The 100 Essential Directors
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Re: The 100 Essential Directors
Hahaha - e até acrescento mais uma "máxima" a esta "máxima": 99% das discussões resume-se a isto e não arredam pé.alan_smithee wrote: A tua argumentação é coerente, a partir do teu ponto de vista. A questão é que temos pontos de vista completamente diferentes.![]()



Eu também compreendo o teu ponto de vista, mas continuo a achar que criaste expectativas demasiado presas a conceitos (gosto vs qualidade, abordagem A vs abordagem B - quando podem coabitar pacificamente sem derramamento de sangue), palavras (underrated, etc), omissões (Spielberg) e até mesquinhices de vocabulário ("OS 100 Realizadores Essenciais") que, por um lado, acabam por desviar a atenção daquilo que é mais importante, os textos/sugestões apresentadas, e, por outro, reflectem, à mesma, uma opinião pessoal sobre uma lista que não é tua e que não tem de obedecer a essas expectativas - de forma alguma.Ora quando eu olho para uma lista que se chama" The 100 Essential Directors", estou a espera de uma abordagem muito mais próxima do "tipo B", mais racionalizada.
Estava a espera de textos, mais ou menos deste género, "O cineasta X, é uma figura essencial, porque, com seus novos enquadramentos, perspectivas de câmara e efeitos de som, entre outras inovações, ampliou consideravelmente a linguagem cinematográfica" ou "O cineasta Y, é uma figura essencial no cinema americano, porque os seus filmes baseados principalmente nos efeitos especiais proporcionados pelas novas tecnologias, originaram uma grande mudança nas linhas de produção, surgindo um cinema apontado essencialmente para o consumo de massa, especialmente de crianças e adolescentes. "
Pelo contrário encontrei textos, elaborados sempre de forma afectiva, que começam todos eles por "Underrated" e " Unforgettable", expressões que para mim têm sentido numa lista de gosto pessoal, mas não numa lista de cineastas marcantes/essenciais.
Eu até gosto bastante da forma como expõem algumas questões e como usam o vocabulário (que é mais tipo A do que tipo B


Entretanto já começaram a aparecer comentários no site. Sugiro que exponhas lá as tuas questões, a começar com a omissão do Spielberg, para ver o que é que eles respondem.

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Aparte disto, Good to have you back! Espero que as férias estejam a ser boas.

«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
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Re: The 100 Essential Directors
Sou picuinhasSamwise wrote:Eu também compreendo o teu ponto de vista, mas continuo a achar que criaste expectativas demasiado presas a conceitos (gosto vs qualidade, abordagem A vs abordagem B - quando podem coabitar pacificamente sem derramamento de sangue), palavras (underrated, etc), omissões (Spielberg) e até mesquinhices de vocabulário ("OS 100 Realizadores Essenciais")

