Qual foi o último filme que viram ?
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Eu por acaso gostei muito do Sétimo Selo. Talvez por ter sido o primeiro filme que vi do Bergman, mas achei um grande filme.

Não sei como posso descrever as sensações que me deu o visionamento de «O Segredo dos Seus Olhos», um filme de Juan José Campanella que arrecadou um Óscar da Academia para melhor filme estrangeiro. Aliás, deve-se notar muito a minha enorme incapacidade para descrever o que quer que seja. Mas acho que posso falar um pouco (e não muito em pormenor, porque, quando faço estas críticas, esqueço-me sempre de diversas ideias que tinha planeado antes da escrita das mesmas) do que achei do filme, que embora seja de uma maneira muito redutora, espero que consiga dar a entender o porquê de ter gostado tanto desta fita.
A história de «O Segredo dos Seus Olhos» é construída de uma forma intrincada e complexa, e que vai buscar alguns tradicionalismos do policial e dos grandes thrillers cinematográficos. Contudo, as influências que Campanella e a sua companhia seguiram para fazerem este filme não são suficientes para danificar a grande originalidade do mesmo (ao contrário do que acontece com muitos casos em que se sucede o oposto – o cliché inunda o filme, não dando sequer a entender o que é novo naquele filme do que já foi usado e abusado), fator que é bastante auxiliado pelo grande elenco que encarna as personagens de «O Segredo dos Seus Olhos» (com o protagonista Ricardo Darín, um ator de que eu já tinha ficado fã com o filme «O Filho da Noiva», também realizado por Campanella).
Misturando um caso romântico com um crime e sua investigação em duas épocas distintas (anos 70 e finais dos anos 90), «O Segredo dos Seus Olhos» é um filme que me prendeu ao ecrã do início ao fim. Não por ser um drama num estilo diferente do que o cinema americano costuma (re)utilizar, nem tão pouco por ser um policial que, nas mãos erradas, poderia cair no maior extremo da banalidade (aliás, é o que poderá acontecer se o estúdio americano que pretende fazer um remake desta obra cinematográfica argentina não o fizer de uma forma que não estrague o significado do filme original). Gostei bastante deste filme porque, simplesmente, é um grande filme, que apesar de não “emanar” o perfume de obra-prima mirabolante e magistral da História de todo o Cinema, é uma obra que está excelente em todos os aspetos! E o Óscar com certeza que foi merecido. Porque «O Segredo dos Seus Olhos» é um filme tocante, viciante, bonito e uma grande obra cinematográfica. Pode não ser o símbolo da perfeição da Sétima Arte, mas caramba! É um filme cujo investimento na visualização dos seus 120 minutos será completamente recompensador. E mais do que isto, penso que não é necessário afirmar, porque lá dizem que as imagens (neste caso, as que estão em movimento – sei que o dito popular não diz exatamente isto, mas penso que o significado seja igual nos dois casos) valem mais que mil palavras…
Nota: * * * * *


