Memórias de um jogador em fim de carreira
-
- DVD Maníaco
Memórias de um jogador em fim de carreira
Olá a todos, tal como o tópico sugere, vou destabilizar um pouco o forum, com um outro género de post, que pretende fugir à norma.
O que irei dizer é muito old school, indo para além do retro, mas poderá, espero, agradar a miúdos e graúdos
Faz em 2011, 30 anos certinhos em que pus as minhas maos e os meus dentes, no meu 1º joystick, só tinha 5 anos, e como não sabia jogar nada de jeito, comi e mordi o joystick da consola Atari 2600 (comprada no estrangeiro), ainda a tenho, com o chassis em madeira, e alavancas enferrujadas e calcinadas, um dos joysticks tem a marca dos meus dentinhos que lá deixei no ano de 1981
Aqui está uma foto do mesmo modelo (fabricado em 1977):
http://91rock.com.br/stopandgo/files/20 ... i2600a.jpg
Vejo no ebay que valeria entre 400 a 1000 euros, se funcionasse...
Nos anos 80 os meus amigos tinha um Spectrum que era muito melhor e sonhava com ele (literalmente), só em 1988 tive um, mas vinguei-me e nos 3 anos q se seguiram, comprei legalmente 500 jogos a 100 escudos no centro comercial city, antes da lei de copyright ser implementada em 1991 em Portugal, tudo o q eu queria de prendas de anos e natal: jogos Spectrum
Mas já me roía de inveja do pessoal "rico" (ou com pais ricos) que tinham um Commodore Amiga, muito melhor e nao tinha nada a ver a tecnologia entre o Zilog Z80 do Spectrum e o Motorola MC68000 do Amiga, isto sem falar da placa gráfica...
Em 1991 fartei-me do velho Spectrum...
Em 1993 ganhei uma Megadrive num programa da "NRJ - Rádio Energia", foi o delírio outra vez, mas os jogos eram muito caros...
Em 1995 entrei na faculdade e finalmente tive um PC, um poderoso 486 a 100 MHz com placa de som e leitor de CD-ROM
Doom II, Civilization I/II, Nascar, Duke Nukem 3D, etc
Muitos upgrades depois, e com um potente PC restam apenas 2 jogos que ainda jogo:
- Civilization IV Beyond The Sword (Offline e Online):
Gosto daqueles jogos ao fim de semana que duram 12 horas com 18 jogadores fanáticos em simultaneo, e da estrategia dos ataques com catapultazinhas e soldadinhos...
Editado para humor: Somos apenas cerca de 40 gajos regulares no mundo inteiro, que se reunem ao fim de semana para jogar 12 horas seguidas, às vezes rio-me quando um pede 5 minutos para ir a casa de banho, e há outro mau que responde, que ele ou faz cocó dentro de uma peúga, ou é banido por abandono do jogo, mas é na brincadeira, a gente já se conhece todos há coisa de 5 ou mais anos, e sabemos quando um honra os tratados de paz e alianças ou não, é muito dificil para os desconhecidos participarem nestes jogos, a gente não confia neles... Há mais 2 tugas além de mim que também jogam
- Combat Arms Europe (Só existe Online):
Gosto de atirar primeiro uma granada flash pra encandear os inimigos 3 segundos, de seguida atiro outra de fumo e outras duas de fogo e gás venenoso, eles quando recuperam a visão entram no fumo e saem de lá com a roupa a arder e a sofocar do gás, já sem energia quase a morrer, a seguir sou banido não sei porque
E é tudo, foi o meu desabafo
...
O que irei dizer é muito old school, indo para além do retro, mas poderá, espero, agradar a miúdos e graúdos

Faz em 2011, 30 anos certinhos em que pus as minhas maos e os meus dentes, no meu 1º joystick, só tinha 5 anos, e como não sabia jogar nada de jeito, comi e mordi o joystick da consola Atari 2600 (comprada no estrangeiro), ainda a tenho, com o chassis em madeira, e alavancas enferrujadas e calcinadas, um dos joysticks tem a marca dos meus dentinhos que lá deixei no ano de 1981

