LOTR: The Fellowship of the Ring (2001) - Peter Jackson

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
LOTR: The Fellowship of the Ring (2001) - Peter Jackson

Post by rui sousa »

Image

A trilogia de «O Senhor dos Anéis», juntamente com o franchise de Harry Potter e, ainda mais recentemente, as reinvenções complexas de Batman pela mão de Christopher Nolan, é um dos maiores marcos cinematográficos da minha geração. É impressionante a quantidade de gente que adora estes filmes e que os revê vezes sem conta, como se a sua vida dependesse daquelas histórias, daquelas personagens, daquelas ficções. Infelizmente, (ainda) não conheço, totalmente, nenhum dos três, para poder justificar, a meu ver, se o culto que geraram estes três mundos cinéfilos é merecido. Mas uma coisa é certa: têm de ter qualquer coisa de especial, para conseguirem mover tanta gente, tantas paixões culturais, e, sejamos sinceros, tanto dinheiro. São cultos que passaram pela minha "meninice" e que perpetuam agora, e que persisto em pôr de lado. Do Harry Potter conheço alguns filmes (apaixonei-me pela série em pequeno, quando vi o primeiro filme no Cinema - percebi medianamente as legendas, estava a aprender a ler nessa altura - e a minha "obsessão" continuou com a sequela, de um universo que me interessava mas que não compreendia perfeitamente. Depois, a "paixão" desapareceu, vi os quarto e quinto filmes, e o último no grande ecrã na estreia, e achei até uma conclusão satisfatória, mesmo não estando a par de tudo o que ficara para trás com o desenvolvimento das aventuras do feiticeiro caixa d'óculos), e de Nolan conheço apenas a segunda fita da trilogia do Cavaleiro das Trevas. Faltava-me conhecer, pelo menos um pouco, da história de «O Senhor dos Anéis». Vi «A Irmandade do Anel» há dois dias, numa fantástica edição em blu-ray (a primeira vez que vi um filme nesse formato) noutra casa que não a minha, e fiquei surpreendido. Há pessoas que verão mais qualidade neste filme do que aquilo que eu pude percecionar, com o meu olhar crítico e mais virado para outras tendências (incluindo as duas pessoas com quem estive a ver a obra), mas no fim de contas, fiquei a conhecer algo que não estava mesmo nada à espera de encontrar: um Grande épico, que pegou no universo mítico criado por Tolkien, e que conseguiu fazer um filme que não só agradou aos "tolkienianos" como também a pessoas que (tal como eu) nunca pegaram nos livros originais da história de Frodo, Samwise, Gandalf e companhia. É claro que todo o cinema mais "comercial" pode ser criticado (mesmo que, muitas vezes, as críticas de muito crítico especializado rondem tudo o que é exterior a um dado filme), mas penso que existem dois tipos de "blockbusters": os que são feitos quase de uma maneira estandardizada e em série, e os que são milimetricamente pensados e adaptados para as audiências que gostam de pipocas, mas também de ver um grande filme que lhes fique na memória, que lhes apeteça discutir e que queiram rever muitas vezes. Nesta segunda secção, encaixaria este primeiro tomo da trilogia de «O Senhor dos Anéis», realizado por Peter Jackson (sinceramente, seria muito difícil, naquele "tão longínquo" ano de 2001, pensar que o autor de filmes algo... duvidosos, como «Bad Taste» e «Agarrem-me Esses Fantasmas», conseguisse fazer algo com uma qualidade e uma espectacularidade tão grande. E, para bem de muita gente (e nisto, digo os milhões de fãs de Tolkien, ou só dos filmes, que estão espalhados por esse mundo fora), ele conseguiu atingir esse objetivo.

Não conseguindo ser tão preciso quanto aos locais, às personagens e à cronologia de «A Irmandade do Anel», e impedindo que algum fanático, com uma tocha e uma forquilha nas mãos, me tente encontrar se eu cometer alguma heresia acidental, apenas posso dizer, em relação ao seu conteúdo (e meu Deus, já se escreveu tanto sobre o mesmo que estar a "engonhar" sobre o assunto seria totalmente desnecessário - apesar de que a arte do engonhanço, por si mesma, já é totalmente inútil), que se trata do início de uma jornada longínqua, por causa de um anel "precioso" com inúmeros poderes e que, se cair em mãos erradas...é capaz de dar sarilho. Por variadas coisas que me são impossíveis de contar por escrito, Frodo Baggins, cujo Tio, Bilbo, era proprietário dessa peça de bijuteria desde há umas boas décadas, decide levá-lo até a um lugar seguro, impedindo que os maus da fita o apanhem e consigam concretizar os seus desejos de malvadezas. E para não cometer mais nenhum pecado sobre a história de Tolkien, apenas posso comentar os aspetos cinematográficos de «A Irmandade do Anel»: acima de tudo, é importante destacar os maravilhosos efeitos visuais do filme, que dão uma magia absoluta à obra de Peter Jackson. É uma oportunidade única tomar-se contacto com imagens tão espantosas, tão belas e tão bem filmadas e construídas como têm as deste filme, para cuja "epicidade" contribui, também, a fantástica banda sonora de Howard Shore (que também deu o seu auxílio musical para outros filmes como «A Mosca» de Cronenberg», «O Silêncio dos Inocentes» de Jonathan Demme e «Ed Wood» de Tim Burton). É um autêntico espetáculo visual, musical e narrativo (se bem que, neste último, para mim - e por favor, não voltem a acender as tochas depois de eu proferir isto - não esteja assim tão perfeito), empolgante, e que me fez ficar interessado por um género cinematográfico (a Fantasia) que nem costuma ser um dos que visualizo com mais frequência. Tem um mundo muito próprio, cujos paralelismos entre a "realidade" e a ficção quase são invisíveis, e onde tudo só faz sentido ali (como aquelas pequenas particularidades da história que me explicaram, e que, noutra situação, não poderiam servir para nada), e por isso, temos de entrar neste universo e estarmos disponíveis a entendê-lo e a, assim, conseguir gostar dele e a admirá-lo. A imaginação de Tolkien era imparável e pormenorizada, e Peter Jackson conseguiu fazer um filme muito bem feito a partir da criatividade do autor. E num século onde o género épico é quase inexistente (ou que, quando reaparece, dá poucos ares disso mesmo), é impressionante notar como, com «A Irmandade do Anel», se conseguiu renovar esse tipo de Cinema e mesmo a própria arte cinematográfica. Sim, grande parte dos filmes de hoje em dia são elaborados com muitos efeitos especiais. Mas poucos (mesmo muito poucos) conseguem ser tão esplendorosos, mágicos e tão bem pensados (nada é posto por acaso, e não se fazem as coisas para os estúdios ganhar o máximo dinheiro no "box-office" possível, sem se pensar no que está a ser feito) como este primeiro capítulo de «O Senhor dos Anéis». E talvez ainda me impressione mais com o que aí vem a seguir. Pelo menos, é o que me estão sempre a dizer...

