AJUDA Como ligar colunas a DVD com saída 5.1

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
acreal
Novato
AJUDA Como ligar colunas a DVD com saída 5.1

Post by acreal »

Boa noite,

Tenho um leitor de DVD ESC ADVD 4000 (http://www.mundokaraoke.com/detalhe_equ ... asp?id=277) e queria ligar umas colunas 5.1 uma vez que o DVD tem saída 5.1.

As saídas 5.1 do DVD são RCA por isso comprei adaptadores RCA e soldei aos cabos das colunas. Agora que as liguei, parece que falta algum tipo de amplificação porque sai som mas muito baixo. O master de volume do DVD está no máximo e mesmo assim quase não se houve.

Alguém consegue ajudar?

Obrigado.

Características:

- Compatível com todos os formatos de karaoke: DVD, VCD e CDG!
- Aceita os seguintes formatos: DVD, SVCD, VCD, HDCD, CD, CD-R, CD-RW, PICTURE CD, JPEG, DVD+/-R/RW, DIVx3.0, 4.0, 5.0, WMA, MP3, KODAK CD
- Saída video: PAL, NTSC e AUTO
- Saída audio estéreo e 5.1
- Scan progressivo
- Saída óptica digital
- Saída digital coaxial
- Saída S-Video
- Saida de video por componentes: Y, Pb/Cb, Pr/Cr
- Multizona ( aceita todas as zonas de DVD: All regions)
- Controlo Remoto (com pilhas)
- Ficha SCART
- Saída de vídeo composto (CVBS)
- 2 entradas de microfone com efeito ECHO
- Alimentação: 110 a 240 V / 50-60 Hz
- Consumo: 25W
- Dimensões: 430 x 335 x 38 mm
nmoc dvd
Fanático
Fanático
Re: AJUDA Como ligar colunas a DVD com saída 5.1

Post by nmoc dvd »

Não sei que colunas são, mas se não forem colunas "activas" i.e. com amplificação, decerto que terás de usar um amplificador.

Tens que arranjar um amplificador 5.1, de forma a ligares ás colunas que tens.
acreal
Novato

Post by acreal »

Antes de mais obrigado pela resposta.

De facto as colunas não são amplificadas, mas como tem 6 saídas para 5.1, teria de ter que tipo de colunas? Conheces algum exemplo?

Quanto ao amplificador, tens alguma sugestão de uma boa/barata solução?

Obrigado.
nmoc dvd
Fanático
Fanático

Post by nmoc dvd »

Não conheço muita coisa dentro desse género ... :-?

Mas também depende de que tipo de set-up queres / precisas. Se é para veres uns filmes, e queres já ter um som razoavel, então sim, deves avançar para um amplificador 5.1, tens muitos modelos e aos mais variados preços, depende agora do que pretendas gastar.

Colunas já com amplificação, são mais usadas em conjuntos para PCs, acho eu.
acreal
Novato

Post by acreal »

Aí é que tenho dúvidas porque se eu apenas puder solucionar a questão ligando um amplificador ou colunas amplificadas porque preciso de ter um DVD com saída 5.1?

- No caso de arranjar um amplificador, apenas o iria ligar com dois cabos RCA ao DVD (Left e Right) e seria o amplificador a distribuir pelas colunas 5.1;

- No caso de comprar umas colunas 5.1 tipo computador, teria o mesmo problema, a ligação seria feita apenas com dois cabos RCA (Vermelho e Branco)

Tou a dar em maluco com isto :-?

Alguém consegue ajudar?

Obrigado.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

acreal:

A ver se consigo "ajudar".

O teu leitor de DVD pode ser ligado de duas maneiras para teres som 5.1.

A mais comum, é usando a saída digital, mas para isso tens de ter um amplificador com entrada digital e com descodificador 5.1. Neste caso, o leitor passa o sinal ao amplificador q o descodifica e manda cá para fora.

A segunda, é usares as saídas analógicas RCA 5.1 (o leitor tem de ter 6 jacks RCA) canal frontal direito/esquerdo, canal central, canal surrond direito/esquerdo e subwoofer.

Neste caso, é o leitor q descodifica o sinal e o, ou os, amplificador(es) q emite o sinal cá pra fora.

O meu primeiro leitor de DVD eu usava a segunda opção, pq n tinha nenhum amplificador q descodificasse 5.1. Tinha era o leitor ligado a 3 amplificadores stereo (um para amplificar o canal frontal, outro o central [ligado apenas com uma coluna], e outro para os canais surround.