Aqui está uma foto do mesmo modelo (fabricado em 1977):
http://91rock.com.br/stopandgo/files/20 ... i2600a.jpg
Vejo no ebay que valeria entre 400 a 1000 euros, se funcionasse...
Nos anos 80 os meus amigos tinha um Spectrum que era muito melhor e sonhava com ele (literalmente), só em 1988 tive um, mas vinguei-me e nos 3 anos q se seguiram, comprei legalmente 500 jogos a 100 escudos no centro comercial city, antes da lei de copyright ser implementada em 1991 em Portugal, tudo o q eu queria de prendas de anos e natal: jogos Spectrum

Mas já me roía de inveja do pessoal "rico" (ou com pais ricos) que tinham um Commodore Amiga, muito melhor e nao tinha nada a ver a tecnologia entre o Zilog Z80 do Spectrum e o Motorola MC68000 do Amiga, isto sem falar da placa gráfica...
Em 1991 fartei-me do velho Spectrum...
Em 1993 ganhei uma Megadrive num programa da "NRJ - Rádio Energia", foi o delírio outra vez, mas os jogos eram muito caros...

Em 1995 entrei na faculdade e finalmente tive um PC, um poderoso 486 a 100 MHz com placa de som e leitor de CD-ROM

Doom II, Civilization I/II, Nascar, Duke Nukem 3D, etc

Muitos upgrades depois, e com um potente PC restam apenas 2 jogos que ainda jogo:
- Civilization IV Beyond The Sword (Offline e Online):
Gosto daqueles jogos ao fim de semana que duram 12 horas com 18 jogadores fanáticos em simultaneo, e da estrategia dos ataques com catapultazinhas e soldadinhos...

Editado para humor: Somos apenas cerca de 40 gajos regulares no mundo inteiro, que se reunem ao fim de semana para jogar 12 horas seguidas, às vezes rio-me quando um pede 5 minutos para ir a casa de banho, e há outro mau que responde, que ele ou faz cocó dentro de uma peúga, ou é banido por abandono do jogo, mas é na brincadeira, a gente já se conhece todos há coisa de 5 ou mais anos, e sabemos quando um honra os tratados de paz e alianças ou não, é muito dificil para os desconhecidos participarem nestes jogos, a gente não confia neles... Há mais 2 tugas além de mim que também jogam

- Combat Arms Europe (Só existe Online):
Gosto de atirar primeiro uma granada flash pra encandear os inimigos 3 segundos, de seguida atiro outra de fumo e outras duas de fogo e gás venenoso, eles quando recuperam a visão entram no fumo e saem de lá com a roupa a arder e a sofocar do gás, já sem energia quase a morrer, a seguir sou banido não sei porque

E é tudo, foi o meu desabafo

Re: Memórias de um jogador em fim de carreira
Eu devo andar pelos mesmos anos disto, mas sem olhar para a reforma, aliás o meu primeiro jogo foi num destes:

Talvez um ou dois anos antes de 81, não sei precisar. Mas depois o "curriculum" abarcou muitos anos de Spectrum, e depois dediquei-me ao PC, só com o lançamento da Xbox me convenceram a que uma consola me serviria de consolo, passe a figura de estilo (não sei qual). Agora dedico-me à 360, à PS3 ocasionalmente por teimosia e quero pelo menos aguentar ainda mais uma geração antes de pensar, não na reforma, mas no abrandar do ritmo.
PS: Bom post.

Talvez um ou dois anos antes de 81, não sei precisar. Mas depois o "curriculum" abarcou muitos anos de Spectrum, e depois dediquei-me ao PC, só com o lançamento da Xbox me convenceram a que uma consola me serviria de consolo, passe a figura de estilo (não sei qual). Agora dedico-me à 360, à PS3 ocasionalmente por teimosia e quero pelo menos aguentar ainda mais uma geração antes de pensar, não na reforma, mas no abrandar do ritmo.
-
- DVD Maníaco
Eu quando tinha 25 anos tentei jogar o Age of Empires I online e levei tareia dos adolescentes, que tinham reflexos, para mexer o rato mt depressa e dar comandos as tropas mt depressa, já tava velho para jogos de estratégia em tempo real (RTS)Glorioso wrote:e quero pelo menos aguentar ainda mais uma geração antes de pensar, não na reforma, mas no abrandar do ritmo.