Não sei como posso descrever as sensações que me deu o visionamento de «O Segredo dos Seus Olhos», um filme de Juan José Campanella que arrecadou um Óscar da Academia para melhor filme estrangeiro. Aliás, deve-se notar muito a minha enorme incapacidade para descrever o que quer que seja. Mas acho que posso falar um pouco (e não muito em pormenor, porque, quando faço estas críticas, esqueço-me sempre de diversas ideias que tinha planeado antes da escrita das mesmas) do que achei do filme, que embora seja de uma maneira muito redutora, espero que consiga dar a entender o porquê de ter gostado tanto desta fita.
A história de «O Segredo dos Seus Olhos» é construída de uma forma intrincada e complexa, e que vai buscar alguns tradicionalismos do policial e dos grandes thrillers cinematográficos. Contudo, as influências que Campanella e a sua companhia seguiram para fazerem este filme não são suficientes para danificar a grande originalidade do mesmo (ao contrário do que acontece com muitos casos em que se sucede o oposto – o cliché inunda o filme, não dando sequer a entender o que é novo naquele filme do que já foi usado e abusado), fator que é bastante auxiliado pelo grande elenco que encarna as personagens de «O Segredo dos Seus Olhos» (com o protagonista Ricardo Darín, um ator de que eu já tinha ficado fã com o filme «O Filho da Noiva», também realizado por Campanella).
Misturando um caso romântico com um crime e sua investigação em duas épocas distintas (anos 70 e finais dos anos 90), «O Segredo dos Seus Olhos» é um filme que me prendeu ao ecrã do início ao fim. Não por ser um drama num estilo diferente do que o cinema americano costuma (re)utilizar, nem tão pouco por ser um policial que, nas mãos erradas, poderia cair no maior extremo da banalidade (aliás, é o que poderá acontecer se o estúdio americano que pretende fazer um remake desta obra cinematográfica argentina não o fizer de uma forma que não estrague o significado do filme original). Gostei bastante deste filme porque, simplesmente, é um grande filme, que apesar de não “emanar” o perfume de obra-prima mirabolante e magistral da História de todo o Cinema, é uma obra que está excelente em todos os aspetos! E o Óscar com certeza que foi merecido. Porque «O Segredo dos Seus Olhos» é um filme tocante, viciante, bonito e uma grande obra cinematográfica. Pode não ser o símbolo da perfeição da Sétima Arte, mas caramba! É um filme cujo investimento na visualização dos seus 120 minutos será completamente recompensador. E mais do que isto, penso que não é necessário afirmar, porque lá dizem que as imagens (neste caso, as que estão em movimento – sei que o dito popular não diz exatamente isto, mas penso que o significado seja igual nos dois casos) valem mais que mil palavras…
Nota: * * * * *
Re: Qual foi o último filme que viram ?
O primeiro que vi dele acho que foi o Cries and Whispers, e foi amor a primeira vistarui sousa wrote:Eu por acaso gostei muito do Sétimo Selo. Talvez por ter sido o primeiro filme que vi do Bergman, mas achei um grande filme.![]()

Experimenta ver esse e o Autumn Sonata

Re: Qual foi o último filme que viram ?
Obrigado pelas sugestões No Angel! :D

A década de 40 foi uma década "dourada" para a comédia cinematográfica norte-americana sofisticada. Um género de filme que, ao contrário de muitas fitas que por hoje circulam e que se assumem como comédia (mas que, se formos a ver bem, olhar para uma parede durante horas a fio poderá causar-nos muito mais gargalhadas do que a visualização de escassos minutos desses filmes), mostrava-se singular pelas histórias apresentadas, pelas personagens e pelos atores que as interpretavam. Foi uma época de glória para a farsa (a comédia de enganos), para a sátira social e para a crítica de costumes dos seres humanos, sem qualquer tipo de distinção.
«Casamento Escandaloso», um filme realizado por George Cukor e que conta com as interpretações de Katharine Hepburn, Cary Grant e James Stewart, é um dos grandes exemplos do melhor que se fez em termos cinematográficos nos EUA durante esse período de sucesso para o país, e é tido como uma das melhores comédias de sempre. E não é para menos: «Casamento Escandaloso» tem tudo para bater certo e funcionar para qualquer tipo de espetador e para todos os gostos cinéfilos. A história não é muito elaborada, mas é impossível não conseguir ver o filme até ao fim. Apesar de ter tido logo uma larga suspeita de como toda aquela encrenca iria acabar, o que é facto é que não consegui desligar o televisor nem parar de ver o filme. E penso que é desta matéria que são feitos os grandes filmes, que não valem apenas pelo final ou por uma ou outra cena estrondosamente popular (uma popularidade que, muitas vezes, é levada à exaustão) e que obriga a visualização do seu filme só para sentirmos aquele dejá-vu na parte em que ouvimos a personagem a dizer a frase que todos sabemos de cor. «Casamento Escandaloso» vale pelo seu todo, pelo conjunto de ingredientes que foram precisos juntar para a sua feitura: uma peça de teatro que resulta tão bem no grande ecrã como no palco, um grande elenco de atores soberbos (cujas interpretações, perdoem-me o saudosismo, já não se "fazem" hoje em dia...), um realizador que está à altura do argumento do filme e a fórmula do melhor entretenimento que a América tem proporcionado a várias gerações de espetadores.
Mas o que mais gostei em «Casamento Escandaloso» foi mesmo o seu argumento, e que tem de ser merecidamente destacado (embora, volte a repetir, todos os outros "componentes" do filme funcionam perfeitamente). Aqueles diálogos, repletos de ironia e piadas inteligentes que soam tão bem hoje como soavam há mais de setenta anos, quando o filme estreou (e que são a principal causa, na minha opinião, da grande graça deste filme) têm de ser atentamente escutados (e lidos nas legendas, se necessário). É um argumento que está muito bem escrito e que mostra a complexidade linguística das personagens do filme, que nunca deixam de ser, ao longo de toda a duração do mesmo, portentoras de grandes doses de credibilidade e de humanidade.
Por fim, deixo um apelo: seria bom que as pessoas voltassem a ver estes clássicos (que têm passado, ultimamente, com mais regularidade nas televisões, algo que é de louvar) e não os deixassem cair no esquecimento. «Casamento Escandaloso» nem tem razões de queixa porque é até um filme que tem sido muito acarinhado pelo público nos últimos anos, mas mesmo assim, se puderem, vejam clássicos deste calibre. Recordam uma época diferente da nossa, mas que, contudo, não deixa de ter grandes parecenças com a atualidade...
Nota: * * * * 1/2

