Plano Nacional do Cinema arranca em 23 escolas este ano

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Plano Nacional do Cinema arranca em 23 escolas este ano

Post by rui sousa »

Estabelecimentos de ensino espalhados por todos os distritos vão aderir ao ano-piloto de aplicação do projeto. Filmes de autores como Martin Scorsese, Tim Burton, Manoel de Oliveira, Steven Spielberg, Abbas Kiarostami ou João Salaviza integram a lista de títulos a exibir.

23 escolas, espalhadas por todos os distritos do país, vão acolher um ano-piloto do Plano Nacional de Cinema, resultado de um esforço conjunto da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Educação. O plano prossegue uma ideia estabelecida na recentemente aprovada Lei do Cinema e do Audiovisual e procura combater a iliteracia do cinema e a formação de novos públicos e, como frisou Graça Lobo, coordenadora do projeto, a "formação de um olhar crítico", promovendo um programa junto do público escolar que promove a divulgação de filmes de vários géneros, épocas e proveniências. O programa "reconhece o cinema como fundamental para a educação", disse o Secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas, na apresentação do programa, esta manhã, na Cinemateca Portuguesa. É, como diz, "uma realidade nete quadro de pesadíssima contenção orçamental", e foi elaborado com a colaboração de várias entidades entre as quais a Cinemateca Portuguesa, cineclubes espalhados pelo país, a Associação Portuguesa de Realizadores e vários professores. O Plano Nacional de Cinema propõe uma lista de filmes que serão apresentados em salas de cinema e que desencadearão depois ações complementares na escola. "Não se trata de gostos pessoais", disse o secretário de estado, que reconhece que a lista possa não ser consensual. Mas segue vários critérios e objetivos. E metade dos títulos são de produção portuguesa. Francisco José Viegas adiantou ainda que para 2013 poderá haver um plano na área da música, acrescentando que poderá incluir um relacionamento com as várias orquestras que existem no país.
In http://www.dn.pt/inicio/artes/interior. ... cao=Cinema
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: Plano Nacional do Cinema arranca em 23 escolas este ano

Post by Samwise »

Parece-me uma iniciativa de louvar, independentemente da eventual polémica em torno das escolhas.

Conheça os filmes do Plano Nacional de Cinema
Conheça aqui a lista completa dos filmes escolhidos para o primeiro ano de aplicação deste programa.

- "Estória do Gato e da Lua", de Pedro Serrazina (Potugal, 1995)

- "O Estranho Mundo de Jack", de Tim Burton (EUA, 1993)

- "A Bola", de Orlando Mesquita Lima (Moçambique, 2001)

- "Com Quase Nada", de Margarida Cardoso e Carlos Barroco (Portugal e Cabo Verde, 2000)

- "Aniki-Bobó", de Manoel de Oliveira (Portugal, 1942)

- "As coisas lá de Casa", de José Miguel Ribeiro (Portugal, 2003)

- "O Garoto de Charlot", de Charles Chaplin (EUA, 1921)

- "ET, o Extraterrestre", de Steven Spielberg (EUA, 1982)

- "Diz-me Onde Fica a Casa do Meu Amigo", de Abbas Kiarostami (Irão, 1987)

- "História Trágica com Final Feliz", de Regina Pessoa (Portugal, 2005)

- "A Noiva Cadáver", de Tim Burton (EUA, 2005)

- "Saída de Pessoal Operário da Camisaria Confiança", de Aurélio da Paz dos Reis (Portugal, 1896)

- "A Invenção de Hugo", de Martin Scorsese (EUA, 2011)

- "Serenata à Chuva", de Stanley Donen (EUA, 1852)

- "Shane", de George Stevens (EUA, 1953)

- "Adeus, Pai", de Luís Filipe Rocha (Portugal, 1996)

- "Eduardo, Mãos de Tesoura", de Tim Burton (EUA, 1990)

- "Romeu + Julieta", de Baz Luhrman (EUA, 1996)

