The Thing (2011) - Matthijs van Heijningen Jr.

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Enigma
Fanático
Fanático
Re: The Thing - O remake

Post by Enigma »

Cabeças wrote:Bolas, confesso que o trailer não me seduziu nem um bocadinho... muita gritaria, efeitos especiais e rugidos aterradores, mas onde está a alma? Aquele não sei quê que não se sabe explicar bem, mas que se sente perfeitamente?

No final do trailer deu um ar da sua graça... apenas quando apareceu o theme do Carpenter.

Concordo com o Cabeças. Há remakes bem-vindos, certos casos até superam o original, mas esta amostra não me disse grande coisa. Como gosto de filmes nestes ambientes, até sou capaz de espreitar. Mas também se me cheira a abuso de efeitos digitais, quando não se justificam... hoje em dia já não tenho muita pachorra.

O The Thing do Carpenter vivia do aproveitar essa noção de claustrofobia, juntamente com uma overdose inédita de horror fx (mas daqueles crediveis... ainda manhosos e de puppets mais rudimentares, mas bem palpáveis) aos ombros do carismático Kurt Russell... e filmado por um mestre, claro está.

Não é uma obra que seja superada assim do dia para a noite, portanto...
Enigma Files
hoklik2

Post by hoklik2 »

Enigma wrote:
(mas daqueles crediveis... ainda manhosos e de puppets mais rudimentares, mas bem palpáveis)
Discordo.
Sinto a falta do Rob Bottin nos dias de hoje. :-(
dracula
Iniciado
Iniciado

Post by dracula »

Eu tenho o DVD do filme de Carpenter e nem quero saber de mais nada! :lol:
“Sempre faça o público sofrer tanto quanto possível.”
Alfred Hitchcock
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

É um remake disfarçado de prequela... :mrgreen: Não, a sério - quando o público já está farto de ouvir falar em remakes, nada como chama-los de prequelas. "Ah, bom, é uma prequela... assim tá bem. Felizmente não cederam à tentação de fazerem um remake." :lol:

Mas espera... o do Carpenter já era um remake!!! :badgrin:

De todos os trailers de remakes/prequelas baseados em filmes do Carpenter, este é o primeiro que me dá vontade de ver. O filme até pode ser uma banhada, mas estes dois minutos estão bem escolhidos.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by jimmy »

Samwise wrote:É um remake disfarçado de prequela... :mrgreen: Não, a sério - quando o público já está farto de ouvir falar em remakes, nada como chama-los de prequelas. "Ah, bom, é uma prequela... assim tá bem. Felizmente não cederam à tentação de fazerem um remake." :lol:

De todos os trailers de remakes/prequelas baseados em filmes do Carpenter, este é o primeiro que me dá vontade de ver. O filme até pode ser uma banhada, mas estes dois minutos estão bem escolhidos.
O que eu acho estranho é como se vai pegar nos acontecimentos que precedem o filme do Carpenter (no trailer até se vê o cão....) e construi-se um filme que parece colado ao "original" (eu sei que o do carpenter é um remake , mas no verdadeiro sentido da palavra e nao uma cópia) mas que a narrativa vai ligar aos dois. Ok o ambiente é o mesmo , é natural que um grupo reaja de forma semelhante ao monstro...mas nao precisa de ser uma cópia.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Lorde X
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Lorde X »

Samwise wrote:É um remake disfarçado de prequela... :mrgreen: Não, a sério - quando o público já está farto de ouvir falar em remakes, nada como chama-los de prequelas. "Ah, bom, é uma prequela... assim tá bem. Felizmente não cederam à tentação de fazerem um remake." :lol:

Tb não tenho me sentido muito inclinado para ver remakes, mas este (prequela) deixou-me bem interessado. è bom sinal manterem muito do visual do filme do Carpenter...se respeitarem assim o resto, pode ser que saia um bom filme.

Mas tenho que concordar que é bem mais engenhoso, a nível de marketing, apostarem numa prequela do que num remake. Um remake afastaria logo muitos dos fãs do filme original. A prequela, além de evitar esse efeito, afasta ainda o sentimento de muitos dos que não querem ver uma sequela porque já não vêem a história desde o início...ora uma prequela é o início... :wink:

À partida não me choca que se façam remakes, prequelas, sequelas, desde que respeitem o que de bom teve o primeiro filme. Essa é uma regra básica que quase nunca é seguida. E se virmos bem, os bons remakes são aqueles que o fizeram. O Guerra dos Mundos do Sipelberg, o King Kong do Jackson... (sei que o do Speilberg é uma readaptação, as tb homenageou alguns aspectos da primeira adaptação)

Já fui mais fã do Carpenter (na década de 80 ia sempre ver os filmes dele quando estreavam no cinema), mas tenho a consciência que muitos dos seus filmes tem um certo tom de série B e que poderiam ganhar muito com uma bom investimento em visuais e efeitos especiais...isto claro, desde que se respeite o fundamental...um bom argumento!

