Prometheus (2012) - Ridley Scott

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ostogio
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by ostogio »

Cabeças wrote:
kubrick wrote:
Cabeças wrote:
por um lado a filosófica questão que Ridley insere relativa a sermos "criados" genéticamente por seres mais avançados, é em si um mito criacionista que arruma e desafia abertamente a religião cristã. Penso que a Igreja não terá achado muita piada, o que acho muito interessante e saudável. (...)
Como o cinema é rico, já eu achei o oposto em relação à questão católica, mas verdadeiramente o oposto.
Senti que quem é católico é que encontra a salvação, a ajuda em superar as adversidades porque acredita em algo e tanto assim é que quem sai ileso ao fim ao cabo é a tipa a quem foi feita uma operação manhosa, que escapou aos destroços da nave, etc, etc... Tudo porque nunca abandonou a sua crença religiosa e o seu principal simbolo, o Crucifixo
:-)))
Eu percebo, mas para mim, a partir do momento em que é assumido que fomos criados genéticamente pelos engenheiros... ela pode continuar a acreditar no que quiser que isso não altera nada a realidade. E a realidade é que lá se vai toda a religião católica relativamente à criação do Homem! :-)))
É um facto comprovado, independentemente de qualquer "opinião" de carácter subjectivo ou ligado a questões de "Fé".
Mas no filme tambem se levanta a questão, e quem criou os engenheiros? , e acho que por ai vamos estar sempre a questionar quem criou quem/o quê... Até poderiamos pergutnar quem criou deus? Acho que neste caso os Catolicos não se vão preocupar muito...
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EnyGmaTiK
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by EnyGmaTiK »

ostogio wrote:Bem afinal não fui o unico a ficar como fiquei.
Mas lá está vejam o mesmo sem pensar no ALien (eu não consegui) e têm um bom filme de F.C. , e concordo com a MartaC, ficam muitas questões para responder....
É mostrado que nos diversos povos/eras da terra, que todas tinham em comum a figura a apontar para o céu para aqueles pontos/palnetas , fico sem saber é se isso quer dar a entender que fomos visitados durante esse periodo ou se estava no nosso ADN essa informação...
A ideia que fica é que fomos sendo visitados
O porquê de apontar para aquele planeta ? -

Afinal aquele planeta era uma base dos "Engenheiros" ondem tinham os bichos para atacar os povos?
Talvez seja mesmo um cartão de visita, como avançado pela Shaw. Mas um cartão de visita com outras intenções... (explico mais à frente). Sim, o planeta parece ser uma base militar, pois "eles não haveriam de querer aquele material no planeta deles"
Já no palneta e dentro da nave/estretura vimos alogromas dos "Engenheiros" a fugirem, nunca vimos do quê... de um alien, se sim onde estava o corpo do mesmo, viu-se logo no inicio O David a tocar nuns simbolos e a detectar um material viscoso e tal...
Algo aconteceu e que o filme não explica. Mas parece que houve uma contaminação, o que fez com que todos morressem. Se te lembrares, os dois membros da equipa que ficam para trás encontram um monte de engenheiros mortos, com sinais que algo "explodiu" dentro deles
Já dentro da nave dos Engenheiros, vimos um vivo dentro de uma camera, que mal acorda o obejtivo dele é vir para a terra e destruir... lá está a questão da Elizabeth Shaw, porquê? E já agora proquê naquela altura (segundo o tal teste de carbono o outro estava morto à 2000 anos, por isso à 2000 anos atrás queriam nos vir destruir ? Tinham gostado da evolução que tinhamos levado?
Se há mais "Engenheiros" um planeta de origem, nunca foram procurar estes? Ficaram ali 2000 anos parados à nossa espera ?
Quando o David vê a projecção holográfica, vê-se que os engenheiros estavam a preparar-se para vir à Terra para nos destruir. Porém, aconteceu a tal contaminação que os matou a todos, há 2000 anos. Na minha leitura, presumo que eles tinham a intenção de nos destruir devido à nossa evolução (daí a história de Prometeu) que podia chegar a um ponto em que nos metesse em ponto de igualdade evolucionária com os engenheiros - tal como Weyland diz, num dos vídeos virais: "Nós agora somos Deus". Daí a minha ligação ao "cartão de visita". Se evoluíssemos a ponto de chegar a este planeta, era prova que crescemos mais do que eles queriam :mrgreen:. Penso que a reacção do Engenheiro quando acorda é ter chegado à conclusão, depois de analisar o David, que já chegámos a ponto em que também conseguimos criar "vida", daí a resposta tão pouco simpática.
E penso que há mais questões e poucas respostas... Alias acho que nada foi respondido.
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by kubrick »