- "A Suspeita", de José Miguel Ribeiro (Portugal, 1999)

- "O Barão", de Edgar Pêra (Portugal, 2011)

- "Um Outro País", de Sérgio Tréfault (Portugal, 1999)

- "Persepolis", de Marjane Satrapi e Vicent Paronnaud (França, 2004)

- "A Noite", de Regina Pessoa (Portugal, 1999)

- "Douro, Faina Fluvial", de Manoel de Oliveira (Portugal, 1931)

- "Jaime", de António Reis (Portugal, 1974)

- "Rafa", de João Salaviza (Portugal, 2012)

- "Luzes na Cidade", de Charles Chaplin (EUA, 1931)

- "Os 400 Golpes", de François Truffaut (França, 1959)

- "Senhor X", de Gonçalo Galvão Teles (Portugal, 2010)

- "A Esquiva", de Abdelatlif Kechiche (França, 2004)

- "Belarmino", de Fernando Lopes (Portugal, 1964)

- "Fado Lusitano", de Abi Feijó (Portugal, 1995)

- "Os Respigadores e a Respigadora", de Agnès Varda (França, 2000)

- "Viagem à Lua", de Georges Méliès (França, 1902)

- "Os Salteadores", de Abi Feijó (Portugal, 1993)

- "A Cortina Rasgada", de Alfred Hitchcock (EUA, 1966)
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Bem, ao menos a maioria são filmes, hã ham... visionáveis :mrgreen: só tenho é pena que tenham escolhido muitas curtas metragens (só para dizerem que metade dos filmes da seleção são portugueses) e não tenham escolhido outros filmes: «Goodfellas» e «O Grande Ditador». Tive oportunidade de mostrar em aulas de filosofia no ano passado e foram sucessos, mesmo que a minha turma fosse muito diversificada e não muito cinéfila. «O Padrinho» é outro caso, «Taxi Driver» outro. São filmes que tocam mais aos jovens que muito filme que está nesta lista. Mas pronto, são opiniões, ou então espero que a lista cresça! :-D
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

O gosto pelo cinema ou por qualquer outra arte é algo expontâneo n se impõe.
Strangelove
Fanático
Fanático

Post by Strangelove »

Isto é só passar os filmes?
Integra-se com alguma coisa?
Os professores têm formação?

Isto não me parece a melhor das ideias, mas sempre haverá 1% dos miúdos a ficar fã de cinema.
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Isto vai ser como o Plano Nacional de Leitura, muito provavelmente...
gil5335
Entusiasta
Entusiasta

Post by gil5335 »

Isto é uma iniciativa, digamos, que até tem o seu valor,mas...por miudos a ver Manoel de Oliveira #-)

Será que vão gostar?...

Eu vejo cinema desde que me lembro, e tenho tentado gostar deste senhor, mas oh Deus, como eu tento...e por vezes não é fácil,
especialmente asseguir ao jantar, quando começa a bater aquele soninho como?-)

Eu quando andava a estudar tambem de vez em quando passava-se umas VHS nas aulas, mas aquilo
era muito irritante, frustrante, porque o palhacito da turma tava sempre a fazer os comentários dele, ai e tal
e o filme acaba assim, e este vai morrer assado,
as meninas a rir, palhaçada autentica, ninguem estava atento, e andava um gajo a perder tempo para
botar cultura nalgumas pessoas, e elas nem aproveitam...

Desculpem o desabafo, mas aquilo irritava-me tanto, que ainda hoje me lembro. grr-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Ao menos é o Aniki Bobó e não «Cristóvão Colombo - o Enigma» :p
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

Grande Guru wrote:O gosto pelo cinema ou por qualquer outra arte é algo expontâneo n se impõe.
Mas pode-se dar a conhecer, incentivar, estimular e ensinar, ou não?

Ou será que é melhor, para não ter de se "impor", não haver promoção nenhuma a qualquer tipo de arte?

Entre haver este programa e não haver, o que é que é melhor?

