DVB-T Televisão Digital Terrestre - CUIDADO
-
- Entusiasta
DVB-T Televisão Digital Terrestre - CUIDADO
Boa noite
A ANACOM confirmou, no site abaixo, que as futuras emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal terão por base a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264 (conhecida também por MPEG-4 AVC). No seu comunicado a ANACOM alerta também os consumidores para o facto de existirem TVs a ser vendidos em Portugal como "aptos para receber o sinal da TDT" quando de facto apenas estão equipados para descompressão do formato MPEG2 e clarifica que para recepção das emissões de TDT em Portugal os televisores terão de respeitar duas condições:
1. Compatibilidade com a norma DVB-T;
2. Descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.
A ANACOM está também a alertar aos consumidores que alguns televisores que estão a ser vendidos em Portugal, e que dizem ser aptos a receber o sinal da TDT, são equipados apenas para a descompressão em MPEG-2, ou seja, não receberão o sinal da TDT portuguesa.
A página do site da ANACOM onde podem ver isto é esta
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=754058
Assim, já existem casos de consumidores que conseguiram devolver os seus aparelhos de tv baseados numa situação em que lhes foi informado que o modelo que compraram estava apto para receber televisão digital terrestre quando afinal a TV apenas tinha descodificador MPEG-2, e isto após dia 20 de Outubro, data em que a ANACOM tornou, ainda mais publica a decisão do formato que vai ser utilizado em Portugal. Portanto, passem a palavra, se acharem importante.
A ANACOM confirmou, no site abaixo, que as futuras emissões de Televisão Digital Terrestre (TDT) em Portugal terão por base a tecnologia DVB-T e a compressão de vídeo MPEG-4/H.264 (conhecida também por MPEG-4 AVC). No seu comunicado a ANACOM alerta também os consumidores para o facto de existirem TVs a ser vendidos em Portugal como "aptos para receber o sinal da TDT" quando de facto apenas estão equipados para descompressão do formato MPEG2 e clarifica que para recepção das emissões de TDT em Portugal os televisores terão de respeitar duas condições:
1. Compatibilidade com a norma DVB-T;
2. Descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264.
A ANACOM está também a alertar aos consumidores que alguns televisores que estão a ser vendidos em Portugal, e que dizem ser aptos a receber o sinal da TDT, são equipados apenas para a descompressão em MPEG-2, ou seja, não receberão o sinal da TDT portuguesa.
A página do site da ANACOM onde podem ver isto é esta
http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=754058
Assim, já existem casos de consumidores que conseguiram devolver os seus aparelhos de tv baseados numa situação em que lhes foi informado que o modelo que compraram estava apto para receber televisão digital terrestre quando afinal a TV apenas tinha descodificador MPEG-2, e isto após dia 20 de Outubro, data em que a ANACOM tornou, ainda mais publica a decisão do formato que vai ser utilizado em Portugal. Portanto, passem a palavra, se acharem importante.
Re: DVB-T Televisão Digital Terrestre - CUIDADO
Boas,
De facto quem têm equipamentos DVB-T com norma MPEG-2, como é o meu caso, pois é frustrante gastar + dinheiro e depois a norma DVB-T ser diferente!
Descobri à pouco que eram MPEG-2, pois não fazia a mínima ideia que o MPEG-4 estava a ser usado em DVB-T.
Mike
De facto quem têm equipamentos DVB-T com norma MPEG-2, como é o meu caso, pois é frustrante gastar + dinheiro e depois a norma DVB-T ser diferente!

Descobri à pouco que eram MPEG-2, pois não fazia a mínima ideia que o MPEG-4 estava a ser usado em DVB-T.

