Aquele Querido Mês de Agosto (2008) - Miguel Gomes
Moderators: waltsouza, mansildv
Re: Aquele Querido Mês de Agosto (2008) - Miguel Gomes
«Aquele querido mês de Agosto» premiado no estrangeiro
Os filmes «Aquele querido mês de Agosto», de Miguel Gomes, e «Entre os dedos», de Tiago Guedes e Frederico Serra, foram distinguidos este mês em festivais de cinema em Espanha e na Colômbia.
«Aquele querido mês de Agosto», segunda longa-metragem de Miguel Gomes, recebeu o prémio «Lady Harimaguada de Prata» no décimo Festival Internacional de Cinema de Las Palmas da Grande Canária, que terminou no passado fim-de-semana em Espanha.
Miguel Gomes recebeu o prémio «Novo realizador» por ter apresentado um filme «absolutamente moderno», feito com uma «linguagem cinematográfica universal e um discurso honesto e gracioso», indicou a organização do festival.
O festival espanhol homenageou ainda o realizador português Manoel de Oliveira com o prémio «Lady Harimaguada de Honra».
«Aquele querido mês de Agosto» participará nos próximos meses numa série de festivais, incluindo dois na Nova Zelândia.
De acordo com a produtora O Som e a Fúria, o filme será exibido este mês no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, na Argentina.
Entre Abril e Junho integrará certames de cinema em Wisconsin, São Francisco e Los Angeles, nos Estados Unidos.
Na Colômbia, onde decorreu o Festival Internacional de Cine de Cartagena das Índias, o filme «Entre os dedos», de Tiago Guedes e Frederico Serra, conquistou o prémio destinado a primeiras obras.
Filipe Duarte, protagonista no filme ao lado da actriz Isabel Abreu, foi distinguido como melhor actor.
A 49/a edição do festival colombiano terminou a 07 de Março.
«Entre os dedos«, a editar em DVD em Portugal em Abril, entrará ainda na competição oficial da secção »Europa Tendências« no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara, que começa quinta-feira no México.
Diário Digital / Lusa
Festival Guadalajara: «Aquele querido mês de Agosto» premiado
O filme «Aquele querido mês de Agosto» de Miguel Gomes arrecadou hoje, no Festival Internacional de Guadalajara (México), os prémios especiais do Júri e de Som.
O filme, a segunda longa-metragem do realizador português está a competir este fim-de-semana no Festival de Cinema Independente de Buenos Aires, onde será ainda exibida uma retrospectiva da obra completa do realizador português.
Protagonizado por Catarina Wallenstein, «Aquele querido mês de Agosto» foi já distinguido no Festival de Cinema de Las Palmas (Canárias), com os prémios Lady Harimaguada de Prata e o José Rivero atribuído ao Melhor Novo Realizador.
O filme português deverá estar presente nos festivais de cinema de Wisconsin que se realiza de 02 a 05 de Abril, de São Francisco (23 de Abril a 07 de Maio), de Los Angeles (18 a 28 de Junho), e ainda, na Nova Zelândia, em Auckland (10 a 27 de Julho) e de Wellington (18 de Julho a 03 de Agosto).
Diário Digital / Lusa
«Aquele Querido Mês de Agosto» vence BAFICI
A longa-metragem de Miguel Gomes «Aquele Querido Mês de Agosto» conquistou o Prémio para Melhor Filme no XI Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI), que encerrou no fim-de-semana na capital argentina.
De acordo com a produtora O Som e a Fúria, ao arrecadar a distinção máxima do certame, o filme português, que concorria na selecção oficial internacional, tem assegurada a distribuição em cinema, DVD e televisão em território argentino.
No festival BAFICI, considerado o mais importante certame dedicado ao cinema de autor do país, foram exibidas 417 películas de 25 países .Co-produção de O Som e a Fúria e a Shellac Sud, «Aquele Querido Mês de Agosto» é um filme que aborda a vida das populações no interior de Portugal durante a época das tradicionais festas do mês de Agosto.
Num registo cinematográfico que mistura os géneros do documentário e da ficção, o realizador Miguel Lopes reúne uma colectânea de canções e ambientes próprios de um mês em que a Beira Serra «renasce para os encontros e as festas».
