Before Sunset (2004) - Richard Linklater

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6208
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Post by Rui Santos »

Antes de mais um mea culpa por não ter lido este tópico à mais tempo e ter ido a correr comprar os filmes.
Para quem não viu os filmes... que o faça já, pq corre o risco de passar ao lado daquilo que chamo verdadeiro cinema.

Vi este FdS grande... os dois filmes, sem nada saber sobre eles :oops: e descubro o que perdi.

Para além de tudo o que já aqui foi dito, acho que um dos factores de sucesso dos filmes é a forma como quase todos nos podemos retractar em partes da conversa dos personagens. Este é um dos pontos do filme(s) que nos toca a todos, e muitos dos sentimentos/expressões usadas, soa-nos a familiar.

Contém spoilers sobre o filme...

O primeiro filme é um filme onde se vive o sonho, e muitas vezes durante o mesmo acordamos, sorrimos, e vemos como é bom sonhar. O final do mesmo é brilhante já que deixa tudo em aberto. E cada um de nós imagina o futuro das personagens. (embora esteja convicto que quase todos nós pensamos que em Dezembro se reencontrarão....)
Todas as conversas giram em torno daquela fase deliciosa de todas relações que é a descoberta do parceiro e o relevar do nosso eu. Toda a dança de amor entre os dois é perfeita... até às primeiras discussões (ainda que breves :-) )...
Acho que todos nos lembramos daqueles momentos em que o nossa(o) amada(o) é um ser perfeito e no qual não encontramos defeitos.... Só damos por isso quando chegamos a casa e nos apetece cantar... sem saber porquê :-)
O sentimento de descoberta da alma gémea é único, e por isso é muito fácil apaixonarmo-nos pelas personagens e por tudo o que vivem nessa noite em que a felicidade é tante que quase parece um sonho.
Para mim 10/10 o primeiro filme.
Para o Darkphoenix: Por acaso para mim é claro como a água que dormiram juntos no jardim... embora nada se veja...

Segundo filme, o passar do tempo e a forma como a vida nos vai transformando (sem com isto querer dizer para pior... apenas se muda.. sonha-se menos... mas muitas vezes é-se mais feliz sem que se dê conta).
O evoluir das personagens é fantástico, o negativismo/pessimismo da Celine acentua-se... e com isso em quase metade do filme (até à cena do carro) se nota um certo distanciamento dela em relação a ele.
Ele que apesar de ser casado.... se vê que basta que ela bata com os dedos, que se desfaz.
Ele que escreveu um livro para lembrar a sua história, provavelmente deliciando-se na sua escrita ao lembrar os momentos do passado.
Ele que ao fim de cinco minutos sorri para ela só de a observar....
A personagem dela é diferente... vai ter com ele sem saber pq (embora como é óbvio o soubesse). O primeiro momento em que fica "fora de jogo" é quando jogam ao dizerem ambos que não tinham estado na estação naquele Dezembro.
E passados 5 minutos, repara que ele lhe tinha mentido... tinha lá estado e ele revela-lhe o que tinha feito para a tentar reencontrar.
A frieza e distancia aumenta de novo quando sabe que ele é pai e casado... desviando-se ai a nossa atenção para os relacionamentos falhados das amigas. A reaproximação surge quando aparece a revelação da infelicidade de Jesse.
No carro surge um dos melhores diálogos do cinema... quando assistimos ao desmoronar do muro de sentimentos da Celine... que quase confessa que desde sempre o amou... mas que tentou esconder isso... até que leu o livro dele. (e lhe confessa que se lembra que fizeram amor 2 vezes... e não uma como subentendemos que está no livro)
A partir dai Celine domina o encontro... pois abriu o seu jogo (baixou a guarda). Dai até ao fim assistimos de novo ao amor em acção.
O momento da canção é lindo (de certo modo o livro que ela escreveu e não ousou publicar...) e logo a seguir quando se dá o diálogo final.... dei por mim a pensar... se acabar aqui é genial.
E acabou o filme.

Claro que a nota só pode ser 10/10

Soube a pouco pois o tempo passou a voar. Mas nada que não passe se voltar a ver o filme(s) à procura daquele pormenor em que nunca se repara numa primeira visão. É claramente daquele(s) filme(s) para ver e rever.
Enfim... para mim cinema é o que acabo de ver.
Vou comprar já, se sair uma edição melhor compro de novo sem pensar duas vezes.