Pegando novamente na questão católica, chego à conclusão que ele (RC) dá um no cravo outro na ferradura!
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ostogio
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by ostogio »

EnyGmaTiK wrote:
ostogio wrote:Bem afinal não fui o unico a ficar como fiquei.
Mas lá está vejam o mesmo sem pensar no ALien (eu não consegui) e têm um bom filme de F.C. , e concordo com a MartaC, ficam muitas questões para responder....
É mostrado que nos diversos povos/eras da terra, que todas tinham em comum a figura a apontar para o céu para aqueles pontos/palnetas , fico sem saber é se isso quer dar a entender que fomos visitados durante esse periodo ou se estava no nosso ADN essa informação...
A ideia que fica é que fomos sendo visitados
O porquê de apontar para aquele planeta ? -

Afinal aquele planeta era uma base dos "Engenheiros" ondem tinham os bichos para atacar os povos?
Talvez seja mesmo um cartão de visita, como avançado pela Shaw. Mas um cartão de visita com outras intenções... (explico mais à frente). Sim, o planeta parece ser uma base militar, pois "eles não haveriam de querer aquele material no planeta deles"
Já no palneta e dentro da nave/estretura vimos alogromas dos "Engenheiros" a fugirem, nunca vimos do quê... de um alien, se sim onde estava o corpo do mesmo, viu-se logo no inicio O David a tocar nuns simbolos e a detectar um material viscoso e tal...
Algo aconteceu e que o filme não explica. Mas parece que houve uma contaminação, o que fez com que todos morressem. Se te lembrares, os dois membros da equipa que ficam para trás encontram um monte de engenheiros mortos, com sinais que algo "explodiu" dentro deles
Já dentro da nave dos Engenheiros, vimos um vivo dentro de uma camera, que mal acorda o obejtivo dele é vir para a terra e destruir... lá está a questão da Elizabeth Shaw, porquê? E já agora proquê naquela altura (segundo o tal teste de carbono o outro estava morto à 2000 anos, por isso à 2000 anos atrás queriam nos vir destruir ? Tinham gostado da evolução que tinhamos levado?
Se há mais "Engenheiros" um planeta de origem, nunca foram procurar estes? Ficaram ali 2000 anos parados à nossa espera ?
Quando o David vê a projecção holográfica, vê-se que os engenheiros estavam a preparar-se para vir à Terra para nos destruir. Porém, aconteceu a tal contaminação que os matou a todos, há 2000 anos. Na minha leitura, presumo que eles tinham a intenção de nos destruir devido à nossa evolução (daí a história de Prometeu) que podia chegar a um ponto em que nos metesse em ponto de igualdade evolucionária com os engenheiros - tal como Weyland diz, num dos vídeos virais: "Nós agora somos Deus". Daí a minha ligação ao "cartão de visita". Se evoluíssemos a ponto de chegar a este planeta, era prova que crescemos mais do que eles queriam :mrgreen:. Penso que a reacção do Engenheiro quando acorda é ter chegado à conclusão, depois de analisar o David, que já chegámos a ponto em que também conseguimos criar "vida", daí a resposta tão pouco simpática.
E penso que há mais questões e poucas respostas... Alias acho que nada foi respondido.
Sim concordo , se nos igualamos ou ficamos perto, podem queres nos destruir, podemos não passar de uma experiencia e a mesma ter chegado ao fim, mas se estes falharam na nossa destruição, não há mais ninguem ?? A n ser que já se tenham ido todos... que a tal contaminação se tenha tambem espalhado para outros planetas, talvez o motivo para não se ver corpo de aliens ou mesmo aliens lá no planeta a não ser em fase de "larva".
Lá está muita coisa para um 2º ou 3º filme...
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BurnCycle
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by BurnCycle »

Já vi o filme e gostei bastante. vamos lá ler os spoilers para cima.... ehehe

EDIT: Curiosamente ninguém falou no "elephant in the room":
E clara a alusão ao inicio da espécie conhecida por nós como o Alien no final do filme, que nasce a partir deste "Engenheiro". Agora o que é incompreensível é, sendo este filme realizado pelo Ridley Scott o porquê de ter se desviado do primeiro filme Alien quanto ao nascimento do Alien. E que segundo me lembro (a minha memória pode estar a falhar, já o vi pela ultima vez a muitos anos) o Alien tinha saído do corpo do "Engenheiro" quando este estava no cockpit (A tal imagem mitica em que um gigante tinha algo que saiu do seu corpo) da sua nave algo que ficou completamente diferente neste filme. Estranho isto ainda mais porque ele teve a preocupação de fazer a ligação com o filme por exemplo com a mensagem final deixada pela Elizabeth Shaw.

