A esperança está onde menos se espera (2009)- Joaquim Leitão

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco
A esperança está onde menos se espera (2009)- Joaquim Leitão

Post by siroco »

O próximo filme de Joaquim Leitão, «O meu pai», que se estreia a 02 de Abril, «reflecte uma crítica social», explicou hoje em conferência de imprensa o seu produtor, Tino Navarro.
«O meu pai«, com Virgílio Castelo, Ana Padrão e Carlos Nunes no elenco, entre outros, conta a «história de amor incondicional que há entre pais e filhos, contrapondo dois mundos«, precisou Navarro, que desempenhará o papel de um professor de matemática.

Rodado no bairro da Cova da Moura, o filme, na opinião do produtor, «contrapõe dois mundos totalmente diferentes«, enquanto que Joaquim Leitão opina que «há semelhanças e têm muito mais em comum do que se possa imaginar«.

O subtítulo do filme será, segundo Tino Navarro, «A esperança está onde menos se espera«.

Francisco, papel desempenhado por Virgílio Castelo, é um treinador de futebol bem sucedido que, por «razões de verticalidade e de dignidade«, não cede a esquemas subreptícios e é despedido, vendo-se obrigado a mudar de vida.

O filme, referiu Navarro, «mostra o preço que se paga pela dignidade, pois, apesar de ser despedido,[o treinador] é até perseguido«.

A alteração de proventos leva a família a mudar de vida, e o filho, Lourenço (Carlos Nunes), sai de um colégio privado na linha do Estoril para uma escola secundária pública, precisamente a D. João V, paredes-meias com o bairro da Cova Moura.

O filme «foi pensado para a Cova da Moura da actualidade, mostrando o lado menos habitual destes bairros ditos problemáticos«, explicou Navarro, que afirmou estar a ser «mais fácil« filmar no bairro do que seria em Lisboa ou em Cascais.

Para Navarro, o filme mostra que entre as prováveis 10.000 pessoas que moram na Cova da Moura, «não escamoteando problemas, há muitas pessoas boas, e no filme as pessoas boas estão na Cova da Moura«.

«O bem está aqui«, sublinhou, referindo-se ao bairro da Cova da Moura.

Do grupo de actores principais fazem parte vários moradores no bairro, seleccionados «sem se saber que a ele pertenciam«, esclareceu Navarro.

Alcídia Vaz é um deles, desempenha o papel de Kátia, que irá apaixonar-se por Lourenço.

Alcídia Vaz, 15 anos, moradora do bairro, é uma das estreantes neste filme. O mesmo já não se passa com Diana Figueiredo ou Carlos Nunes, com experiência em séries televisivas.

Entre os jovens actores, todos maiores de 16 anos, à excepção de Alcídia, Tomás Wallenstein é traído pelo apelido, como fez notar o produtor.

«O Tomás é neto do actor Carlos Wallenstein e sobrinho do José Wallenstein com os quais já filmei«, disse.

Tomás, que encarnará o Gordo, toca bateria, razão, aliás, por que foi escolhido.

«As cenas exigem que se saiba minimamente tocar bateria, não dá para fingir. E como eu sei!...«, disse, sorridente, o actor.

Mais assertiva, Diana Figueiredo afirmou que, além de ter já participado em séries televisivas, sempre quis ser actriz e conta fazer o curso na Escola superior de teatro.

Carlos Nunes, 17 anos, que participou, entre outros trabalhos televisivos, na série «Clube das chaves« está hesitante e diz que só será actor se continuar a receber convites, o que o realizador Joaquim Leitão vaticinou «que não será difícil«.

Neste filme, explicou Navarro, Lourenço (Carlos Nunes)irá confrontar-se com o pai mas também «ajudá-lo a recuperar a dignidade perdida«.

«O filme tem um orçamento que oscila entre 1 e 1,5 milhões de euros, que é o que penso que é razoável para o mercado português«, disse ainda Tino Navarro. Daquele total, 700 mil euros provêm do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Está ainda a ser negociada a participação de um canal televisivo e a distribuição.

Este orçamento está ainda dependente da pós-produção, pretendendo o produtor e o realizaor «efeitos mais exigentes que podem ser conseguidos em Portugal, através de uma nova tecnologia, ou obrigar a uma deslocação a Londres ou Los Angeles«.

Diário Digital / Lusa
Last edited by siroco on August 4th, 2009, 8:48 am, edited 1 time in total.
Gollum
Fanático
Fanático
Re: O meu Pai (2009) - Joaquim Leitão

Post by Gollum »

siroco wrote:
Rodado no bairro da Cova da Moura, o filme, na opinião do produtor, «contrapõe dois mundos totalmente diferentes«, enquanto que Joaquim Leitão opina que «há semelhanças e têm muito mais em comum do que se possa imaginar«.
Sabem perfeitamente o que estão a fazer portanto.
siroco wrote:
O subtítulo do filme será, segundo Tino Navarro, «A esperança está onde menos se espera«.
Original.

siroco wrote:
Daquele total, 700 mil euros provêm do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).
Nem tão pouco se esperava um filme unicamente de investimentos privados.

siroco wrote:
Este orçamento está ainda dependente da pós-produção, pretendendo o produtor e o realizaor «efeitos mais exigentes que podem ser conseguidos em Portugal, através de uma nova tecnologia, ou obrigar a uma deslocação a Londres ou Los Angeles«.
:doubt:

A ver vamos...em dvd, talvez.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

Este tema, é daquele tipo de filmes que tenho sempre dificuldades em ver seja de que pais ele seja originário. Ainda mais se for Europeu e ainda mais se for português.
Rocha
Fanático
Fanático

Post by Rocha »

Garantidamente, não vou ver!

