Inception (2010) - Christopher Nolan

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jimmy
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by jimmy »

Desde ontem á noite que o filme não me sai da cabeça. Cheguei a casa , fui dormir e pensei se conseguiria ter sonhos tao interessantes :-)))

O Nolan estabeleceu-se como um dos grandes storytellers do cinema. Parece simples contar uma historia mas existe quem saiba e quem...nao saiba. Nao é só a mente criativa. Nao faltam casos de grandes argumentos que se espalham nos seus próprios artifícios , e outros que nas maos de gente menos talentosa tornam-se apenas ideias interessantes.

Escrevi umas paginas atrás que quando fui ver o Insomnia , esperava algo diferente do "gajo do Memento". O Insominia é um filme com uma abordagem mais classica mas este Inception é claramente da mente do mesmo senhor. Parece que em toda a sua carreira foi apurando o estilo até culminar neste filme.

Tendo bastante cuidado em colocar estes rótulos , até porque bom cinema é aquele que passa o teste do tempo e das visualizações (e só o vi uma vez) mas Inception é concerteza um dos melhores filmes que vi na minha vida em sala.

Não encontro nada que me possa queixar. É um claro exemplo do grande cinema americano. O Nolan veio substituir aquilo que o Cameron pre-Titanic representava para mim. Grandes historias que funcionam quer ao nível do entretenimento mais puro , como vão mais além e atingem um patamar emocional

Nem vale a pena falar do filme no ponto de vista técnico, nomeadamente a cinematografia do Wally Pfister....a cada filme que faz com o Nolan reinventa-se . Simplesmente deslumbrante.

Uma banda sonora do Zimmer fantástica (o homem vem numa streak bem positiva...outro que parece que lhe fez bem começar a trabalhar com o Nolan) . Já tinha ouvido a solo (apenas partes nao quis estragar a experiencia) e pareceu-me mais um daqueles trabalhos sem imaginacao do Zimmer mas estava completamente enganado. Desde o inicio que a musica tem uma energia contagiante e assume-se por completo na fase dos 3 layers.

Narrativamente é um filme bem denso , e por isso o que mais desejo é mesmo ver o filme pela 2a vez. Tanto food for thought que este filme fornece que não me parece muito estimulante sequer escrever sobre um suposto twist que para mim não existe.

Tematicamente muito perto do cyberpunk , mesmo que visualmente seja muito mais limpo do que é habitualmente retratado no género. É uma das belezas do filme. E sendo habitual no estilo uma certa frieza e distancia das suas personagens , o Nolan dá a volta ao texto com o par Cobb e Mal que promovem toda a emoção no espectador. Brilhante !

Nem tenho palavras para descrever a cena de accao do Levitt no Hotel. O melhor elogio que posso dizer é que eu estava literalmente boquiaberto a ver a cena.

Apesar da sua complexidade o filme tem a acção bem linear. Se é habitual nele conciliar acção em tempos diferentes (memento , begins , prestige) , aqui a partir de certa altura ele trabalha simultâneamente em 3 espaços completamente diferentes. E ainda bem que não caiu na tentação de criar conflitos ridículos e personagens com ambições sem nexo (estilo o traidor do grupo...uma ferramenta habitual em heist movies.)

Quando o vir uma 2a vez posso escrever ainda com mais clarezas. Por agora fica uma das melhores experiências em sala que já tive.

PS - Di Caprio depois de uma viagem macabra pela sua mente (no Shutter Island) aqui volta a fazer um filme onde está é definitivamente importante :mrgreen:

PS2 - A WB sabe que tem aqui uma marca de possíveis 300 milhoes em território americano. Se porventura tivesse em 3d este menino seria um juggernaut nas bilheteiras americanas...isto para dizer que a tentação para sequelas por parte do estúdio será óbvia. A historia contada funciona de forma isolada mas o universo é riquíssimo.

PS3 - As expectativas em relação ao Batman 3 vao ser estupidamente elevadas. Vamos ver o que os irmaos Nolan nos reservam.
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by jimmy »

Imagem porreira que encontrei na net (quem não viu não carregue apesar de dificilmente perceber)
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by ICE929RR »

Estou em pulgas para ver este filme!!!
O ultimo filme que me deixou a "pensar" sobre o que se passa à nossa volta foi o Matrix (mas o primeiro) onde a realidade e a pseudo-realidade se tocam.

