Novo Colecionador

Todos os assuntos relativos ao home cinema que não se enquadrem nos restantes fóruns.
Post Reply
vascosantos58
Novato
Novo Colecionador

Post by vascosantos58 »

Boa Noite,

Eu tenho 16 anos e queria iniciar-me como colecionador, mas não sei até que ponto me posso denoinar colecionador, pois, não tenho muitas edições especiais, nem adquiro material internacionalmente. Apenas compro DVD's porque gosto de cinema e ver filmes me faz sentir bem.
Uma vez que vocês já têm mais experiência, podem dar-me alguns conselhos?

Obrigado.
Rui Santos
Site Admin
Re: Novo Colecionador

Post by Rui Santos »

Bem vindo.
O melhor conselho é ires ficando por aqui e lendo os tópicos da secção de colecionadores.
Depois passa pelos tópicos de promoções...

Se depois de leres algum desses tópicos tiveres dúvidas apita.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
neotheone
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by neotheone »

vascosantos58 wrote:Boa Noite,

Eu tenho 16 anos e queria iniciar-me como colecionador, mas não sei até que ponto me posso denoinar colecionador, pois, não tenho muitas edições especiais, nem adquiro material internacionalmente. Apenas compro DVD's porque gosto de cinema e ver filmes me faz sentir bem.
Uma vez que vocês já têm mais experiência, podem dar-me alguns conselhos?

Obrigado.
Bem-vindo ao fórum. yes-)

Vou dar-te a minha opinião no assunto.
Um coleccionador na sua essência não precisa de ter edições xpto ou material internacional para se denominar coleccionador. Uma pessoa normal compra um filme ou outro para ver e coloca numa prateleira e não lhe dá grande importância enquanto que eu como coleccionador penso se o filme vale realmente a pena (relação preço=qualidade), se o vou rever várias vezes (algo que cada vez dou mais importância antes de comprar), se por exemplo a edição tem extras ou não, estimo bastante a minha colecção tentando sempre ter tudo em bom estado e ao comprar também tenho esse cuidado para ver se está tudo em condições.

Quando comecei a minha colecção não dava importância a alguns destes factores e acabei por comprar muita porcaria que depois me arrependi. Entre outras coisas comprei muitos filmes que saiam com jornais e que me custavam entre 2€ e 3€ mas que não valiam nada, para poupar dinheiro comprava uma edição de 1 disco de um filme quando havia uma com 2 ou 3 discos por apenas mais uns euros e muitas vezes com uma embalagem muito mais atractiva. Acabei por me tornar mais selectivo mas coleccionar não é uma ciência exacta e há pessoas que só querem mesmo é o filme e não nunca mudam de opinião e eu respeito isso.

Nos fóruns internacionais vejo muita gente a comprar tudo o que é lançado seja filmes novos ou velhos e têm milhares de DVD's e Blu-Ray mas eu não conseguia fazer isso porque é isso é mais um amontoar do que coleccionar ou então é um coleccionar levado ao extremo que a mim não me diz nada.

No meu blog perguntaste
Eu não tenho blu-ray, achas que devia apostar na coleção de DVD's ?
Apesar de já haver filmes em blu-ray bastante acessíveis o facto é que, para poderes usufruir dessa tecnologia, precisas de uma boa televisão HD e de um bom leitor de blu-ray e essas coisas são bem caras por isso enquanto não tiveres uma fonte de rendimento próprio não vejo outra alternativa senão continuares com o DVD e um dia mais tarde - se quiseres - fazes o investimento para mudar para HD ou continuas com o DVD. salut-)
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by rui sousa »

Concordo na totalidade com o neontheone, cada um coleciona à sua maneira :) e bem-vindo Vasco!
Snider
Fanático
Fanático

Post by Snider »

Bem vindo Vasco! Antes de mais, se continuares por ca "estas em boas mãos", porque aqui é so malta entendida, e excelentes users!

Quanto à tua questão, eu vou-te dar o meu exemplo. Comecei a colecionar tinha 21 anos, estudava e ainda estudo, portanto não tenho rendimentos. Não sou rico. Coleciono vai fazer mesmo agora 2 anos, e "só" tenho 102 filmes. O que dá uma media de 35 euros por mes. A minha filosofia enquanto colecionador é so comprar filmes que já vi, e que realmente gostei muito, ou me marcaram. Confesso que tenho alguns dvds que apenas gostei, mas como estavam a um excelente preço cerca de 2 euros acabei por compralos, mas isso sao raras excepcoes. Tens que saber estipular um limite, uma filosofia propria de colecionador. Ao inicio comprava os filmes que gostava o mais barato possivel, nao ligava nada ao numero de discos, ou extras, ou ao aspecto exterior. Com o tempo, e com muitas idas as lojas e muita informaçao aqui no site, comecou-me a dar aquele bixinho para ediçoes mais bonitas, mais extras, mas sempre com um preço maximo estipulado por mim! Ao inicio tambem so comprava material nacional, nao ligava ao mercado internacional, mas com o passar do tempo, comecei a notar aqui no forum que haviam oportunidades de negocio la fora muito boas, com edicoes que nem se podem comparar com as nossas a nivel estetico e ate de conteudo, e comecei a aventurar-me. Mas como ainda és novo nao sei ate que ponto podes usar um cartao de credito teu para mandares vir de fora.

Quanto ao tipo de edições são as seguintes:
Amaray-são as tradicionais capas de plastico, podem trazer varios discos.
Slipcases-é por exemplo um amaray (pode nao ser amaray) com uma caixa por fora em cartao, tipo luva.
Snappers-são as antigas caixas de dvd, que eram em cartao com uma estrutura em plastico. Jã nao se comercializam.
Digipacks- para mim os mais lindos. É um caixa de cartao por fora, tipo slipcase, e ao retirares o filme, este vem dentro de cartao todo ilustrado que se desdobra. É dificil explicar
Digibooks- é um livro com imagens, e texto sobre o filme e tem uma base em plastico para o dvd. Abre-se como um livro.
Steelbooks- sao caixas em metal.

Existem mais, por exemplo, boxsets, giftsets, head não sei quantas... Depois com o tempo reparas nisso...

Passa pela secção aqui do forum das apresentacoes e colecções e delicia-te! Ehehe

Cumprimentos
AMSA
Entusiasta
Entusiasta

Post by AMSA »

Bem vindo a este graaaaaande mundo :wink:

Mantém-te por aqui e com o tempo vais aprendendo muitas coisas sobre isto yes-)

Post Reply