* * * *
Last edited by rui sousa on November 30th, 2014, 5:18 pm, edited 2 times in total.
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: LOTR: The Fellowshio of the Ring (2001) - Peter Jackson

Post by DarkPhoenix »

Viste a edição normal ou a versão extendida?
Se a original é muito boa, a "director's cut" é superlativa.

Uma pena que se tenham perdido os tópicos originais destes filmes, sobrando apenas o do terceiro, "O Regresso Do Rei".
Rui Santos
Site Admin

Post by Rui Santos »

DarkPhoenix, vi isso noutro dia e não percebi... mas também não encontrei os tópicos. Não me lembro de um expurgo na BD, mas irei continuar a ver. O cinema e filmes não deveria ser apagado:(
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
vinsanity
Entusiasta
Entusiasta

Post by vinsanity »

é o meu filme preferido dos 3
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

É o único da trilogia que ainda considero um grande filme.
Resistiu ao teste do tempo.
picaroto84
Entusiasta
Entusiasta

Post by picaroto84 »

Um grande filme sem dúvida, mas pessoalmente gosto mais do segundo e terceiro.
Até agora 1062 DVD
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Vi a versão normal, quais são as diferenças principais entre esta e a extendida?
bretes
Entusiasta
Entusiasta

Post by bretes »

Cerca de 30 minutos. :-)))

Agora mais a sério, foi completamente re-editado, ou seja, tem cenas na versão de cinema que não aparecem na versão extendida.
Há quem aprecie mais a versão extendida (o meu caso, por exemplo), há quem prefira a versão normal... sinceramente, aconselhava-te a ver a versão extendida (não vou argumentar, pois ainda não vistes essa versão) para teres a tua própria opinião.

Também tens muito por pesquisar pela net, para te ajudar se te compensa ou não visualizar a versão extendida, mas basicamente, em cenas adicionadas, tens:

■Isildur's death.
■Bilbo's opening narration "Concerning Hobbits".
■Bilbo at the party scene avoiding the Sackville-Bagginses.
■Bilbo and Frodo's dialogue at the party scene, while avoiding the Sackville-Bagginses.
■The Hobbits at the Green Dragon Inn.
■A conversation between Ted Sandyman, Hamfast Gamgee, Old Noakes, Samwise Gamgee and Frodo Baggins.
■Frodo and Sam seeing Wood Elves making their way to the Grey Havens on their first day of their journey across the Shire.
■The crossing of the Midgewater.
■Aragorn singing "The Lay of Lúthien".
■Sam shows Frodo the trolls when they are at Trollshaws.
■Gandalf reciting Black Speech at the Council of Elrond.
■Aragorn visiting his mother's grave.
■The Fellowship given a goodbye at Rivendell.
■Gandalf warning Frodo about Boromir near Moria.
■Lothlórien panorama added.
■Sam's poem about Gandalf's fireworks.
■The Fellowship members have flashbacks from when they were given their gifts from Galadriel.
■Celeborn and Aragorn have a conversation in a flashback.
■Aragorn and Boromir seeing Gollum behind a floating log.
■More of Merry and Pippin defending Boromir at Amon Hen

Já agora, a versão extendida de "As Duas Torres" tem 42 minutos adicionais, e a de "O Regresso do Rei", 50 minutos.
"Fear is the mind killer..."
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Obrigado bretes! Tanto material... :)
NFCDS
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by NFCDS »

rui sousa wrote:Vi a versão normal, quais são as diferenças principais entre esta e a extendida?
Rui, vê a versão extendida e já agora em bluray. Vais ter que refazer a tua crítica :wink:
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

A versão extendida do FOTR é uma demonstração de carinho pelo mundo de Tolkien.
Sem dúvida que "A Irmandade Do Anel" é - de longe - o melhor filme do Peter Jackson.

Sem me querer adiantar, aconselho que vejas ambas as versões de cada um dos filmes, a começar pelas originais de cinema.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Sim, só dessa forma se poderia fazer a comparação. Mas eu, pessoalmente, nunca mais revi as versões de cinema. Tenho os 3 em DVD extended e só vejo essas versões. As de cinema já são excelentes, mas as extended são infinitamente superiores! Eu já nem me lembro o que é que vem numa e o que vem noutra, para mim os filmes são as extended.

Vou fazer o mesmo com os Hobbits. Vejo as versões de cinema, espero pelas extended e esqueço as de cinema para sempre.
Image

Post Reply