Eu tive este maquinão... Foi o meu primeiro!

Jogos como SWOS, Lemmings, Turrican 2, TheSecret of Monkey Island, Street Fighter 2 e muito mais fizeram parte da minha vida...
Tive esta consola...

E em 1996 virei as costas ao mundo do jogo... Vivia 16h a 17h agarrado ao vicio, como uma droga. Só saia para ir às aulas e ver o meu Benfica em todo o estádio deste país!
Ainda joguei CM2 e o CM0102 do Tó Madeira, mas já sem a mesma pica e o mundo dos jogos morreu por ai para mim!
Era um investimento muito mais rentável quando comparado com a Mega Drive ou a Nintendo da época. Falando em contos, uma consola dessas custava 25 a 30 contos e o Amiga 80. Mas, era nos jogos que se ia buscar o resto. Os jogos arranjavam-se bem através de cópia! As disquetes eram muito mais em conta. Um jogo na consola rondava os 8 contos e por meros 800 paus eu tinha 10 jogos!

Jogos como SWOS, Lemmings, Turrican 2, TheSecret of Monkey Island, Street Fighter 2 e muito mais fizeram parte da minha vida...
Tive esta consola...

E em 1996 virei as costas ao mundo do jogo... Vivia 16h a 17h agarrado ao vicio, como uma droga. Só saia para ir às aulas e ver o meu Benfica em todo o estádio deste país!
Ainda joguei CM2 e o CM0102 do Tó Madeira, mas já sem a mesma pica e o mundo dos jogos morreu por ai para mim!
Cá em casa o dinheiro nunca abundou e mesmo assim tive um como prenda conjunta de anos e natal. A minha mãe sempre foi doméstica e o meu velho é técnico de telecomunicações...JoséMiguel wrote:Mas já me roía de inveja do pessoal "rico" (ou com pais ricos) que tinham um Commodore Amiga, muito melhor e nao tinha nada a ver a tecnologia entre o Zilog Z80 do Spectrum e o Motorola MC68000 do Amiga, isto sem falar da placa gráfica...
Era um investimento muito mais rentável quando comparado com a Mega Drive ou a Nintendo da época. Falando em contos, uma consola dessas custava 25 a 30 contos e o Amiga 80. Mas, era nos jogos que se ia buscar o resto. Os jogos arranjavam-se bem através de cópia! As disquetes eram muito mais em conta. Um jogo na consola rondava os 8 contos e por meros 800 paus eu tinha 10 jogos!
Local de vendas -> http://vendedor.leiloes.net/PedroCosta_SLB/
-
- DVD Maníaco
Eu conheço bem o mercado e o preços dessa era e do sistema Amiga que sempre quis e nunca tive, mas uma coisa de cada vez:kubrick wrote:Cá em casa o dinheiro nunca abundou e mesmo assim tive um como prenda conjunta de anos e natal. A minha mãe sempre foi doméstica e o meu velho é técnico de telecomunicações...
Eu tive o Spectrum tarde, em Julho de 1988, e foi uma carga de trabalhos para o ter
Muito mais tarde, depois do Spectrum tar obsoleto, ganhei a megadrive num concurso e tou de acordo ctg os jogos custavam 50 euros cada, eu tinha visto o pessoal do Amiga comprar disquetes piratas (era legal em Portugal nesse tempo) por 300 e 400 escudos no centro comercial City, onde eu comprava cassetes de spectrum por 100 escudos.
Concordo a 100% ctg q o amiga era mais rentavel q uma megadrive devido ao preço dos jogos piratas, com venda legal em loja (em 1991 saiu lei anti-pirataria).
Sinceramente eu preferia ter tido um amiga, mas aquilo custava 88.000 escudos se fosse o amiga 500 (e sem monitor), os meus pais nao iam nessa

