The Big Space Travel (1975) - Valentin Selivanov
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
The Big Space Travel (1975) - Valentin Selivanov
The Big Space Travel / Большое космическое путешествие

Título original: Большое космическое путешествие
Título inglês internacional: The Big Space Travel
Data de lançamento: 5 de Novembro de 1975 (URSS)
Realizador: Valentin Selivanov
Género(s): Ficção Científica
Duração: 66 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0321492/
Wikipédia em russo, requer tradução com Google Chrome, ou equivalente: http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%91%D0% ... 0%B8%D0%B5
Sinopse:
Ficção científica infantil soviética. Experiência e teste psicológico a três crianças, seleccionadas para um voo espacial, na nave espacial Astra. As crianças, julgando tratar-se de um voo autêntico, são submetidas a crises e avarias simuladas na nave espacial, ao estilo do teste Kobyashi-Maru da Star Fleet Academy.
Videos:
Imagens:

Título original: Большое космическое путешествие
Título inglês internacional: The Big Space Travel
Data de lançamento: 5 de Novembro de 1975 (URSS)
Realizador: Valentin Selivanov
Género(s): Ficção Científica
Duração: 66 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0321492/
Wikipédia em russo, requer tradução com Google Chrome, ou equivalente: http://ru.wikipedia.org/wiki/%D0%91%D0% ... 0%B8%D0%B5
Sinopse:
Ficção científica infantil soviética. Experiência e teste psicológico a três crianças, seleccionadas para um voo espacial, na nave espacial Astra. As crianças, julgando tratar-se de um voo autêntico, são submetidas a crises e avarias simuladas na nave espacial, ao estilo do teste Kobyashi-Maru da Star Fleet Academy.
Videos:
Imagens:

Re: The Big Space Travel (1975) - Valentin Selivanov
Ano passado eu assisti esse filme, tirando a cena final do astronauta e o discurso, é um ótimo filme com um elenco que fica difícil de entender como não tiveram uma carreira longa, Ludmila Berlinskaya infelizmente só fez esse filme.
A música do filme cantada pela Berlinskaya é linda, eu gostei dos momentos de flashback na história, até por que sendo um filme de orçamento limitado tinha que criar um roteiro e prender o espectador. Achei o imdb 6,3 bem injusto.
A música do filme cantada pela Berlinskaya é linda, eu gostei dos momentos de flashback na história, até por que sendo um filme de orçamento limitado tinha que criar um roteiro e prender o espectador. Achei o imdb 6,3 bem injusto.
-
- DVD Maníaco
Drakes: Viste este filme com legendas?
É que este foi um de dois filmes que tive de ver sem legendas, porque não encontrei nenhumas (em nenhum idioma).
Em relação à ficção científica russa, a minha opinião é a de que é esquisita: Ou fazem filme intelectuais (Tarkovsky) ou filmes infantis (mas muito bons e insólitos). Por outro lado aconselho a ficção científica dos outros países europeus do bloco de leste, que possui grandes pérolas, de que eu já aqui falei, nomeadamente o Ikarie XB-1 e o Test Pilota Pirxa
É que este foi um de dois filmes que tive de ver sem legendas, porque não encontrei nenhumas (em nenhum idioma).

Em relação à ficção científica russa, a minha opinião é a de que é esquisita: Ou fazem filme intelectuais (Tarkovsky) ou filmes infantis (mas muito bons e insólitos). Por outro lado aconselho a ficção científica dos outros países europeus do bloco de leste, que possui grandes pérolas, de que eu já aqui falei, nomeadamente o Ikarie XB-1 e o Test Pilota Pirxa

