Watchmen (2009) - Zack Snyder

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
MIKI_GOL
Fanático
Fanático
Re: Watchmen (2009) - Zack Snyder

Post by MIKI_GOL »

HEHEHEHEHE!!!
Luiz Silva
Are you talking to me???
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

Borreicho
Fanático
Fanático

Post by Borreicho »

Argaroth01 wrote:Os créditos iniciais do filme:

http://motionographer.com/theater/yuco- ... en-titles/
Page not found.

Excelentes créditos iniciais.
Image
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Excelente.

Nem nos meus melhores sonhos eu poderia esperar que o irregular Znack Snyder se saísse tão bem desta armadilha que é adaptar "Watchmen" ao cinema, cinema pipoca de massas diga-se.
Quem diria que veríamos o Comedian balear uma mulher grávida, uma criança a ser devorada por cães, a pila azul do Jon sempre em destaque, uma cena de sexo decente entre o NH e a SS, a brutal tentativa de violação da mãe da Laurie, e mais um sem fim de cenas que eu duvidava serem transpostas na perfeição para o grande ecrã.

Ao som de Bob Dylan, o filme começa de forma irrepreensível e é já um dos meus créditos iniciais preferidos.

Acerca do argumento, todos aqueles que conhecem a obra já sabiam e esperavam as dificuldades.
No meu entender o essencial está todo no filme, embora o último terço do mesmo comece a revelar fraquezas e a revelação final do magnífico plano do "vilão" falha ao não conseguir causar o impacto desejável.
A incompetência do desempenho do actor que interpreta Ozymandias tem alguma culpa, mas também algumas dificuldades na caracterização da mesma personagem, o falhanço em reforçar a ideia de que o maior ( e o melhor ) dos super-heróis se vê forçado a ser o maior dos super-vilões e toda a ironia ( a grande comédia ) envolvente.

Outro ponto menos positivo é a exagerada e abrupta humanização de Jon, no final da conversa com a Laurie em Marte.
Algo esperado, pois seria quase impossível condensar toda aquela dose de filosofia em cenas viáveis para o grande público sob pena da assistência menos resistente adormecer em conjunto.

Também a coragem não chegou para caracterizar o Night Owl II como sendo um quarentão falhado e com barriga.
Ao invés disso, o actor exige uma musculatura invejável o que contradiz as palavras sempre sábias do Rorschach.

Seja como for, a quem tanto dá não se deve exigir mais, e a equipa está de parabéns pelo ciclópico trabalho e demonstração de profundo respeito pelo tom da obra.

Quem não está de parabéns é a actriz que interpreta Laurie/Silk Spectre que com o seu estilo pedante indesejável e despropositado quase consegue arruinar algumas cenas chave.

Em contrapartida o Rorschach e o Comedian estão incrivelmente bem caracterizados, nota máxima para estes dois.
Uma verdadeira BD em movimento.

Pessoalmente, adorei "Watchmen".
É quase tudo o que eu poderia desejar e em certos casos até superou as minhas melhores expectativas.

Muito se discute acerca do final alterado.
Eu preferiria o original, sem qualquer dúvida.
Mas infelizmente, o cinema de grande orçamento nem sempre é compatível com a qualidade da escrita e respeito canónico pela mesma.
E hoje em dia, tempos em que o cinema de ficção tem que ser todo "explicadinho com desenhos" para que os acéfalos mas arrogantes USA entendam e aceitem a mensagem, a opção organismo extraterrestre não me parece que fosse funcionar tão bem.
Infelizmente, o Jon teve que levar por tabela e tornar-se ( por sua livre vontade ) no vilão por excelência aos olhos do mundo, mas eu entendo que esta decisão não retira ou acrescenta absolutamente nada ao teor da obra.

Espero ansiosamente o bluray com o previsível Director's Cut.

9.5/10
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

Borreicho wrote:
Argaroth01 wrote:Os créditos iniciais do filme:

http://motionographer.com/theater/yuco- ... en-titles/
Page not found.