A década de 40 foi uma década "dourada" para a comédia cinematográfica norte-americana sofisticada. Um género de filme que, ao contrário de muitas fitas que por hoje circulam e que se assumem como comédia (mas que, se formos a ver bem, olhar para uma parede durante horas a fio poderá causar-nos muito mais gargalhadas do que a visualização de escassos minutos desses filmes), mostrava-se singular pelas histórias apresentadas, pelas personagens e pelos atores que as interpretavam. Foi uma época de glória para a farsa (a comédia de enganos), para a sátira social e para a crítica de costumes dos seres humanos, sem qualquer tipo de distinção.
«Casamento Escandaloso», um filme realizado por George Cukor e que conta com as interpretações de Katharine Hepburn, Cary Grant e James Stewart, é um dos grandes exemplos do melhor que se fez em termos cinematográficos nos EUA durante esse período de sucesso para o país, e é tido como uma das melhores comédias de sempre. E não é para menos: «Casamento Escandaloso» tem tudo para bater certo e funcionar para qualquer tipo de espetador e para todos os gostos cinéfilos. A história não é muito elaborada, mas é impossível não conseguir ver o filme até ao fim. Apesar de ter tido logo uma larga suspeita de como toda aquela encrenca iria acabar, o que é facto é que não consegui desligar o televisor nem parar de ver o filme. E penso que é desta matéria que são feitos os grandes filmes, que não valem apenas pelo final ou por uma ou outra cena estrondosamente popular (uma popularidade que, muitas vezes, é levada à exaustão) e que obriga a visualização do seu filme só para sentirmos aquele dejá-vu na parte em que ouvimos a personagem a dizer a frase que todos sabemos de cor. «Casamento Escandaloso» vale pelo seu todo, pelo conjunto de ingredientes que foram precisos juntar para a sua feitura: uma peça de teatro que resulta tão bem no grande ecrã como no palco, um grande elenco de atores soberbos (cujas interpretações, perdoem-me o saudosismo, já não se "fazem" hoje em dia...), um realizador que está à altura do argumento do filme e a fórmula do melhor entretenimento que a América tem proporcionado a várias gerações de espetadores.
Mas o que mais gostei em «Casamento Escandaloso» foi mesmo o seu argumento, e que tem de ser merecidamente destacado (embora, volte a repetir, todos os outros "componentes" do filme funcionam perfeitamente). Aqueles diálogos, repletos de ironia e piadas inteligentes que soam tão bem hoje como soavam há mais de setenta anos, quando o filme estreou (e que são a principal causa, na minha opinião, da grande graça deste filme) têm de ser atentamente escutados (e lidos nas legendas, se necessário). É um argumento que está muito bem escrito e que mostra a complexidade linguística das personagens do filme, que nunca deixam de ser, ao longo de toda a duração do mesmo, portentoras de grandes doses de credibilidade e de humanidade.
Por fim, deixo um apelo: seria bom que as pessoas voltassem a ver estes clássicos (que têm passado, ultimamente, com mais regularidade nas televisões, algo que é de louvar) e não os deixassem cair no esquecimento. «Casamento Escandaloso» nem tem razões de queixa porque é até um filme que tem sido muito acarinhado pelo público nos últimos anos, mas mesmo assim, se puderem, vejam clássicos deste calibre. Recordam uma época diferente da nossa, mas que, contudo, não deixa de ter grandes parecenças com a atualidade...
Nota: * * * * 1/2
Re: Qual foi o último filme que viram ?