Eu assisti do leste sendo honesto nos últimos dois anos dos antigos aqueles indicados aqui no forum (eu já lia vcs), acho que problema russo ou soviético é o desencanto por isso tantas distopias. Antes, posso estar enganado, mas deve-se ao programa espacial ser parte importante da propaganda de Estado, devia ter muita pressão sobre roteiros e diretores.JoséMiguel wrote:Drakes: Viste este filme com legendas?
É que este foi um de dois filmes que tive de ver sem legendas, porque não encontrei nenhumas (em nenhum idioma).![]()
Bem tem aqui a legenda em português...como legenda não tem problemas com direitos desde que não seja algo comercial, acho que não tem problema... qualquer conserto e crítica é só dizer...
http://wipfiles.net/kam6sxiugpl0.html
Qual foi o outro?
Saudações,
-
- DVD Maníaco
Drakes:
A) Reparei que esse site das legendas foi criado em 2014. Ora eu vi o filme em 2013, quando ainda não haviam legendas. Ainda bem que já existem. Quando tiver tempo voltarei a ver o filme com essas tais legendas.
B) O outro filme que vi sem legendas foi este: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=49103
C) Ahh já eras leitor deste fórum, antes do teu registo recente!
Olha eu fico muito contente, porque como podes ver, és a única pessoa do fórum que gosta de alguns filmes esquisitos (mas bons) de que eu escrevo. Escrevi esta crítica em 2013 e só agora em 2015 é que alguém (tu) comentou!
Muito obrigado! Assim já fico mais motivado.... 
A) Reparei que esse site das legendas foi criado em 2014. Ora eu vi o filme em 2013, quando ainda não haviam legendas. Ainda bem que já existem. Quando tiver tempo voltarei a ver o filme com essas tais legendas.
B) O outro filme que vi sem legendas foi este: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=49103

C) Ahh já eras leitor deste fórum, antes do teu registo recente!

-
- Iniciado
Parece interessante, vou ver se vejo.
José Miguel eu também gosto de filmes esquisitos (mas bons) :)
-
- DVD Maníaco
João: Eu sei perfeitamente que te interessas por sci-fi com maturidade, mas repara que este é um filme infantil, e quando eu criei este tópico era apenas para dar a conhecer a abordagem russa da sci-fi, que é o tal 8 ou 80 (Tarkovski vs. Filme Infantil). Por acaso até pode ser que gostes disto, até porque (spoiler a sério)João Ferreira wrote:Parece interessante, vou ver se vejo.
Por outras palavras, não é um filme de entretenimento para adultos. Mas um cinéfilo que goste de ficção científica, poderá achar o filme muito interessante, tal como eu achei...

Mas posso te garantir que este filme (apesar de infantil) possui uma enorme qualidade e originalidade, caso contrário não haveriam esses clips no You Tube, nem andavam agora a cantar a canção nos concursos televisivos para os velhotes:
-
- Iniciado
Eu sei eu li o texto todo (belo texto), vamos a ver, talvez goste, talvez não.
Não sou muito esquisito com géneros, "papo" um pouco de tudo.
Nem gosto muito de sci-fi, mas adoro o sub-género espacial.
Não sou muito esquisito com géneros, "papo" um pouco de tudo.
Nem gosto muito de sci-fi, mas adoro o sub-género espacial.
-
- Iniciado
Lá vi o filme
Sinceramente gostei e não achei assim tão infantil (só mesmo aqueles números musicais e danças
), bons cenários e efeitos especiais, história interessante ainda que se arraste um pouco.
Gostei bastante do uso dos flashbacks bem como a banda-sonora e a fotografia
Bom filme, ainda que pelo lento ritmo e falta de acção propriamente dita faça com que não aconselhe a qualquer um.
Só se gostarem muito de ficção cientifica e deste estilo de cinema
7/10

Sinceramente gostei e não achei assim tão infantil (só mesmo aqueles números musicais e danças

Gostei bastante do uso dos flashbacks bem como a banda-sonora e a fotografia
Bom filme, ainda que pelo lento ritmo e falta de acção propriamente dita faça com que não aconselhe a qualquer um.
Só se gostarem muito de ficção cientifica e deste estilo de cinema
7/10
a) Se precisar do link do filme é só dizer, por causa da sincronia, mas é o arquivo do youtube do site oficial mesmo pelo que me lembroJoséMiguel wrote:Drakes:
B) O outro filme que vi sem legendas foi este: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=49103![]()
![]()
![]()
C) Ahh já eras leitor deste fórum, antes do teu registo recente!Olha eu fico muito contente, porque como podes ver, és a única pessoa do fórum que gosta de alguns filmes esquisitos (mas bons) de que eu escrevo. Escrevi esta crítica em 2013 e só agora em 2015 é que alguém (tu) comentou!
Muito obrigado! Assim já fico mais motivado....