Em 1º lugar porque é Português... e para não dizer mal do cinema português, prefiro não ver.
Em 2º lugar, porque é um filme "no-budget".
Em 3º lugar, porque a temática não me interessa minimamente.
Em 4º lugar, porque já é dificil um filme a sério valer os 5,60€ do bilhete de cinema, quanto mais um filme português.
Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

Rocha wrote:Em 2º lugar, porque é um filme "no-budget".
Um filme no-budget é mais entre 0 até 50000€. 1.5milhões é micro-budget, mas não é nada mau. Se fossem espertos apostavam em HD(se é que não o fazem já) e deixavam a película para quem tem dinheiro.

Tanto dinheiro gasto com projectos da treta quando há sempre por aí gente com boas ideias. O problema é que ao dar-se fundos sem se esperar retorno, o cinema português nunca poderá crescer. Quanto muito manter-se na mesma ou,(na minha opinião a opção certa) acabar com fundos deste género. Já nem digo todos, mas pelo menos distribuam aos projectos mais pequenos que têm sempre mais retorno.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Rocha wrote:Garantidamente, não vou ver!

Em 1º lugar porque é Português... e para não dizer mal do cinema português, prefiro não ver.
Em 4º lugar, porque já é dificil um filme a sério valer os 5,60€ do bilhete de cinema, quanto mais um filme português.
Tanto preconceito.... :-(

Eu garantidamente vou ver porque é do melhor realizador português, Joaquim Leitão, facto mais que suficiente!

E já agora, continuo à espera do 20:13 em DVD.... :roll:
Image
Gollum
Fanático
Fanático

Post by Gollum »

lud81 wrote:Eu garantidamente vou ver porque é do melhor realizador português, Joaquim Leitão, facto mais que suficiente!
É um facto bastante deprimente também...o melhor ser tão mediano-baixo, quero dizer.
siroco
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by siroco »

Novo filme de Joaquim Leitão estreia em Setembro

O filme «A esperança está onde menos se espera», nova longa-metragem de Joaquim Leitão, tem estreia marcada para 17 de Setembro, revelou hoje a distribuidora Lusomundo.

O filme, que já teve por título «O meu pai», conta uma história de amor incondicional entre pais e filhos, mesmo numa cenário de desagregação familiar.

Francisco (Virgílio Castelo), é um treinador de futebol bem sucedido que não cede a esquemas subreptícios e é despedido, vendo-se obrigado a mudar de vida.

Diário Digital / Lusa
oslow
Novato

Post by oslow »

Rocha wrote:Garantidamente, não vou ver!

ainda não saiu o filme, e já estás com essas cenas.

Eu vi o trailer no cinema e à primeira vista agradou-me ...
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Re: A esperança está onde menos se espera (2009)- Joaquim Leitão

Post by Shivers »

Estreia esta semana:

A Esperança Está Onde Menos Se Espera

Lourenço tem 15 anos e é feliz: é o melhor aluno de um dos mais exclusivos colégios particulares de Cascais/Sintra, tem uma banda e é popular entre as raparigas.

O pai, Francisco Figueiredo, é um treinador de futebol que começa a construir uma carreira de sucesso e, apesar de treinar uma equipa modesta, qualificou-se para a final da Taça de Portugal.

Mas Francisco é um homem de princípios e não quer ganhar a qualquer custo, o que lhe vai sair caro. É despedido do clube e nenhuma outra equipa o contrata. Todos lhe fecham as portas. E mês após mês, o dinheiro vai-se esgotando.

Lourenço tem de deixar o Colégio e passa a frequentar uma Escola Secundária oficial cujos alunos são predominantemente da Cova da Moura.

Lourenço, ao mesmo tempo que luta para se integrar numa nova e dura realidade, vai também ajudar o Pai a recuperar a dignidade perdida.

http://www.mgnfilmes.pt/aesperanca/
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
wamberto
Entusiasta
Entusiasta

Post by wamberto »

ainda não tive oportunidade de o ver, mas pelo que vi no trailer agradou-me vamos a ver o que sai daqui
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Ainda nao vi o trailer mas devo ir ver o filme nos proximos dias. Como ja disse, gosto muito dos filmes do Joaquim Leitao.
Image
Tony Soprano
Iniciado
Iniciado

Post by Tony Soprano »

lud81 wrote:Ainda nao vi o trailer mas devo ir ver o filme nos proximos dias. Como ja disse, gosto muito dos filmes do Joaquim Leitao.
Então, que tal é o filme?

Pelo que sei, tem sido (mais) um flop nas bilheteiras.
No Cinemax (Antena 1), apontavam as falhas " do costume" na promoção do filme.
Entre outras, um trailer que conta demasiado, um cartaz pouco cativante e uma presença fraca na net.

A realidade do cinema mostra que quem não sabe vender o seu filme tem muitas dificuldades em cativar o público.
Mais do que o produto é fundamental fazer um bom "embrulho".
As minhas fotos no Panoramio:

http://www.panoramio.com/user/1181190
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Olha, por acaso nao cheguei a ir ver o filme. Nao tinha visto o trailer, mas um dia decidi ve-lo no Youtube e nao gostei nada do que vi... Achei um filme diferente do que espero habitualmente do Joaquim Leitao e nao me agradou. Pareceu-me um Zona J 2. Por isso nao me apeteceu ir gastar dinheiro no filme. Logo verei mais tarde quando sair em DVD ou na TV.

Se o trailer engana ou nao promove bem o filme, a culpa nao eh minha. Azar deles.
Image
advdgeek
Fanático
Fanático

Post by advdgeek »

Filmes deste género geralmente demoram quanto tempo a ter uma edição DVD? salut-)

Post Reply