Quanto ao resto do filme a minha analise de grande parte dos mistérios é a mesma do EnyGmaTiK dando apenas um retoque no que ele disse:
Já no palneta e dentro da nave/estretura vimos alogromas dos "Engenheiros" a fugirem, nunca vimos do quê... de um alien, se sim onde estava o corpo do mesmo, viu-se logo no inicio O David a tocar nuns simbolos e a detectar um material viscoso e tal...
Quanto a mim poderá haver algo mais quanto a explicação que o EnyGmaTiK deu... E que se reparares no holograma houve quem entrasse no compartimento onde estava a estátua da cabeça. (Entraram, não foi?) E supostamente não saíram porque o compartimento estava selado, logo para onde foram? Sou só eu que acha que existem nesse compartimento elementos a mais inexplicáveis? (estátua, aquela pedra brilhante, aquela espécie de estátua de metal que mais parece um portal, a própria arte no topo do compartimento) E das coisas que mais gosto no filme, é o facto de, para o que vimos no filme não existir, para este caso uma explicação aceitável... é tudo um grande mistério e eu adoro estes mistérios! (Grande Lindelof!)
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by _RaDiOaCtIvE_ »

Onde viste? Tinha ido ao site da lusomundo e não havia sinal nas salas, apesar de saber que houve ante-estreia na 3ª. Mas como me perguntaste sobre isso presumo que viste na 4ª!?
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Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by BurnCycle »

_RaDiOaCtIvE_ wrote:Onde viste? Tinha ido ao site da lusomundo e não havia sinal nas salas, apesar de saber que houve ante-estreia na 3ª. Mas como me perguntaste sobre isso presumo que viste na 4ª!?
Sim, no site da Lusomundo tinha a informação de que haveria sessão da meia noite no Glicinias, logo lá fui.
Um colega que apareceu por lá contou-me que o primeiro rapaz que estava na fila para entrar na ante-estreia estava lá desde as 15h. Cheira-me que se fosse yorn e tentasse ver o filme não conseguia.... ehehe
Quanto a sessão de hoje a sala até estava vazia... Contava com mais gente.
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by _RaDiOaCtIvE_ »

Pois, sendo feriado estar quase vazio... Mas também havia noitada, beach party e isso. Desconfiei logo que fosse depois da 00h já que seria 5ª feira na prática, dia de estreias.
Amanhã é a minha vez, ou às 21h20 se me despachar cedo para bilhete ou na última sessão!
Desde as 15h até às 19h30 para 6€ (?custo 3D?), se esse rapaz tivesse ido trabalhar essas horas, pagava o bilhete e dava para pipocas e sumo. :lol: Possivelmente mais um desempregado, mas eu nem 2h lá ficava, no máximo aparecia 1h antes e... e...
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by BurnCycle »

_RaDiOaCtIvE_ wrote:Pois, sendo feriado estar quase vazio... Mas também havia noitada, beach party e isso. Desconfiei logo que fosse depois da 00h já que seria 5ª feira na prática, dia de estreias.
Amanhã é a minha vez, ou às 21h20 se me despachar cedo para bilhete ou na última sessão!
Desde as 15h até às 19h30 para 6€ (?custo 3D?), se esse rapaz tivesse ido trabalhar essas horas, pagava o bilhete e dava para pipocas e sumo. :lol: Possivelmente mais um desempregado, mas eu nem 2h lá ficava, no máximo aparecia 1h antes e... e...
Há malucos para tudo! eheheh
Em tempos se calhar era homenzinho para fazer algo do género... Imagino que se o Blade Runner tivesse saído numa data que não a do meu nascimento (teria que ser uns 15-18 anos depois :D) talvez fosse rapazito para uma maluqueira dessas!
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by Argaroth01 »

BurnCycle wrote:Já vi o filme e gostei bastante. vamos lá ler os spoilers para cima.... ehehe

