Oscares 2013 - As nomeações
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Oscars 2013 - As nomeações
Tá engraçado, sim o do Amour será com certeza como disse o rui sousa.
O do zero dark thirty também está engraçado, lembrei-me logo do Hurt Locker quando ouvi falar do filme.

O do zero dark thirty também está engraçado, lembrei-me logo do Hurt Locker quando ouvi falar do filme.
Já tive a oportunidade de ver (quase) todos os filmes nomeados para os Óscares 2013. Infelizmente considero-os um conjunto simpático, com alguns títulos melhores que outros, mas assentes numa mediania preocupante. Não há, contudo, qualquer motivo para surpresa pois, que me lembre, há muito que não estreia uma obra verdadeiramente excepcional, transversal aos diferentes públicos e que encerre em si uma experiência cinéfila gratificante que perdure com o passar dos anos. Pelo contrário, cada vez mais assistimos a “trailers” expandidos até à exaustão e que bem espremidos são iguais a nada.
Este ano apesar dos grandes nomes envolvidos na “operação” Óscares, os títulos apresentados não fazem jus aos seus “donos”.
Django Libertado – (6 em 10) É sabido que o Tarantino não sabe fazer filmes fracos. Podem ser mais ou menos interessantes mas nunca fracos e se na 3ª parte de Sacanas o filme perdia gás, neste Django o arrastar da ação acontece antes, tornando-o, a espaços, aborrecido (heresia!!) Os excelentes diálogos estão lá, o humor corrosivo também, o Waltz está excecional, pessoalmente não gostei da prestação do Jamie Foxx e o DiCaprio tb me parece deslocado mas, na minha opinião, este é o filme mais fraco do Tarantino. Tomara, no entanto, muitos realizadores terem um filme como este na sua carreira.
Argo – (6 em10) Depois de uma estreia auspiciosa e de um segundo filme acima da média este Argo parece-me o pior filme do Affleck. Toda a situação de sequestro está bem apresentada mas não consegue sair de uma dramatização simplista do que se passou. Tirando os minutos finais o filme assenta numa modorra que vai levando o espectador sem grandes sobressaltos até ao seu final. Pedia-se, na minha opinião, mais garra e carisma. No entanto considero o Ben como um dos melhores autores/realizadores da atualidade.
Guia para um final feliz – (5 em 10) Filme simpático que nos ampara durante duas horas. Vê-se bem, gostei mas equaciono que filmes terão visto os ilustres membros da academia para nomearem este em detrimento de outros. Destaco a Jennifer Lawrence que consegue apaixonar o espectador de uma forma comovente.
Bestas do Sul Selvagem – (5 em 10) O que disse relativamente ao “Guia….” encaixa neste filme. Vê-se bem mas não entendo a sua nomeação para o Óscar do melhor filme do ano. A tão falada miudinha vai bem mas pergunto-me se ela não estará a repetir para as câmaras o seu quotidiano? Vou esquece-lo facilmente.
