Cenas da História do Cinema

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TrinityA
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by TrinityA »

kubrick wrote:Gosto mais da versão feita em "A Clockwork Orange" :-D
Um gajo chamado 'kubrick' é sempre suspeito de dizer uma coisa dessas... eheheh abraço
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Annina: Monsieur Rick, what kind of a man is Captain Renault?
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dracula
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by dracula »

Ainda hoje mexem comigo como se fosse a 1ª vez que vejo!
Tens muita razão, este é um filme memorável.
É também, para mim, o filme mais depressivo que vi.
É pena o Michael Cimino não ter continuado com a mesma qualidade.
“Sempre faça o público sofrer tanto quanto possível.”
Alfred Hitchcock
gil5335
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by gil5335 »

TrinityA wrote:
kubrick wrote:Gosto mais da versão feita em "A Clockwork Orange" :-D
Um gajo chamado 'kubrick' é sempre suspeito de dizer uma coisa dessas... eheheh abraço
Exactamente, :-D , gosto de alguns filmes do Kubrick, mas sinceramente este é "terrorifico de mais" para mim nails-) . Mas atenção, é uma grande obra de arte.
vinsanity
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by vinsanity »



Adoro esta cena, e o som das balas a ecoar nos prédios
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kubrick
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by kubrick »

TrinityA wrote:
kubrick wrote:Gosto mais da versão feita em "A Clockwork Orange" :-D
Um gajo chamado 'kubrick' é sempre suspeito de dizer uma coisa dessas... eheheh abraço
É de facto suspeito. Foi brilhante, na minha opinião, a utilização do "single" em questão na laranja mecânica, só faltou depois uma violação mais ao estilo do filme "Irréversible", mas se para a época foi o que foi...

Um abraço companheiro. yes-)

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dracula wrote:Tens muita razão, este é um filme memorável.
É também, para mim, o filme mais depressivo que vi.
É pena o Michael Cimino não ter continuado com a mesma qualidade.
Eu coloquei 2 filmes. Falta referir o Taxi Driver. :-)))

Já agora, para vocês "The Deer Hunter" é um filme de guerra, um drama, ou pouco dos dois?
Eu nem gosto muito de falar em temáticas, porque organizo a minha colecção por realizadores e nunca por temáticas...

Mas, sempre que me dizem que o "The Deer Hunter" é um grande filme de guerra, penso com os meus botões... Onde está assim tanta guerra? São 15 a 20 minutos de um filme com 3horas...

Para mim filmes de guerra são:

Apocalypse Now
Platoon
Full Metal Jacket

E muito mais.
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Cabeças
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by Cabeças »

kubrick wrote: Já agora, para vocês "The Deer Hunter" é um filme de guerra, um drama, ou pouco dos dois?

... sempre que me dizem que o "The Deer Hunter" é um grande filme de guerra, penso com os meus botões... Onde está assim tanta guerra? São 15 a 20 minutos de um filme com 3horas...
Sim, não acho que correcto dizer que o Deer Hunter seja de todo um filme "de guerra". Classificá-lo como tal, é para mim extraordináriamente redutor.

Para mim, é sobretudo sobre o imenso drama humano focado na violência que marcou a geração americana dos jovens que foram para o Vietnam. Sobre o interromper de uma vida que seria suposto ser "normal", onde as amizades que vemos, o casamento e o trabalho industrial, bem como a vida na cidadezinha constituem o símbolo. O filme apresenta o factor Vietnam como disruptor de toda essa realidade, lançando os intervenientes para situações, contextos e vivências que os ultrapassam completamente em termos de cultura, política e vida tal como a conheciam até então. Mas o filme é também sobre o valor da amizade e sobre a capacidade de em tempos difíceis conseguirmos manter de algum modo o foco naquilo que somos e tentarmos continuar a fazer o que achamos correcto.

Alguns dos próprios intervenientes do filme na altura, a Meryl Streep e o John Cazale viviam também um drama bem real. Estavam apaixonados, e o John Cazale estava já muito doente com o cancro do qual viria a falecer pouco tempo depois o filme ter terminado, o que não deixa se ser profundamente irónico face ao que se passa no filme entre o Nick e a Linda.

