Sony KDL 52W4500 Samsung LE52A756 ou LE52A856

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
Post Reply
apm007
Iniciado
Iniciado
Sony KDL 52W4500 Samsung LE52A756 ou LE52A856

Post by apm007 »

Estou a pensar adquirir um lcd de 52" pois vendi o meu de Sony de 40". O meu limite anda na ordem dos 2500€ e a utilização que vou dar ao lcd é servir de monitor ligado a um pc de jogos por HDMI, ligado a um HTPC para visualizar filmes HD e divx e brevemente a um leitor de BR. Estou a considerar optar entre os modelos:
Sony: KDL 52W4500
Sumsung: LE52A756 ou LE52A856

Existem várias problemas que se encontram na net sobre estes aparelhos, sobretudo backlight bleeding e input lag. Gostaria que se têm experiências sobre estes modelos expossem as vossas experiências sobre estes temas ou outros que considerem pertinentes.
Abraço.
Config:
Triangle Antal (Front.)
Triangle Noxa Minor (Central)
Trangle Comète (Traseiras)
Pioneer VSX-AX4 (Amp)
B&W ASW 750 (Sub)
Sam LE52A856
HTPC c/ 8800gt
Cabos Supra Ply 3.4S
jmascarenhas
Entusiasta
Entusiasta
Re: Sony KDL 52W4500 Samsung LE52A756 ou LE52A856

Post by jmascarenhas »

Olá,
Dirte-ia para escolheres o Sony, e ficarme-ia por 2 razões.
1 - Todas as marcas tem uma calibração de cor diferente, e tu estás habituado à afinação Sony. Se mudares de marca vais estranhar um pouco ou mesmo muito.
2 - se estás a pensar entrar no Blu-ray Disc, acho mesmo que a Sony deveria ser a solução. Quer queiramos quer não, a maioria dos filmes são masterizados e optimizados em equipamentos ou Sony ou feitos pela Sony, portanto, o padrão de côr e sobretudo de luminosidade é afinado para essa marca, pelo que nada melhor que juntar um BD player Sony a uma TV Sony.
Uma pergunta que te faço é, tem mesmo que ser 52? é que a série x da Sony seria ideal para ti, e se calhar poderias comprar uma tv um pouco mais pequena mas que sendo um X, já pertence a outra liga.... pensa nisso, e sobretudo não te esqueças de comparar as tonalidades de ambas.
Cobola
Iniciado
Iniciado

Post by Cobola »

A série W4500 da SONY foi premiada, tanto nas 40'' como nas 46''. Julgo não haver grande diferença para o tamanho que pretendes, embora nesse patamar tenha vencido o plasma da Pioneer. Portanto, deduzo ser um produto garantido.

O assunto da "afinação das cores vs. Hollywood" é nonsense!

What Hi-Fi? Sound and Vision Awards 2008

Televisions - PRODUCT OF THE YEAR
Sony KDL-40W4500 £1190

Best 26in television
Samsung LE26A456 £370

Best 32in television
Sony KDL-32W4000 £700

Best 37in television
Panasonic TH-37PX80B £650

Best budget 40-42in television
Sony KDL-40V4000 £750

Best 46in television
Sony KDL-46W4500 £1600

Best 50in television
Pioneer PDP-LX509D £2400

http://awards.whathifi.com/winners_details.cfm?id=1
apm007
Iniciado
Iniciado

Post by apm007 »

Já alguém testou uma w4500 ou w4000 ligada a um PC com cabo dvi-hdmi a 1080p. Nas especificações elas apenas permitem ligação pc a 1280x1024 mas com a placa em modo HDTV o pc passa a funcionar como um leitor de BR e afins. Em outro lcd (Sony U2530) que tenho a 720p funciona 5* mas a 1080i a imagem vibra um pouco. Suponho que deva ser do lcd ser apenas HD ready e não ter capacidade nativa para imagens de 1080?!
Estou quase convencido pelo sony, mas gostaria de ter a certeza que funciona bem a 1080p com PC.
Que dizem?

Obrigado
Config:
Triangle Antal (Front.)
Pioneer VSX-AX4 (Amp)
B&W ASW 750 (Sub)
Sam LE52A856
HTPC c/ 8800gt
Cabos Supra Ply 3.4S
jmascarenhas
Entusiasta
Entusiasta

Post by jmascarenhas »

Apenas sobre a questão do "nonsense", para tua informação, a fábrica da DADC (Salzburgo)onde são fabricados provavelmente mais de 80% dos Blu-ray e DVDs que tu vês (na europa), a masterização de Blu-ray e DVD é feita com tecnologia Sony, em TVs e monitores Sony. Eu sei porque já lá estive várias vezes e vi.
Apenas como curiosidade e bonus adicional, as colunas da sala principal de masterização foram feitas à mão no Japão e para teres uma ideia devem medir aproximadamente 3m de largura por 3m de altura, nao me lembro da profundidade!
Cobola
Iniciado
Iniciado

Post by Cobola »

Acredito que assim seja, que o equipamento dos estúdios seja Sony, até porque já deve ter comprado quase toda a indústria de Hollywood. Até nem sei se este pormenor é relevante, mas conheço alguma coisa da linha profissional da marca nipónica e, de facto, considero-a excelente.

Mas também sei que a distância entre a linha profissional, a presente nos estúdios, para a linha doméstica é grande - quase arriscaria dizer que uma coisa tem pouco a ver com a outra.
De todos os lcd's 'domésticos' que encontras no mercado, a matriz, que é a base do ecrã, provém de um entre 3 sítios:
- da fábrica Sharp (o maior consórcio) - à qual a Sony se juntou em parceria a partir de Fevereiro deste ano; que também tem joint-venture com a Pioneer, Toshiba e Panasonic.
- do consórcio LG-Philips;
- da Samsung (de onde a Sony deixou de ter protocolo), com aliança da Hitachi;

»» estas percerias são muito flutuantes, pois tb dependem muito do mercado de aquisições bolsista: já se fala num mega-grupo Sharp, Sony e Samsung.

