Antigas salas de cinema de Lisboa
Moderators: waltsouza, mansildv
- Rui Santos
- Site Admin
Re: Antigas salas de cinema de Lisboa
elfaria wrote:... o Estúdio 444 também proximo da Casa da Moeda, o Mundial em Picoas O Imaviz também nas Picoas, o City, a sala do antigo Rock Rendvouz no Rego que também era cinema mas o nome já se apagou . Lembro-me de uma pequena sala na Duque de Ávila da qual não recordo o nome mas ainda lá está (fechada). Como curiosidade; até o Coliseu passava cinema e tinha um ecrân gigantesco. Mas para quem quiser conhece-los todos basta ir a uma biblioteca, requisitar um jornal da época e reler a página do cartaz de cinemas. ...
Espetacular era a vista da pequena sala Estúdio pendurada no ultimo andar do Império onde vi o Rocky 1 quando ao intervalo abriam a cortina lateral. ...
O Estúdio 444 era realmente perto da Casa da Moeda, era na Defensores de Chaves logo no fim da mesma junto ao campo pequeno. No lado oposto a uma pastelaria muito antiga que ainda existe, a Namur.
O cinema na Duque de Ávila era o Ávila, dos mesmos donos que o cinema 7ª Arte. O 7ª abriu junto ao viaduto de comboios de entrecampos onde hoje fica uma direcção geral qq (julgo que a de viação)
Tinha as cadeiras mais fofas de Lisboa (em conjunto com o cinema Londres, mas eram um pouco melhores) Eram castanhas de napa.
Mais tarde abriram o Ávila, muito no mesmo género de salas pequenas, com poltronas. (ainda que pequenas eram maiores que as salas com 30 lugares n xxx dos Alfas ou das Amorereiras) Tinha poltronas de veludo vermelho (de memória).
Em relação ao Estúdio, julgo ter sido uma forma de criar um multiplex numa das salas gigantes de Lisboa, ficou tb conhecida por ser lá que muitos viram o 9 semanas e meia, que esteve lá em exibição uns bons 18 meses pelo menos. Da mesma forma o cinema Berna fica marcado pelo "era uma vez na América" que esteve lá em exibição meses a fio e conheço várias histórias de pessoas que chegavam a fumar no cinema de tão longo ser o filme.... Eu apenas lamento a falta de conforto das cadeiras, verdadeiramente difíceis de aguentar 4 horas.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
Direção geral de viação.
Foi com o filme "Era uma vez na América" que eu estreei-me no cinema de exibição e, posso dizer, que melhor não podia ter sido já que era um filme de grande qualidade mas muito trabalhoso.
Já se falou aqui de tantos e tantos cinemas que infelizmente já fecharam e, por esquecimento principalmente da minha parte, até porque o cinema que eu vou citar fica no meu bairro e, o mais engraçado, é que depois de ter passado a igreja, foi lá que eu fui batizado. Max é este o nome e foi um dos 1ºs a fechar logo na década de 60.
Foi com o filme "Era uma vez na América" que eu estreei-me no cinema de exibição e, posso dizer, que melhor não podia ter sido já que era um filme de grande qualidade mas muito trabalhoso.
Já se falou aqui de tantos e tantos cinemas que infelizmente já fecharam e, por esquecimento principalmente da minha parte, até porque o cinema que eu vou citar fica no meu bairro e, o mais engraçado, é que depois de ter passado a igreja, foi lá que eu fui batizado. Max é este o nome e foi um dos 1ºs a fechar logo na década de 60.
O Cinema Europa foi um dos edifícios mais emblemáticos do bairro de Campo de Ourique em Lisboa. Inaugurado na década de 1930, foi projectado pelo arquitecto Raul Martins, tendo sido alterado em 1958 segundo um projecto do arquitecto Antero Ferreira, tendo a sua fachada incluido uma escultura em alto-relevo de autoria do escultor Euclides Vaz.
Funcionou como sala de cinema até 1981 e integra o Inventário da Arquitectura Moderna Portuguesa do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR, actualmente designado por IGESPAR).