Excelentes créditos iniciais.
http://chud.com/articles/articles/18407 ... Page1.html
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

DarkPhoenix wrote:A incompetência do desempenho do actor que interpreta Ozymandias tem alguma culpa, mas também algumas dificuldades na caracterização da mesma personagem, o falhanço em reforçar a ideia de que o maior ( e o melhor ) dos super-heróis se vê forçado a ser o maior dos super-vilões e toda a ironia ( a grande comédia ) envolvente.
Para mim foi dos personagens mais bem conseguidos. Foi exactamente assim que eu li o personagem na BD, com todos aqueles tiques de superioridade e arrogância latentes. Mesmo a forma pedante de falar, Ozymandias puro.
DarkPhoenix wrote:Muito se discute acerca do final alterado.
Eu preferiria o original, sem qualquer dúvida.
Mas infelizmente, o cinema de grande orçamento nem sempre é compatível com a qualidade da escrita e respeito canónico pela mesma.
E hoje em dia, tempos em que o cinema de ficção tem que ser todo "explicadinho com desenhos" para que os acéfalos mas arrogantes USA entendam e aceitem a mensagem, a opção organismo extraterrestre não me parece que fosse funcionar tão bem.
Infelizmente, o Jon teve que levar por tabela e tornar-se ( por sua livre vontade ) no vilão por excelência aos olhos do mundo, mas eu entendo que esta decisão não retira ou acrescenta absolutamente nada ao teor da obra.
Como já mencionei mais acima, o final do filme destoa um pouco no sentido que é dado ao final da BD, mas creio que funciona para o que o filme pretende. Já a lula achei uma alteração necessária, porque até na BD me parecia ridícula, se bem que servia o seu propósito. E diga-se que este filme não trata o espectador como uma criança e muito fica para a massa cinzenta.

E que maior bofetada de luva branca tornar o mau da fita o "deus que é americano" ? :wink:
portuga_daniel
Entusiasta
Entusiasta

Post by portuga_daniel »

Para quem leu a BD será que me podiam dizer que simbolo é este:

Image
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

portuga_daniel wrote:Para quem leu a BD será que me podiam dizer que simbolo é este:

Image
Eu já não me lembro bem, mas parece ser o "cartão de visita" do Rorschach.
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Sim, é a sua "assinatura".
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Para mim foi dos personagens mais bem conseguidos. Foi exactamente assim que eu li o personagem na BD, com todos aqueles tiques de superioridade e arrogância latentes. Mesmo a forma pedante de falar, Ozymandias puro.
Engraçado, eu li a personagem como um génio.
Nunca o vi como arrogante ou pedante, pois no meu entender a inteligência e a arrogância são incompatíveis.

Veidt sempre se regeu por uma humanidade impecável, alguém que depois de tentar mudar o mundo como super-herói e empresário chega à inevitável conclusão que a única forma de eliminar as inimizades entre as super-potências é introduzir-lhes um novo inimigo comum, nem que para isso tenha que sacrificar alguns milhões de seres humanos no processo.

Goste-se ou não, o plano de Ozymandias foi perfeito e acabou de facto com a guerra-fria.
Até o Dr Manhattan foi obrigado a reconhecer a sua validade.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

:!:
DarkPhoenix wrote: no meu entender a inteligência e a arrogância são incompatíveis.
Onde foste buscar tal ideia...? :-?
Image
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

Arrogância é uma falha comportamental grave contra-producente para o indivíduo e para o grupo ou sociedade onde o mesmo se insere.

Não vejo onde é que tal defeito possa ser compatível com a inteligência.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Ah, já percebi o teu ponto de vista, mas penso que te referes a inteligência social, então, não? Seja como for, no meu entender, arrogância é uma característica da personalidade. E a personalidade não é uma coisa que se controle a 100%, seja-se inteligente ou não. A tua personalidade, aquilo que tu essencialmente és, não depende muito de ti directamente. Pode-se dizer o mesmo da timidez, também é um bocado prejudicial em demasia, e não é por ser-se inteligente e compreender-se esse facto que se deixa automaticamente de ser tímido. Ou arrogante. É um bocado para além do controlo. Com o tempo e a experiência consegue-se moldar (e não alterar) a personalidade em certos aspectos, mas não acho que seja muito controlável em tempo real. A verdadeira personalidade acaba sempre por vir ao de cima.
Image
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

DarkPhoenix wrote:Arrogância é uma falha comportamental grave contra-producente para o indivíduo e para o grupo ou sociedade onde o mesmo se insere.

Não vejo onde é que tal defeito possa ser compatível com a inteligência.
Bem, não posso dizer que concorde, porque tive um belo exemplo disso na faculdade com um colega meu. Um tipo bastante inteligente, não só em matéria da faculdade, mas insuportavelmente arrogante.
portuga_daniel
Entusiasta
Entusiasta

Post by portuga_daniel »

DarkPhoenix wrote:Sim, é a sua "assinatura".
Muito obrigado. Esse aspecto não ficou muito explicito no filme.

Post Reply