Optei por esta configuração pq tinha dois amplificadores stereo em casa e comprei um terceiro baratuxo e arranjei um subwoofer activo. N é de longe o ideial, até pq eu usava 3 amplifcadores diferentes entre si, logo era uma ginástica para seleccionar correctamente o volume de cada um deles. Mas com tempo e paciência, n se tendo outra alternativa desenrasca.

Aconselho, se puderes, a optar pela primeira configuração pq regra geral é sempre melhor ser um amplificador a descodificar (através de uma ligação digital) o sinal q o leitor de DVD.

Pelo menos no meu caso notei bastante diferença qd mais tarde pus de lado a segunda opção e lá comprei um amplificador que descodificava 5.1.

Se quiseres ir pelo sistema mais barato possível tens de comprar então um sistema de colunas activas 5.1, mas q recebam o sinal 5.1 analógico proveniente do teu leitor de DVD, ou seja, pra ligares as saídas rca 5.1 do teu dvd, tens de ver se o sistema de colunas activas para pc tem entradas 5.1 rca analógicas.

O problema é q tu ligaste colunas não activas ás saídas 5.1 do leitor de DVD, e como o leitor só passa o sinal, mas n o amplifica (ou amplifica mto pouco) praticamente n tens som.

Mais dúvidas apita...
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Respondendo directamente ás tuas perguntas:

Aí é que tenho dúvidas porque se eu apenas puder solucionar a questão ligando um amplificador ou colunas amplificadas porque preciso de ter um DVD com saída 5.1?

Se usares um amplificador com entrada digital (todos os q descodificam 5.1 têm), deves usar a saída digital do teu leitor de DVD, essa é a melhor ligação. Normalmente os amplificadores 5.1 tb têm as 6 entradas rca analógicas (para além da ou das entradas digitais), e tb podes optar por essa ligação,mas perdes qualidade em relação a uma ligação digital.

Existem 2 tipos de ligações digitais (coaxiais ou ópticas) o teu leitor de dvd têm ambas, normalmente os amplificadores 5.1 tb têm ambas, são equivalentes em termos de qualidade, tens é de comprar cabo ou coaxial ou óptico, os cabos são diferentes.

- No caso de arranjar um amplificador, apenas o iria ligar com dois cabos RCA ao DVD (Left e Right) e seria o amplificador a distribuir pelas colunas 5.1;

Se for um amplificador estereo apenas de 2 canais, se fizeres essa ligação de apenas duas saídas RCA, ficas apenas com som stereo 2 canais e n 5.1

- No caso de comprar umas colunas 5.1 tipo computador, teria o mesmo problema, a ligação seria feita apenas com dois cabos RCA (Vermelho e Branco)

Não, deves ligar as 6 saídas RCA do teu leitor de dvd (saídas 5.1) ás 6 entradas rca das colunas amplificadas. Se só ligares 2 ficas só com som de 2 canais stereo.

Dava jeito arranjares uma foto ou imaghem na net da parte de trás do teu leitor.
acreal
Novato

Post by acreal »

Boa noite,

Antes de mais muito obrigado pelas respostas.

Seguem as fotos do DVD.

O que vos parece?

Image

Image

Image

Image
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Se quiseres uma opção barata vi hoje na media market kits de colunas para pc amplificadas, com as 6 entradas rca, ás quais podes ligar o teu DVD através das 6 saídas rca.

N tinha nenhum papel para apontar os modelos, mas vi pelo menos 2, um acho q 70 e tal euros e outro 80 e tal
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Na tua segunda foto, tens as 6 saídas RCA q estão ao centro, usas 3 cabos stereo , para ligar ás 6 entradas rca do kit de colunas.

Assim, o teu leitor de DVD fica encarregue de descodificar o sinal 5.1 e as colunas amplificadas de mandar cá para fora o som já descodificado.

É a forma mais económica de teres som 5.1
acreal
Novato

Post by acreal »

Hum, tou a ver acho que vou passar por lá amanhã para ver do que se trata.

Obrigado pela dica.

Abraço,

António
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Para q n te desiludas depois, n esperes nenhum efeito extraordinário com esta opção, pois irás ligar um dvd a um simplista sistema de colunas de pc. Depois tb depende do tamanho da sala onde terás o sistema, etc. Mas pronto, para uma primeira impressão sobre o 5.1, já dá para qualquer coisa.

Post Reply