Em 2006, 25 anos depois do seu encerramento, este cinema beneficiou de um projecto de reabilitação que servia para preservar a sua função como cineteatro, destinado aos mais jovens, com uma aposta essencialmente centrada no cinema de animação e no teatro infantil. Contudo, foi uma aposta perdida visto que o edificio foi demolido em 2010.

Funcionou como sala de cinema até 1981 e integra o Inventário da Arquitectura Moderna Portuguesa do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR, actualmente designado por IGESPAR).
Em 2006, 25 anos depois do seu encerramento, este cinema beneficiou de um projecto de reabilitação que servia para preservar a sua função como cineteatro, destinado aos mais jovens, com uma aposta essencialmente centrada no cinema de animação e no teatro infantil. Contudo, foi uma aposta perdida visto que o edificio foi demolido em 2010.

Para quem quer regressar ao esplendor do passado, visite:
http://cinemasparaiso.blogspot.com
Um bairro e um cinema que conhecia muito bem, tenho uma tia que vive aí e desde pequeno que vou a esse bairro.
É espantoso como a favor de um pretenso "modernismo" do mais saloio e boçal que existe, se perderam tantos espaços com classe, que faziam parte do património lisboeta e dos cidadãos.
Dantes haviam espaços privilegiados, personalizados, e ir ao cinema era um acto social, quase sempre muito agradável, onde podíamos assistir aos filmes com "classe" e com bom ambiente.
Agora é mais tipo hordas de brutos a mastigarem pipocas e a falarem em telemóveis aos berros, sem respeito nenhum por nada nem por ninguém, tudo atulhado em currais disfarçados de cinemas e quase todos iguais.
É espantoso como a favor de um pretenso "modernismo" do mais saloio e boçal que existe, se perderam tantos espaços com classe, que faziam parte do património lisboeta e dos cidadãos.
Dantes haviam espaços privilegiados, personalizados, e ir ao cinema era um acto social, quase sempre muito agradável, onde podíamos assistir aos filmes com "classe" e com bom ambiente.
Agora é mais tipo hordas de brutos a mastigarem pipocas e a falarem em telemóveis aos berros, sem respeito nenhum por nada nem por ninguém, tudo atulhado em currais disfarçados de cinemas e quase todos iguais.
Cabeças

Cabeças wrote:Um bairro e um cinema que conhecia muito bem, tenho uma tia que vive aí e desde pequeno que vou a esse bairro.
Por isso, é que já não vou ao cinema há já algum tempo...
Cinemateca, Cinemateca, Cinemateca...
Sem hordas, sem brutos, sem telemóveis (quando toca um telemóvel, há logo um coro de protestos e de "sshhhh's"), sem pipocas, cinema maioritariamente "antigo", sala mesmo "antiga", óptimo local de convívio cinéfilo, cheio de ambiente e referências fantásticas, mais barato, sessões diferentes todo os dias, e ainda por cima tem transportes públicos por perto e locais facilitados para estacionamento.

Sem hordas, sem brutos, sem telemóveis (quando toca um telemóvel, há logo um coro de protestos e de "sshhhh's"), sem pipocas, cinema maioritariamente "antigo", sala mesmo "antiga", óptimo local de convívio cinéfilo, cheio de ambiente e referências fantásticas, mais barato, sessões diferentes todo os dias, e ainda por cima tem transportes públicos por perto e locais facilitados para estacionamento.
«The most interesting characters are the ones who lie to themselves.» - Paul Schrader, acerca de Travis Bickle.
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
«One is starved for Technicolor up there.» - Conductor 71 in A Matter of Life and Death
Câmara Subjectiva
Cabeças wrote:Um bairro e um cinema que conhecia muito bem, tenho uma tia que vive aí e desde pequeno que vou a esse bairro.
Tem toda a razão mas, estas coisas só acontecem, devido ao total desvestimento que as produtoras tem feito.
As produtoras nos dias de hoje estão mais preocupadas abrirem salas em centros comerciais, na polivalência e no negócio chamado pipocas.
Devido a isso, é que estas coisas acontecem dentro das salas o que vai afastando ainda mais o público dessas salas.
Saudades tenho eu de no tempo em que comecei a laborar na profissão (sou 1º projeccionista), de ver os cinemas cheios com filas enormes na rua à espera que as bilheteiras abrissem, os cinemas estarem divididos em 3 setores (bilheteira, cabine e arrumação) independentes e os bares onde se podia escolher o que se queria comer ou beber.