«O Terceiro Homem» é um dos maiores clássicos de sempre da História do Cinema, e um dos expoentes máximos do “film-noir”. É um filme excecional, e que só pude ver pela primeira vez ontem à noite. Fiquei imediatamente fã do filme, de toda a sua atmosfera, das suas personagens e da sua história. Aliás, eu já conhecia a história porque antes tinha lido o pequeno romance de Graham Greene que serviu de base à criação do filme. Mas se me guiasse apenas pelo livrinho, poderia pensar que o filme é completamente dispensável e uma perda de tempo (apesar de até ter gostado de o ler, fiquei um bocado de pé atrás porque não me pareceu ser nada de especial). Contudo, depois de ver o filme, mudei completamente de ideias. Além de várias cenas e pormenores da história terem sido acrescentados à versão original planeada por Greene no papel, a pobreza do texto é esquecida devido à grande força do elenco e da arte que este filme proporciona. Ler apenas o livro não nos consegue fazer perceber, à partida, como o filme pode ser tão bom, e mesmo melhor que o romance (um caso parecido com o que sucede com «Psycho» de Alfred Hitchcock).
O início do filme não é, de todo, banal. Aliás, é o género de abertura de um filme que deve ter sido muito bem pensada para agarrar o espetador e fazê-lo continuar a ver o que se irá desenrolar posteriormente. No início do filme ouvimos uma voz-off (que, segundo a Wikipédia, é a do próprio realizador do filme, Carol Reed) que nos quer fazer parecer familiar (fala num tom como que nos conhecesse há muito tempo e nos estivesse a contar uma história, qual avôzinho sentado no sofá rodeado pelos netos) e que nos explica um pouco do ambiente e das circunstâncias em que decorre a história do filme. E bem, estamos numa época pouco posterior ao final da II Guerra Mundial, na cidade de Viena que está dividida em quatro partes para os quatro países que, fundamentalmente, fizeram parte desse conflito: Inglaterra, EUA, Rússia e Alemanha.
Joseph Cotten (um ator pouco reconhecido e injustamente esquecido do público, que aqui tem uma grande interpretação) é Holly Martins, um escritor de romances baratos que vai até Viena para se encontrar com o seu grande amigo Harry Lime, que lhe ofereceu um trabalho na cidade. Mas logo após a sua chegada à casa de Lime, Holly recebe a notícia do falecimento do mesmo, vítima de um acidente automóvel. Mais tarde, Holly conhece Anna, a namorada de Lime, e as duas pessoas que estiveram com ele quando morreu: o Barão Kurtz e Popescu. À medida que o filme se vai desenrolando, e à medida que Martins aborda as pessoas que conheciam Lime, apercebe-se que a morte do seu amigo de infância poderá não ter sido acidental…
«O Terceiro Homem» é um filme que está muito bem realizado, que recorreu à utilização de planos e ângulos de câmara diferentes e sem dúvida inovadores para a época (e cuja inovação persiste nos nossos dias). A atenção ao pormenor e a filmagem de certos elementos peculiares chamou-me a atenção.
Gostaria também de salientar a excelente banda sonora do filme, composta por Anton Zaras e tocada com apenas um único instrumento, o “Zither”. É impossível não ficarmos com a música de abertura do filme (que se repete diversas vezes ao longo do mesmo) na nossa cabeça durante horas. É uma grande banda sonora, muito simples, mas muito eficaz, e que é uma das mais reconhecíveis e lendárias de todas as bandas sonoras de todos os filmes do planeta.
Cada vez mais gosto de “film-noir”. É que os filmes deste género são mesmo daqueles filmes que são impossíveis de serem vistos a cores. Se fosse feita uma nova versão de «O Terceiro Homem» sem este tom acinzentado, acho que, com certeza, o filme não teria a mesma tensão, a mesma profundidade e a mesma originalidade que carrega. É como os Simpsons. Poderiam não ser amarelos? Sim, mas não era a mesma coisa. Homer Simpson igual a nós? Côa breca! Este é um filme completamente… perfeito, e merece todos os aplausos que forem possíveis receber. Influenciou e continua a influenciar muitas gerações, e é obrigatório todos verem!
Nota: * * * * *
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Sou grande fã do Donnie Darko. Para mim o melhor filme da última década seguido de perto pelo "Into The Wild". A melhor versão é a do cinema. A versão DC está melhor a nível de banda sonora, mas de história fica muito pior.
Local de vendas -> http://vendedor.leiloes.net/PedroCosta_SLB/
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Acho que este tópico por ser um pouco diferente dos outros nesta secção e para não termos dar andar à procura dele já merecia um stickie :)
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Já eu, embora perceba o objectivo do tópico...
Penso que enquanto apreciadores de Cinema faz mais sentido continuar a criar tópicos para os filmes que vemos e escrever neles as nossas opiniões. Facilita a pesquisa e personaliza muito mais os filmes. Penso que também já contribuí para este tópico, mas regra geral quando gosto de um filme e quero falar um pouco sobre ele, abro um tópico específico em "Cinema e Filmes".
Abraços.