b) Cánh đồng hoang / The Abandoned Field: Free Fire Zone, não encontrei mesmo.
c) Eu acho que o problema dos filmes é conhecer, mas muitos filmes da sessão que escrevem acabei assistindo, só ano passado (2014) que coloquei entre os melhores que vi:
Hard to Be a God (1989)
Sobache serdtse (1988)
Dead Man's Letters (1986)
Kin-dza-dza! (1986)
Sexmission (1984)
The Big Space Travel (1975
Ivan Vasilievich muda de Profissão (1973)
Viy, O Espírito do Mal - (1967)
Ikarie xb1 (1963)
Vynález zkázy (A Invenção Diabólica) (1958) - esse eu achei mais curioso que bom...
Também, mas foi de outras pessoas e sites:
Klass (2007)
Troptard (1996)
Przesluchanie (1989)
otodik pecset (O 5th.selo) 1976
Quando tiver um pouco mais de tempo (nas férias talvez), também me tenho de dedicar um pouco mais a este tema.
Nasci na Alemanha em 1977, onde vivi até os meus pais regressarem em 1988. Apesar da cortina de ferro, guerra fria, passava muito cinema do leste na televisão alemã. Onde morava, inclusivamente, apanhava-se um canal da antiga República Democrática da Alemanha (DDR), que passava quase constantemente, embora fortemente censurado, filmes do leste.
Claro que os que me lembro melhor foram os filmes de animação soviéticos, com os quais delirava...a qualidade era muito, mas muito boa na altura (quase ao nível de uns estúdios Ghibli...já os filmes de animação da antiga Checoslováquia eram um bocado para esquecer, salvo algumas excepções).
Ainda hoje me lembro muito bem de uma antiga série infantil, polaca se não estou em erro, que na altura me agarrava ao ecrã...Pan Tau (esta consegui arranjar dobrada em alemão).
Lembro-me também de ver muitos filmes de ficção científica (tema de eleição para mim desde muito novo mesmo) do leste, que eu adorava. Como é óbvio, passados estes anos todos, não me lembro dos nomes, mas já consegui identificar aqui alguns
Na Alemanha os filmes eram todos dobrados em alemão, pelo que, com os meus bons conhecimentos de alemão na altura não tinha qualquer problema em vê-los...claro que a dificuldade agora será ver estes filmes com legendas em português, ou mesmo em inglês (até aceitaria ver os mesmos dobrados em alemão).
Posto isto, e dirigido em especial ao JoséMiguel, que tanto partilha aqui estas belas pérolas, onde posso ver estes filmes (youtube, links, sites)? E de preferência com legendas?
Um bem haja a todos
Nasci na Alemanha em 1977, onde vivi até os meus pais regressarem em 1988. Apesar da cortina de ferro, guerra fria, passava muito cinema do leste na televisão alemã. Onde morava, inclusivamente, apanhava-se um canal da antiga República Democrática da Alemanha (DDR), que passava quase constantemente, embora fortemente censurado, filmes do leste.
Claro que os que me lembro melhor foram os filmes de animação soviéticos, com os quais delirava...a qualidade era muito, mas muito boa na altura (quase ao nível de uns estúdios Ghibli...já os filmes de animação da antiga Checoslováquia eram um bocado para esquecer, salvo algumas excepções).
Ainda hoje me lembro muito bem de uma antiga série infantil, polaca se não estou em erro, que na altura me agarrava ao ecrã...Pan Tau (esta consegui arranjar dobrada em alemão).
Lembro-me também de ver muitos filmes de ficção científica (tema de eleição para mim desde muito novo mesmo) do leste, que eu adorava. Como é óbvio, passados estes anos todos, não me lembro dos nomes, mas já consegui identificar aqui alguns

Na Alemanha os filmes eram todos dobrados em alemão, pelo que, com os meus bons conhecimentos de alemão na altura não tinha qualquer problema em vê-los...claro que a dificuldade agora será ver estes filmes com legendas em português, ou mesmo em inglês (até aceitaria ver os mesmos dobrados em alemão).
Posto isto, e dirigido em especial ao JoséMiguel, que tanto partilha aqui estas belas pérolas, onde posso ver estes filmes (youtube, links, sites)? E de preferência com legendas?
Um bem haja a todos

