O Chequista* / Чекист (1992) - Aleksandr Rogozhkin

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
O Chequista* / Чекист (1992) - Aleksandr Rogozhkin

Post by JoséMiguel »

Revisão nº 1 (Abril/2016):

- Detectei uma discrepância entre as versões russa e inglesa do wikipedia. A minha ficha técnica actual (original) baseia-se na versão inglesa, mas na versão russa é indicada também a França como país de origem do filme, em co-produção com a Rússia. Julgo que isto terá a ver com alguma ajuda financeira que a França terá dado à equipa russa, que tinha o filme quase pronto em Dezembro de 1991 (feito com dinheiros do estado soviético), quando de súbito ocorre a extinção da URSS.

- O trailer muito bom que tinha aqui, foi removido pelo seu autor. Estou agora eu a preparar outro, visto não existir de momento nenhum outro trailer no You Tube (sim, eu pesquisei em russo e tudo).

O Chequista*

Image

Título original: Чекист
*Título português literal (não oficial): O Chequista
Título francês: Le Tchekiste
Data de lançamento: 1992 (Rússia)
Realizador: Aleksandr Rogozhkin
Género(s): Histórico/Drama
Duração: 91 min
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0103949/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Chekist

Aviso! O trailer que se segue contém imagens impróprias, quer para menores de idade, quer para adultos impressionáveis!

Trailer (amador):
Sinopse:

Filme de choque, acerca de crimes contra a humanidade, cometidos pela polícia secreta, denominada de Checa (Cheka SNK RSFSR - Comissão Extraordinária russa de Combate à contra-revolução e Sabotagem), criada em 1917 por decreto do Lenine. O filme é baseado no livro de 1923, do escritor Vladimir Notch, e fez parte da selecção oficial do Festival de Cannes de 1992, na categoria não-competitiva "Un Certain Regard".

Opinião:

Brutalidade do realismo do cinema soviético...

Image

Este filme foi lançado em 1992, apenas meses após a desintegração da União Soviética, ocorrida em Dezembro de 1991. Tecnicamente já não é um filme soviético, e talvez por ter sido lançado no caos subsequente, inclua o forte teor de nudez explícita e degradante, das vítimas fuziladas pelo regime instalado, imediatamente após a revolução russa de 1917. Até 1991 o cinema soviético estava sujeito ao "bom senso" da censura oficial do estado. A nudez explícita era autorizada, caso a caso, já desde o início da década de 1970, mas nestes moldes, custa-me a crer que o filme fosse autorizado no ano imediatamente anterior, antes do colapso do regime soviético.

Image

Na imagem acima vemos o ecrã inicial do filme, já sem "URSS" e agora com "Federação Russa". Vemos também referencia aos estúdios Lenfilm, que têm protocolo com o You Tube, para transmissão gratuita de filmes em streaming, mas que por qualquer motivo não aparentam ser os actuais detentores de copyright deste filme. De acordo com o wikipédia o filme encontra-se fora de distribuição e não é comercializado. Os leitores do fórum, mesmo que queiram, não podem comprar este filme, apenas procurar uma versão online, por exemplo no You Tube.

Image

Em toda a honestidade, esta não é nenhuma obra-prima ou sequer um grande filme, mas tem a particularidade de me ter deixado incomodado e mal disposto, não por alguma cena em particular, mas pelo conjunto e quantidade interminável de matanças, contra o muro de fuzilamento, e tantas pessoas a viver os últimos momentos de vida, muitas inocentes como na imagem da cima, em que a senhora foi fuzilada, apenas pelo grau de parentesco.

O próprio Festival de Cannes, inseriu este filme numa categoria incerta (julgo que se traduz por "Um certo ponto de vista", mas não sou muito bom em francês), reservada a cinema experimental. Para mim a categoria não é incerta, é um filme de genocídio/crimes contra a humanidade/crimes de guerra, tal como "A Lista de Schindler" ou o "Vem e Vê".

Image

A riqueza do filme foi mesmo terem pisado o risco, e passarem dos limites, com o objectivo de deixar os espectadores emocionalmente incomodados e desgastados. Este filme seria e ainda é impensável na indústria de cinema norte-americana ou asiática. No cinema europeu é possível e tolerado, mas os exemplos europeus que me vêm à cabeça são filmes eróticos ou exploitation franceses, italianos, etc. dos anos 70. Com esta categoria e qualidade, não conheço mais nenhum filme assim polémico (experimental) histórico/dramático.

Mas não esperem a elegância e qualidade cinematográfica da "Lista de Schindler" (EUA) ou o "Vem e Vê" (URSS), este é um filme duro, nú e crú, de uma forma realística e ofensiva.

Image

Irão ver uma mãe desesperada, que leva a filha jovem (irmã do preso), para se despir à frente do comandante da polícia, e sai do gabinete repetindo o nome do filho, deixando a filha nua, sozinha à frente do comandante. Cadáveres das vítimas fuzilados içados por uma corda, a encher transportes de camionetas de caixa aberta. Etc. Este filme não é aconselhável para toda a gente.

Image
Last edited by JoséMiguel on April 17th, 2016, 6:39 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: O Chequista* / Чекист (1992) - Aleksandr Rogozhkin

Post by JoséMiguel »

Este foi daqueles filmes que na altura (há quase dois anos) não fiz muito caso dele, mas que me deixou marcas profundas e de volta e meia fico com vontade de o rever. Ainda não o fiz, mas criei um clip de 5 minutos para um outro fórum dedicado ao cinema de exploitation e filmes macabros, para divulgar um filme mais forte, explícito e violento do que os filmes de culto manhosos italianos com "gore", mas feito com excelente qualidade e aceite oficialmente nos muito prestigiados festivais de cinema de Cannes e de Toronto.

A cena que escolhi até nem é das mais violentas e fortes do filme, porque tive mesmo medo de puxar o cursor de deslocação 2 minutos para trás, mas ainda assim e já com a interdição a menores de 18 anos, deixo o aviso sério de que a cena seguinte poderá incomodar muitos adultos. Este é o filme que mais me incomodou até hoje (seguido do "Come and See")... :|
Observação:
Este é dos poucos casos que conheço, em que o wikipédia indica que o filme está fora de circulação comercial. A versão do You Tube, que vi em 2013 continua lá, mas sem legendas. Se alguém tiver interesse em eu colocar informação no meu canal do You Tube (mas não aqui no fórum porque não me parece bem) sobre como colocar legendas em filmes russos do You Tube (por exemplo os filmes oficiais gratuitos do estúdio Lenfilm, que não têm legendas), poderei fazê-lo lá porque a Google não tem nenhum problema com isso, ainda na semana passada expliquei lá como ver o filme oficial "As Cartas do Homem Morto", com legendas inglesas a um estrangeiro, e a "Lenfilm Video" até agradece porque passa a ter lucros publicitários com estrangeiros que não falam russo. :o Se quiserem digam aqui alguma coisa e quando eu tiver tempo colocarei informação nos comentários ou descrição do meu clip...

Post Reply