Obrigado pela vossas mensagens... já vi que tenho de ir ver este fim de semana... LOLOL

Abraço amigo,

ICE
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by Borreicho »

Acabei de ver o filme pela terceira vez e mesmo não tendo achado o filme tão complicado de perceber logo à primeira visualização, continua a haver uma coisa que ainda não consegui perceber em relação ao final (não em relação à cena final, mas algumas cenas antes). Talvez alguém tenha uma ideia sobre isto.
Estou-me a referir à cena final do sonho do Cobb, quando ele encontra o Saito velho. Quem cai no limbo pode ficar lá durante décadas. Ok, até aqui tudo bem. E só se cai no limbo se se morrer sob forte sedativo num dos outros níveis de consciência. Certo. O que me faz confusão é o seguinte: o Fisher morre e cai no limbo, mas quando o Cobb e a Ariadne lá chegam, ele continua com a sua aparência normal. O Saito morre bem depois do Fisher, e já depois do Cobb lá estar, mas é o único que envelhece. Ora, a única hipótese que encontro seria o Saito ter morrido no primeiro nível há muito tempo (talvez quando Yusuf repara que o sangue da ferida alastrou), mas como o tempo passa de forma diferente de nível para nível só morre mais tarde no segundo nível (talvez quando o Arthur repara no sangue a sair da boca) e ainda mais tarde no terceiro (quando realmente o vemos a morrer) e assim teria sido o primeiro a morrer e muito antes dos outros, estando muito mais tempo no limbo. O problema é que isto entraria em contradição com o facto de que o que acontece num nível (por exemplo, a oscilação da carrinha) tem implicações directas e imediatas no que acontece no nível seguinte, logo quando ele morre, teria de morrer em todos os níveis ao mesmo tempo.

Alguém tem alguma ideia sobre isto?
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by Cabeças »

Borreicho wrote:Acabei de ver o filme pela terceira vez e mesmo não tendo achado o filme tão complicado de perceber logo à primeira visualização, continua a haver uma coisa que ainda não consegui perceber em relação ao final (não em relação à cena final, mas algumas cenas antes). Talvez alguém tenha uma ideia sobre isto.
Estou-me a referir à cena final do sonho do Cobb, quando ele encontra o Saito velho. Quem cai no limbo pode ficar lá durante décadas. Ok, até aqui tudo bem. E só se cai no limbo se se morrer sob forte sedativo num dos outros níveis de consciência. Certo. O que me faz confusão é o seguinte: o Fisher morre e cai no limbo, mas quando o Cobb e a Ariadne lá chegam, ele continua com a sua aparência normal. O Saito morre bem depois do Fisher, e já depois do Cobb lá estar, mas é o único que envelhece. Ora, a única hipótese que encontro seria o Saito ter morrido no primeiro nível há muito tempo (talvez quando Yusuf repara que o sangue da ferida alastrou), mas como o tempo passa de forma diferente de nível para nível só morre mais tarde no segundo nível (talvez quando o Arthur repara no sangue a sair da boca) e ainda mais tarde no terceiro (quando realmente o vemos a morrer) e assim teria sido o primeiro a morrer e muito antes dos outros, estando muito mais tempo no limbo. O problema é que isto entraria em contradição com o facto de que o que acontece num nível (por exemplo, a oscilação da carrinha) tem implicações directas e imediatas no que acontece no nível seguinte, logo quando ele morre, teria de morrer em todos os níveis ao mesmo tempo.

Alguém tem alguma ideia sobre isto?

Estás muito à frente!!! :p
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by _RaDiOaCtIvE_ »

Realmente! :shock: Deixaste-me a pensar... Envia um email ao Nolan. Ou queres o número dele? :-)))
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Quase a completar a colecção de digipacks nacionais...
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jimmy
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by jimmy »