A guerra no Deer Hunter, é apenas uma das dimensões do filme. E também concordo que foi uma pena o Michael Cimino depois não ter conseguido manter a excelência que mostrou neste filme, embora concorde que fosse realmente difícil. Mas nunca me esqueço do que me custou ver depois O Siciliano. Que grande decepção!

De qualquer modo, o Deer Hunter está num patamar à parte, independentemente do que sucedeu depois com os outros filmes do realizador. É um marco na História do Cinema. É um hino ao próprio cinema. É um filme fabuloso e um dos filmes onde a banda sonora é também indissociável do que vemos no écrã, sendo ela própria também de uma beleza tal que roça a estranheza em termos sensoriais, como é apanágio das grandes bandas sonoras.

Há apenas um momento do filme que não aprecio e com o qual não concordo em absoluto. E não gosto agora dele, tal como não gostei logo, quando vi o filme em 1978 com os meus 16 aninhos na altura: o final. Já na altura o achei manipulador e pouco verosímil. Ninguém é assim tão idiota que depois de ter passado o que eles passaram, com a perda da juventude e de algumas amizades e amores, não se questionasse pelo menos sobre os fundamentos da guerra no Vietnam e não colocasse os pressupostos da mesma totalmente em causa. Sempre me perguntei o que pensará o Oliver Stone desse final. O brinde à "América" peca no meu entender não pelo brinde, mas por não ser aquela a América à qual deviam brindar. Preferia ter visto um brinde ao Nick. Teria sido um final perfeito.

Deixo-vos com uma das cenas mais marcantes, em si um símbolo da transformação do Michael:

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lud81
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by lud81 »

kubrick wrote: Já agora, para vocês "The Deer Hunter" é um filme de guerra, um drama, ou pouco dos dois?
Eu nem gosto muito de falar em temáticas, porque organizo a minha colecção por realizadores e nunca por temáticas...
Para mim é um drama, não um filme de guerra.

Eu também organizo por realizador, mas não é uma regra de ouro. Por exemplo, se tens alguns filmes da saga Alien não os metes todos juntos? No entanto são de realizadores diferentes. Acho que pondo o Alien na secção do Ridley Scott, o Aliens na do Cameron, etc, ficariam dispersos.
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Bladder
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by Bladder »

Cabeças wrote:
A guerra no Deer Hunter, é apenas uma das dimensões do filme. E também concordo que foi uma pena o Michael Cimino depois não ter conseguido manter a excelência que mostrou neste filme, embora concorde que fosse realmente difícil.
Viva, Cabeças!

Como sabes concordo geralmente com aquilo que dizes (mesmo no teu gosto pelo Van Damme) e neste caso a maneira como interpretas o Deer Hunter está correcta, esta obra é muito mais do que um filme de guerra, é épico e um gigantesco fresco sobre a dimensão humana, se fosse literatura seria equiparado ao Guerra e Paz, mas pronto também estou a exagerar.

Mas tenho de dizer que não concordo que o Cimino tenha baixado a fasquia, ele nunca mais foi o mesmo desde o flop do Heaven´s Gate (que eu acho um bom filme mesmo com as suas fraquezas) é certo mas ainda fez pelo menos mais um bom filme, tenho de ignorar o Desperate Hours apesar de ter tentado gostar, se bem me lembro foi muito retalhado pela produção.

Sem dúvida que o Siciliano é péssimo, seria fácil culpar o Lambert por isso mas a culpa não é só dele mas antes deste filme o Cimino realizou o fabuloso, caótico, belíssimo e frenético Year of The Dragon, com uma trama hoje em dia muito actual e com interpretações fantásticas do Mickey Rourke como polícia ex-viet vet (a experiência do Vietname também passa aqui, sendo uma personagem omnipresente) numa interpretação frenética cheia de carisma e insanidade e John Lone, ambos num duelo muito apaixonado e envolvente. Este filme provoca uma sensação desencantada e nihilista com uns pozinhos de redenção no fim que raramente vi noutro filme. É um filme de Hollywood e ao mesmo tempo não é.