Lincoln – (4 em 10) Tenho de admitir que as expetativas ajudaram nesta notação tão baixa mas é impressionante como um cineasta como o Spielberg se dedique atualmente em ofertar-nos mamarrachos ao invés de filmes. Chamar Lincoln a este filme é como encher um balde de areia da praia e chamar-lhe Costa da Caparica. Os acontecimentos retratados resumem-se à aprovação da 13ª emenda e assistir a isto, sem fuga possível, durante 2h40 não lembra a ninguém. Spielberg queria, à força toda, fazer um épico e fê-lo…. em duração pelo menos. Cansa-me assistir a um filme “emoldurado”, vergado ao peso da história americana filmado de forma submissa. Não é à toa que o Daniel Day Lewis passa o filme curvado, coitado. Aborrece-me sobremaneira averiguar a probabilidade do Spielberg levar o óscar de melhor realizador para casa muito por culpa da ausencia do Tarantino, Affleck, Bigelow na categoria. Mais uma obra a juntar-se ao Amistad, Always, Hook, Indiana Jones IV, Jurassic Park 2 e Cavalo de Guerra. Uma pena portanto.
  Aborrece-me sobremaneira averiguar a probabilidade do Spielberg levar o óscar de melhor realizador para casa muito por culpa da ausencia do Tarantino, Affleck, Bigelow na categoria. Mais uma obra a juntar-se ao Amistad, Always, Hook, Indiana Jones IV, Jurassic Park 2 e Cavalo de Guerra. Uma pena portanto.
A vida de PI – (4 em 10) Esperava muito mais deste. Mais valia ter ficado pelo trailer. Não me prendeu de forma alguma e parece-me impertinente alguém considerar que um conjunto de imagens (muito) bonitas faça, por si só, um bom filme. Não é verdade e este a Vida de Pi também não será recordado. Eventualmente será mencionado pelo seu 3D.
00:30 – (6 em10) Parece-me irónico que o filme mais “masculino” nos seja dado por uma mulher. O seu tom documental aborreceu-me um pouco mas compreendo a sua opção. É esta abertura de espírito que falta ao Spielberg, deixar um filme correr solto, sem juízos herméticos que formatam ou manipulam a opinião do espectador. Nisto a Bigelow é exímia e desde já torço para que seja ela a levar o Óscar de melhor filme embora me pareça improvável. Pela negativa destaco o trabalho da Jessica Chastain, um notório erro de casting.
Amour – (4 em 10) Com meio mundo a elogiar este filme esperava muito mais. É um telefilme voyeurista que nos leva a passear pela 3ª idade, por vezes de forma brutal mas sem nos dar nada que não saibamos já (embora preferíssemos não saber ou não pensar). Trabalho de realização minucioso. Nunca saímos daquele apartamento mas nunca o espaço se torna repetitivo. Pena tenho que no decorrer da ação e de acordo com os acontecimentos a casa não vá perdendo luminosidade e mostrando, a espaços, alguma desarrumação. Concordo todavia que o Haneke é um justo nomeado para melhor realizador ao mesmo tempo que discordo da nomeação para melhor filme. Assim como disse sobre o Tarantino ou sobre o Aflleck, este é o pior filme de Haneke mas, em jeito de conclusão, se houvesse justiça a Emanuelle Riva levava o Óscar para casa. Ah e o filme deveria chamar-se Resiliência ao invés de Amour.
Os Miseráveis ( ? em 10) Tentei ver os Miseráveis, juro que sim, mas assim que o Russel Crowe abriu a boca e começou a ganir tive de me ausentar.