Se você agir sempre com dignidade, pode não melhorar o mundo, mas uma coisa é certa: haverá na Terra um canalha a menos. Millor Fernandes
Re: The 100 Essential Directors
Foi a primeira MULHER a tirar e fazer o curso do conservatório (wikipedia)kubrick wrote:Parece que sim, o que para mim é uma novidade!p_alucinado wrote:Mimi Leder? A do Impacto Profundo e do Peacemaker?inverso wrote:sim tem todos, só não consigo ver Mimi Leder, faz filmes espetaculares!!
Os filmes são arrepiantes, os argumentos, os efeitos, a seleção de imagens, sua montagem, banda sonora, é tudo quase perfeito.
Eu adoro, acredito que possa haver pessoas que nem sequer tenham nunca ouvido falar nela..
Uma coisa que tenho vindo a detetar (tenho quase quase 40 anos!), é que as pessoas pensam de maneira muito diferente, e algumas gostam de ser diferentes, compreendo, eu tenho um amigo que falo todos dias, nunca o conheci, tem metade da minha idade (está a acabar a licenciatura), e vejo por ele o quanto as pessoas são diferentes, muito diferentes, ele pura e simplesmente não gosta nada do que eu gosto, e eu não gosto nada do que ele gosta..
Nem do filme do Stone, Natural Born Killers (que acho que é um hino à sociedade atual, no meu humilde ponto de vista), ele teve de ver o filme duas vezes para me dar razão, o filme está perfeito, em tudo!!, não tem um unico defeito, e não tem um único ator ou atriz principal, nem Woody nem Juliette, nem Tommy Lee, são todos atores secundários, é essa a essência do filme, de comer e deitar fora, tipo as pessoas que vão aos reality shows (que é o que o filme quer dizer na sua essência, as pessoas aparecem na tv, tipo o Helio das Caldas, por ter feito um video num skate e tê-lo posto no youtube, em pouco tempo ninguém se lembra dele...)
E há pessoas que gostam de ser do contra e dizem que David Lynch e muitos mais realizadores são OUT, quando nem sequer viram um filme dele...
Eu não sei quem inventou ou utilizou primeiro o efeito do espelho (natural, mas para mim, o mais assustador que pode haver em cinema, até no filme O Resgate do Soldado Ryan, logo na terceira cena existe um atirador que usa uma pastilha e um acessório a servir de espelho para atirar sobre os nazis.., e como David Lynch usou tão bem essa técnica.., uma cena em que um ator vai a olhar para espelhos ao longo de um corredor, e de repente, depois de muitos em que não se vê ninguém, aparece uma pessoa, e vai desaparecendo e aparecendo.. a isto chama-se suspense puro e sem efeitos especiais, ou seja efeitos naturais...
Eu posso fazer a minha lista de realizadores, e claro que amo Chaplin, quem não ama? Só quem for hipócrita e covarde, ele era genial. Que vai haver sempre nomes "discordantes", uns não gostam do Eastwood, outros adoram o Almodovar...
Que fazer, há gostos e gostos..
Eu aprecio 99%, também tenho defeitos, filmes japoneses e Van Damme sou completamente contra, talvez seja ignorante, prepotente, obstinado (julgar sem ver.., não sei se é essa a palavra, desculpem), mas posso mudar de ideias, quando vir um filme japonês que me encha as medidas, eu peço perdão e digo que estava errado e enganado..
Agora Spielberg?? Por amor de Deus, se não fosse o Steven, nem sequer ninguém invistia no cinema, nem sequer havia produtores..
E foi o Lucas que ensinou tudo a ele, devemos tudo ao George Lucas, foi ele que revolucionou o cinema.
Os filmes do Almodovar têm argumentos espetaculares, mas são pobres, porque a "massa" é pouca... Nenhum americano vê ou perde tempo a ver um filme dele, como é óbvio...
Vcs já viram bem o investimento que é preciso para fazer um filme como deve ser????????????????? Não estamos a falar de milhões... Estamos a falar de MUITOS MILHÕES!!!!
Num bom filme trabalham mais de dez mil pessoas... (A Lista de Schindler teve 30 mil, trinta mil figurantes!!!!!!!!!!!), sendo preciso pagar a todas...
Não brinquem com o cinema por favor!!
Sabem quanto custou cada videoclip do Michael Jackson??? Um deles foi o primeiro a ser feito para a MTV, no inicio dos anos 80!! Há 30 anos, sei que isto não é cinema, é música...
Mas Spielberg e Lucas têm de estar sempre em qualquer lista de cineastas, SEMPRE!
Re: The 100 Essential Directors
Alguma má experiência?inverso wrote:Eu aprecio 99%, também tenho defeitos, filmes japoneses e Van Damme sou completamente contra, talvez seja ignorante, prepotente, obstinado (julgar sem ver.., não sei se é essa a palavra, desculpem), mas posso mudar de ideias, quando vir um filme japonês que me encha as medidas, eu peço perdão e digo que estava errado e enganado..

Experimenta Os Sete Samurais, do Kurosawa. Acho que não conheço ninguém que não tenha gostado do filme.
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Re: The 100 Essential Directors
Não gostar de cinema japonês é preconceito, julgo que os filmes de porrada tem uma grande culpa nisso.
Concordo com o Samwise, experimenta "Os Sete Samurais" e depois explora os filmes de Kurosawa, Mizoguchi ou Ozu, só para citar os mais conhecidos.

Concordo com o Samwise, experimenta "Os Sete Samurais" e depois explora os filmes de Kurosawa, Mizoguchi ou Ozu, só para citar os mais conhecidos.
Re: The 100 Essential Directors
Não gosto de karaté nem kung fu, sim sei que eles são todos enxutos, que morrem em media com mais de 90 anos, são super saudáveis, comem cobras e animais que dizem prolongar a vida, têm tratamentos naturais sem usarem medicamentos, são super poderosos, mas não é tema, nem são géneros de filmes que me fazem olhar fixamente para o ecrãn, nem o império dos sentidos.
Dispenso, obrigado, desculpem ser preconceituoso, e 99% das pessoas que me conhecem dizem que não tenho preconceito nenhum, brinco, 3 tatuagens, já conheci pessoas de quase todo o mundo, muitas tradições, muitas culturas...
Prefiro rever um filme que venere!!!
Dispenso, obrigado, desculpem ser preconceituoso, e 99% das pessoas que me conhecem dizem que não tenho preconceito nenhum, brinco, 3 tatuagens, já conheci pessoas de quase todo o mundo, muitas tradições, muitas culturas...
Prefiro rever um filme que venere!!!
Re: The 100 Essential Directors
Bom, o Império dos Sentidos faz-nos olhar fixamente para o ecrã, mas é por outras razões.inverso wrote:Não gosto de karaté nem kung fu, sim sei que eles são todos enxutos, que morrem em media com mais de 90 anos, são super saudáveis, comem cobras e animais que dizem prolongar a vida, têm tratamentos naturais sem usarem medicamentos, são super poderosos, mas não é tema, nem são géneros de filmes que me fazem olhar fixamente para o ecrãn, nem o império dos sentidos.

