Blu-ray só durará mais cinco anos?
Moderator: Grimreaper
2008-09-04 17:32:17 Imprimir| Comentar (0) | Enviar
O responsável pela divisão britânica da Samsung prevê vida curta para o formato Blu-ray.
Falando ao Pocket-Lint.co.uk, Andy Griffiths, director da Samsung UK, deu a conhecer os seus pensamentos sobre o período de vida do Blu-ray. E apesar de prever que os próximos tempos serão excelentes para o formato Sony, não acredita que consiga passar de 2013.
“Penso que restam cinco anos ao Blu-ray – definitivamente, não lhe dou dez. De qualquer maneira, será enorme. Neste preciso momento, estamos carregados de pré-reservas.”
Griffith referiu igualmente que 2008 será o ano do formato HD.
Re: Blu-ray só durará mais cinco anos?
E qual o motivo? Eu que ando indeciso em me aventurar em comprar blu-rays e que sempre que compro um dvd me dá um calafrio na espinha, pensado que posso estar a comprar algo que em breve será absoleto...
...esta é uma notícia que me interessa mesmo muito!
Se o BR já tem a resolução HD e consegue ter o som 5.1PCM...que mais lhe falta?
Não vejo o que novidades possam ser trazidas por novos formatos além de capacidade do disco.
E também não me parece que quem investir em BR, e acredito que irá ser um crescimento sustentado, vá depois desistir do formato e voltar ao dvd...

Se o BR já tem a resolução HD e consegue ter o som 5.1PCM...que mais lhe falta?
Não vejo o que novidades possam ser trazidas por novos formatos além de capacidade do disco.
E também não me parece que quem investir em BR, e acredito que irá ser um crescimento sustentado, vá depois desistir do formato e voltar ao dvd...

Walk on the Sun! Dream on the Dark Side of the Moon!
-
- DVD Maníaco
O homem está-se a referir aos futuros formatos 4k e não a um regresso ao DVD.
É a mesma coisa que se dizia pouco depois da popularização do DVD. Que se calhar não valia a pena comprar porque vinham aí os formatos HD passado pouco tempo. Mas o facto é que a investigação e desenvolvimento demorou 9 anos, durante os quais fomos aproveitando o DVD.
Agora com os formatos a 4096p vai ser o mesmo. Vai demorar uns anos até se desenvolver quer o formato, quer o hardware (TVs e cia.) para isso. E até lá o Blu-Ray vai-se implantar e vamos todos usufruir dele e estar muito contentes. Depois quando vier um novo formato que a) duvido que consigam ter o hardware pronto para fabrico em 5 anos e b) não vai desatar toda a gente a comprar TVs 4k quando a sua 1080 está "nova", tal como agora, o Blu-Ray está aí e continuo com uma CRT. Logo, o Blu-ray ainda vai ter um bom reinado à sua frente, tal como teve (e ainda tem) o DVD.
É a mesma coisa que se dizia pouco depois da popularização do DVD. Que se calhar não valia a pena comprar porque vinham aí os formatos HD passado pouco tempo. Mas o facto é que a investigação e desenvolvimento demorou 9 anos, durante os quais fomos aproveitando o DVD.
Agora com os formatos a 4096p vai ser o mesmo. Vai demorar uns anos até se desenvolver quer o formato, quer o hardware (TVs e cia.) para isso. E até lá o Blu-Ray vai-se implantar e vamos todos usufruir dele e estar muito contentes. Depois quando vier um novo formato que a) duvido que consigam ter o hardware pronto para fabrico em 5 anos e b) não vai desatar toda a gente a comprar TVs 4k quando a sua 1080 está "nova", tal como agora, o Blu-Ray está aí e continuo com uma CRT. Logo, o Blu-ray ainda vai ter um bom reinado à sua frente, tal como teve (e ainda tem) o DVD.
Obrigado pela explicação. Desconhecia em absoluto o 4K...mas com isto, o problema é maior...é que ainda não tenho todo o equipamento que me permita usufruir do som e imagem do dvd...e já ando a sonhar com o BR, sistema que ainda não se implantou a 100% e já está previsto a us substituição...
Isto quer dizer que o formato "definitivo" ainda não existe, o que é um aborrecimento pois já ando com receio de um dia fazer à minha coleçcão de DVDs o mesmo que já vi fazerem com colecçóes de VHS.
Agora dar um salto para um formato (BR) com "morte anunciada"...Podiamos ao menos ter uns anos de ilusão pela frente...
Isto quer dizer que o formato "definitivo" ainda não existe, o que é um aborrecimento pois já ando com receio de um dia fazer à minha coleçcão de DVDs o mesmo que já vi fazerem com colecçóes de VHS.
Agora dar um salto para um formato (BR) com "morte anunciada"...Podiamos ao menos ter uns anos de ilusão pela frente...