Mike

No dia em que pensar que já sei tudo, serei então o maior dos ignorantes.
My Collection My DVD List
Fotos...
Fotos...
Boa noite
Há muitos modelos de DVDr já preparados para esta situação?
Cumps
Há muitos modelos de DVDr já preparados para esta situação?
Cumps
Não sei se preceberam a minha questão.
Falaram de TVs preparads ou não para DVB-T e MPEG4/H.264. Gostaria de saber se já há gravadores também preparados para esta norma, porque estou a pensar comprar um e não sei qual comprar.
Obrigado
Falaram de TVs preparads ou não para DVB-T e MPEG4/H.264. Gostaria de saber se já há gravadores também preparados para esta norma, porque estou a pensar comprar um e não sei qual comprar.
Obrigado
-
- DVD Maníaco
Isto é uma questão complicada e caso existam devem existir muito poucos na Europa.Saw wrote:Não sei se preceberam a minha questão.
Obrigado
DVD usa a norma MPEG2. Mesmo que o leitor venha incorporado com um disco rígido preparado para gravar MPEG4/H.264, caso queiras passar posteriormente para um disco DVD terás sempre que reconverter para MPEG2 e a duração / tamanho de um ficheiro MPEG2 é sempre maior que o de um ficheiro MPEG4/H.264. Pior ainda será caso queiras gravar algo em alta-definição, coisa que os DVD´s não fazem mesmo.
Assim tens três soluções possíveis:
Um PC media center - solução mais imediata
Blu-Ray com gravador - por enquanto só existem no Japão e são muito caros
Set Up Box / Receiver com disco rígido - deverão estar disponíveis no mercado português quando começarem em força as emissões, o seu grande problema é que tens sempre de ligar um gravador externo caso queiras fazer backup.
ok, então para já não tomarei em conta este requisito na escolha do dvdr.
Obrigado pela ajuda.
Cumps
Obrigado pela ajuda.

Cumps
-
- DVD Maníaco
O problema da compra de um DVD-R é que não ser que uses a Tvcabo analógica ou faças uma ligação analógica (via scart, onde acaba sempre por perder alguma qualidade) mais cedo ou mais tarde acaba por ficar desactualizado.Saw wrote:ok, então para já não tomarei em conta este requisito na escolha do dvdr.
Obrigado pela ajuda.![]()
Cumps
E neste momento estamos a assistir uma mudança radical no panorama das emissões vídeos, a passagem da norma MPEG-2 para MPEG-4, o fim das emissões analógicas e a salto de emissões SD para HD, que pode tornar qualquer leitor DVD-R rapidamente absoluto.
Hoje em dia é raro quem faça backup de emissões televisivas, gravamos algo da TV para vermos posteriormente noutra altura, dai o PVR, que começa a aparecer nas box das operadoras de TV. Devo dizer que não sei como consegui passar tanto tempo sem isto. A não ser as emissões directo, é uma verdadeira maravilha fazer a minha programação a minha medida.
Para outras gravações, uso o PC, que nunca tem problema de compatibilidades de software.
Acho que pelo preço a que estão os DVD-R, e para quem não tem uma box com PVR, é muito mais rentável a aquisição de um MEDIA PC para a sala. Podes prepara-lo já para DVB-T MPEG4/H.264 e num futuro podes até colocar uma drive de gravação Blu-Ray.
Boas,
Alguém me sabe dizer se é possível com a troca dos tuners de MPEG-2 para MPEG-4/H.264? Ou será preciso algo mais?
Obrigado,
Mike
Alguém me sabe dizer se é possível com a troca dos tuners de MPEG-2 para MPEG-4/H.264? Ou será preciso algo mais?
Obrigado,
Mike