Este ano apesar dos grandes nomes envolvidos na “operação” Óscares, os títulos apresentados não fazem jus aos seus “donos”.
Django Libertado – (6 em 10) É sabido que o Tarantino não sabe fazer filmes fracos. Podem ser mais ou menos interessantes mas nunca fracos e se na 3ª parte de Sacanas o filme perdia gás, neste Django o arrastar da ação acontece antes, tornando-o, a espaços, aborrecido (heresia!!) Os excelentes diálogos estão lá, o humor corrosivo também, o Waltz está excecional, pessoalmente não gostei da prestação do Jamie Foxx e o DiCaprio tb me parece deslocado mas, na minha opinião, este é o filme mais fraco do Tarantino. Tomara, no entanto, muitos realizadores terem um filme como este na sua carreira.
Argo – (6 em10) Depois de uma estreia auspiciosa e de um segundo filme acima da média este Argo parece-me o pior filme do Affleck. Toda a situação de sequestro está bem apresentada mas não consegue sair de uma dramatização simplista do que se passou. Tirando os minutos finais o filme assenta numa modorra que vai levando o espectador sem grandes sobressaltos até ao seu final. Pedia-se, na minha opinião, mais garra e carisma. No entanto considero o Ben como um dos melhores autores/realizadores da atualidade.
Guia para um final feliz – (5 em 10) Filme simpático que nos ampara durante duas horas. Vê-se bem, gostei mas equaciono que filmes terão visto os ilustres membros da academia para nomearem este em detrimento de outros. Destaco a Jennifer Lawrence que consegue apaixonar o espectador de uma forma comovente.
Bestas do Sul Selvagem – (5 em 10) O que disse relativamente ao “Guia….” encaixa neste filme. Vê-se bem mas não entendo a sua nomeação para o Óscar do melhor filme do ano. A tão falada miudinha vai bem mas pergunto-me se ela não estará a repetir para as câmaras o seu quotidiano? Vou esquece-lo facilmente.
Lincoln – (4 em 10) Tenho de admitir que as expetativas ajudaram nesta notação tão baixa mas é impressionante como um cineasta como o Spielberg se dedique atualmente em ofertar-nos mamarrachos ao invés de filmes. Chamar Lincoln a este filme é como encher um balde de areia da praia e chamar-lhe Costa da Caparica. Os acontecimentos retratados resumem-se à aprovação da 13ª emenda e assistir a isto, sem fuga possível, durante 2h40 não lembra a ninguém. Spielberg queria, à força toda, fazer um épico e fê-lo…. em duração pelo menos. Cansa-me assistir a um filme “emoldurado”, vergado ao peso da história americana filmado de forma submissa. Não é à toa que o Daniel Day Lewis passa o filme curvado, coitado.
 Aborrece-me sobremaneira averiguar a probabilidade do Spielberg levar o óscar de melhor realizador para casa muito por culpa da ausencia do Tarantino, Affleck, Bigelow na categoria. Mais uma obra a juntar-se ao Amistad, Always, Hook, Indiana Jones IV, Jurassic Park 2 e Cavalo de Guerra. Uma pena portanto.
  Aborrece-me sobremaneira averiguar a probabilidade do Spielberg levar o óscar de melhor realizador para casa muito por culpa da ausencia do Tarantino, Affleck, Bigelow na categoria. Mais uma obra a juntar-se ao Amistad, Always, Hook, Indiana Jones IV, Jurassic Park 2 e Cavalo de Guerra. Uma pena portanto.A vida de PI – (4 em 10) Esperava muito mais deste. Mais valia ter ficado pelo trailer. Não me prendeu de forma alguma e parece-me impertinente alguém considerar que um conjunto de imagens (muito) bonitas faça, por si só, um bom filme. Não é verdade e este a Vida de Pi também não será recordado. Eventualmente será mencionado pelo seu 3D.
00:30 – (6 em10) Parece-me irónico que o filme mais “masculino” nos seja dado por uma mulher. O seu tom documental aborreceu-me um pouco mas compreendo a sua opção. É esta abertura de espírito que falta ao Spielberg, deixar um filme correr solto, sem juízos herméticos que formatam ou manipulam a opinião do espectador. Nisto a Bigelow é exímia e desde já torço para que seja ela a levar o Óscar de melhor filme embora me pareça improvável. Pela negativa destaco o trabalho da Jessica Chastain, um notório erro de casting.
Amour – (4 em 10) Com meio mundo a elogiar este filme esperava muito mais. É um telefilme voyeurista que nos leva a passear pela 3ª idade, por vezes de forma brutal mas sem nos dar nada que não saibamos já (embora preferíssemos não saber ou não pensar). Trabalho de realização minucioso. Nunca saímos daquele apartamento mas nunca o espaço se torna repetitivo. Pena tenho que no decorrer da ação e de acordo com os acontecimentos a casa não vá perdendo luminosidade e mostrando, a espaços, alguma desarrumação. Concordo todavia que o Haneke é um justo nomeado para melhor realizador ao mesmo tempo que discordo da nomeação para melhor filme. Assim como disse sobre o Tarantino ou sobre o Aflleck, este é o pior filme de Haneke mas, em jeito de conclusão, se houvesse justiça a Emanuelle Riva levava o Óscar para casa. Ah e o filme deveria chamar-se Resiliência ao invés de Amour.
Os Miseráveis ( ? em 10) Tentei ver os Miseráveis, juro que sim, mas assim que o Russel Crowe abriu a boca e começou a ganir tive de me ausentar.
Eu só vi 3 destes filmes:  Bestas do Sul Selvagem, A vida de PI e 00:30 mas parece-me que este vai ser um ano para esquecer em matéria de Oscars.  O Hobitt também não teria lugar pois a história que daria para um filme bonzito foi esticado para 3 filmes com óbvia intenção especulativa.

