Leitores v.1.0, 2.0 e 3.0
Moderator: Grimreaper
Leitores v.1.0, 2.0 e 3.0
Li algures,nao sei se foi aqui da existencia de leitores 1.0 e 2.0
Pergunto eu:Qual a diferença?Nao lêem ambos blu ray e dvds e divx e afins?
Eu estou a pensar em comprar um leitor.Qual é o mais indicado?
Eu tenho imensos dvds r1,r3 e r4,bem como r2 tambem, mas gostaria de poder conseguir le-los a todos ate pq pelo que li o leitor faz o upscaling do dvd para alta definiçao.
Aguardo respostas
Pergunto eu:Qual a diferença?Nao lêem ambos blu ray e dvds e divx e afins?
Eu estou a pensar em comprar um leitor.Qual é o mais indicado?
Eu tenho imensos dvds r1,r3 e r4,bem como r2 tambem, mas gostaria de poder conseguir le-los a todos ate pq pelo que li o leitor faz o upscaling do dvd para alta definiçao.
Aguardo respostas
Re: Leitores v.1.0, 2.0 e 3.0
Essas versões são referentes às funcionalidades extras dos discos. Um Perfil 1.0 pode incluir jogos e o perfil 2.0 acesso à Internet para descarregar extras. É mais ou menos como as versões do Windows, 2.0 é a chamada BD-Live pois necessita acesso à Internet para obter dados. Não tem nada a ver com regiões (embora funcionalidades do BD-Live possam apenas estar disponiveis em R1 mesmo que o disco seja R0).
Discos Região A só funcionam em players Região A e com isso também apenas os respectivos da região DVD 1. Alguns players podem dar para desbloquear a região DVD mas não a do Blu-ray (que eu saiba).
O suporte Divx pode não estar incluido (embora seja comum).
Mais info : http://en.wikipedia.org/wiki/BD-LIVE#Player_profiles
Discos Região A só funcionam em players Região A e com isso também apenas os respectivos da região DVD 1. Alguns players podem dar para desbloquear a região DVD mas não a do Blu-ray (que eu saiba).
O suporte Divx pode não estar incluido (embora seja comum).
Mais info : http://en.wikipedia.org/wiki/BD-LIVE#Player_profiles
DaveT
"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein
http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

"Only two things are infinite: The Universe and human stupidity. And I'm not sure about the Universe." - A. Einstein
http://www.invelos.com/dvdcollection.aspx/DavidTJorge

-
- DVD Maníaco
Copy/paste de uma resposta de outro fórum, mas acho que o autor não se importa...

Não influencia rigorosamente nada. Tem apenas a ver com as funções extra que o leitor tem.
Um leitor Blu-Ray Standard (aka. 1.0) lê (descodifica) um filme em suporte Blu-Ray. Pode ou não ter descodificador de vários formatos audio à escolha do fabricante. Ou seja, tal como nos leitores DVD. O facto de descodificar (ou não) mais ou menos formatos de áudio não tem nada a ver com o perfil (em termos de versão) do leitor. Tem única e exclusivamente a ver com as opções comerciais do fabricante para aquele modelo.
Um leitor Blu-Ray Bonus View (aka. 1.1) possui extras em relação a um leitor standard. Extras esses pensados sobretudo para os bónus (extras) que o disco traga. Daí o nome do perfil: Bonus View. Nomeadamente:
- Necessita ter 256Mb de armazenamento local para features interactivas
- Necessita ter um segundo descodificador de vídeo (para o PiP)
- Um segundo descodificador de áudio (para, p.ex. ouvir o comentário do realizador por cima do som do filme, com as 2 streams em paralelo, escolhendo o volume de cada uma)
Um leitor Blu-Ray Live (aka. 2.0) tem os mesmos extras de um Leitor Bonus view com a diferença de que a capacidade de armazenamento é, no mínimo, de 1Gb ao invés dos 256 e tem de ter capacidade on-line. Ou seja, possuir porta Ethernet e capacidade de ligação à internet.
- Sistema de ficheiros virtual (Para o BD-J correr. BD-J é uma implementação do java. Para tudo e mais alguma coisa, programas, jogos, etc.)
Portanto, o facto de um leitor ser Standard, Bonus View ou Live tem apenas a ver com o segmento de mercado onde o fabricante o queira posicionar.
Podem existir excelentes leitores Bonus View e péssimos leitores Live (em termos de qualidade de som/imagem). As marcas "brancas" seguramente que vão por os seus leitores a fazer tudo e mais alguma coisa tal como o fazem no DVD. Ao passo que marcas de qualidade reconhecida provavelmente vão investir na qualidade de som/imagem e não necessariamente em funções que não considerem justificáveis.
Pessoalmente acho que os leitores standard não terão grande razão de existir e que não existirão modelos abaixo do nível Bonus View num futuro próximo. Um leitor que não permita ver os extras mais "elaborados" do disco não faz grande sentido. Mas isso fica ao critério dos fabricantes.
Existe ainda o BD-Audio, que é um formato de áudio apenas. Comummente (e erradamente) chamado de perfil 3.0 por essa internet fora, mas a BDA não usa essa terminologia pois seria enganadora visto que não tem qualquer relação com o BD-Video. Claro que no futuro poderão (deverão) existir leitores de BD-Video que também leiam BD-Audio. Assim como poderão existir leitores BD-Audio (que já estão em desenvolvimento).
Em resumo acho que era isto que querias saber...
-
- DVD Maníaco
Quanto à compra de um leitor que dê para ler DVD´s de todas as regiões, é possível, mas não é facilmente acessível como são actualmente os DVD´s. Em Portugal nem sei se há quem venda leitores desbloqueados ou se há quem te possa ajudar sobre esta questão. Tanto os recentes Panasonic, como os recentes Sony são desbloqueáveis, mas não de um modo fácil e acessível.
De que modo nao facil e nao acessivel é esse?Porque a mim interessava me um leitor multi-regioes tanto para BLu-ray como para dvd, mas principalmente para dvd visto que os blu-rays sao quase todos de regiao 0.
näo sera facil, mas tenta encontrar o LG BH-200 pois apesar de ser um modelo descontinuado pois tambem lia o HD DVD, com uma simples actualizaçäo ,é desbloqueado quer na versao Blu-ray como na versäo DVD. o meu consegui-o ja como modelo de exposiçäo.....diesel wrote:De que modo nao facil e nao acessivel é esse?Porque a mim interessava me um leitor multi-regioes tanto para BLu-ray como para dvd, mas principalmente para dvd visto que os blu-rays sao quase todos de regiao 0.