Borreicho ainda estou em clara desvantagem pois só vi o filme uma vez mas vou dar a minha colherada :-D
Borreicho wrote:Acabei de ver o filme pela terceira vez e mesmo não tendo achado o filme tão complicado de perceber logo à primeira visualização, continua a haver uma coisa que ainda não consegui perceber em relação ao final (não em relação à cena final, mas algumas cenas antes). Talvez alguém tenha uma ideia sobre isto.
Estou-me a referir à cena final do sonho do Cobb, quando ele encontra o Saito velho. Quem cai no limbo pode ficar lá durante décadas. Ok, até aqui tudo bem. E só se cai no limbo se se morrer sob forte sedativo num dos outros níveis de consciência. Certo. O que me faz confusão é o seguinte: o Fisher morre e cai no limbo, mas quando o Cobb e a Ariadne lá chegam, ele continua com a sua aparência normal. O Saito morre bem depois do Fisher, e já depois do Cobb lá estar, mas é o único que envelhece. Ora, a única hipótese que encontro seria o Saito ter morrido no primeiro nível há muito tempo (talvez quando Yusuf repara que o sangue da ferida alastrou), mas como o tempo passa de forma diferente de nível para nível só morre mais tarde no segundo nível (talvez quando o Arthur repara no sangue a sair da boca) e ainda mais tarde no terceiro (quando realmente o vemos a morrer) e assim teria sido o primeiro a morrer e muito antes dos outros, estando muito mais tempo no limbo. O problema é que isto entraria em contradição com o facto de que o que acontece num nível (por exemplo, a oscilação da carrinha) tem implicações directas e imediatas no que acontece no nível seguinte, logo quando ele morre, teria de morrer em todos os níveis ao mesmo tempo.

Alguém tem alguma ideia sobre isto?
O Saito se está mais velho que o Cobb tem de ser por uma razão...está á mais tempo no Limbo (isto seguindo as regras antes expostas). A questão é que o Cob atingiu esse estado (com a miuda) de forma diferente e praticamente ao mesmo tempo (ou até antes já não me lembro) que o Saito ....ora o que acontece a seguir é que ele ao não ser capaz de reverter para outros níveis (situacao com a Mal e dizer que ia ficar) morre (literalmente) quando a carrinha cai á agua....a duvida é , ele já está no Limbo mas entretanto morre no Nivel 1 , o que acontece ? Ora eu acho que o que acontece é exactamente o que se viu....ele sofre uma espécie de reset e "regressa" ao limbo (mesmo já lá estando...) sem se lembrar de nada. Repara que se nada tivesse acontecido ao Cob que entra com a Ari nesse estado entao ele lembrar-se ia perfeitamente do Saito o que nao foi o caso.De forma simples acho que se deve á diferença de tempo entre o Saito morrer no nivel 3 e depois o Cob morrer no nivel 1

O filme exige realmente um exercício mental na percepção do tempo que não estamos habituados.
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by Shivers »

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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by lud81 »

Argaroth01 wrote:Mas é realmente preciso ter alguma certeza em relação ao final ?
Não, mas interessa discutir o filme e partilharmos opiniões, coisa que já raramente se faz neste fórum. Praticamente só se fala de blockbusters e de quanto dinheiro fazem no primeiro fim de semana e coisas desse tipo (basta ver tópicos de filmes tipo Transformers)


jimmy wrote:Imagem porreira que encontrei na net (quem não viu não carregue apesar de dificilmente perceber)
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Imagem interessante, mas o sonho no avião não é do Yusuf, penso que é da Ariadne, pois foi precisamente para arquitectar esse sonho (o primeiro nível) que ela foi contratada. Não?

Só vi o filme uma vez e foi ontem à noite, ainda não estou tão à frente como alguns de vós que já viram 3 vezes. :-)))
Realmente, não tenho certezas quanto ao final (e, por conseguinte, quanto ao filme todo), mas uma das ideias que me passou pela cabeça ainda não vi ninguém aqui avançar com ela, por isso aqui vai.

Ok, o título do filme é Inception, e é explicado no filme o que isso é, a implantação de uma ideia raiz na mente de outra pessoa de modo que esta se desenvolva e a pessoa a torne dela própria sem o saber. O que nos é dito no filme é que a operação de inception é para realizar no Fischer, a tal ideia dele acabar com o império que o pai criou na vida. Uma das minhas ideias no final foi que, provavelmente, a verdadeira operação de inception estava a ser realizada no Cobb e o Fischer era na verdade mais um elemento da equipa com a tarefa de salvar a mente do Cobb, coisa que se vê realizada no final do filme quando ele "lets go" da projecção da Mal. Digo que ainda ninguém avançou com esta hipótese porque é um bocado diferente e mais complexo do que simplesmente dizer que "é tudo um sonho e o Cobb está perdido".