Last edited by elfaria on September 12th, 2014, 4:51 pm, edited 1 time in total.

Elliot curiosas as tuas notas. Já agora, quais deveriam ser nomeados e não foram e que notas lhes dás?

Elliot wrote:Cansa-me assistir a um filme “emoldurado”, vergado ao peso da história americana filmado de forma submissa. Não é à toa que o Daniel Day Lewis passa o filme curvado, coitado.

Não sejas mauzinho...
  Não sejas mauzinho...   
 Ainda tenho uma restiazita de esperança de gostar dele - e que o tom do filme seja um nadita diferente do apresentado no trailer.

Destes dez ainda só vi o Pi. E gostei (8/10). Prevejo que vá ganhar uns quantos Oscares, mas não o de melhor filme.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Quanto a mim só me faltam 6 filmes para ver todos os nomeados.

Viva Net_HolerNet_Holer wrote:Elliot curiosas as tuas notas. Já agora, quais deveriam ser nomeados e não foram e que notas lhes dás?
eu não penso muito nos óscares quando vejo um filme, vejo-o sempre com a esperança de me divertir, de me emocionar etc etc.
Na minha assinatura verás os filmes que mais gostei em 2012 e de certo vais encontrar filmes com uma excelente pontuação pessaol e que são considerados uma valente porcaria.
 E eu entendo isso mas que hei-de fazer??
  E eu entendo isso mas que hei-de fazer??  
  Ex: Patrulha de Bairro com o Ben Stiller...

Edit:
Lembrei-me que oferecia mais rapidamente a estatuteta para melhor realizador ao Sam Mendes do que a qualquer um que está nomeado nessa categoria.
- 
				butterfly swimmer
- Entusiasta 
Os óscares são um negócio e tratando-se de uma festa americana, é normal que a maioria dos filmes sejam americanos.No Angel wrote:Para mim o festival de Cannes tem muito mais credibilidade e importancia, porque da premios a filmes de todo o mundo, enquando que os Oscares sao so para filmes americanos, basicamente (com a excepçao do melhor filme estrangeiro).
Só me faltam ver o Django que talvez seja no cinema e o Amour, que em princípio vejo hoje.
Deixo aqui o meu top:
1. Argo (8/10)
2. Zero Dark Thirty (7/10)
3. Silver Linings Playbook (7/10)
4. Life of Pi (5/10)
5. Beasts of the Southern Wild (4/10)
6. Lincoln (4/10)
7. Les Miserables (3/10)

Bem... Com estes 2 últimos filmes vistos (The Master e Anna Karenina), estou apenas a 1 (Silver Linings Playbook) de ver todos os nomeados.
Quase que já podia dizer as minhas escolhas, mas como ele foi nomeado para 8 óscares vou esperar. Assim á 1º vista não deve ser filme que me mude muito as minhas opiniões actuais, mas nunca se sabe.