Existe uma química muito especial entre os dois actores... e é verdade que a Julie Delphi emagreceu no segundo filme. :twisted: Tb reparei logo.
Para não dizerem que somos todos uns tarados.... Podem juntar mais um ao clube de fans dela. E se repararem não é preciso uma actriz “despir-se” para que todos nós fiquemos com baba.
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Post by p_alucinado »

Caro Rui,

Realmente bem podes dizer "o que eu andei a perder..." em relação a estes filmes. è bom sentir que há mais pessoas que sentiram esta brilhante obra-prima da mesma forma que a minha pessoa. Mas fika um pequeno senão (já referido pelo Criswell na Premiére): é o caso de uma obra que, se vista com o devido intervalo de 9 anos que separa as suas duas partes, ganha uma dimensão ainda maior, mítica mesmo. Eu tive a sorte de o ter visto assim. O primeiro filme vi-o em 97, quando passou na SIC pela primeira vez e o segundo vi-o já no início deste ano. Haverá beleza igual a esta na ENORME e RIQUÍSSIMA história do cinema? Na minha humilde opinião, não. E este encontro, que segundo Ethan Hawke e Richard Linklater, pode não ter chegado ao seu final, transforma-se no maior hino ao amor e ao cinema de que há memória. Por isso, são os meus dois filmes preferidos de sempre. Fiko contente por os teres descoberto. :wink:
User avatar
jpgmn
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: February 25th, 2004, 11:01 am
Location: Charneca da Caparica, Almada, Setúbal, Portugal
Contact:

Post by jpgmn »

Pois é...
Bem lembrado, vi o primeiro em 1996 ou 1997 e aind não vi o segundo...
Amanhã vou ali ao clube de video buscar:)

O primeiro marcou-me imenso mas sempre pensei que o segundo nunca poderia igualar o primeiro e optei por não o ver... para não retirar a mística do primeiro...
Mas pelos comentários aqui colocados... vou buscá-lo amanhã.

Abraços
Nuno Antunes
Fanático
Fanático
Posts: 584
Joined: December 6th, 2004, 8:16 pm
Contact:

Post by Nuno Antunes »

Para os que ainda não estão "convencidos", o primeiro filme, «Antes do Amanhecer», vai voltar a passar no canal Hollywood a partir de Dezembro.
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

Bom tb acabei por ver o filme de tanto q vcs martelam q é excelente maravilhoso etc. Só me chegou ás mãozinhas uma edição R1 e sem legendas Pt. Vi-o um cadinho aos soluços e como o meu inglês n é mto fluente ao ponto de apanhar tudo o q é dito, fiquei um pouco à margem das fantásticas criticas por vcs elaboradas.

Achei q começa bem de facto, mas q depois se perde um pouco no "mais do mesmo". N sei, mas n achei o filme maravilhoso ou algo q me tenha marcado. Claro q a falta de legendas pt, pode estar a pesar um pouco na minha opinião sobre o mesmo. Se vai dar em dezembro no hollywood a ver se revejo o filme, literalmente com outros olhos.

O 2 ainda n vi.
User avatar
Rui Santos
Site Admin
Posts: 6208
Joined: June 4th, 2001, 11:42 pm
Location: Portugal - Lisboa / MAC
Contact:

Post by Rui Santos »

GG,
Embora o inglês do filme não seja nada de especial, perde-se muito em vê-lo sem legendas, pois é um filme que vive do diálogo do inicio ao fim. Explicando melhor, eles não se calam nem um bocadinho e torna-se perfeitamente normal não apanhar tudo tal é o ritmo da conversa.
Claramente um filme para os mais "nativos"...

Tb acho que o devias rever no hollywood. :wink:
Rui Santos - 54 Anos | 23 Anos DVDMania
DVD/BR | Jogos | Life is Short, Play More | FB Collectors HV-PT
User avatar
jpgmn
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: February 25th, 2004, 11:01 am
Location: Charneca da Caparica, Almada, Setúbal, Portugal
Contact:

Post by jpgmn »

Boas!

Acabei por ir buscá-lo ao clube de video e concordo com as críticas aqui feitas.
O filme está mesmo muito bom, apesar de pecar por curto...

A cena final... será que vamos ter continuação? (É que agora quero saber o que se passou! :))

Para quem não viu, recomendo!

Um abraço
p_alucinado
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2517
Joined: March 3rd, 2005, 11:52 pm
Location: Braga City!

Post by p_alucinado »

jpgmn,

o filme k viste foi o "Before Sunrise/Antes de Amanhecer" ou o "Before Sunset/Antes de Anoitecer"?

Se foi o primeiro, deves saber k já existe uma continuação disponível nos videoclubes k é precisamente o segundo de k falei.