-
- DVD Maníaco
Eheheh, tal como te disse, quando o DVD apareceu comercialmente (depois da fase de desenvolvimento) também já tinha a morte anunciada com os formatos HD que já estavam a ser desenvolvidos (e estão agora aí comercialmente). Não havia era tanta difusão de informação como agora na era da internet massificada e portanto poucas pessoas ouviam este tipo de declarações. Mas é um déja-vu em relação às proferidas aquando do aparecimento do DVD. 

ou então outros formatos HD
como o streaming, ou utilização de discos rigidos.
como o streaming, ou utilização de discos rigidos.
Firefox 2 + corrector-ortográfico
Lorde X agora lembraste-me a anedota do outro que não comprava roupa porque estava sempre à espera da última moda.Lorde X wrote:Isto quer dizer que o formato "definitivo" ainda não existe, o que é um aborrecimento pois já ando com receio de um dia fazer à minha coleçcão de DVDs o mesmo que já vi fazerem com colecçóes de VHS.

Mas achas que alguma vez vai aparecer um formato «definitivo» ou algo que se pareça. Olha para o caso do cinema e da TV. Quando a TV começou a fazer sombra ao cinema eles inventaram o cinemascope. E por aí fora. Ficar sentadinho à espera do último grito da tecnologia será em última análise um passatempo frustrante.
Goza o que tens agora e já e não percas o sono com o «que aí vem»

Tinha esperança que se visse a luz ao fundo do túnel, mas estou a ver que vai ser difícil... Mas acredito que vai chegar um dia em que por mais que melhorem a imagem e o som, já não terá efeitos práticos pois já estão além das nossas capacidades auditivas e de visão...mas mesmo nessa altura se calhar inventam um método qualquer de melhorar, através da cirurgia, genética ou sei lá o quê... as nossas capacidades naturaisThanatos wrote: Lorde X agora lembraste-me a anedota do outro que não comprava roupa porque estava sempre à espera da última moda.![]()
Mas achas que alguma vez vai aparecer um formato «definitivo» ou algo que se pareça. Olha para o caso do cinema e da TV. Quando a TV começou a fazer sombra ao cinema eles inventaram o cinemascope. E por aí fora. Ficar sentadinho à espera do último grito da tecnologia será em última análise um passatempo frustrante.
Goza o que tens agora e já e não percas o sono com o «que aí vem»

Já vi que estou/estamos destinado(s) a ter uma colecção de monos para a qual os jovens de amanhã olharão como nós olhamos para as colecções actuais de VHS... O problema é que nós também olharemos para elas assim...