A questão da cena final ter o mesmo aspecto das recordações anteriores de Cobb pode ter a ver com a questão de sonhos premonitórios que o Enigma referiu. Quando Cobb supostamente chega a casa em L.A. é recebido por Michael Caine. Ora, antes de partir no avião de França para L.A. ele encontrou-se com Michael Caine num escritório! Como é que Caine depois estava em L.A.?
Os filhos tinham o mesmo aspecto e a mesma idade, mas Cobb diz a Ariadne que depois de fugir para a Europa implicado na morte da Mal, "I've been trying to go back ever since". Dá a ideia de ter passado muito tempo, vários anos. No entanto quando chega está tudo na mesma? Não passou tempo nenhum, apenas tempo de sonho.

Eu tenho de ver o filme novamente, várias vezes talvez, para poder solidificar mais este conceito (ou destruí-lo...). Mas assim, Ariadne, Arthur, Eames, Fischer, Yusuf e Saito seriam todos eles parte da equipa com a missão de trazer o Cobb de volta do Limbo.

Portanto, a cena final ou é verdadeira ou é falsa. Se é verdadeira, então acho que é como expliquei acima, a mente de Cobb foi resgatada por aquela equipa. Se é falsa, então Cobb ficou no Limbo depois de morrer afogado no sonho da Ariadne. E claro que admito que possam haver mais hipóteses.



Ok, mas agora tenho uma pergunta sobre a lógica interna do filme. Há 3 sonhos, bem, 4 se aceitarmos o que expus acima, o primeiro nível assim seria o avião, o da carrinha já seria o 2º nível, etc, mas isso não interessa para o que quero dizer, bem, há 3 sonhos, como dizia. O sonho da Ariadne é aquele onde está a chover e eles interceptam o Fischer pela primeira vez dentro do taxi. Levam-no para um armazém e interrogam-no. Depois, nesse sonho, eles entram no sonho do Arthur, que é o do hotel e do plano "Mr Charles". Aí eles estão a dormir dentro da carrinha que Yusuf conduz no sonho da Ari. Depois, dentro do hotel eles entram no sonho seguinte, que de acordo com a imagem do Jimmy será do Eames. Ok. Quando a carrinha rebola pela encosta e mais tarde cai da ponte, os efeitos são sentidos no sonho do pessoal que está na carrinha, i.e., no hotel, e a gravidade começa a ser afectada de acordo. Ok. Mas então porque é que, uma vez que o pessoal a sonhar no hotel está a flutuar (devido à ausência de gravidade durante a queda da carrinha no nível anterior), isso não se reflecte no sonho deles, no nível da neve?

Temos aqui mais um grande filme de Christopher Nolan. yes-) Os filmes que ele faz fora da série Batman todos têm ambiguidades e "food for thought", como disse o Jimmy. Memento, Insomnia, The Prestige e agora Inception, nenhum deles é imediato ou "single layered". Os Batmans também poderão não ser, mas são um universo diferente, um que não é dele. Os filmes de Nolan são filmes que levam o espectador a puxar pela cabeça e proporcionam todos eles grandes debates e partilha de ideias que ajudam as pessoas a desenvolver as suas próprias. Muitas vezes nós podemos perceber um filme sozinhos, mas ao partilharmos a nossa percepção com outras pessoas e ao absorvermos as percepções de outras pessoas, há elementos que passam de uma para outra e poderão completar-se. Podemos perceber filmes sozinhos e escrever um texto fechado em si próprio sobre eles, mas a partilha de ideias com outras pessoas enriquecerá sempre a nossa percepção, pois todos reparamos em pormenores diferentes.


Quanto à música, só me apercebi ser do Hans Zimmer quando vi o nome dele nos créditos no final. O homem realmente está muito à frente dos seus clones e ao contrário deles consegue fazer música diferente da fórmula que ele próprio desenvolveu nos anos 90. yes-)
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by Enigma »

lud81 wrote:
Imagem interessante, mas o sonho no avião não é do Yusuf, penso que é da Ariadne, pois foi precisamente para arquitectar esse sonho (o primeiro nível) que ela foi contratada. Não?