Daqui se infere que a Sony não tem sido produtora directa no mercado doméstico (já vi uma consola PSP aberta e verifiquei que o ecrã é Sharp, e nos modelos grandes grandes que vi eram Samsung - e vi, de facto!). E que a Sharp, o maior fabricante mundial, não vê os seus próprios modelos como modelos de referência (muito menos aqui em Portugal).

Também por essa ordem de ideias - a tal relação com a indústria de Hollywood -, as melhores tv's do mercado seriam sempre da Sony.
Ora, e aqui é que está a questão, não tem sido o caso, basta ver pela relação dos 'awards' da What-Hifi?, da HDTV Reviews e até da EISA dos últimos anos (com excepção deste ano, pelos vistos, na What-HiFi). (a título pessoal, que não interessa para o caso, mas das 2 dezenas de aparelhos que já experimentei continuo a preferir Phillips para lcd's, e de todos, o melhor: plasma, da Pioneer).

Daí achar 'nonsense' a relação "afinação das cores vs. Hollywood", que acho, de facto, continuo a achar não fazer sentido.

Se, efectivamente, escolherem Sony, façam-no pela qualidade percepcionada nos aparelhos Sony, e não pela razão apontada.
apm007
Iniciado
Iniciado

Post by apm007 »

Pois é, depois de muita pesquisa e dor de cabeça quanto à difícil escolha acabei por cometer a loucura...
A minha duvida sobre estes modelos devia-se principalmente devido aos reviews e mensagens em foruns, nos quais eram reportados alguns problemas sobre os vários lcd's. De referir que nos reviews a sony leva sempre pontuações quase máximas ao contrário dos modelos samsung. Nos fóruns passa-se o contrário, os modelos da samsung são classificados como superiores. Por que será???
A minha utilização do lcd será principalmente para ver filmes, séries, conteúdos HD x264 através de HTPC, jogar com PC (8800gt com cabo dvi/hdmi) (first person shooters) e navegar na net.
Depois de ter visto uma tv de 100Hz em casa de um amigo, fiquei rendido à fluidez da imagem, por isso os 100Hz passaram a ser um requisito. Em contrapartida, o processamento das tv's (100Hz, etc), faz aumentar o "input lag" que para jogar é um grande inconveniente. Para complicar ainda mais a tecnologia de led back light, está a crescer, mas apesar dos contrastes serem superiores o tempo de processamento é agravado e o input lag aumentado.
Relativamente aos modelos em causa, e pelo que pesquisei fica assim:
Sony:
Menor input lag;
melhor tratamento de imagens SD;
melhor som;
problemas com back light bleed;
limitação de conexão pc (resolução) via vga

Samsung:
input lag mais acentuado mas com possibilidade de o atenuar através de configuração;
maior contraste dinâmico;
back light bleed quase inexistente;
alguns problemas de lip-sync;
admite quase todas as resoluções via VGA e via HDMI;

A escolha recaiu sobre a Sam 856 e após alguns dias de utilização, fica aqui a minha experiência:
- Zero pixels defeituosos :-D ;
- Sem problemas de zumbido;
- Ligeiro back light bleed nos cantos, mas imperceptível em utilização;
- Pretos muito profundos, de fazer corar os plasmas;
- input lag imperceptível em game mode, mesmo a jogar Crysis;
- imagem em SD (antena analógica) de qualidade média-baixa (aceitável para 52");
- visualização de divx com upscale para 720 ou 1080 5*, baixisima pixelização;
- som muito limitado, falta de médios;
- o comando apresenta algumas limitações de ângulo de funcionamento (tem de estar +- bem direccionado para funcionar);
- tempo elevado de comutação entre as várias entradas;
- visualização de conteúdos 720p e 1080p de cortar a respiração (via hdmi);
- funcionamento como monitor de pc do melhor que inexperiênciei (via hdmi e via vga), cores rapidamente ajustadas com se de um monitor se tratasse;
- o som da tv apresenta desfasamento relativamente ao som do amplificador (proveniente da tv). O lip-sync é imperceptível (visualmente) mas o som faz eco quando ligado em simultâneo o som da tv e do amplificador. É necessário reduzir o volume da tv e apenas ouvir o som proveniente do amplificador. Alternativa é introduzir uma correcção (atraso) de 30ms no amplificador;
- não experiênciei nenhum bugs de software;
- parametrização muito complexa e completa, de qualidade, (cores, brancos, processamento), dá para perder dias a efectuar ajustes;
- o desempenho dos 100Hz é espectacular, faz o efeito esperado de uma forma suave e constante. Não faz efeito "ghosting" excepto quando os 100Hz estão configurados na opção máxima.
- consumo muito elevado 390W;
- o som proveniente da ventoinha é muito discreto, não incomoda!;

Estas foram as minhas experiências, não a estou a comparar com nenhum modelo em particular. O factor de análise e comparação é apenas a minha experiência com outros lcd's. Espero que este meu contributo possa ajudar e esclarecer algumas questões para as quais nem sempre é fácil obter informação.
Config:
Triangle Antal (Front.)
Pioneer VSX-AX4 (Amp)
B&W ASW 750 (Sub)
Sam LE52A856
HTPC c/ 8800gt
Cabos Supra Ply 3.4S
J_Adonis
Entusiasta
Entusiasta

Post by J_Adonis »

Boa revisão. Gostei de ler. yes-)
Tendo um martelo na mão, tudo o resto parece a cabeça de um prego...

Post Reply