Para mim tudo que forem iniciativas para promover a arte e a cultura são bem-vindas. Não a qualquer preço, nem para encher os bolsos a uns quantos barões, como é natural, mas porque estas vertentes são essenciais para uma melhoria do bem-estar social e democrático. Parece um paradoxo, mas à medida que fomos tendo mais alfabetização e maiores taxas de educação, ao longo destes últimos 30 ou 40 anos, parece que fomos ficando mais brutos, estúpidos, ignorantes e desenraizados. Há uma grande falta de cultura, e sobretudo de apetência pela cultura, nas gerações de agora. É um cenário que é difícil de inverter, mas que de certeza que não muda espontaneamente, sem investimento.
Last edited by Samwise on September 21st, 2012, 11:41 pm, edited 1 time in total.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

rui sousa wrote:Ao menos é o Aniki Bobó e não «Cristóvão Colombo - o Enigma» :p
Não gozes. :mrgreen:

As escolhas são muito diversificadas e nem sequer há razões de queixa em relação aos filmes que escolheram do M.O.. Parece-me que foi uma lista muito ponderada e acessível.

Câmara Subjectiva
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Não estou a gozar, estou a falar a sério :) os filmes que escolheram do Oliveira são, com certeza, dos mais "visionáveis" (ou seja, que uma pessoa possa ver sem querer adormecer) que ele realizou. E o Aniki Bobó é um filme que fala da infância e que merece ser visto!
Strangelove
Fanático
Fanático

Post by Strangelove »

Samwise wrote:
rui sousa wrote:Ao menos é o Aniki Bobó e não «Cristóvão Colombo - o Enigma» :p
Não gozes. :mrgreen:

As escolhas são muito diversificadas e nem sequer há razões de queixa em relação aos filmes que escolheram do M.O.. Parece-me que foi uma lista muito ponderada e acessível.

O Barão e Os Respigadores e a Respigadora são acessíveis?
Suponho que depende da idade e do nível de interesse que os miúdos/menos miúdos tenham.
Mas não estou a ver que os alunos se interessem por A Esquiva, por Diz-me Onde Fica a Casa do Meu Amigo ou por Belarmino.

E quanto a pondera, isso acho é não mesmo!
Teriam tentado ligar o cinema ao Português, por exemplo.
Telmo R.
Fanático
Fanático

Post by Telmo R. »

A mim parece-me muito bem numa primeira vista, bastantes filmes portugueses. Se tivesse um pouco mais de variedade (o que é sempre subjectivo) seria "perfeita", mas sempre pode ser o começo de algo maior, a ver vamos, o conhecimento nunca fez mal a ninguém.

Os dois filmes escolhidos de Manoel de Oliveira são os seus primeiros filmes e os mais acessíveis.

O Barão - 9º ano, Os Respigadores e a Respigadora - 12º ano, A Esquiva - 11º ano, Diz-me Onde Fica a Casa do Meu Amigo - 6º ano, Belarmino - 11º ano
os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Telmo, não diria que «O Barão» fosse para o 9.º ano...
Strangelove
Fanático
Fanático

Post by Strangelove »

Pois, O Barão no 9º ano é um disparate.
É de quem não viu o filme, limitou-se a ler que era a adaptação do romance do Branquinho da Fonseca que, possivelmente, é referido no programa.

Já só trazer o Viagem à Lua no 12º ano é outro desperdício.
Que tal tentar apanhar os jovens quando ainda se deixam surpreender com as maravilhas de uma lua com cara?
Sobretudo tendo em conta que, antes disso, vêem o A Invenção de Hugo no 7º ano!

E o que faz ali o A Esquiva?
Um filme fraco que vai falar aos adolescentes da sua própria vida?
Que tal arriscar com O Dia da Saia falar da Educação e do mundo actual cheio de intolerância que é proclamado no telejornal dia após dia - e, ainda para mais, por causa da feitura de um filme!

Post Reply