Só vi o filme uma vez e foi ontem à noite, ainda não estou tão à frente como alguns de vós que já viram 3 vezes. :-)))
Realmente, não tenho certezas quanto ao final (e, por conseguinte, quanto ao filme todo), mas uma das ideias que me passou pela cabeça ainda não vi ninguém aqui avançar com ela, por isso aqui vai.

Ok, o título do filme é Inception, e é explicado no filme o que isso é, a implantação de uma ideia raiz na mente de outra pessoa de modo que esta se desenvolva e a pessoa a torne dela própria sem o saber. O que nos é dito no filme é que a operação de inception é para realizar no Fischer, a tal ideia dele acabar com o império que o pai criou na vida. Uma das minhas ideias no final foi que, provavelmente, a verdadeira operação de inception estava a ser realizada no Cobb e o Fischer era na verdade mais um elemento da equipa com a tarefa de salvar a mente do Cobb, coisa que se vê realizada no final do filme quando ele "lets go" da projecção da Mal. Digo que ainda ninguém avançou com esta hipótese porque é um bocado diferente e mais complexo do que simplesmente dizer que "é tudo um sonho e o Cobb está perdido".

A questão da cena final ter o mesmo aspecto das recordações anteriores de Cobb pode ter a ver com a questão de sonhos premonitórios que o Enigma referiu. Quando Cobb supostamente chega a casa em L.A. é recebido por Michael Caine. Ora, antes de partir no avião de França para L.A. ele encontrou-se com Michael Caine num escritório! Como é que Caine depois estava em L.A.?
Os filhos tinham o mesmo aspecto e a mesma idade, mas Cobb diz a Ariadne que depois de fugir para a Europa implicado na morte da Mal, "I've been trying to go back ever since". Dá a ideia de ter passado muito tempo, vários anos. No entanto quando chega está tudo na mesma? Não passou tempo nenhum, apenas tempo de sonho.

Eu tenho de ver o filme novamente, várias vezes talvez, para poder solidificar mais este conceito (ou destruí-lo...). Mas assim, Ariadne, Arthur, Eames, Fischer, Yusuf e Saito seriam todos eles parte da equipa com a missão de trazer o Cobb de volta do Limbo.

Portanto, a cena final ou é verdadeira ou é falsa. Se é verdadeira, então acho que é como expliquei acima, a mente de Cobb foi resgatada por aquela equipa. Se é falsa, então Cobb ficou no Limbo depois de morrer afogado no sonho da Ariadne. E claro que admito que possam haver mais hipóteses.



Ok, mas agora tenho uma pergunta sobre a lógica interna do filme. Há 3 sonhos, bem, 4 se aceitarmos o que expus acima, o primeiro nível assim seria o avião, o da carrinha já seria o 2º nível, etc, mas isso não interessa para o que quero dizer, bem, há 3 sonhos, como dizia. O sonho da Ariadne é aquele onde está a chover e eles interceptam o Fischer pela primeira vez dentro do taxi. Levam-no para um armazém e interrogam-no. Depois, nesse sonho, eles entram no sonho do Arthur, que é o do hotel e do plano "Mr Charles". Aí eles estão a dormir dentro da carrinha que Yusuf conduz no sonho da Ari. Depois, dentro do hotel eles entram no sonho seguinte, que de acordo com a imagem do Jimmy será do Eames. Ok. Quando a carrinha rebola pela encosta e mais tarde cai da ponte, os efeitos são sentidos no sonho do pessoal que está na carrinha, i.e., no hotel, e a gravidade começa a ser afectada de acordo. Ok. Mas então porque é que, uma vez que o pessoal a sonhar no hotel está a flutuar (devido à ausência de gravidade durante a queda da carrinha no nível anterior), isso não se reflecte no sonho deles, no nível da neve?
Bem, também só ainda vi o filme uma vez, e isto com o passar do tempo para além da vontade de rever aumentar, há tendência para alguns pormenores se diluirem, mas:

acho que o 1º sonho (quando adormecem no avião) é mesmo do Yussuf. Há a private joke a evocar os "sonhos molhados" dele :lol: (não exactamente, mas percebe-se a ideia...) e é o único que se mantém alerta ao longo desse sonho.