Hoje nada disso acontece, as filas desapareceram não só pelo afastamento das pessoas mas também pela abertura de salas por todas as cidades do país o que decentralizou afluência de pessoas nas grandes cidades até porque ao contrário de antes onde um filme estava no máximo em exibição de 2/3 salas, hoje está em dezenas delas. Os 3 setores desapareceram devido à polivalencia que obriga o funcionário a fazer os 3 mais o bar se for necessário e, por fim, os bares onde o negócio das pipocas (e que negócio) impera pois é bastante lucrativo. Aliás é devido a este negócio que as produtoras decidiram pela abertura de salas só em centros comerciais, pois assim o cliente sempre tem também a parte da restauração desses centros.
Custa ver como a ambição deles tem vindo a matar o cinema em Portugal.
Meu caro Polo; o que passou... já foi e não volta mais! E as tendências de distribuição de conteúdos cinematográficos já tomaram novas direções que não passam mais pelas salas de cinema de rua. Essas ficarão na nossa memória apenas (dos que as conheceram). Pessoalmente sinto saudades dessas salas (reconheço bem as fotos acima do Europa onde vi o Música no Coração) mas também aprecio a minha bela coleção de DVDs e BDs e o LCD Led de 40"; sem pipocas nem telemóveis a tocar. A última vez que entrei numa sala foi para ver o Avatar em 3D por curiosidade apenas, pois o filme tirando a parte técnica é mediocre. Mas com a nova geração de televisores 3D já nem esta "mais valia" vai voltar a encher as salas. A distribuição vive hoje essencialmente de blockbusters que não valem quase nada a não ser pelos efeitos digitais que possibilitam quase tudo o que se possa imaginar. O ultimo grande sucesso de que recordo em Lisboa foi "O Carteiro de Pablo Neruda" que esteve em cartaz quase 1 ano numa das salas do Mundial que por sinal terá sido a última sala deste tipo a fechar. Mas actualmente o cinema europeu já quase desapareceu do circuito de sala passando a maior parte das vezes directamente para DVD e se nem todo é cá editado. Pessoalmente já percorri o país a tentar reviver a magia dos "Cinema Paraíso" mas contam-se pelos dedos de uma mão e sobram dedos as salas que sobraram. Resta-me a minha coleção de cartazes :) e a memória das tardes de sábado no antigo Promotora.polo wrote:Saudades destes tempos, ainda mais quando a minha vida profissional fez parte deste tempo pois trabalhei por exemplo no antigo cinema Berna. Gostava que as distribuidoras fizessem reaviver esses tempos, abrindo algumas salas como as de então.Não era necessário a construção de salas com grande lotação como as antigas mas salas com uma lotação a rondar os 200/300 lugares.
P.S.: O cinema do bairro do Rego era o Universal
katrinapop wrote:oi pessoal[8D]
- caleidoscópio - campo grande;
- berna - algures na Av. de Berna, se ainda existe...