Quase que já podia dizer as minhas escolhas, mas como ele foi nomeado para 8 óscares vou esperar. Assim á 1º vista não deve ser filme que me mude muito as minhas opiniões actuais, mas nunca se sabe.
Boas. Ja visito o forum ha muito mas hoje Registei-me para te dar os parabens pela texto sobre os filmes dos oscares que colocaste acima. Com o qual concordo em absoluto e subscrevo as notas.Elliot wrote:Já tive a oportunidade de ver (quase) todos os filmes nomeados para os Óscares 2013. Infelizmente considero-os um conjunto simpático, com alguns títulos melhores que outros, mas assentes numa mediania preocupante. Não há, contudo, qualquer motivo para surpresa pois, que me lembre, há muito que não estreia uma obra verdadeiramente excepcional, transversal aos diferentes públicos e que encerre em si uma experiência cinéfila gratificante que perdure com o passar dos anos. Pelo contrário, cada vez mais assistimos a “trailers” expandidos até à exaustão e que bem e...
E bom saber que ainda ha pessoas com uma grande capacidade e juizo critico nos dias que correm.
A fraca qualidade das obras presentes nos oscares dos ultimos anos e a crise de ideias e originalidade tem sido preocupante. O que vale e o marketing que lhe mete um bonito papel de embrulho.
- Rui Santos
- Site Admin
Bem vindo kuala! É sempre bom ver pessoal novo a entrar, ainda para mais pelo cinema e filmes.

Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT

DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Boas , Pessoal!
Parece-me que não andam a ver os mesmos filmes que eu, que me atrevo a dizer que estamos perante um dos melhores repertorios de filmes do passado recente.
Eu não ando no gosto pelo cinema à espera do próximo american pie nem mesmo do próximo filme de super heróis que será refeito. Eu procuro um pouco mais do que isso , e acreditem que vejo todas as categorias de filmes. Porque será que há sempre tanta gente de ano para ano que pisa os filmes dos óscares e começa a resmungar por todos os lados sobre aqueles que mereciam estar lá e não estão, ou sobre aqueles filmes de que nunca ninguem fala. Bem, se calhar deveriam aprender a encarar o cinema mais como uma forma de arte (a 7ª arte) do que como mais uma opção para divertimento. Com esta mentalidade, pois claro que um filme que apele à sensibilidade e à capacidade de espanto do espectador não irá valer nada para muita gente.
Era só esta ideia que queria transparecer, que concerteza parecerá ridicula aos olhos de muitos, mas se assim for é só mais uma ideia ridícula.
Acho que será o ano de Argo, de Daniel Day Lewis e provavelmente de Spielberg. Se assim nao for, existe qualidade suficiente para que qualquer outra atribuição seja justa!
Cumprimentos a todos. Bons filmes!

