerra Mundial no 9º ano de escolaridade, em Portugal.
A 1ª parte do filme, tem um ritmo muito lento, e dá alguns ares (suspeita) de cinema europeu artístico-experimental (Manoel de Oliveira), mas apenas na 1º visualização. Na 2ª parte existe um choque visual e psicológico, quando surge o grande estilo técnico de uma super-produção soviética, a uma escala épica de fazer inveja ao melhor de Hollywood. Após a 1ª visualização, quando olhámos para o filme no seu conjunto, damos valor à lentidão da 1ª parte, e a todos aqueles pormenores, que pareciam irrelevantes ou sem lógica. É um filme que foge às normas, inovador acima de tudo, e um passo à frente no cinema, a nível mundial.

Na imagem acima vemos as irmãs gémeas, do personagem principal, que desenterrou uma espingarda, para se poder juntar às milícias. A violência deste filme, ultrapassa o que é mostrado no ecrã, estas meninas são muito engraçadas, e têm um relevo na parte inicial do filme, sem se perceber porquê. Mais tarde, o protagonista regressa à sua aldeia...

Ele repara, que estão moscas à volta das bonecas de pano das irmãs, caídas no chão, mais tarde percebemos que elas foram mortas pelas SS, possivelmente queimadas vivas...e lembramo-nos de como as meninas eram engraçadas. É este o jogo psicológico, que o realizador faz com o espectador, a violência fora do ecrã.

Este é o tio do protagonista, que foi queimado vivo, e ainda não morreu. Uma caracterização de queimaduras, superior a tudo o que vi no cinema, e o drama de como ele conta que implorou, em chamas, de joelhos e aos gritos, aos alemães para o matarem, para párar a dor, mas os alemães riram-se dele.

A imagem acima parece uma personagem da série Walking Dead, mas este é o realismo do cinema soviético a representar uma rapariga violada e espancada pelos alemães, na cena anterior ela surge a andar com a pernas arqueadas (devido às dores), com sangue a escorrer pernas abaixo. Este é um estilo de cinema que não é sórdido ou explícito, mas causa mais impressão pelo realismo.

Eu estou a evitar revelar spoilers, por isso não estou a referir o enredo. No entanto, a cena que mais me marcou, foi depois de toda a violência da 2º parte do filme, que parecia nunca mais acabar e que me deixou psicologicamente exausto, ver as tropas SS capturadas pelas milícias bielorussas, a implorar por uma morte rápida, quando os sobreviventes do massacre discutem a vingança (tortura) apropriada aos soldados alemães, é uma cena lenta que confronta moralmente o espectador, que põe em causa os nossos valores, e nos faz parar para pensar que castigo eles merecem... Eu pessoalmente estava a torcer por serem queimados vivos... se querem saber o que aconteceu vejam o filme.

Links.
Link Streaming no Site Oficial dos Estúdios Mosfilm, com legendas em inglês:
http://cinema.mosfilm.ru/films/film/Idi ... -i-smotri/
Nota: A página acima está em russo, para visualizarem o filme gratuitamente (no You Tube) clickem nos mini-pósters em baixo, relativos às partes 1 e 2. Não coloquei o link directo para o You Tube, pois são vídeos não listados, e julgo que neste caso, a Mosfilm pretenda que as pessoas visitem primeiro o site deles.
Para quem não queira ler legendas em inglês, ou não queira ver o filme, via PC, existe edição nacional DVD pela Midas Filmes:
http://www.midas-filmes.pt/dvd/catalogo/dvd/vem-e-ve
Conclusão.
Apenas escrevi 10% do que tencionava, ou poderia ter feito, pois fartei-me de ler artigos sobre o filme e factos históricos, incluindo tradução de sites russos, para português, com o Google Chrome. Cheguei a ler os testemunhos dos sobreviventes e relatórios militares capturados aos alemães, em que até contavam as balas usadas para matar criancinhas. Esta crítica custou-me um bocado a escrever, e não quero que se arraste mais, por isso fico-me por aqui, e termino com um trailer fan-made:
Last edited by JoséMiguel on December 10th, 2013, 5:43 pm, edited 1 time in total.
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Excelente tópico para um excelente filme!
Obrigado José Miguel por nos brindares com mais uma pérola.
Só posso subscrever tudo o que foi dito, provavelmente também foi o filme que mais me "tocou", infelizmente muito ignorado por cá.

