Venda de DVD e BR em Lojas fisicas - Crise?
- Rui Santos
- Site Admin
Venda de DVD e BR em Lojas fisicas - Crise?
Não sei se tem reparado... mas os espaços ocupados pelo DVD e pelo BR andam a diminuir a olhos vistos nas grandes superfícies.
Falo por exemplo da Fnac Colombo... cuja secção de DVDs / BRs agora é quase a equivalente a 1/3 do espaço no ano passado. Na Worten Colombo a desarrumação continua e também noto muito menos espaço do que dantes.
Em termos de escolha e arrumação neste momento a MM Benfica (e os outro MM) dão 10-0 às outras superfícies.
Sei que sou um dos culpados, pq deixei de comprar em lojas físicas quase tudo. Prefiro muito mais as lojas online e as suas promoções. Por outro lado gasto atualmente menos de 1/4 do que já gastei em filmes, quer por ter uma colecção que já me deixa feliz (uns 700) quer por efeitos da crise.
Mas estes espaços fazem falta... e não é com os expositores como vi hoje no Colombo que irão vender algo. Aliás acho que a Fnac deve andar a passar bastante mal... pois todos os que conheço, muitos deixaram de lá ir como iam dantes.
Sentem o mesmo em relação ao espaço?
Falo por exemplo da Fnac Colombo... cuja secção de DVDs / BRs agora é quase a equivalente a 1/3 do espaço no ano passado. Na Worten Colombo a desarrumação continua e também noto muito menos espaço do que dantes.
Em termos de escolha e arrumação neste momento a MM Benfica (e os outro MM) dão 10-0 às outras superfícies.
Sei que sou um dos culpados, pq deixei de comprar em lojas físicas quase tudo. Prefiro muito mais as lojas online e as suas promoções. Por outro lado gasto atualmente menos de 1/4 do que já gastei em filmes, quer por ter uma colecção que já me deixa feliz (uns 700) quer por efeitos da crise.
Mas estes espaços fazem falta... e não é com os expositores como vi hoje no Colombo que irão vender algo. Aliás acho que a Fnac deve andar a passar bastante mal... pois todos os que conheço, muitos deixaram de lá ir como iam dantes.
Sentem o mesmo em relação ao espaço?
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
-
- Entusiasta
Re: Venda de DVD e BR em Lojas fisicas - Crise?
Por acaso já tinha reparado nisso na Fnac do colombo. As Wortens cada vez tem menos e os jumbos também.
A MM desinvestiu no DVD e cada vez tem mais espaço para o BD. O único lugar que continua basicamente com muita coisa é o El corte inglés
A MM desinvestiu no DVD e cada vez tem mais espaço para o BD. O único lugar que continua basicamente com muita coisa é o El corte inglés
Até agora 1062 DVD
- Rui Santos
- Site Admin
Mas repara que os dvd's no El Corte Inglês de Lx, mudaram há uns tempos (talvez uns 2 anos??) para o -1... Lugar bem menos nobre do que o segundo piso onde estavam.
Agora estão ao nível das garagens...
Mas confesso que pelos preços o CI nunca me cativou a fazer parte dos meus locais de culto.
Concordo claro com tudo o que dizes do MM... parece o único a tentar sobreviver, com algumas promoções exclusivas e um espaço com pés e cabeça.
Mas confesso que pelos preços o CI nunca me cativou a fazer parte dos meus locais de culto.
Concordo claro com tudo o que dizes do MM... parece o único a tentar sobreviver, com algumas promoções exclusivas e um espaço com pés e cabeça.
Confesso que já há algum tempo não passo os olhos pelos expositores dessas superfícies, precisamente pelo mesmo motivo que tu, Rui. Há anos que as minhas compras são exclusivamente feitas online (mais de 90% na Amazon UK).
Mas é uma tendência que não me surpreende... os preços praticados são ridículos, as pessoas com genuíno interesse em possuir exemplares físicos (e a custo superior a €0!) é uma minoria a caminhar para a extinção e infelizmente o mundo do coleccionismo, como já tantas vezes foi discutido por aqui, torna-se cada vez mais uma excentricidade, num mercado que avança a passos largos para a virtualização de todo o género de conteúdos.
Há coisas positivas nesta "evolução", é certo - o imediatismo de acesso, nomeadamente - mas no fundo deixa-me um sabor amargo, porque há prazeres insubstituíveis inerentes àquilo que é manuseável. Enfim... times they are a-changin'... :)
Mas é uma tendência que não me surpreende... os preços praticados são ridículos, as pessoas com genuíno interesse em possuir exemplares físicos (e a custo superior a €0!) é uma minoria a caminhar para a extinção e infelizmente o mundo do coleccionismo, como já tantas vezes foi discutido por aqui, torna-se cada vez mais uma excentricidade, num mercado que avança a passos largos para a virtualização de todo o género de conteúdos.