-
- DVD Maníaco
Comentário ao HSintra, João Ferreira e Drakes no mesmo post:
Bem, eu nem sequer ainda vi o filme com legendas, mas existe esta versão no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=cESo1m98-s0
Não conheço o canal do You Tube "rossiyskyvision", mas a Google também não fornece publicamente os dados de copyright dos seus vídeos (eu só tenho acesso a essa informação quando carrego um trailer ou excerto, e para este filme não carreguei nada).
Normalmente o que eu e outras pessoas fazem perante canais oficiais de estúdios no You Tube, que não fornecem legendas, é utilizar o plugin do navegador Firefox "Download Helper" para obter o url do vídeo. Se colocarmos esse url no VLC Media Player, podemos fazer streaming (autorizado e os próprios estúdios agradecem e rentabilizam a nossa visualização no You Tube), e no VLC podemos então juntar o ficheiro SRT das legendas. Esta é uma de várias hipóteses...
Esse procedimento é necessário para a Lenfilm Video, mas não para os estúdios polacos KDR e TOR, porque estes últimos vão eles próprios aos sites de legendas procurar versões sincronizadas, e quando ele colocam filmes sem legendas é porque não existem mesmo.
HSintra: O melhor é colocares a questão caso a caso, num dos meus tópicos de um filme específico, pois tentarei ajudar, caso não desrespeite nenhuma regra do fórum (dependerá da situação). Por acaso já tinhas falado na infância na R.F.A. e eu próprio tenho curiosidade em ler mais testemunhos teus. Qualquer dia conversamos (por aqui) com mais tempo...
Há que ter aqui atenção (escrevo isto também para a administração do DVD Mania), que no cinema de leste a situação é diferente do cinema "ocidental", pois são os próprios estúdios a assinarem protocolos com o You Tube, que pretendem que as pessoas vejam os filmes e não se importam se o pessoal vai buscar legendas SRT em inglês.
João Ferreira: Gostei muito do teu comentário e aconselho a minha crítica do Moscovo-Cassiopeia, que ao contrário deste tópico em que apenas tirei uns screenshots, me esmerei. (O Drakes já deve ter espreitado o filme). Póster com hiper-ligação:

Drakes: Ena! Tantos filmes da europa de leste que já viste!
Quando tiver tempo tenho de ter uma conversa contigo para me dares umas sugestões... Mencionaste filmes de outros sites, desde que não sejam sites de pirataria e downloads, podes e deves colocar lá os links no tópico do "cinema de leste", se achares que ficam bem.
Bem, eu nem sequer ainda vi o filme com legendas, mas existe esta versão no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=cESo1m98-s0
Não conheço o canal do You Tube "rossiyskyvision", mas a Google também não fornece publicamente os dados de copyright dos seus vídeos (eu só tenho acesso a essa informação quando carrego um trailer ou excerto, e para este filme não carreguei nada).
Normalmente o que eu e outras pessoas fazem perante canais oficiais de estúdios no You Tube, que não fornecem legendas, é utilizar o plugin do navegador Firefox "Download Helper" para obter o url do vídeo. Se colocarmos esse url no VLC Media Player, podemos fazer streaming (autorizado e os próprios estúdios agradecem e rentabilizam a nossa visualização no You Tube), e no VLC podemos então juntar o ficheiro SRT das legendas. Esta é uma de várias hipóteses...
Esse procedimento é necessário para a Lenfilm Video, mas não para os estúdios polacos KDR e TOR, porque estes últimos vão eles próprios aos sites de legendas procurar versões sincronizadas, e quando ele colocam filmes sem legendas é porque não existem mesmo.
HSintra: O melhor é colocares a questão caso a caso, num dos meus tópicos de um filme específico, pois tentarei ajudar, caso não desrespeite nenhuma regra do fórum (dependerá da situação). Por acaso já tinhas falado na infância na R.F.A. e eu próprio tenho curiosidade em ler mais testemunhos teus. Qualquer dia conversamos (por aqui) com mais tempo...