Fotos...
Fotos...
-
- DVD Maníaco
Cada marca e modelo terão uma resposta diferente a essa pergunta.
-
- Entusiasta
Mudar o tuner???? não me parece, se compraste a tv baseado em que terias DVB-T e afinal não tem, foste enganado e como tal podes trocá-la ao abrigo da lei
-
- Entusiasta
Já agora aproveito para postar a apresentação de Zeinal Bava sobre a DVB-T em Portugal, muito interessante
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=348726
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=348726
-
- DVD Maníaco
A maioria das TV que foram vendidas em PT como tendo DVB-T, têm-no de facto, mas na sua versão MPEG2. Só muito recentemente se soube qual o protocolo que iria ser usado em Portugal e por isso os fabricantes vendiam cá as TVs "à sorte", como haviam rumores de que poderia ser MPEG-2 muitos modelos vendidos cá eram MPEG-2.jmascarenhas wrote:Mudar o tuner???? não me parece, se compraste a tv baseado em que terias DVB-T e afinal não tem, foste enganado e como tal podes trocá-la ao abrigo da lei
Normalmente os topos de gama eram MPEG-2/MPEG-4/H.264, assim, viesse o que viesse, dava sempre.
A Anacom entretanto escolheu qual o codec a ser usado e vai ser MPEG-4 ou H.264, à escolha do operador (eu pessoalmente concordo com várias outras pessoas em que a PT podendo escolher vai pegar no MPEG-4).
A questão agora é que quem comprou os modelos com DVB-T MPEG-2 vai precisar na mesma da set-top box externa como as pessoas com TVs sem DVB-T pois com o tuner DVB-T interno não vai conseguir descodificar a imagem das emissões portuguesas.
Há no entanto modelos (conheço um da Samsung) que o tuner é um módulo, que se abre uma "portinha" na traseira da TV, se desencaixa, e se encaixa outro, neste caso um MPEG-4. Um pouco como trocar a placa gráfica num PC). Nesses casos acredito que o fabricante venha a disponibilizar esses "upgrades" para venda, mas, tal como disse, vai depender do modelo.
-
- DVD Maníaco
Nota: Roubando um pouco informação de outro sítio, mas creio que o autor não se importa.
Relembrando:
- Quem tem TV Cabo / Meo, etc. isto da TDT não altera nada pois já recebe o sinal via digital (ok, ainda há serviço analógico na TV Cabo), e já tem a set-top box. Por isso, a sua transição para a TV digital está feita há muito. Os novos canais nacionais (neste caso um) terão, por força da lei de ser transmitidos também no cabo, por isso, está feito.
- TDT não é HD. Às vezes há quem confunda. TDT continuará a ser emissão SD, apenas por via digital ao invés de analógica, tal como já se passa no cabo/IPTV. É a única alteração: analógico -> digital. A emissão digital depois, por sua vez, permite emissões HD, mas isso é outra história, e que quem tem Meo/Zon também já tem.
- Portanto, para quem tem serviço por cabo/IPTV e não usa antena aérea (meio exclusivo de captação DVB-T*), o ter ou não tuner DVB-T na sua TV é completamente irrelevante!
- A única excepção seria para quem quisesse os canais de subscrição paga do futuro serviço TDT. Mas aí, o ter tuner DVB-T na TV ou não é irrelevante, pois será sempre necessário tuner externo (box) por causa do... cartão de subscrição.
* - existe ainda o DVB-C (cabo), com os seus tuners conhecidos (PowerBox, ZonBox, etc) e o DVB-S (satélite), com os seus tuners conhecidos (PowerBox Sat, MeoBox Sat, etc). A novidade é o DVD-T (antena) em que se pode apanhar sinal digital com a antena aérea, fazendo assim companhia ao cabo e ao satélite.
Relembrando:
- Quem tem TV Cabo / Meo, etc. isto da TDT não altera nada pois já recebe o sinal via digital (ok, ainda há serviço analógico na TV Cabo), e já tem a set-top box. Por isso, a sua transição para a TV digital está feita há muito. Os novos canais nacionais (neste caso um) terão, por força da lei de ser transmitidos também no cabo, por isso, está feito.
- TDT não é HD. Às vezes há quem confunda. TDT continuará a ser emissão SD, apenas por via digital ao invés de analógica, tal como já se passa no cabo/IPTV. É a única alteração: analógico -> digital. A emissão digital depois, por sua vez, permite emissões HD, mas isso é outra história, e que quem tem Meo/Zon também já tem.
- Portanto, para quem tem serviço por cabo/IPTV e não usa antena aérea (meio exclusivo de captação DVB-T*), o ter ou não tuner DVB-T na sua TV é completamente irrelevante!
- A única excepção seria para quem quisesse os canais de subscrição paga do futuro serviço TDT. Mas aí, o ter tuner DVB-T na TV ou não é irrelevante, pois será sempre necessário tuner externo (box) por causa do... cartão de subscrição.

* - existe ainda o DVB-C (cabo), com os seus tuners conhecidos (PowerBox, ZonBox, etc) e o DVB-S (satélite), com os seus tuners conhecidos (PowerBox Sat, MeoBox Sat, etc). A novidade é o DVD-T (antena) em que se pode apanhar sinal digital com a antena aérea, fazendo assim companhia ao cabo e ao satélite.
Boas,jmascarenhas wrote:Mudar o tuner???? não me parece, se compraste a tv baseado em que terias DVB-T e afinal não tem, foste enganado e como tal podes trocá-la ao abrigo da lei
Comprei tanto a TV como o gravador de DVD com suporte para DVD com o intuito de não ter a necessidade de ter uma nova box.
O Pioneer é de Nov. de 2006 e a TV é de Set. de 2007.
Esperava eu que não mudassem a norma DVB-T, aliás não havia nada em MPEG-4 nas TV´s ou nos gravadores.
Julgo que aqui não posso argumentar que fui enganado.
Obrigado,
Mike

Fotos...
Fotos...
Fotos...
Fotos...