Há coisas positivas nesta "evolução", é certo - o imediatismo de acesso, nomeadamente - mas no fundo deixa-me um sabor amargo, porque há prazeres insubstituíveis inerentes àquilo que é manuseável. Enfim... times they are a-changin'... :)
Notei nisso principalmente na Worten aqui ao pé de mim.
Mas uma outra coisa que notei foi a diminuição da venda de BR e neste momento são cada vez menos a venda aqui optando mai9s pelo dvd.
Não sei se é um acaso ou não, mas parece que o espaço é menos, mas o espaço mais curto é mais para o BR se bem que o DVD também ficou mais curto
Mas uma outra coisa que notei foi a diminuição da venda de BR e neste momento são cada vez menos a venda aqui optando mai9s pelo dvd.
Não sei se é um acaso ou não, mas parece que o espaço é menos, mas o espaço mais curto é mais para o BR se bem que o DVD também ficou mais curto
Nas grandes superficies, nomeadamente Jumbo e talvez na Worten, viviam muito de promoções com material que as editoras queriam escoar a melhor preço. Com, básicamente, duas editoras (Lusomundo e Pris) é muito mais complicado conseguir bons preços que tornem atractivas as vendas destes produtos. Para melhorar parece que a Lusomundo é muito pouco eficiente ou interessada em vender e/ou promover o que quer que seja excepto Disney, já que só isso e mais uns quantos títulos de sucesso, que eles têm quase todos, faz com que eles simplesmente ignorem tudo o resto; não precisam. É raro ver DVDs da Lusomundo abaixo dos 5 euros e mesmo nas promos com jornais (excepto antigamente quando os jornais eram do grupo da Lusomundo). Já falei com responsáveis da FNAC, El Corte Ingles, Jumbo e Media Markt e todos eles referem que com estas duas editoras não é fácil funcionar, e são unânimes quanto à Lusomundo e ao que descrevi antes.
Como isto está as únicas mudanças que se podem esperar é para pior. Realmente o ECI é de longe agora o que tem a melhor selecção mas os preços são a maior parte das vezes péssimos, e quando fazem as mesmas promos é depois de todas as outras superficies quando já quem queria comprar o fez. A FNAC do Colombo já começa a ser vestigial, a Worten do Colombo já o é.
É pena até porque pelo menos na Worten e na MM (mesmo na FNAC e no ECI) se apanham algumas pechinchas interessantes que vão desaparecer. Esse provávelmente é outro problema, os clientes que sobraram só querem bagatelas
Como isto está as únicas mudanças que se podem esperar é para pior. Realmente o ECI é de longe agora o que tem a melhor selecção mas os preços são a maior parte das vezes péssimos, e quando fazem as mesmas promos é depois de todas as outras superficies quando já quem queria comprar o fez. A FNAC do Colombo já começa a ser vestigial, a Worten do Colombo já o é.
É pena até porque pelo menos na Worten e na MM (mesmo na FNAC e no ECI) se apanham algumas pechinchas interessantes que vão desaparecer. Esse provávelmente é outro problema, os clientes que sobraram só querem bagatelas

-
- Entusiasta
a quantidade, e muitas vezes a qualidade, destes espeços está a diminuir a olhos vistos. costumo fazer uma "visita de estudo" às fnacs do grande porto uma vez por mês e parecem que não mudam... as novidades são poucas, não há renovação e inovação e os preços são iguais e proibitivos! gosto mais de comprar online porque primeiro é mais barato e segundo porque há um catálogo imenso de títulos dificeis de encontrar no mercado nacional! aliás há uns bons meses que não compro "nacional". as editoras deviam investir na diferença e na qualidade e não na mediocridade! certamente teriam mais adeptos...
Por trabalhar perto do ECI, costumo passar todas as semanas lá. Apesar da secção de filmes estar no -1 e por isso mais escondida, prefiro muito mais o modelo actual.Rui Santos wrote:Mas repara que os dvd's no El Corte Inglês de Lx, mudaram há uns tempos (talvez uns 2 anos??) para o -1... Lugar bem menos nobre do que o segundo piso onde estavam.
É verdade que os preços nem sempre ajudam mas a verdade é que eles vão tendo sempre promoções ao longo dos meses.
O atendimento é simpático, o espaço organizado, a variedade é grande... eu sou fã!