Há que ter aqui atenção (escrevo isto também para a administração do DVD Mania), que no cinema de leste a situação é diferente do cinema "ocidental", pois são os próprios estúdios a assinarem protocolos com o You Tube, que pretendem que as pessoas vejam os filmes e não se importam se o pessoal vai buscar legendas SRT em inglês.
João Ferreira: Gostei muito do teu comentário e aconselho a minha crítica do Moscovo-Cassiopeia, que ao contrário deste tópico em que apenas tirei uns screenshots, me esmerei. (O Drakes já deve ter espreitado o filme). Póster com hiper-ligação:

Drakes: Ena! Tantos filmes da europa de leste que já viste!

José Miguel, acho que todos você deve conhecer, não são sites de links, e qualquer transgressão pode apagar sem problemas a mensagem, mas o thefilmtransition tem boas informações de filmes de 2000 para cá, uma das razões que uso muito o imdb é que indo ver a nota tem mais 6 filmes que aparecem no "People who liked this also liked...", google é bomJoséMiguel wrote:
Drakes: Ena! Tantos filmes da europa de leste que já viste!Quando tiver tempo tenho de ter uma conversa contigo para me dares umas sugestões... Mencionaste filmes de outros sites, desde que não sejam sites de pirataria e downloads, podes e deves colocar lá os links no tópico do "cinema de leste", se achares que ficam bem.

Tem
http://russianfilm.blogspot.com/ - cinema russo - site em inglês
http://cinema-argentino.blogspot.com.ar com informações boas do cinema daquele país.
http://www.cinemablographer.com/ - principalmente quando tem o tiff, eles fazem um resumão...
http://www.blogdecine.com, principalmente alguns artigos quando tem festivais aparecem os filmes do leste, aqui foi a primeira vez que li sobre Leviatham,
Da nova safra de produções com o cinema do leste eu queria ter chance de ver:
THE SECRET ZOHAR
http://www.imdb.com/title/tt3355014/
Acho que este é considerado israelense, mas também tem partes na Rússia e Ucrânia.
A história da viagem do homem ao longo do tempo em 1.900 anos de duração, abrangendo 13 períodos históricos: a era do Império Romano até os dias atuais. Dezenas de vidas levar protagonista para o auto-conhecimento. Tudo começa com o despertar, em que Max não sabe quem ele é e onde ele está. Para resolver o mistério da sua existência, ele é obrigado a cumprir a sua missão, passando de uma época histórica para outra. Cada nova aventura no tempo e no espaço é cheio de dificuldades que dificultam a tarefa - para entregar o Zohar pergaminho sagrado com o esquema da estrutura do universo, na antiga cidade de Jerusalém. Perscrutando as memórias desbotados e erros do passado, Max encontra-se em fuga de uma época histórica para outra. Mas o progresso seria impossível sem a sábia liderança e orientação de sábios que aparecem em cada fase da vida de Max e recordam a meta, orientam e fornecem informações vitais sobre o sistema oculto do universo.
Kurmanjan datka
http://www.imdb.com/title/tt2640460/?ref_=tt_rec_tt
Foi procurando esse filme que assisti Orde.
história real de uma mulher ,reverenciada até hoje por sua diplomacia para salvar sua nação da destruição completa quando os russos invadiram.
Povodyr
http://www.imdb.com/title/tt3037582/
Liza, a rókatündér
http://www.imdb.com/title/tt2210769/
sinopse:
Liza é uma enfermeira, em busca de amor. Sua única companhia é uma estrela pop japonês morta há muito tempo, que a transforma em uma raposa de conto de fadas por ciúmes. Agora, todos os homens que desejam Liza morreram horrivelmente. Ela pode superar a maldição?
Saudações,
Edit:
Faltou:
http://www.kinokultura.com/reviews.html
-
- DVD Maníaco
Quem espera sempre alcança...
Quando criei o tópico em 2013 não existiam legendas para este filme (vi o filme sem legendas sem entender a "ponta de um corno" de russo), um ano mais tarde apareceu o Drakes a indicar que já existiam, mas só agora eu comecei a ver o filme com legendas, aproveitando o canal Rvision no You Tube:
Já vi a primeira metade e fiquei muito impressionado na positiva, pois o filme é muito mais sério, maduro e realístico do que eu achei ao vê-lo sem legendas, muito superior ao trailer poético que coloquei na ficha técnica.
Perante os diálogos, constato que estas personagens de 13 anos de idade, comportam-se com a maturidade realística de jovens pós-puberdade, em particular nos flashbacks passados na Terra, não existe aqui a infantilidade do boicote à realidade encontrada nas produções da Walt Disney (puritanos religiosos).
Temos aqui miudagem de 13 anos a bordo de uma nave espacial, que se comporta com mais inteligência, maturidade e seriedade que o Capitão Kirk da série Star Trek (1966-1969).
Este filme fere o intelecto e sensibilidade do realizador J.J. Abrams, que o considerará muito ofensivo e adulto para os ideais dele (o homem considera um argumento inteligente como uma ofensa, e promove filmes para atrasados mentais).