Em relação ao resto do que dizer, não percebi se isto tem a ver com aquilo que achas que o cinema japonês mostra, ou se é o que tu pensas da cultura civilizacional japonesa. Em qualquer dos casos, e para lá da estreiteza de perspectiva, estás realmente influenciado por falsos preconceitos. Agora tu é que decides se queres sair dessa situação ou não - sugestões (de cinema) já não é coisa que falte.
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Re: The 100 Essential Directors
Kung fu e Japão...hmmm , parece-me que existe por ai é uma grande confusão entre nações e culturas.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
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Re: The 100 Essential Directors
Era exactamente isso que ia dizer.jimmy wrote:Kung fu e Japão...hmmm , parece-me que existe por ai é uma grande confusão entre nações e culturas.

Parece-me que com cinema japonês ele se está a referir a cinema asiático em geral lol... isso é o que se chama ter uma mente mesmo fechada.
E sim, sugestões para filmes japoneses não faltam... se queres cenas recentes, vê os do Tetsuya Nakashima que é o meu realizador favorito do momento.

Re: The 100 Essential Directors
Tetsuya Nakashima? Nao posso com os filmes desse gajo! Tudo muito colorido, parece um mini Tim Burton no estilo.
Ainda bem que no Confessions mudou um bocado esse estilo e aproximou-se a uma realizaçao mais classica.
Mas com tanto realizador japones de qualidade estranho essa tua declaração. Sao os tais gostos!
Ainda bem que no Confessions mudou um bocado esse estilo e aproximou-se a uma realizaçao mais classica.
Mas com tanto realizador japones de qualidade estranho essa tua declaração. Sao os tais gostos!
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Re: The 100 Essential Directors
Pois, mas eu apaixonei-me pelo estilo colorido dos filmes dele. Kamikaze Girls é uma das minhas comédias japonesas favoritas de sempre (juntamente com Swing Girls, Survive Style 5+ e Hausu - sendo estes 2 mais misturados com outros géneros) e o Memories of Matsuko foi dos poucos filmes até hoje que me fez chorar. E claro, o Confessions foi..wow. Já vi os outros filmes dele e não são nada maus.
Também podia ter escolhido o Takashi Miike pois adoro o seu estilo, mas nos quase 50 filmes que já vi dele, só 3 é que achei que fossem realmente grandes filmes (nota 9/10) - Visitor Q, Gozu e Ichi the Killer. Ainda me falta ver o o Big Bang, A Juvenile (segundo ele a sua obra-prima) e de momento também estou a gostar bastante do Shion Sono (vi o Love Exposure estas férias que se tornou logo o meu filme favorito juntamente com o A Clockwork Orange, tocou-me mesmo bastante), de resto não estou a ver nenhum realizador actual que se destaque... mas podes dar umas sugestões :D
Também podia ter escolhido o Takashi Miike pois adoro o seu estilo, mas nos quase 50 filmes que já vi dele, só 3 é que achei que fossem realmente grandes filmes (nota 9/10) - Visitor Q, Gozu e Ichi the Killer. Ainda me falta ver o o Big Bang, A Juvenile (segundo ele a sua obra-prima) e de momento também estou a gostar bastante do Shion Sono (vi o Love Exposure estas férias que se tornou logo o meu filme favorito juntamente com o A Clockwork Orange, tocou-me mesmo bastante), de resto não estou a ver nenhum realizador actual que se destaque... mas podes dar umas sugestões :D

Re: The 100 Essential Directors
Não há nada como Sete Samurais, mas 3h30 para quem não conhece nada se calhar não e o ideal. Eu sugiro um filme de yakuza do Takeshi Kitano - sonatine, fogo de artificio, policia violento. São acessíveis, tem acao e violência qb, deves gostar. O Telmo já te indicou o trio máximo: ozu, kurosawa e mizoguchi.
Devias explorar cinema japonês, e uma das mais completas e variadas ( para mim a mais) cinematografias mundiais, junto com os states, Franca ,Alemanha, Itália e provavelmente a Rússia. Gostar de cinema e não explorar este grupo e passar ao lado de muita obra prima.
Devias explorar cinema japonês, e uma das mais completas e variadas ( para mim a mais) cinematografias mundiais, junto com os states, Franca ,Alemanha, Itália e provavelmente a Rússia. Gostar de cinema e não explorar este grupo e passar ao lado de muita obra prima.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21