Obrigado José Miguel por nos brindares com mais uma pérola.

Só posso subscrever tudo o que foi dito, provavelmente também foi o filme que mais me "tocou", infelizmente muito ignorado por cá.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Siroco, aproveito e agradeço teres sugerido este filme, eu não fazia tenções de o ver, pois não tinha percebido do que se tratava, pelo wikipédia inglês. Já usando o wikipédia russo (traduzido com o google chrome), há ali todo um enquadramento histórico, cheio de links. Para quem tiver visto o filme e queira saber mais, aconselho esse ponto de partida.
Confesso que fiquei um bocado mal disposto, enquanto escrevia aquele texto.
Confesso que fiquei um bocado mal disposto, enquanto escrevia aquele texto.
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Viva, JoséMiguel,
Ainda não vi o filme (está há uma data de tempo na lista), mas deixo uma sugestão que é capaz de rivalizar com ele a nível força das imagens e do estado de disposição em que ficamos após a visualização, o documentário Nuit et Brouillard, de Alain Resnais. É sobre os campos de extermínio nazis. Não sei o que custa mais engolir, se as imagens, se os textos. É a meia-hora de cinema mais alucinante e aterradora que já vi.
Ainda não vi o filme (está há uma data de tempo na lista), mas deixo uma sugestão que é capaz de rivalizar com ele a nível força das imagens e do estado de disposição em que ficamos após a visualização, o documentário Nuit et Brouillard, de Alain Resnais. É sobre os campos de extermínio nazis. Não sei o que custa mais engolir, se as imagens, se os textos. É a meia-hora de cinema mais alucinante e aterradora que já vi.
Last edited by Samwise on May 3rd, 2013, 7:49 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Passa amanhã na Cinemateca, às 21:30.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Samwise wrote:Passa amanhã na Cinemateca, às 21:30.

Ahhhhh

Bem, quem quiser ir ver o filme, já tem aqui a minha crítica, para decidir se vale a pena.