A comparação não é correcta, o grande salto está dado, a passagem de formato analógio para digital é que foi a grande revolução, o dvd efectivamente matou o vhs, o blu-ray convive com o dvd e o 4k também o fará. É só uma questão de resolução, que dependendo da distancia e do tamanho do ecrã até pode não ser perceptivel. Basicamente não passa de uma necessidade criada pela máquina de marketing da indústria, como tal que sejam os early adopters a sustentá-la. Pessoalmente, e tal como na informática não fiz questão de ter todos os modelos de pentium que sairam, provavelmente vou saltar o blu-ray e talvez adira ao 4k, ou ao 8k...
Antes que me caiam em cima, quero fazer uma ressalva, o blu-ray é melhor que o dvd, mas, imho, a diferença não justifica trocar todo o hardware que tenho, é uma diferença marginal comparada com o fosso entre vhs e dvd.
Antes que me caiam em cima, quero fazer uma ressalva, o blu-ray é melhor que o dvd, mas, imho, a diferença não justifica trocar todo o hardware que tenho, é uma diferença marginal comparada com o fosso entre vhs e dvd.
Completamente de acordo com esta opinião. Já experimentei BR e sinceramente não acho que a diferença valha estar a trocar filmes (para comprar em BR muito mais caro) ou hardware. A mudança de patamar foi efectivamente do VHS para o DVD e com um bom LCD/Plasma, um bom leitor e um dvd como "deve ser" em termos de imagem e som, tem-se uma imagem fabulosa. Sinceramente, para mim chega, está óptimo, não preciso de mais. E mesmo em relação aos dvds mais antigos, com imagem mais fraca, um leitor de dvd que faça o upscaling resolve o problema (também já experimentei).siroco wrote:A comparação não é correcta, o grande salto está dado, a passagem de formato analógio para digital é que foi a grande revolução, o dvd efectivamente matou o vhs, o blu-ray convive com o dvd e o 4k também o fará. É só uma questão de resolução, que dependendo da distancia e do tamanho do ecrã até pode não ser perceptivel. Basicamente não passa de uma necessidade criada pela máquina de marketing da indústria, como tal que sejam os early adopters a sustentá-la. Pessoalmente, e tal como na informática não fiz questão de ter todos os modelos de pentium que sairam, provavelmente vou saltar o blu-ray e talvez adira ao 4k, ou ao 8k...
E há ainda outro factor para mim, que acho ainda não foi abordado aqui. A image dos BR para mim, pelo menos de alguns, é "boa demais". Quero dizer, tem algo de "eléctrico", de "artificial". A vida real não tem imagens assim. Sinceramente, prefiro a imagem do DVD, também é extraordinária e é mais parecida com a vida real.
Cabeças

-
- DVD Maníaco
Aqui não é uma questão de ser real, é uma questão de vermos os filmes tal com o realizador idealizou. O DVD não é suficiente para mostrar toda a espectacularidade de autores como David Lean, Sergio Leone, John Ford que têm por habito de filmar com planos bem largos e com muita informação.
Humm... como o realizador o idealizou?! Desculpa, mas todos os realizadores que referiste morreram antes do evento dvd ter acontecido. Como poderiam idealizar eles algo que anda não existia e estava a um mundo de ser imaginado na altura? E que provas há que eles, mesmo assim, poderiam ter imaginado algo como isso?Tojal City wrote:Aqui não é uma questão de ser real, é uma questão de vermos os filmes tal com o realizador idealizou. O DVD não é suficiente para mostrar toda a espectacularidade de autores como David Lean, Sergio Leone, John Ford que têm por habito de filmar com planos bem largos e com muita informação.
Em relação aos realizadores e ao que idealizaram ou não, muito se tem escrito e na minha opinião tal tem contribuído e muito para sucessivas edições que só fazem os aficcionados como nós gastar rios de dinheiro de cada vez que sai uma nova edição "tal como o realizador a tinha imaginado".
Aliás concordarás que mesmo quando tal sucede, o enfoque é colocado em "cuts" ou na ausência dos mesmos que na altura por pressões dos estúdios aconteceram ou deixaram de acontecer, e não em termos de qualidade de imagem
Pessoalmente, acho que o dvd chega e sobra para mostrar a obra de qualquer realizador e saudando a memória dos que já não estão entre nós, tenho a certeza que qualquer um deles ficaria maravilhado se visse a sua obra em dvd.
Mais do que o dvd, na minha modesta opinião e como referi, passa a ser em termos de imagem um bocado "artificial". O BR faz-me lembrar o HDR (os que gostam de fotografia sabem o que é). As fotos em HDR são belíssimas, uma obra de arte, são fantásticas... mas não correspondem à realidade.
Cabeças