Por outro lado, a Fnac desilude-me cada vez mais. Apenas vou aproveitando certas campanhas e os pontos que acumulo no cartão. O serviço online deles é miserável. Ainda há dias fiz uma compra na amazon alemã e o envio do artigo levou menos tempo do que na fnac online!!!
Mas a verdade é que as lojas físicas já não conseguem competir com os preços e variedade das lojas online.
Schwarz
A minha colecção
A minha colecção
A primeira vez que notei um decréscimo nítido em termos de exposição, curiosamente foi na Worten, espaço onde até nunca fui muito por não apreciar a maneira como têm os produtos expostos. Lembro-me que dantes a Worten do Colombo tinha uma área enorme dedicada aos dvds, com filas até dedicadas às promoções e quando lá voltei já há uns meses, até pensei inicialmente que tinham mudado o espaço dos dvds para outro lado, pois não tinha nada a ver com que já fora.
A crise está aí e ainda se vai agudizar mais, enquanto continuarem estes políticos e estas políticas e as pessoas continuarem a aguentar tudo. Mas enfim, não quero ir por aí. Apenas registo com imensa tristeza que me parece realmente existir nas lojas tradicionais um decrèscimo nítido da oferta tanto em termos de quantidade (muitas vezes disfarçado pela reorganização dos espaços), como sobretudo em termos da qualidade de certas edições, que eram uma das coisas que ajudava ao desejo da compra e ao coleccionismo. Edições do mais simples que há lançadas a 19,99 não ajudam a revitalizar um mercado em crise, na minha opinião. Se calhar era melhor fazerem edições especiais a 25 euros e assim pelo menos já interessavam aos coleccionadores. Assim não interessam a ninguém, os clientes "normais" ou sacam da net, ou não compram pois sabem que daí a uns meses há promoções e depois fica a metade do preço, ou então esperam pelo mercado em segunda mão.
As pessoas têm cada vez menos dinheiro e têm que o distribuir de acordo com as suas prioridades e a verdade é que uma colecção de dvds, por muito prazer que dê, não é uma prioridade quando comparada a questões ligadas à sobrevivência e à necessidade de por exemplo manter uma casa e comprar comida, num país onde somos cada vez mais roubados, todos os dias, por pessoas que, grande parte delas, devia ter as suas contas bancárias congeladas e revertidas para o erário público, e deviam ser presas muitos anos (com prisão efectiva) por coisas como traição à Pátria, abuso de poder, desvio fraudulento do dinheiro dos cidadãos, corrupção activa e passiva, etc.
Bolas, lá ia eu outra vez lançado!
Eu no meu caso, já não vou a uma fnac há que tempos... assim também evito as tentações, e não fico triste por ver imensas coisas que não posso comprar. Uma grande diferença face ao que eu costumava fazer há uns anos atrás, quando todas as sextas depois do trabalho ou no fim-de-semana adorava ir até à fnac do Chiado ou do Colombo e trazia sempre pelo menos um dvd com um filme qualquer.
A antiga classe média está a desaparecer a grande velocidade... cada vez há mais gente cada vez com mais dificulades. A nossa sociedade caminha para desigualdades cada vez maiores, onde muitos "caem" e perdem completamte o nível de vida que já tiveram e por outro lado quem está inserido em determinadas redes e grupos tem cada vez mais poder e dinheiro.
Encaro com preocupação, independentemente de não ter agora as condições que já tive e de já não ir lá há que tempos, por exemplo o que se passa com a fnac, que reúne realmente muitas das coisas que gosto reamente (Cinema, Música, Fotografia, Livraria, Informática). Se a fnac como corre por aí na comunicação social correr o risco de encerrar ou alterar radicalmente o seu modelo, é algo que me vai causar bastante tristeza. Ainda se lembram como era Lisboa sem a fnac?
A crise está aí e ainda se vai agudizar mais, enquanto continuarem estes políticos e estas políticas e as pessoas continuarem a aguentar tudo. Mas enfim, não quero ir por aí. Apenas registo com imensa tristeza que me parece realmente existir nas lojas tradicionais um decrèscimo nítido da oferta tanto em termos de quantidade (muitas vezes disfarçado pela reorganização dos espaços), como sobretudo em termos da qualidade de certas edições, que eram uma das coisas que ajudava ao desejo da compra e ao coleccionismo. Edições do mais simples que há lançadas a 19,99 não ajudam a revitalizar um mercado em crise, na minha opinião. Se calhar era melhor fazerem edições especiais a 25 euros e assim pelo menos já interessavam aos coleccionadores. Assim não interessam a ninguém, os clientes "normais" ou sacam da net, ou não compram pois sabem que daí a uns meses há promoções e depois fica a metade do preço, ou então esperam pelo mercado em segunda mão.