Penso que enquanto apreciadores de Cinema faz mais sentido continuar a criar tópicos para os filmes que vemos e escrever neles as nossas opiniões. Facilita a pesquisa e personaliza muito mais os filmes. Penso que também já contribuí para este tópico, mas regra geral quando gosto de um filme e quero falar um pouco sobre ele, abro um tópico específico em "Cinema e Filmes".
Abraços.
Cabeças


Re: Qual foi o último filme que viram ?
Por outro lado implica que procures especificamente por um filme, enquanto aqui sendo um tópico genérico é um excelente sitio para vir buscar ideias para o filme a ver logo á noite.Cabeças wrote:Já eu, embora perceba o objectivo do tópico...![]()
Penso que enquanto apreciadores de Cinema faz mais sentido continuar a criar tópicos para os filmes que vemos e escrever neles as nossas opiniões. Facilita a pesquisa e personaliza muito mais os filmes. Penso que também já contribuí para este tópico, mas regra geral quando gosto de um filme e quero falar um pouco sobre ele, abro um tópico específico em "Cinema e Filmes".
Abraços.
Por exemplo, não sei se abriria um tópico sobre o Donnie Darko (isto se o achasse) pois já li varias criticas sobre o filme, no entanto ao vir a este tópico fiquei com uma grande vontade de o rever. :)
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Sim, eu percebo e concordo. Mas também só é válido para os últimos filmes aqui colocados... custa-me acreditar que alguém vá ler as páginas todas desde o início deste tópico.miguelj wrote:Por outro lado implica que procures especificamente por um filme, enquanto aqui sendo um tópico genérico é um excelente sitio para vir buscar ideias para o filme a ver logo á noite.Cabeças wrote:Já eu, embora perceba o objectivo do tópico...![]()
Penso que enquanto apreciadores de Cinema faz mais sentido continuar a criar tópicos para os filmes que vemos e escrever neles as nossas opiniões. Facilita a pesquisa e personaliza muito mais os filmes. Penso que também já contribuí para este tópico, mas regra geral quando gosto de um filme e quero falar um pouco sobre ele, abro um tópico específico em "Cinema e Filmes".
Abraços.
Por exemplo, não sei se abriria um tópico sobre o Donnie Darko (isto se o achasse) pois já li varias criticas sobre o filme, no entanto ao vir a este tópico fiquei com uma grande vontade de o rever. :)
Mas... se formos a "Cinema e Filmes"... podemos ver logo os títulos todos e escolher ler os que nos interessam!