Alem disso o Amiga era semelhante à megadrive, tinha o mesmo CPU, apenas a grafica era um cadinho de nada inferior, nada de especial, tecnicamente eram quase identicos.
Mas em relação aos outros putos, só havia tipo 1 gajo por turma com Amiga, enquanto o Spectrum era muitíssimo comum, pelo menos ainda me diverti bastante com o Spectrum.
Curiosamente, muito mais tarde quando apareceram os emuladores de Amiga, saquei uns jogos dos anos 80, para ver como era aquilo

Last edited by JoséMiguel on September 24th, 2011, 11:36 am, edited 1 time in total.
-
- DVD Maníaco
Outra coisa:
Eu hoje tenho poder de compra pra comprar qualquer consola, e no PC mudar de Gráfica, CPU e Motherboard Intel de 6 em 6 meses se quiser, mas agora é tarde, os jogos já perderam o brilho
Eu queria o Amiga 500 entre 1987 e 1991, e o tempo nao volta atrás
Eu hoje tenho poder de compra pra comprar qualquer consola, e no PC mudar de Gráfica, CPU e Motherboard Intel de 6 em 6 meses se quiser, mas agora é tarde, os jogos já perderam o brilho

Eu queria o Amiga 500 entre 1987 e 1991, e o tempo nao volta atrás

Podes crer. Também tenho esse "problema". É muito raro entusiasmar-me com um jogo como o fazia dantes.JoséMiguel wrote:Eu hoje tenho poder de compra pra comprar qualquer consola, e no PC mudar de Gráfica, CPU e Motherboard Intel de 6 em 6 meses se quiser, mas agora é tarde, os jogos já perderam o brilho![]()
Eu tive que pedir aos meus pais para poupar durante 2 anos. Não queria prendas de Natal ou de aniversário, e todo o dinheiro que familiares me davam, eram para o Amiga. Lá o tiveJoséMiguel wrote:Eu queria o Amiga 500 entre 1987 e 1991, e o tempo nao volta atrás

Ainda tive amigos malucos (e mais endinheirados) que ainda entraram na fase do Amiga 1200.
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
Jogo desde o natal de 1983 ( Spectrum 48k ), sempre joguei bastante ao longo das sucessivas gerações de hardware.JoséMiguel wrote: os jogos já perderam o brilho![]()
Os jogos nunca brilharam tanto como hoje, tanto em qualidade como em variedade.
Quem não "sentir a magia" como outrora, tem bom remédio: dedicar-se a outro hobby.
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

Sem margem para dúvidas. Falta sempre qualquer coisa que os jogos antigos tinham.Darkav wrote:Podes crer. Também tenho esse "problema". É muito raro entusiasmar-me com um jogo como o fazia dantes.JoséMiguel wrote:Eu hoje tenho poder de compra pra comprar qualquer consola, e no PC mudar de Gráfica, CPU e Motherboard Intel de 6 em 6 meses se quiser, mas agora é tarde, os jogos já perderam o brilho![]()
Camarada JoséMiguel, a Mega Drive não tinha andamento para o Amiga 500.
Havia o Amiga e havia o "resto".
Até podiamos "gozar" ao ponto de jogar no amiga com isto:

Este foi (e é) o meu último comando com que me diverti no Amiga.
Dava um jeitão para jogar SWOS, SF2, por aí fora.
Local de vendas -> http://vendedor.leiloes.net/PedroCosta_SLB/
- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
......estão mesmo a falar do Street Fighter 2 para o ( na altura ) decadente Amiga?
Trocar 50000x de disquete para iniciar um combate?
Compará-lo com as versões das consolas 16bit?!?
Só se for para rir, meus amigos.
O Megadrive não tinha andamento para o Amiga?!?!?
Só se for na questão da pirataria à grande, aventuras gráficas e simuladores ( algo que o MD nunca teve ).
O Megadrive esmagava o Amiga nos jogos arcade, moda nas décadas 80/90.
Comparem as versões dos mesmos jogos..... e chorem.
Ainda me lembro de comparar montes deles, lado a lado em casa de uns vizinhos que tinham Amiga e MD.
"Super Hang-On", por exemplo.... não me façam rir........
Trocar 50000x de disquete para iniciar um combate?
Compará-lo com as versões das consolas 16bit?!?
Só se for para rir, meus amigos.