As pessoas têm cada vez menos dinheiro e têm que o distribuir de acordo com as suas prioridades e a verdade é que uma colecção de dvds, por muito prazer que dê, não é uma prioridade quando comparada a questões ligadas à sobrevivência e à necessidade de por exemplo manter uma casa e comprar comida, num país onde somos cada vez mais roubados, todos os dias, por pessoas que, grande parte delas, devia ter as suas contas bancárias congeladas e revertidas para o erário público, e deviam ser presas muitos anos (com prisão efectiva) por coisas como traição à Pátria, abuso de poder, desvio fraudulento do dinheiro dos cidadãos, corrupção activa e passiva, etc.
Bolas, lá ia eu outra vez lançado!

Eu no meu caso, já não vou a uma fnac há que tempos... assim também evito as tentações, e não fico triste por ver imensas coisas que não posso comprar. Uma grande diferença face ao que eu costumava fazer há uns anos atrás, quando todas as sextas depois do trabalho ou no fim-de-semana adorava ir até à fnac do Chiado ou do Colombo e trazia sempre pelo menos um dvd com um filme qualquer.
A antiga classe média está a desaparecer a grande velocidade... cada vez há mais gente cada vez com mais dificulades. A nossa sociedade caminha para desigualdades cada vez maiores, onde muitos "caem" e perdem completamte o nível de vida que já tiveram e por outro lado quem está inserido em determinadas redes e grupos tem cada vez mais poder e dinheiro.
Encaro com preocupação, independentemente de não ter agora as condições que já tive e de já não ir lá há que tempos, por exemplo o que se passa com a fnac, que reúne realmente muitas das coisas que gosto reamente (Cinema, Música, Fotografia, Livraria, Informática). Se a fnac como corre por aí na comunicação social correr o risco de encerrar ou alterar radicalmente o seu modelo, é algo que me vai causar bastante tristeza. Ainda se lembram como era Lisboa sem a fnac?

Cabeças

- NFCDS
- DVD Maníaco
No Jumbo de Almada essa diminuição da oferta é notória, quer em dvd quer em bluray!
- Rui Santos
- Site Admin
Mas o que quero dizer é que hoje são lugares seguros. Pq cada ver se vêem menos coisas interessante na Fnac nesta área (e outras imho).
Deixa-me tentar dar um exemplo de coisas sem sentido nesta Fnac (Colombo) que acompanho desde que nasceu.
Existe uma nova área de livros estrangeiros em Inglês, que para terem uma ideia é maior que a atual área de DVD+BR. Ocupa a primeira secção dos livros (logo a seguir à parte infantil). Na minha opinião quem lê em inglês (e quase só livros ingleses lá estão, não obrigatoriamente na língua original Ex: Tolstoi) quase sempre usa a net para as compras e já o descobriu à milénios.
Para quê criar uma área com literatura em inglês, sendo a primeira da secção de livros?
Não me lembro de haver por exemplo uma área só para literatura portuguesa / brasileira... estava quase sempre tudo misturado
A área de literatura infantil / juvenil, tem agora definitivamente incluída a área de dvd/br para a mesma população. Toda essa ilha está suja e parece abandonada (de tão mal arrumada e com tão poucas escolhas).
A área de pcs.... agora é quase só mac + tablets android / ipad. Mas tem mais de 4/5 * a área do dvd/BR. O numero de pessoas por lá a passear é grande... mas vejo muito poucas compras. (e do que vou vendo na net... raras vezes vejo pessoal a recomendar a compra de macs/afins nas fnac).
A área de jogos... bem.... agora tem um novo video wall com 4 lcds... onde ontem estavam a jogar assassins creed 3. Considerando que é um jogo para maiores de 16 (pela violência do mesmo... não me parecerá a melhor escolha). Os expositores de consolas estão velhos e vi por lá muito pouca gente.
A nova moda é a compra antecipada de produtos, com direito a algumas coisas extra... descontos? poucos. Na entrada vi caixas vazias da Wii-u em pré-venda....
O encerramento da Fnac, foi falado aqui: Novidades DVD da Semana de 7 de Outubro de 2012Encaro com preocupação, independentemente de não ter agora as condições que já tive e de já não ir lá há que tempos, por exemplo o que se passa com a fnac, que reúne realmente muitas das coisas que gosto reamente (Cinema, Música, Fotografia, Livraria, Informática). Se a fnac como corre por aí na comunicação social correr o risco de encerrar ou alterar radicalmente o seu modelo, é algo que me vai causar bastante tristeza. Ainda se lembram como era Lisboa sem a fnac?