- pathé - não sei a morada;
- vox - não sei a morada;
- satélite - Não sei a morada;
- quinteto - não sei a morada;
- star - não sei a morada;
- 7ª arte - não sei a morada;
- roxy - intendente;
- Estúdio 444 - não sei a morada;
- apolo 70 - não sei a morada;
- terminal - Baixa;
- Éden - Baixa;
katrinapop
- caleidoscópio - Cento Comercial Caleidoscópio Jardim do Campo Grande;
- berna - Junto à igreja de Nª Sª de Fátima na Av.Marquês de Tomar
- pathé - acho que foi o antigo Roxy na Av Almirante Reis
- vox - R. Bulhão Pato junto a Av de Roma
- satélite - Praça do Saldanha dentro do antigo Monumental;
- quinteto - Rua Actor Taborda ao Saldanha
- star - Av. Guerra Junqueiro á Praça de Londres
- 7ª arte - Rua Domingos Monteiro a Entrecampos
- roxy - intendente; Av Almirante Reis
- Estúdio 444 - Av Defensores de Chaves
- apolo 70 - Av Júlio Diniz ao Campo Pequeno
- terminal - Estação do Rossio-Praça D. João da Camara
- Éden - Praça dos Restauradores
Exceptuando o Vox, que agora é o King Triplex, e o Quinteto, que voltou a ser Cinebolso, todas estas salas já desapareceram da cidade de Lisboa, restando só uma memória efémera da sua existência.elfaria wrote: caleidoscópio - Cento Comercial Caleidoscópio Jardim do Campo Grande;
- berna - Junto à igreja de Nª Sª de Fátima na Av.Marquês de Tomar
- pathé - acho que foi o antigo Roxy na Av Almirante Reis
- vox - R. Bulhão Pato junto a Av de Roma
- satélite - Praça do Saldanha dentro do antigo Monumental;
- quinteto - Rua Actor Taborda ao Saldanha
- star - Av. Guerra Junqueiro á Praça de Londres
- 7ª arte - Rua Domingos Monteiro a Entrecampos
- roxy - intendente; Av Almirante Reis
- Estúdio 444 - Av Defensores de Chaves
- apolo 70 - Av Júlio Diniz ao Campo Pequeno
- terminal - Estação do Rossio-Praça D. João da Camara
- Éden - Praça dos Restauradores
Mas vocês vão onde ao cinema??
Nem é preciso ir à Cinemateca para não apanhar com grunhos pipoqueiros...
Pelo menos para quem é de Lisboa: vão ao El Corte Inglés! É onde vou quase sempre desde há 5 anos e corre sempre bem. Ou então tenho muita sorte com as sessões.
Pelo menos para quem é de Lisboa: vão ao El Corte Inglés! É onde vou quase sempre desde há 5 anos e corre sempre bem. Ou então tenho muita sorte com as sessões.
Sim , nos UCI, para ser sincero, o único mal que até hoje apanhei foi gente ressonando, loool...
Uma boa dica, é aproveitar que os filmes nesses multiplexes ficam tanto tempo em exibição e só ir passado um mês da estreia... A rede social fui ver uns dois meses depois da estreia e a sal so tava vazia...
Uma boa dica, é aproveitar que os filmes nesses multiplexes ficam tanto tempo em exibição e só ir passado um mês da estreia... A rede social fui ver uns dois meses depois da estreia e a sal so tava vazia...
É pá não é só no UCI que não se leva com as pipocas, no Cinebolso isto também acontece agora, podes é estar a ver o filme com toda atenção e sentires algo a mexer no kokas.rtavares wrote:Mas vocês vão onde ao cinema??
Por acaso até tenho umas boas recordações deste cinema num famoso dia que me lembrei de passar por lá para assistir a um filme. Mas atenção, foi com mulheres e não com homens.
Agora a serio, a UCI é uma das únicas (se não for mesmo a única)distribuidora que não aderiu ao negócio pipocas.
Só é pena que esta distribuidora tenha um reduzido número de salas em Portugal e, não se intrometa mais, entre a Lusomundo, Socorama, New Lineo e Medeia.
a medeia também não tem pipocas, e os cinemas do monumental e do saldanha também tem um publico mais civilizado
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
E os telemóveis...???
Mas voltando aos cinemas antigos; existiam cinemas de reprise onde se fumava dentro da sala durante a projecção apesar de estarem sempre presentes um bombeiro e um polícia que se passeavam pela coxia em todas as sessões. Os miudos às vezes no intervalo lá compravam um saco de amendoins ou rebuçados no bar para "acompanhar" o filme na plateia pois no balcão já era outro ambiente
Pessoalmente não sou rico mas hoje já tenho o meu cinema privado onde vejo as antestreias mais interessantes com todo o conforto (mas disso não se pode falar aqui)
Mas voltando aos cinemas antigos; existiam cinemas de reprise onde se fumava dentro da sala durante a projecção apesar de estarem sempre presentes um bombeiro e um polícia que se passeavam pela coxia em todas as sessões. Os miudos às vezes no intervalo lá compravam um saco de amendoins ou rebuçados no bar para "acompanhar" o filme na plateia pois no balcão já era outro ambiente

Pessoalmente não sou rico mas hoje já tenho o meu cinema privado onde vejo as antestreias mais interessantes com todo o conforto (mas disso não se pode falar aqui)