Parece-me que não andam a ver os mesmos filmes que eu, que me atrevo a dizer que estamos perante um dos melhores repertorios de filmes do passado recente.
Eu não ando no gosto pelo cinema à espera do próximo american pie nem mesmo do próximo filme de super heróis que será refeito. Eu procuro um pouco mais do que isso , e acreditem que vejo todas as categorias de filmes. Porque será que há sempre tanta gente de ano para ano que pisa os filmes dos óscares e começa a resmungar por todos os lados sobre aqueles que mereciam estar lá e não estão, ou sobre aqueles filmes de que nunca ninguem fala. Bem, se calhar deveriam aprender a encarar o cinema mais como uma forma de arte (a 7ª arte) do que como mais uma opção para divertimento. Com esta mentalidade, pois claro que um filme que apele à sensibilidade e à capacidade de espanto do espectador não irá valer nada para muita gente.
Era só esta ideia que queria transparecer, que concerteza parecerá ridicula aos olhos de muitos, mas se assim for é só mais uma ideia ridícula.
Acho que será o ano de Argo, de Daniel Day Lewis e provavelmente de Spielberg. Se assim nao for, existe qualidade suficiente para que qualquer outra atribuição seja justa!
Cumprimentos a todos. Bons filmes!
kuala wrote:Boas. Ja visito o forum ha muito mas hoje Registei-me para te dar os parabens pela texto sobre os filmes dos oscares que colocaste acima. Com o qual concordo em absoluto e subscrevo as notas.Elliot wrote:Já tive a oportunidade de ver (quase) todos os filmes nomeados para os Óscares 2013. Infelizmente considero-os um conjunto simpático, com alguns títulos melhores que outros, mas assentes numa mediania preocupante. Não há, contudo, qualquer motivo para surpresa pois, que me lembre, há muito que não estreia uma obra verdadeiramente excepcional, transversal aos diferentes públicos e que encerre em si uma experiência cinéfila gratificante que perdure com o passar dos anos. Pelo contrário, cada vez mais assistimos a “trailers” expandidos até à exaustão e que bem e...
E bom saber que ainda ha pessoas com uma grande capacidade e juizo critico nos dias que correm.
A fraca qualidade das obras presentes nos oscares dos ultimos anos e a crise de ideias e originalidade tem sido preocupante. O que vale e o marketing que lhe mete um bonito papel de embrulho.
Viva Kuala
só hoje li a tua intervenção.
Obrigado pelas tuas palavras.
 Só peço é que participes mais senão ainda pensam que fui eu que me auto-elogiei.
  Só peço é que participes mais senão ainda pensam que fui eu que me auto-elogiei.
Vou ver se comeco a participar mais, mas confesso que quando li o texto tive a necessidade de manifestar o meu agrado ao le-lo.

Oscares 2012 - Os Nomeados
Best Picture: "Argo"
Best Actor: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Best Actress: Jennifer Lawrence, "Silver Linings Playbook"
Best Supporting Actor: Christoph Waltz, "Django Unchained"
Best Supporting Actress: Anne Hathaway, "Les Misérables"
Best Director: Ang Lee, "Life of Pi"
Animated Feature Film: "Brave"
Cinematography: "Life of Pi"
Costume Design: "Anna Karenina"
Documentary Feature: "Searching for Sugar Man"
Documentary Short: "Inocente"
Film Editing: "Argo"
Foreign Language Film: "Amour" (Austria)
Makeup: "Les Misérables"
Original Score: "Life of Pi"
Original Song: "Skyfall" from "Skyfall"
Production Design: "Lincoln"
Short Film (Animated): "Paperman"
Short Film (Live Action): "Curfew"
Sound Editing: "Skyfall" & "Zero Dark Thirty" (tie)
Sound Mixing: "Les Misérables"
Visual Effects: "Life of Pi"
Best Adapted Screenplay: "Argo"
Best Original Screenplay: "Django Unchained"

Best Actor: Daniel Day-Lewis, "Lincoln"
Best Actress: Jennifer Lawrence, "Silver Linings Playbook"
Best Supporting Actor: Christoph Waltz, "Django Unchained"
Best Supporting Actress: Anne Hathaway, "Les Misérables"
Best Director: Ang Lee, "Life of Pi"
Animated Feature Film: "Brave"
Cinematography: "Life of Pi"
Costume Design: "Anna Karenina"
Documentary Feature: "Searching for Sugar Man"
Documentary Short: "Inocente"
Film Editing: "Argo"
Foreign Language Film: "Amour" (Austria)
Makeup: "Les Misérables"
Original Score: "Life of Pi"
Original Song: "Skyfall" from "Skyfall"
Production Design: "Lincoln"
Short Film (Animated): "Paperman"
Short Film (Live Action): "Curfew"
Sound Editing: "Skyfall" & "Zero Dark Thirty" (tie)
Sound Mixing: "Les Misérables"
Visual Effects: "Life of Pi"
Best Adapted Screenplay: "Argo"
Best Original Screenplay: "Django Unchained"
"You're not your Facebook status. You're not how many friends you have. You're not the smart phone you own. You're not the apps of your phone. You're not your fucking iPad. You're the all-planking, e-consuming crap of the world."