Sinceramente com excepção de algum cinema de autor, por mim como está feche. Neste momento gosto apenas da Fnac online, e para os dvd/br prefiro o MM.
Para livros poderei voltar à Bertrand da Av. Roma e do Chiado e à Barata. Não é perfeito mas parecem-me bem melhor.
Tenho saudades da lufada de ar fresco que a Fnac foi quando entrou em Portugal. Desta... lamentarei apenas pelos empregados.
Acho que é um panorama expectável face à crise, embora fique curioso para analisar o impacto na perspectiva do Blu-Ray.
Continuo com a impressão que é um formato ainda longe de alcançar a adesão do DVD (e não falo nos tempos áureos deste). Sem falar na questão do coleccionismo onde as edições xpto são de uma forma geral em menor número e o que há para adquirir desse género está mais lá fora (ou pela net) do que por cá.
Um dos empregados da secção respectiva aqui na FNAC em Coimbra confessava-me mesmo em tempos que na opinião deles o BD era um flop, pelo que se verificava ali e não só, não raras vezes o stock de determinado filme em BD era minimo e mais tarde só raramente se tinha que recorrer à editora a pedir uma ou outra unidade para satisfazer algum cliente esporádico que procurava determinado filme já não catalogado lá, para já nem referir que nem todos os filmes são abrangidos com a legendagem em português (muitos mesmo, continuo a achar esta questão a mais estranha).
Continuo com a impressão que é um formato ainda longe de alcançar a adesão do DVD (e não falo nos tempos áureos deste). Sem falar na questão do coleccionismo onde as edições xpto são de uma forma geral em menor número e o que há para adquirir desse género está mais lá fora (ou pela net) do que por cá.
Um dos empregados da secção respectiva aqui na FNAC em Coimbra confessava-me mesmo em tempos que na opinião deles o BD era um flop, pelo que se verificava ali e não só, não raras vezes o stock de determinado filme em BD era minimo e mais tarde só raramente se tinha que recorrer à editora a pedir uma ou outra unidade para satisfazer algum cliente esporádico que procurava determinado filme já não catalogado lá, para já nem referir que nem todos os filmes são abrangidos com a legendagem em português (muitos mesmo, continuo a achar esta questão a mais estranha).
Enigma Files
- Rui Santos
- Site Admin
Sem dúvida... Sempre o disse que deixei de comprar dvd's por causa do BD... até me decidir a migrar. Ao migrar agora compro quase exclusivamente Blu-Ray's. (mas em muito menor numero que dvd's)
As estratégias usadas lá fora de edições duplas Blu-Ray/DVD ajudam bastante e por cá foram pouco usadas. A somar a isso a crise, que afeta muito as nossas editoras explicam um pouco o problema do Blu-Ray em Pt.
A confusão das legendas Pt-Br na Europa é inadmissível, e a colagem que se verifica em muitas edições de nos colocarem junto com os países de leste... em nada ajudam. Estas alminhas deviam perceber (e para isso basta andar aqui no fórum) que muitos de nós compram lá fora, cá online e nas lojas físicas. Para a adesão a um formato que não é o salto que foi o formato anterior tinham de investir mais e ter mais cuidado.
Voltando à Fnac e a outra das suas mais recentes confusões, lembrei-me de referir a questão da importação directa que agora fazem de dvds/BD (sempre fizeram)... mas que ontem vi e pensei que falta de atenção. Está por lá uma edição da Cleopatra Pt a 19,95€ em BD, mas na parteleira debaixo está a edição espanhola exactamente igual a 24.95€. Claro que podem ter sido os clientes a desarrumar a loja... mas fica muito mal para quem está a ver, duas edições iguais colocadas juntas... a preços diferentes.
Sem ironia, apenas notei que a area porno na MM esta quase o triplo de a uns meses atras. Noto mais e que as vendas estagnaram de vez, bd de €3 a 7 para vender uma copia que seja ui,ui... Em alguns titulos bons ate da do.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
- Rui Santos
- Site Admin
Reparei nisso ontem...
Dei por mim a pensar... que na Fnac não há pornografia. No MM de Benfica parece-me que o porno está na mesma. Um expositor, e com poucos ou nenhuns BD.
Dei por mim a pensar... que na Fnac não há pornografia. No MM de Benfica parece-me que o porno está na mesma. Um expositor, e com poucos ou nenhuns BD.