Dos outros filmes soviéticos que eles vão passar, não vi nenhum...
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Também ia dar essa sugestão Sam,Ainda não vi o filme (está há uma data de tempo na lista), mas deixo uma sugestão que é capaz de rivalizar com ele a nível força das imagens e do estado de disposição em que ficamos após a visualização, o documentário Nuit et Brouillard, de Alain Resnais. É sobre os campos de extermínio nazis. Não sei o que custa mais engolir, se as imagens, se os textos. É a meia-hora de cinema mais alucinante e aterradora que já vi.
O titulo desse documentário em inglês é - "Night and Fog", muito alusivo ao que se vai ver. O filme documentário é de 1955 e é feito a partir de imagens REAIS, assim como imagens de arquivo.
Todo o filme foi objecto de uma forte censura quando estreou. As imagens passam frenéticamente e provocam um mal estar intenso em quem as vê.
Eu ainda não vi pois acho que não tenho estômago para este tipo de documentários, mas acho obrigatório para quem quer entender melhor o nivél de estupidez da raça humana.
Os meus 200 filmes inesquecíveis :
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
http://www.imdb.com/list/ls077088728/?s ... s077088728
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Na altura vi o documentário francês que o Samwise postou, mas o link You Tube, já não é válido, talvez o sam possa editar o link...
Nesta temática acrescento, o documentário soviético premiado, de 1965, realizado por Mikail Romm, com duração superior a 2 horas. Contém imagens de campos de concentração, na posse do exército vermelho, que não estavam disponíveis nos documentários do ocidente. Julgo que será essa uma motivação para investigar o documentário.
No You Tube (legendas inglês/espanhol):
Versão streaming, legendada em inglês no site oficial dos Estúdios Mosfilm:
http://www.cinema.mosfilm.ru/Film.aspx? ... 37c204e4fa
No entanto, fiquei mais incomodado com o filme "Vem e Vê", do que com qualquer dos documentários aqui referidos. Sim, é verdade que o filme é uma re-encenação e reconstituição, e as imagens não são reais como nos documentários, a explicação para o "Vem e Vê" causar-me mais incómodo, é a quantidade e duração non-stop de horror e ódio, da 2ª parte do filme, é mesmo demais, e foi concebida mesmo para provocar mal estar.
Nesta temática acrescento, o documentário soviético premiado, de 1965, realizado por Mikail Romm, com duração superior a 2 horas. Contém imagens de campos de concentração, na posse do exército vermelho, que não estavam disponíveis nos documentários do ocidente. Julgo que será essa uma motivação para investigar o documentário.
No You Tube (legendas inglês/espanhol):
Versão streaming, legendada em inglês no site oficial dos Estúdios Mosfilm:
http://www.cinema.mosfilm.ru/Film.aspx? ... 37c204e4fa
No entanto, fiquei mais incomodado com o filme "Vem e Vê", do que com qualquer dos documentários aqui referidos. Sim, é verdade que o filme é uma re-encenação e reconstituição, e as imagens não são reais como nos documentários, a explicação para o "Vem e Vê" causar-me mais incómodo, é a quantidade e duração non-stop de horror e ódio, da 2ª parte do filme, é mesmo demais, e foi concebida mesmo para provocar mal estar.
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Já actualizei o post anterior com versões funcionais dos vídeos. Assim que tiver tempo vejo este documentário soviético com atenção.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Samwise, ainda bem que editaste/actualizaste o link.
Estive a rever este documentário soviético, do ordinary fascism, que tinha visto à 2 anos (quando o "cinema mosfilm" ficou online) e já não me lembrava bem dele.
Ora bem, cenas do holocausto são mesmo muito poucas, e só a partir de 3/4 do documentário, portanto não faz concorrencia ao documentario frances sugerido por ti.
Tal como tinha referido inicialmente 99% das imagens e videos capturados e usados, estavam na posse do exército vermelho, e realmente são inéditas no ocidente.
Na versão do You Tube, as legendas perdem sincronização na 2ª parte, que é identificada com um ecrã de intermission como no filme Ben-Hur, por isso para continuar a ver, usem a versão do site da Mosfilm, para a 2ª parte.
Eu realmente, se me lembrasse da muita carga política do documentario, teria ficado calado e não teria sugerido o documentario, por isso peço desculpa, não gosto de me meter em política, apenas gosto de falar de filmes.
Nota: Editado, devido a pobre escolha de palavras, da minha parte.
Estive a rever este documentário soviético, do ordinary fascism, que tinha visto à 2 anos (quando o "cinema mosfilm" ficou online) e já não me lembrava bem dele.
Ora bem, cenas do holocausto são mesmo muito poucas, e só a partir de 3/4 do documentário, portanto não faz concorrencia ao documentario frances sugerido por ti.
Tal como tinha referido inicialmente 99% das imagens e videos capturados e usados, estavam na posse do exército vermelho, e realmente são inéditas no ocidente.
Na versão do You Tube, as legendas perdem sincronização na 2ª parte, que é identificada com um ecrã de intermission como no filme Ben-Hur, por isso para continuar a ver, usem a versão do site da Mosfilm, para a 2ª parte.
Eu realmente, se me lembrasse da muita carga política do documentario, teria ficado calado e não teria sugerido o documentario, por isso peço desculpa, não gosto de me meter em política, apenas gosto de falar de filmes.
Nota: Editado, devido a pobre escolha de palavras, da minha parte.
Last edited by JoséMiguel on May 4th, 2013, 11:50 am, edited 1 time in total.
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
sobre a legitimidade sovietica , fica aqui um link com algumas informaçoes nao muito conhecidas sobre a coloboraçao entre sovieticos e nazis antes de hitler ter resolvido trair stalin. todos os acontecimentos retratados neste programa sao factos reais comprovados por documentos russos libertados apos a queda da uniao sovietica e testemunhos de sobreviventes daquela epoca :

Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Muito boa essa série da BBC Hellz7, acompanhei-a toda quando foi exibida, há uns tempos, na RTP2. É muito esclarecedora e vale mesmo a pena.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Hellz7, foi uma pobre escolha de palavras da minha parte. É um facto estabelecido, de que o Estaline era um ditador genocida, não muito melhor que o Hitler, e no cinema até mandava fuzilar realizadores e directores de estúdios, quando não gostava dos filmes. Se calhar não devia ter postado esse documentário, mas agora já está, paciência.
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
Eu já vi este Idi i Smotri e se há coisa que se sente neste género de filmes é que é genuinamente russo.
Não consigo falar muito dele pois já o vi há uns dois anos mas lembro-me de ter gostado mais da 2ª parte e da primeira ser bastante estranha. Lembro-me de uma rapariga numa floresta e de algumas cenas sinistras ou surreais.
Recentemente vi o 'The Way Back' ( http://www.imdb.com/title/tt1023114/?ref_=sr_1 ) que até é de um bom realizador (Peter Weir) e que mostra a fuga de prisioneiros de um Gulag siberiano através da Sibéria, Mongólia, China e finalmente Tibete até à India.
Eu até gostei do filme e tal mas ver o Colin Farrell (2 ou 3 dias depois de o ter visto a colonizar a Pocahontas), o Ed Harris e o Jim Sturgess a falar umas vezes russo e outras americano tira toda e qualquer aparência de verdade que o filme possa ter. Já nem falo de algumas cenas tipicamente hollywoodescas ou mesmo da forma como são filmados as cenas e principalmente as caras.
Não consigo falar muito dele pois já o vi há uns dois anos mas lembro-me de ter gostado mais da 2ª parte e da primeira ser bastante estranha. Lembro-me de uma rapariga numa floresta e de algumas cenas sinistras ou surreais.
Recentemente vi o 'The Way Back' ( http://www.imdb.com/title/tt1023114/?ref_=sr_1 ) que até é de um bom realizador (Peter Weir) e que mostra a fuga de prisioneiros de um Gulag siberiano através da Sibéria, Mongólia, China e finalmente Tibete até à India.
Eu até gostei do filme e tal mas ver o Colin Farrell (2 ou 3 dias depois de o ter visto a colonizar a Pocahontas), o Ed Harris e o Jim Sturgess a falar umas vezes russo e outras americano tira toda e qualquer aparência de verdade que o filme possa ter. Já nem falo de algumas cenas tipicamente hollywoodescas ou mesmo da forma como são filmados as cenas e principalmente as caras.
-
- DVD Maníaco
- Posts: 3076
- Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
- Location: Lisboa
Re: Vem e Vê / Иди и смотри (1985) - Elem Klimov
O "The Way Back", é um bom filme de aventura. Lembro-me de que gostei bastante dele.
No "Vem e Vê", tal como tu, também fiquei apreensivo durante a primeira metade, com medo que não desenvolvesse, e que fosse algum filme pseudo-intelectual. Mas na 2ª visualização, já adorei a 1ª metade.
Recordo que este filme está disponível na secção streaming dos estúdios da Mosfilm, com legendas em inglês:
http://cinema.mosfilm.ru/films/film/Idi ... -i-smotri/
No "Vem e Vê", tal como tu, também fiquei apreensivo durante a primeira metade, com medo que não desenvolvesse, e que fosse algum filme pseudo-intelectual. Mas na 2ª visualização, já adorei a 1ª metade.
Recordo que este filme está disponível na secção streaming dos estúdios da Mosfilm, com legendas em inglês:
http://cinema.mosfilm.ru/films/film/Idi ... -i-smotri/