J. J. Abrams - O realizador que faz filmes para atrasados mentais e tem orgulho nisso
Ainda bem que não somos todos iguais...
Falta-me ver a segunda metade deste excelente "The Big Space Travel"...
Quando criei o tópico em 2013 não existiam legendas para este filme (vi o filme sem legendas sem entender a "ponta de um corno" de russo), um ano mais tarde apareceu o Drakes a indicar que já existiam, mas só agora eu comecei a ver o filme com legendas, aproveitando o canal Rvision no You Tube:
Já vi a primeira metade e fiquei muito impressionado na positiva, pois o filme é muito mais sério, maduro e realístico do que eu achei ao vê-lo sem legendas, muito superior ao trailer poético que coloquei na ficha técnica.
Perante os diálogos, constato que estas personagens de 13 anos de idade, comportam-se com a maturidade realística de jovens pós-puberdade, em particular nos flashbacks passados na Terra, não existe aqui a infantilidade do boicote à realidade encontrada nas produções da Walt Disney (puritanos religiosos).
Temos aqui miudagem de 13 anos a bordo de uma nave espacial, que se comporta com mais inteligência, maturidade e seriedade que o Capitão Kirk da série Star Trek (1966-1969).
Este filme fere o intelecto e sensibilidade do realizador J.J. Abrams, que o considerará muito ofensivo e adulto para os ideais dele (o homem considera um argumento inteligente como uma ofensa, e promove filmes para atrasados mentais).

J. J. Abrams - O realizador que faz filmes para atrasados mentais e tem orgulho nisso
Ainda bem que não somos todos iguais...
Falta-me ver a segunda metade deste excelente "The Big Space Travel"...

-
- DVD Maníaco
Ena pá!
No final do filme surge o mítico cosmonauta soviético Alexey Neonov, em sua casa a pintar os seus famosos desenhos de ficção científica. Já tinha feito uma apresentação a este grande senhor no meu tópico do filme "Orion's Loop": http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51678

O Drakes já criou tópico para o novo filme de 2017 acerca dele: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51862
Enviei mensagem privada ao Drakes, com alguns acréscimos meus à ficha técnica que ele compôs para o filme de 2017. Acho que só agora o Drakes irá perceber porque "ralhei" com ele acerca da ficha técnica do filme de 2017.

(Foi por causa da minha admiração ao cosmonauta que fez o primeiro "Space Walk", depois aparecia com muito gosto a comentar sci-fi infantil e criava desenhos muito bonitos de sci-fi. Um astronauta com veia artística e alma de poeta e não de soldado militar.)
No final do filme surge o mítico cosmonauta soviético Alexey Neonov, em sua casa a pintar os seus famosos desenhos de ficção científica. Já tinha feito uma apresentação a este grande senhor no meu tópico do filme "Orion's Loop": http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51678

O Drakes já criou tópico para o novo filme de 2017 acerca dele: http://forum.dvdmania.org/viewtopic.php?f=11&t=51862
Enviei mensagem privada ao Drakes, com alguns acréscimos meus à ficha técnica que ele compôs para o filme de 2017. Acho que só agora o Drakes irá perceber porque "ralhei" com ele acerca da ficha técnica do filme de 2017.

(Foi por causa da minha admiração ao cosmonauta que fez o primeiro "Space Walk", depois aparecia com muito gosto a comentar sci-fi infantil e criava desenhos muito bonitos de sci-fi. Um astronauta com veia artística e alma de poeta e não de soldado militar.)