EDIT: Curiosamente ninguém falou no "elephant in the room":
E clara a alusão ao inicio da espécie conhecida por nós como o Alien no final do filme, que nasce a partir deste "Engenheiro". Agora o que é incompreensível é, sendo este filme realizado pelo Ridley Scott o porquê de ter se desviado do primeiro filme Alien quanto ao nascimento do Alien. E que segundo me lembro (a minha memória pode estar a falhar, já o vi pela ultima vez a muitos anos) o Alien tinha saído do corpo do "Engenheiro" quando este estava no cockpit (A tal imagem mitica em que um gigante tinha algo que saiu do seu corpo) da sua nave algo que ficou completamente diferente neste filme. Estranho isto ainda mais porque ele teve a preocupação de fazer a ligação com o filme por exemplo com a mensagem final deixada pela Elizabeth Shaw.
Essa parte é fácil de explicar
Aquela não é a nave que aparece em "Alien", nem é o mesmo planeta encontrado pela tripulação da Nostromo
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by ruben »

Estreia hoje.

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IMDB


Sinopse:

Uma expedição espacial parte a bordo da nave Prometheus em busca do maior de todos os segredos: o das nossas origens.
Mas o que a tripulação encontra é um pesadelo como a Humanidade nunca antes vira e que pode significar o seu fim...


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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by BurnCycle »

Argaroth01 wrote:
BurnCycle wrote:Já vi o filme e gostei bastante. vamos lá ler os spoilers para cima.... ehehe

EDIT: Curiosamente ninguém falou no "elephant in the room":
E clara a alusão ao inicio da espécie conhecida por nós como o Alien no final do filme, que nasce a partir deste "Engenheiro". Agora o que é incompreensível é, sendo este filme realizado pelo Ridley Scott o porquê de ter se desviado do primeiro filme Alien quanto ao nascimento do Alien. E que segundo me lembro (a minha memória pode estar a falhar, já o vi pela ultima vez a muitos anos) o Alien tinha saído do corpo do "Engenheiro" quando este estava no cockpit (A tal imagem mitica em que um gigante tinha algo que saiu do seu corpo) da sua nave algo que ficou completamente diferente neste filme. Estranho isto ainda mais porque ele teve a preocupação de fazer a ligação com o filme por exemplo com a mensagem final deixada pela Elizabeth Shaw.
Essa parte é fácil de explicar
Aquela não é a nave que aparece em "Alien", nem é o mesmo planeta encontrado pela tripulação da Nostromo
Se não é a mesma nave e o mesmo planeta, pk é que tem a mesma mensagem gravada pela Elizabeth nos dois filmes? Pouco provável que ela a tenha gravado em dois planetas diferentes.
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by exlybris »

E uma pena, para mim este lindelof e uma fachada! Ele ate e muito bom em lancar misterios explica los, que da ainda mais trabalho e q ta quieto. (estou sem acentos :p)
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by Cabeças »

Crítica de João Lopes:
Como responder à possibilidade de relançar a tetralogia de "Alien", iniciada em 1979 com o filme homónimo de Ridley Scott (entre nós chamado "O Oitavo Passageiro")?

As soluções teriam que ser sempre dramáticas e narrativas, comerciais e de marketing. E o mínimo que se pode dizer de "Prometheus", precisamente sob a direcção de Ridley Scott, é que foi encontrada uma via curiosa e envolvente, compensando os seus muitos desequilíbrios com algumas ideias fortes de relançamento desta tragédia entre o humano e o monstruoso.

Por um lado, é pena que Scott não dê a devida atenção aos tempos do seu filme. De facto, em algumas fases da narrativa, parece prevalecer aquela ideia simplista segundo a qual a colagem de muitas cenas "breves" produz, necessariamente (?), uma sensação de velocidade e uma emoção acrescida. "Alien 3" (1992), realizado por David Fincher, pode servir de esclarecedor contraponto: a sua eficácia nascia de uma sábia combinação da mais vertiginosa acção física com espantosos momentos de quietude e contemplação.

Por outro lado, há aqui uma cuidada preservação de alguns vectores essenciais. A história (que, em vez de avançar, recua) lança, assim, uma dupla perturbação: a inquietação sobre a origem biológica da raça humana enreda-se com a crescente aproximação (coincidência?) entre seres humanos e seres tecnológicos, isto é, robots.