-
- DVD Maníaco
Os realizadores ficariam mais maravilhado com o Blu-Ray:

Desculpa mas não. O DVD borra-se todo quando tem perante si muita informação para comprimir.
O BD tem mais resolução, que se aproxima mais da resolução usada pela película, tem pretos mais profundos e reais, uma gama de cor mais alargada e uma imagem mais 3d. A do DVD é muito suave e tem demasiado ruído, não confundir com grão, isto sim algo que o BD evidencia.
Relativamente a visão do realizador, são muito poucos aqueles que gostam de mostrar uma fotografia com um tom de realismo, normalmente opta-se por algo mais estilizado, predominância de um determinado tom de cor, imagens muito ou pouco saturadas, uso excessivo de grão (tom documental), etc.. E isto a alta-definição faz majestosamente.
A diferença o DVD e o VHS não é assim tão abismal como se pensa. A resolução afinal é a mesma, mudou foi o processo de gravação / reprodução, analógico para digital, que permite uma performance mais constante. É bom que se diga que na altura do VHS ligávamos o leitor a TV através de cabos ranhosos e composite.
Ora quando saiu o D-VHS, a última tentativa da JVC para salvar a morte iminente do VHS, este mostrou uma performance superior ao DVD.
Este problema que falas do "artificial", não é para começar uma nova guerra, mas parece-me ser um problema só com os LCD´s

Desculpa mas não. O DVD borra-se todo quando tem perante si muita informação para comprimir.
O BD tem mais resolução, que se aproxima mais da resolução usada pela película, tem pretos mais profundos e reais, uma gama de cor mais alargada e uma imagem mais 3d. A do DVD é muito suave e tem demasiado ruído, não confundir com grão, isto sim algo que o BD evidencia.
Relativamente a visão do realizador, são muito poucos aqueles que gostam de mostrar uma fotografia com um tom de realismo, normalmente opta-se por algo mais estilizado, predominância de um determinado tom de cor, imagens muito ou pouco saturadas, uso excessivo de grão (tom documental), etc.. E isto a alta-definição faz majestosamente.
A diferença o DVD e o VHS não é assim tão abismal como se pensa. A resolução afinal é a mesma, mudou foi o processo de gravação / reprodução, analógico para digital, que permite uma performance mais constante. É bom que se diga que na altura do VHS ligávamos o leitor a TV através de cabos ranhosos e composite.
Ora quando saiu o D-VHS, a última tentativa da JVC para salvar a morte iminente do VHS, este mostrou uma performance superior ao DVD.
Este problema que falas do "artificial", não é para começar uma nova guerra, mas parece-me ser um problema só com os LCD´s

Eh! Eh! Eh!Tojal City wrote:Os realizadores ficariam mais maravilhado com o Blu-Ray:

Já vi que já estás apanhado pelo BR!

Tudo bem, o que importa é sermos felizes, eu com os meus dvds e o meu LCD

Se entretanto esta troca de opiniões tiver ajudado a esclarecer alguém, melhor ainda!
Para ser perfeito, mas mesmo perfeito, só faltava os tais realizadores não terem morrido...

Cabeças

-
- DVD Maníaco
É mais pela HD. O BD infelizmente ainda tem preços um pouco para o altos para me apaixonar.
Que raios, não sei o que aconteceu as minhas imagens de comparação
Que raios, não sei o que aconteceu as minhas imagens de comparação