1612 (2007) - Vladimir Khotinenko

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
1612 (2007) - Vladimir Khotinenko

Post by JoséMiguel »

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/e/e9/1612_movie_poster.jpg
1612
Aventura/Fantasia/Ficção Histórica (143 min) - "1612"

Data de Estreia: 1 de Novembro de 2007 (Rússia).
Realização: Vladimir Khotinenko.

Sinopse:
A invasão Polaco-Lituana da Rússia, como pano de fundo para a história de Andrey, no seu percurso de servo da corte imperial russa, vendido como escravo, após o assassinato do Czar, e comprado como servo, pelo Caballero Álvaro, um cavaleiro nobre espanhol, mercenário especialista em canhões e armas de pólvora. O enredo envolve a defesa de uma citadela russa, contra as tropas de cavalaria pesada polaco-lituanas Hussária.

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1139085/
Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/1612_%28film%29
Trailer:



Image

Este filme é uma super-produção, financiada pela Agência Federal De Cultura e Cinema, para celebrar a re-introdução do feríado nacional russo em 2005, que tinha sido abolido na revolução de 1917. O feríado celebra a expulsão das tropas invadoras polaco-lituanas, da cidade de Moscovo.

http://en.wikipedia.org/wiki/Unity_Day_%28Russia%29

Image

Este filme, desconhecido em Portugal, gerou alguma polémica na imprensa polaca, pois mexe com o orgulho histórico polaco. O problema aqui não tem a ver com denegrir o povo polaco, pois quer no cinema russo, quer no cinema soviético que o antecedeu, existiu sempre respeito pelos outros países. O que se passa é que, ao contrário do rigor histórico do cinema soviético, estamos perante um filme-espectáculo, pouco sério, contaminado pelo estilo de Hollywood, e apenas por essa falta de rigor histórico, não espectável no cinema de Leste, o filme poderá ofender os polacos.

Do meu ponto de vista, enquanto português acho o oposto, não conhecia a história da Polónia e Rússia, em redor do ano de 1600, e fiquei impressionado com a cavalaria polaca Hussar, os cavaleiros com armadura e asas montadas nas costas...

http://en.wikipedia.org/wiki/Polish_hussars

Assim o filme apenas faz uma boa homenagem ao inimigo, que retrata com respeito... encontrei este video polaco no You Tube, que usa imagens do 1612 na 2º parte, no entanto não sei de que filme são as imagens da 1º parte do vídeo, alguém consegue descobrir? Gostava de o ver...



Já agora, encontrei este mapa do Reino da Polónia e Grande Ducado da Lituânia, que englobava também territórios da Bielorússia, Estónia, Letónia, Moldávia, Roménia, Rússia, Eslováquia e Ucrânia:

Image

http://en.wikipedia.org/wiki/Polish-Lit ... mmonwealth

Image

O 1612 é uma super-produção, que ultrapassa visual e tecnicamente tudo o que Hollywood fez até hoje, ou irá fazer num futuro próximo. Mas é um filme desequilibrado pelo seguinte:

Tenta ser, e consegue ser, mais hollywodesco do que Hollywood, um filme de acção e aventura para agrado da juventude, tecnincamente inovador e que rebenta com a escala de Hollywood, mas ao mesmo tempo contém cenas muito fortes de violência, que são inéditas no cinema ocidental, devido ao realismo do cinema de Leste, bem como nudez total. Por outras palavras, aventura pouco séria para agrado dos miúdos, que se calhar não podem ver o filme pela nudez e violência...Mas a Europa não é igual aos EUA, e aqui não tentam forçar uma classificação etária para maximizar os lucros e audiências... enfim fizeram o filme que queriam, mas eu pessoalmente preferia que tivesse sido mais sério, historicamente rigoroso e com menos aventura (macacada) de Hollywood. Na imagem seguinte, vemos um exemplo desta violência realística, onde cortam a língua, com uma faca:

Image

Na imagem que se segue, vemos o Caballero Álvaro, interpretado por um actor espanhol, e que fala em espanhol, com montes de asneiras e palavrões, pois no cinema de Leste é habitual as personagens falarem no idioma que é suposto, neste filme temos Latim, Italiano, Russo, Espanhol, Polaco e Flamengo:

Image

Por exemplo na cena do Vaticano, os actores falam em italiano:

Image

Este filme deixou-me muito impressionado, pelas técnicas de encenação semi-circular, e por efeitos visuais que não sei como foram feitos, pois estão muito para além das capacidades do melhor que Hollywood já fez até hoje, se calhar o filme veio do futuro com uma máquina do tempo...

Image
Roma, em 1605.

Image
Idem...

Image
Belíssimos efeitos contra-luz.

Image
Flecha a razar, ainda estou na dúvida se a seta é CGI ou real...a sério não consigo perceber, vi a cena várias vezes..., se é CGI, está tudo bem encenado...

Image
Hehehe... Câmera montada no canhão...

Image
Granadeiros do séc. XVI...

Image
Espingardeiros suecos, "Arquebusiers" pré-mosqueteiros...

Image
Não conseguiram montar uma câmera na bala de canhão, mas fizeram uma boa simulação com câmera de alta-velocidade, julgo que só a bala de canhão em si é montagem/CGI, pois a câmera a alta-velocidade é real.

Em conclusão, não gostei de algumas coisas no filme, relacionadas com a falta de realismo e seriedade, pois sendo um filme histórico financiado pelo governo russo, deveria ter sido mais sério. Mas este defeito para mim, fará a delícia da esmagadora maioria do pessoal que delira com o cinema-espectáculo de Hollywood, e os russos são muito melhores cineastas a nível de trabalho de câmera, ensaios e encenação. Nenhum filme norte-americano pode competir com este. Gostei dele e recomendo.

O cinema de Hollywood é outro estilo, com pouco actores e encenações, utilizam truques/ângulos de câmera e animações CGI para ocultar essa lacuna, como por exemplo na excelente trilogia do Senhor dos Anéis. No cinema de Leste a tradição da técnica de filmagem é outra, mais actores, cenários mais completos, cenas bastante coreografadas e ensaiadas, uso reduzido de CGI. Pessoalmente prefiro o estilo de cinema russo, mas nem todos darão valor a estas qualidades.

Termino com um clip deste filme, com o melhor cerco a citadela, que já vi no cinema:

Last edited by JoséMiguel on May 10th, 2013, 5:02 am, edited 1 time in total.
JoséMiguel
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3076
Joined: August 30th, 2011, 9:33 pm
Location: Lisboa
Re: 1612 (2007) - Vladimir Khotinenko

Post by JoséMiguel »

Quando escrevi a crítica anterior, referi que não sabia de que filme são as imagens da 1ª metade do video polaco (aquele video por cima do mapa do globo).

Descobri agora que faz parte de uma trilogia de um livro épico polaco, que foi filmada em ordem inversa aos capítulos do livro, por motivos políticos.

Para quem se interessa pelos tema histórico, deixo informação dos filmes:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/a/a6/Ogniem_i_Mieczem_plakat.jpg/360px-Ogniem_i_Mieczem_plakat.jpg
O filme que aparece no vídeo é o Ogniem i Mieczem (1999, 175 minutos) -1º capítulo da saga.
http://en.wikipedia.org/wiki/With_Fire_ ... %28film%29


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/7/79/Potop_plakat.jpg
O 2º capítulo (cinema soviético) é o Potop (1974, 315 minutos).
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Deluge_%28film%29


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/c/c1/Pan_Wolodyjowski_plakat.jpg
O 3º capítulo é o Pan Wołodyjowski (1969, 160 minutos).
http://en.wikipedia.org/wiki/Colonel_Wo ... %28film%29

É disto mesmo que eu gosto, filmes históricos de longa duração. yes-)

Post Reply