Enfim, importa sublinhar que Scott, sempre muito à vontade na exuberância visual do seu filme, também não se esqueceu da essencial contribuição dos actores. Noomi Rapace e Michael Fassbender são particularmente brilhantes, este interpretando um robot ("David") que é uma clara reminiscência da personagem de Ian Holm ("Ash") no primeiro "Alien".

Resta saber como vai ser (se é que vai ser...) continuada a saga de "Prometheus". Para já, pelo menos, fica a certeza de que os blockbusters de Verão podem ser um pouco mais do que anódinas acumulações de explosões e ruídos. Em todo o caso, para quê o 3D? Para nada de pertinente, convém dizer...

http://www.rtp.pt/cinemax/?t=Entre-o-hu ... t=35&tm=52
Crítica de Jorge Mourinha:
O regresso de Ridley Scott ao universo de "Alien" é um objecto preso entre ser “outra coisa” e ser “mais do mesmo”, tão calculista como sedutor

David, chama-se o robô que vela pela tripulação da nave interestelar Prometheus, fretada em 2093 por um milionário visionário para uma escavação arqueológica a uma lua distante onde a vida humana pode ter começado. David, o robô, é a súmula da técnica e da cultura da civilização humana numa “embalagem” sem alma - ou que substitui a alma por uma aproximação mecânica e calculista. Prometheus, o muito aguardado regresso do britânico Ridley Scott ao universo futurista onde assinou as suas obras de referência (Alien - O Oitavo Passageiro, 1979, e Blade Runner - Perigo Iminente, 1982), é um filme à imagem de David: um objecto que resume em si meio século de cinema fantástico e de ficção científica, que amalgama uma série de referências imediatamente reconhecíveis numa “embalagem” vistosa, mas que tem uma agenda secreta como o seu robô.

Em todos os materiais de imprensa, Scott fez sempre questão de dizer que Prometheus não era uma “prequela” de Alien mas sim a pedra basilar de uma “mitologia” diferente tangencial àquele seminal filme. Claro que ninguém acreditou. E a esquizofrenia de Prometheus é essa: a de querer ser “outra coisa”, partindo do alienígena ossificado que a tripulação de Alien encontra no princípio do filme, quando na prática o que todos esperam é que seja a tal “prequela” que explique a origem do monstro indestrutível. A inteligência do guião (revisto por Damon Lindelof, cúmplice de J. J. Abrams e showrunner de Perdidos) está nessa “outra coisa”: Prometheus questiona a própria necessidade de questionamento, a sede de conhecimento, pergunta até onde iríamos em nome da ciência. E, nesse processo, consegue recuperar a inquietação primordial do desconhecido, o terror de uma solidão existencial confrontada com a imensidão de um universo onde, literalmente, não somos nada. Essa sensação de ter aberto a “caixinha de Pandora” - que só a espaços o cinema de terror conseguiu recuperar nos últimos 30 anos - é capturada extraordinariamente num par de sequências de antologia e numa metódica construção narrativa que nos impedem de descartar Prometheus como filme “apenas” oportunista.

Mas contra essa inteligência de usar a própria releitura do imaginário de Alien como fonte criativa, surge a necessidade de cumprir a agenda do blockbuster de verão - e vá de um “terceiro acto” que encadeia som e fúria um pouco sem rei nem roque, como quem cede a exigências de mercado admitindo que os tempos mudaram e a economia tensa do “velho” Alien já não tem lugar hoje em dia. Se é verdade que não é possível “regressar a casa” (o próprio filme o admite), Prometheus não deixa de ser um honroso substituto, sendo (de longe) o menos “amaneirado” dos filmes de Scott nos últimos anos, e um filme com mais cabeça e mais ideias do que a maior parte das propostas dos estúdios americanos nos últimos anos. Podemos vê-lo apenas como uma variação engenhosa e metafísica sobre o slasher movie (e Sigourney Weaver nos quatro Alien não era senão uma variação sobre a “última rapariga”), ou como uma meditação majestosa sobre os riscos da curiosidade infindável da ciência. Seja qual for a resposta, Prometheus tem tanto de grandioso como de mecânico, de inteligente como de cínico, de sedutor como de calculista. Como o seu robô que emula Peter O''Toole.

http://ipsilon.publico.pt/cinema/filme.aspx?id=305231
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Re: Prometheus (2012) - Ridley Scott

Post by Net_Holer »

Interessante que foram ainda algumas pessoas daqui do fórum à ante estreia. Tinha sido porreiro combinar um cafézinho antes da sessão.

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