Enfim, cada um faça como preferir!

Cabeças


Re: Qual foi o último filme que viram ?
Hmmm...
O "problema" aqui tem um nome próprio: Rui Sousa.
Concordo com o Cabeças (e com as razões concretas que aponta) no que toca à colocação de comentários desse calibre (entenda-se: com a extensão, qualidade e profundidade dos do Rui) em tópicos específicos. E não custa nada perder uns segundos a ver se já existem (em caso de não existirem, é criá-los).
Agora, se for apenas para dizer "gostei, foi fixe" e espetar com uma imagem de cartaz, à boa maneira do ButterflySwimmer, então pode ser mesmo neste tópico.
O "problema" aqui tem um nome próprio: Rui Sousa.

Concordo com o Cabeças (e com as razões concretas que aponta) no que toca à colocação de comentários desse calibre (entenda-se: com a extensão, qualidade e profundidade dos do Rui) em tópicos específicos. E não custa nada perder uns segundos a ver se já existem (em caso de não existirem, é criá-los).
Agora, se for apenas para dizer "gostei, foi fixe" e espetar com uma imagem de cartaz, à boa maneira do ButterflySwimmer, então pode ser mesmo neste tópico.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Penso que sempre que um filme gerasse alguma discussão , a moderação poderia logo abrir um tópico e transferir os posts.
A ideia que o Cabeças já expressou aqui uma vez , de um user abrir um tópico para falar também do dvd é interessante , mas sempre numa ideia de complementar este tópico , porque este tem pelo menos gerado vários posts sobre filmes que geralmente nunca se falam no forum (por desinteresse , seja a razão , o tempo de lançamento , o genero , etc). E abrir um tópico apenas para isso não me é muito prático.
A ideia que o Cabeças já expressou aqui uma vez , de um user abrir um tópico para falar também do dvd é interessante , mas sempre numa ideia de complementar este tópico , porque este tem pelo menos gerado vários posts sobre filmes que geralmente nunca se falam no forum (por desinteresse , seja a razão , o tempo de lançamento , o genero , etc). E abrir um tópico apenas para isso não me é muito prático.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Boasjimmy wrote:Penso que sempre que um filme gerasse alguma discussão , a moderação poderia logo abrir um tópico e transferir os posts
já se fez isso algumas vezes. agora não tenho vindo tanto cá, mas tenho visto os tópicos e penso que não tem sido necessário, mas tal como a moderação os podes abrir, algum user pode-o fazer e depois pede-me por pm para passar os posts para lá.
Re: Qual foi o último filme que viram ?
Eu referi exactamente isso por ter reparado que já tinha sido feito. É uma boa prática.
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Re: Qual foi o último filme que viram ?
Sim é o melhor e até para não se perder grandes criticas/reviews/discussões etc 

Re: Qual foi o último filme que viram ?

Edmond do Stuart Gordon
O Edmond é um filme bem estranho do Stuart Gordon , adaptado de uma peça do Mamet (e o filme também é escrito por ele) , onde um homem (interpretado magistralmente pelo William Macy) um dia passasse dos carretos e decide mudar de vida e procurar algo diferente. Parece o Falling Down pela sinopse , mas o rumo é completamente diferente. Seguramente que o Mamet queria expor algo muito especifico , que acredito que me tenha passado por cima

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