E o sonho da neve, se não me engano, não era do próprio Fischer? E podia haver aqui um pormenor interessantes, mais no contexto do sonho (que em termos cinematográficos é uma homenagem confessa aos filmes James Bond) que em Fischer podia ser um desejo escondido de sonhos de aventuras para contrariar a sua vida chata da realidade...

E embora ache engraçada a ideia de a Inception poder ser no Cobb, acho-a um bocado rebuscada demais. Continuo a preferir a "simplicidade" da história deste "mercenário das mentes" a recuperar do trauma e a tentar voltar para casa, que tem este último trabalho que ao mesmo tempo que lhe permitirá recuperar os filhos e lhe proporcionar a catárse em relação à Mal, lhe deixa em perigo de permanecer num limbo (que é então também a minha dúvida: recuperou ou não conseguiu? )

Mas este filme exige mesmo vários visionamentos!
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by lud81 »

A parte da neve fez-me mais lembrar o Metal Gear Solid do que propriamente o James Bond. :-)))
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by Enigma »

Entretanto encontrei este quadro aparentemente bastante simples:
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Mas que contraria a minha ideia que o sonho na neve é do Fischer... tenho a ideia que algures Cobb fala com alguém em usar o proprio sonho de Fischer naquele nivel... :-?
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by lud81 »

Enigma wrote:
acho que o 1º sonho (quando adormecem no avião) é mesmo do Yussuf. Há a private joke a evocar os "sonhos molhados" dele :lol: (não exactamente, mas percebe-se a ideia...) e é o único que se mantém alerta ao longo desse sonho.
Mas então a moça foi contratada e treinada para quê? Ela era a arquitecta e ensinaram-lhe os truques para criar um mundo credível.
Por acaso não me lembro dessa private joke...

Enigma wrote:
E o sonho da neve, se não me engano, não era do próprio Fischer? E podia haver aqui um pormenor interessantes, mais no contexto do sonho (que em termos cinematográficos é uma homenagem confessa aos filmes James Bond) que em Fischer podia ser um desejo escondido de sonhos de aventuras para contrariar a sua vida chata da realidade...
Sim, não te preocupes que eu também tenho ideia de ser do próprio Fischer, alguém menciona isso enquanto estão no armazém onde o interrogam! Mas como já não tenho a certeza de nada resolvi seguir a imagem do Jimmy aí. :lol:
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by Enigma »

lud81 wrote:
Enigma wrote:
acho que o 1º sonho (quando adormecem no avião) é mesmo do Yussuf. Há a private joke a evocar os "sonhos molhados" dele :lol: (não exactamente, mas percebe-se a ideia...) e é o único que se mantém alerta ao longo desse sonho.
Mas então a moça foi contratada e treinada para quê? Ela era a arquitecta e ensinaram-lhe os truques para criar um mundo credível.
Por acaso não me lembro dessa private joke...
Bem, realmente também é estranho isso da Ariadne... Mas lembro-me perfeitamente do aparte do Yussuf, depois dele ser o primeiro a aparecer debaixo da chuvada monumental :-))) , ouvir uma boca assim que entra na carrinha sobre o porquê da chuva (se a memória não em atraiçoa é usada uma expressão que mete "bexiga"...)

Lembro-me também daquela introdução do Cobb a passear com ela nos sonhos dele/dela (?) e ela a modificar as coisas... Não seria possivel a Ariadne ser a arquitecta dos sonhos alheios, mas não controlar certos aspectos deles (neste caso, no sonho do Yussuf, a questão de metereologia?) Tal como de repente aparece do nada o comboio vindo dos recalcamentos do Cobb...

Tenho que rever!
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Re: Inception (2010) - Christopher Nolan

Post by lud81 »

Enigma wrote:
Lembro-me também daquela introdução do Cobb a passear com ela nos sonhos dele/dela (?) e ela a modificar as coisas... Não seria possivel a Ariadne ser a arquitecta dos sonhos alheios, mas não controlar certos aspectos deles (neste caso, no sonho do Yussuf, a questão de metereologia?) Tal como de repente aparece do nada o comboio vindo dos recalcamentos do Cobb...
Tens razão, ela era arquitecta dos sonhos alheios. Nessa cena dela com o Cobb em que ela dobra a cidade ao meio, esse sonho é dele e à medida que ela o altera a população do sonho (o subconsciente do dono do sonho, o Cobb) vai olhando para ela e no fim ataca-a.
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