Sem dúvida que o Deer Hunter é superior a este mas confesso que dos dois é o Year of The Dragon aquele que revisito mais vezes e me dá mais prazer.

Dificilmente voltarão a haver filmes como estes nestes tempos de produções ou demasiado formatadas ou demasiado em estilo independente que se tornam não sei irreais, não sei se me faço entender, faz falta realidade ao cinema de hoje, realidade com uma mistura de encantamento. Estes filmes dificilmente envelhecerão, a meu ver.

Last edited by Bladder on July 12th, 2011, 10:17 pm, edited 1 time in total.
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Cabeças
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by Cabeças »

Bladder wrote: ... o Cimino realizou o fabuloso, caótico, belíssimo e frenético Year of The Dragon, com uma trama hoje em dia muito actual e com interpretações fantásticas do Mickey Rourke numa interpretação frenética cheia de carisma e insanidade e John Lone, ambos num duelo muito apaixonado e envolvente.

Sem dúvida que o Deer Hunter é superior a este mas confesso que o Year of The Dragon é aquele que revisito mais vezes e me dá mais prazer.
Claro que concordo contigo! :-D

O Ano do Dragão é e sempre foi um filme muito especial para mim! É um dos filmes que recordo com mais prazer e que tenho um enorme gosto em ter na colecção! E tenho muita pena que nunca tenham feito uma edição especial, como fizeram com o Deer Hunter! O Ano do Dragão merecia-o sem dúvida.

Apenas me esqueci de o referir quando dei a minha opinião sobre a irrepetibilidade da grandeza conseguida no Deer Hunter... mas realmente o Ano do Dragão está também num patamar à parte! salut-)

My bad! :oops:

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kubrick
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by kubrick »

lud81 wrote:
kubrick wrote: Já agora, para vocês "The Deer Hunter" é um filme de guerra, um drama, ou pouco dos dois?
Eu nem gosto muito de falar em temáticas, porque organizo a minha colecção por realizadores e nunca por temáticas...
Para mim é um drama, não um filme de guerra.

Eu também organizo por realizador, mas não é uma regra de ouro. Por exemplo, se tens alguns filmes da saga Alien não os metes todos juntos? No entanto são de realizadores diferentes. Acho que pondo o Alien na secção do Ridley Scott, o Aliens na do Cameron, etc, ficariam dispersos.
Dantes tinha mesmo tudo por realizadores, mas por causa do exemplo que referes, fui obrigado a reformular as coisas para não ficarem de facto dispersos. yes-)
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jimmy
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by jimmy »

A primeira vez que vi essa cena do Deer Hunter fiquei arrepiado. A intensidade é tal que gera um enorme desconforto sempre que a vejo. E e difícil adjectivar o trabalho do De Niro.

Também o classificaria como um drama que tem como pano de fundo a guerra do vietname
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by Samwise »

De todos as sequências de/na guerra que vi, essa continua a ser a mais impressionante, mesmo considerando os minutos iniciais do Ryan, que me encostaram literalmente à cadeira de cinema durante a primeira parte toda...
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.

«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death

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Re: Cenas da História do Cinema

Post by Telmo R. »

Uma das cenas mas intensas a que assisti. Isabelle Adjani no seu melhor.
os filmes que vejo: letterboxd ou mubi | a minha colecção de dvds: cine-dvd collection
dracula
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by dracula »

Não vi "O Ano do Dragão" nem me lembro do que se disse sobre o filme aqui no nosso país.
Acontece, mas vou tentar encontrar o DVD e algumas informações sobre o filme.
“Sempre faça o público sofrer tanto quanto possível.”
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dracula
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Re: Cenas da História do Cinema

Post by dracula »



Os Condenados de Shawshank, um dos filmes mais amados de sempre.
Esta cena que já vi vezes sem conta faz com que fique sempre com os olhos embaciados.
“Sempre faça o público sofrer tanto quanto possível.”
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