O Megadrive não tinha andamento para o Amiga?!?!?
Só se for na questão da pirataria à grande, aventuras gráficas e simuladores ( algo que o MD nunca teve ).
O Megadrive esmagava o Amiga nos jogos arcade, moda nas décadas 80/90.
Comparem as versões dos mesmos jogos..... e chorem.
Ainda me lembro de comparar montes deles, lado a lado em casa de uns vizinhos que tinham Amiga e MD.
"Super Hang-On", por exemplo.... não me façam rir........
"I WAS fire and life incarnate!"

-
- DVD Maníaco
Darkav,
Eu também entrei na faculdade nesse ano, e também tinha programação, e outras cadeiras maradas que requeriam PC para fazer gráficos em excel, autocad, etc, o meu pai comprou-me o primeiro PC (para usar na faculdade), um 486 com disco rígido de 540 Mb, Soundblaster 16 e CD-ROM de 4 velocidades.
Se tiveste Pascal no 1º ano se calhar tavas em Engenharia Electrotécnica ou Civil?
Eu também entrei na faculdade nesse ano, e também tinha programação, e outras cadeiras maradas que requeriam PC para fazer gráficos em excel, autocad, etc, o meu pai comprou-me o primeiro PC (para usar na faculdade), um 486 com disco rígido de 540 Mb, Soundblaster 16 e CD-ROM de 4 velocidades.
Se tiveste Pascal no 1º ano se calhar tavas em Engenharia Electrotécnica ou Civil?

Yup, ElectroJoséMiguel wrote:Se tiveste Pascal no 1º ano se calhar tavas em Engenharia Electrotécnica ou Civil?

E Street Fighter 2 num Amiga com duas drives de diskettes, jogava-se muito bem

E concordo que a MegaDrive não chegava nem aos calcanhares do Amiga. Alguns jogos eram superiores num ou noutro sistema, mas o Amiga era muito, muito, mas muito mais do que uma consola. Tinha toda a componente da Demo Scene. A componente multimédia de MOD's e imagens. Brincava imenso com o Soundtracker. Tinha ainda bastantes aplicações. Os meus relatórios de Técnicas Laboratoriais de Física e Química do secundário foram todos feitos num processador de texto do Amiga, e imprimidos também numa impressora do Amiga. Aprendi ainda bastante de programação com o AMOS. Tinha ainda o espectacular X-Copy, ferramenta indispensável de qualquer utilizador de Amiga, que tornava a partilha (legal) de tudo isto entre amigos, muito divertido.
E Doom 2, também...Darkav wrote:Yup, ElectroJoséMiguel wrote:Se tiveste Pascal no 1º ano se calhar tavas em Engenharia Electrotécnica ou Civil?E jogava-se MUD's e Duke Nukem 3D nos PC's da faculdade.

--
Não cheguei a ter um Amiga, embora ao longo do seu enorme reinado não me tenha faltado desejo. Passei de um 128 +2 para um 286 com 1MB de RAM, e mais tarde para um 486 com 8MB. O Amiga era mesmo muito bom, sobretudo nos jogos, que eram o que me chamavam mais. Ainda passei bastantes tardes em casa de amigos, no vício. O jogo com que mais delirei foi o Speedball 2 (Brutal Deluxe

No PC foi o Civilization (1) que me tirou mais horas de vida útil. Passava noites em branco a jogar àquilo. Também gostei dos primeiros dois Wing Commander, dos Doom, dos The Secret of Monkey Island, Dune e... Speedball 2 (

Alguém comprava "A Capital" à sexta-feira? Trazia um destacável de jogos de computador que era uma delícia...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Hehehe. Isso era no tempo do Spectrum. Arranjava sempre que podia. Mas mítico era mesmo isto, que eu gravava para VHS e via e revia, sonhando em um dia ter um Commodore Amiga:Samwise wrote:Alguém comprava "A Capital" à sexta-feira? Trazia um destacável de jogos de computador que era uma delícia...