Muitos dos filmes do Carpenter de que gostei na adolescência, agora parecem-me bem ultrapassados. o The Thing é para mim um dos que se aguenta melhor ainda nos dias de hoje. Vi-o ainda há pouco tempo em BD e realmente não envelheceu nada mal, apesar do tom série B de alguns efeitos especiais.
Image

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
hoklik2

Post by hoklik2 »

Esse tom de série B é um dos melhores prazeres dos filmes do Carpenter e pessoalmente, não o trocava por nada.
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

Enigma wrote:No final do trailer deu um ar da sua graça... apenas quando apareceu o theme do Carpenter.
Theme do... Ennio Morricone :wink:

Também já vi o trailer e gostei. Mas dificilmente esta prequela não terá também um certo aroma a remake: presumo que estrutura do filme será a mesma utilizada pelo Carpenter (que não fez um remake do filme de 1951 mas foi beber ao conto original do John W. Campbell) na sua versão. Espero com curiosidade.

PS - Para quem não saiba e tenha curiosidade em ler, o conto de John W. Campbell que deu origem a ambos os filmes, "Who Goes There ?", está publicado em português na colecção Argonauta de bolso, n.º 327, a colectânea "O Que Será o Futuro " de Isaac Asimov (começa na pág. 73). 8)
Cabeças wrote:(...)muita gritaria, efeitos especiais e rugidos aterradores(...)
Quando o original saiu em 1982 a crítica reduzia o filme precisamente a isso. Se calhar é bom sinal :mrgreen:
Enigma
Fanático
Fanático

Post by Enigma »

Argaroth01 wrote:
Enigma wrote:No final do trailer deu um ar da sua graça... apenas quando apareceu o theme do Carpenter.
Theme do... Ennio Morricone :wink:

Tens razão, mas no fundo queria referir-me ao theme usado na versão do Carpenter (embora também à partida aquele som possa lembrar mais o estilo do Carpenter do que o Morricone). :-)
Enigma Files
Cabeças
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Cabeças »

Argaroth01 wrote:
...Para quem não saiba e tenha curiosidade em ler, o conto de John W. Campbell que deu origem a ambos os filmes, "Who Goes There ?"...
Image

Da Argonauta, não parece haver de momento nenhuma imagem disponível na net, mas sempre podem ver o livro na minha apresentação... :-)))
Cabeças
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by jimmy »

Discordo absolutamente do Lorde X. Os filmes do Carpenter nao precisam de nenhuma actualização "técnica". O homem é o mestre do ambiente , de criar um tom muito próprio nos seus filmes. É aí que reside o seu génio. Acho que o tempo tem refinado ainda mais os filmes dele.

E durante muito tempo também nao sabia que a musica era do Morricone pois pertence a uma orgânica muito semelhante aos anteriores trabalhos do Carpenter.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
Samwise
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Samwise »

jimmy wrote:Discordo absolutamente do Lorde X. Os filmes do Carpenter nao precisam de nenhuma actualização "técnica". O homem é o mestre do ambiente , de criar um tom muito próprio nos seus filmes. É aí que reside o seu génio. Acho que o tempo tem refinado ainda mais os filmes dele.
X2 !!!!
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

Câmara Subjectiva
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

Enigma wrote:Tens razão, mas no fundo queria referir-me ao theme usado na versão do Carpenter (embora também à partida aquele som possa lembrar mais o estilo do Carpenter do que o Morricone). :-)
Eheh, eu sei :wink: Durante muito tempo pensava que a música também era do Carpenter, precisamente por se parecer tanto com o que ele faz (e não sei aonde vi, li ou ouvi, mas parece que o Carpenter se intrometeu algumas vezes no trabalho do Morricone e fiquei com a ideia de que não foi uma colaboração muito pacífica).
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by jimmy »

O trailer deu-me vontade de ir ver o filme do Carpenter , meti o dvd e aquela porcaria é não-anamórfica grr-) grr-) Já no outro dia aconteceu-me o mesmo com o Abismo. Cheio de vontade de rever o filme e pimba , um dvd que basicamente serve apenas para ocupar espaço.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

A tua TV não dá para pôr em Zoom? É assim que vejo os DVDs não anamórficos. Não é perfeito, mas safa. Ainda há uns meses vi o Abismo e vi bem. O problema é que se quiseres ver com legendas, estas ficarão fora da imagem pois está em zoom. Mas se vires sem legendas não há problema.
Image

Post Reply