O galardão atribuído pelo BAFICI vem juntar-se, entre outros, ao Prémio para Melhor Filme e o prémio FIPRESCI do Festival de Valdivia, no Chile, o Prémio da Crítica no Festival de São Paulo, no Brasil, e, mais recentemente, os prémios Lady Harimaguada de Prata e o Prémio José Rivero atribuído ao Melhor Novo Realizador atribuídos no Festival de Cinema de Las Palmas e o Prémio Especial do Júri e o Prémio Especial do Som no Festival de Cinema de Guadalajara.
O filme de Miguel Gomes foi entretanto seleccionado para participar no Festival de Cinema de São Francisco, que irá decorrer de 23 Abril a 7 Maio, o Festival de Cinema de Los Angeles, de 18 a 28 Junho, e os Festivais de Cinema de Auckland, de 10 a 27 Julho, e de Wellington, de 18 Julho a 03 de Agosto, ambos na Nova Zelândia.
Nascido em Lisboa, em 1972, Miguel Gomes estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, trabalhou como crítico de cinema na imprensa portuguesa entre 1996 e 2001, e estreou-se na longa metragem em 2004 com «A Cara que Mereces».
Diário Digital / Lusa
«Aquele querido mês de Agosto» vence Caminhos do Cinema
O filme «Aquele querido mês de Agosto», de Miguel Gomes, venceu o grande prémio do festival Caminhos do Cinema Português, que terminou no domingo em Coimbra, anunciou a organização.
O filme de Miguel Gomes, que tem recolhido vários prémios em festivais internacionais, venceu o prémio máximo em Coimbra com o júri a salientar «um impressionante, refrescante e estimulante valor artístico».
O júri foi constituído por Ilya Pierre Nicolas Sémionoff, José Alexandre Cardoso-Marques e Paulo Cunha.
Diário Digital / Lusa
Boas amigos,
Sou descendente de gentes oriundas dos concelhos, onde este filme foi realizado e tenho uma amiga da zona de Arganil que não me para de falar no filme, mas que infelizmente não o têm, gostaria muito de ver este filme e por isso conto com vocês, para me ajudarem, com a informação de como ver este filme ?
Alguem sabe onde o posso arranjar ?
Agradeço toda e qualquer ajuda !
Obrigado.
Cumprimentos.
Sou descendente de gentes oriundas dos concelhos, onde este filme foi realizado e tenho uma amiga da zona de Arganil que não me para de falar no filme, mas que infelizmente não o têm, gostaria muito de ver este filme e por isso conto com vocês, para me ajudarem, com a informação de como ver este filme ?
Alguem sabe onde o posso arranjar ?
Agradeço toda e qualquer ajuda !

Obrigado.
Cumprimentos.
No meu caso, quando apareceu aquela regra de uma formatação standard obrigatória para o título dos tópicos no Cinema & Filmes simplesmente deixei de abrir tópicos neste sub-forum. Um moderador qualquer que nunca cheguei a saber quem foi chegou uma vez a apagar o meu post original de um tópico que eu criei por essa razão. Esse tópico ficou então atribuído à primeira pessoa que respondeu, o post original e o seu criador desapareceram. Já vai para aí para 3 anos que nunca mais abri nenhum tópico aqui, praticamente só os abro no Off Topic.jimmy wrote:
Tens razao , mas muitas vezes acaba por ser género "pescadinha de rabo na boca" pois aqueles que vêm nao colocam posts sobre determinados filmes pois sabem que depois nao existem quaisquer outros comentários.
«Aquele Querido mês de Agosto» estreou esta semana em França
O filme «Aquele querido mês de Agosto», de Miguel Gomes, estreou esta semana nos cinemas franceses e foi elogiado no diário Le Monde como sendo «discretamente revolucionário».
De acordo com a produtora O Som e a Fúria, a longa-metragem de Miguel Gomes estreou em mais de uma dezena de cidades francesas, entre as quais Paris, Grenoble, Lyon, Nantes, Angoulême e Marselha.
A propósito da estreia em França, o Le Monde refere-se ao filme de Miguel Gomes como um «objecto não identificado com alto teor poético e popular» que apresenta uma «infiltração permanente de registos», entre documentário e ficção.
Diário Digital / Lusa