Se viste o 2º sem ver o 1º, n sabes o k perdeste. É melhor correres ao vodeoclube mais próximo e colmatare essa tua "falha" :wink:

Se já viste os 2, fikas a saber k o Ethan Hawke, em entrevista, afirmou k n lhe desagradaria a ideia de filmar sequelas desses filmes, de dez em dez anos, até ao fim da vida. Afirmou k isso seria algo diferente, mas genial, e tenho de concordar com ele. Ele diz que já falou sobre isso com o Richard Linklater e que este se mostrou mt receptivo à ideia. :-) Por ixo, lá pa 2014 devemos ter novidades... :wink:
User avatar
jpgmn
Entusiasta
Entusiasta
Posts: 175
Joined: February 25th, 2004, 11:01 am
Location: Charneca da Caparica, Almada, Setúbal, Portugal
Contact:

Post by jpgmn »

p_alucinado,

Estava-me a referir ao 2º. O 1º vi há bastante tempo :)

Realmente seria muito interessante ter uma sequela a cada dez anos... desde que a Julie Delpy alinhe :)

Um abraço
Enigma
Fanático
Fanático
Posts: 739
Joined: May 17th, 2001, 11:21 pm

Post by Enigma »

Bem, era só para dizer que "Before Sunrise" desde há algum tempo se tinha tornado um dos filmes da minha vida...

... e hoje finalmente vi "Before Sunset". Sem aquele impacto, mas igualmente belissimo e também marcante.

São daqueles filmes que as palavras não lhes fazem justiça (e o que havia para dizer já foi bem dito nestas 5 páginas), é quase um cinema especial, á parte, pois a história e as "personagens" transcendem tudo e tocam qualquer um.

Uma pessoa sente-se nas nuvens após ver estes filmes, são um tónico, o verdadeiro escape, é magia, faz-nos pensar positivo e acreditar...

A estes não me apetece dar nota. Apenas sentir-me privilegiado por os ter visto e ansioso por os rever, de preferência em boa companhia, ou com "aquela" companhia.
Enigma Files
Bodyboard
Especialista
Especialista
Posts: 1140
Joined: December 22nd, 2004, 11:04 pm
Location: Oeiras

Post by Bodyboard »

Enigma, bem escrito.

Ainda não vi este, só o 1º, sublime!
Bladder
Especialista
Especialista
Posts: 1593
Joined: January 16th, 2006, 8:29 pm
Location: Aveiro

Post by Bladder »

Bodyboard wrote:Enigma, bem escrito.

Ainda não vi este, só o 1º, sublime!
Chiça, já é Domingo???
rui sousa
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4421
Joined: September 6th, 2008, 12:05 pm
Location: Lisboa
Contact:
Re: Before Sunset (2004) - Richard Linklater

Post by rui sousa »

Image

Nove anos depois de «Antes do Amanhecer», e depois de muitas propostas e de muito trabalho em volta de uma possível sequela para o romance de Celine e Jesse, eis que, em 2004, surge «Antes do Anoitecer». De novo realizado por Richard Linklater, e mais uma vez protagonizado por Julie Delpy e Ethan Hawke, Para este segundo filme, e para o reencontro das duas personagens após terem estado tanto tempo sem se verem, os dois atores colaboraram desta vez na escrita do argumento, dando uma autenticidade maior porque, à história que a argumentista Kim Krizan (também vinda do primeiro filme) tinha escrito para esta sequela com Linklater, Delpy e Hawke juntaram as suas experiências e as emoções por que passaram durante aquele espaço de nove anos, quase uma década em que cresceram, mudaram de ideias e de mentalidades, e começaram a deparar-se com novas responsabilidades nas suas vidas, mudanças estas que, durante a feitura do primeiro filme, lhes era ainda algo inconcebíveis. Mas apesar de as suas vidas terem sido alteradas com a passagem do tempo, conseguimos perceber que o que Celine e Jesse sentiam um pelo outro manteve-se durante todos aqueles anos em que não se viram. Apesar de se terem conhecido por poucas horas, aquele encontro (diria que predestinado - apesar das personagens discutirem este tema neste segundo filme) marcou-lhes muito mais do que muitos acontecimentos que se sucederam nas suas vidas. Mudaram muito, as suas ambições e desejos alteraram-se completamente... mas nunca se esqueceram um do outro.

«Antes do Amanhecer» começa de uma forma bonita, e que nos faz logo perceber, ao princípio, a importância da história de Celine e Jesse para eles próprios. Quase contado em tempo real, o filme inicia-se com a apresentação, em Paris (terra-natal de Celine), de um livro escrito por Jessie, e que tem como pano de fundo a experiência vivida pela dupla em Viena. Com as perguntas que jornalistas e leitores fazem a Jessie, percebemos que toda aquela noite o marcou muito, tanto que teve de guardar as suas memórias na escrita desse romance best-seller. Coincidência ou não, nessa sessão de lançamento surge Celine, que se encontra com Jesse e aí começa mais uma longa conversa. Ela também ficou muito afetada por aquela noite, tendo lido muito atentamente o livro de Jesse, que fica a saber que a sua "amada" se tornou uma ativista da ecologia e da sociedade, ainda mais paranóica em relação a certos temas delicados do ambiente do que há nove anos atrás. Voltamos a encontrar a beleza da simplicidade no Cinema, como se sucedeu em «Antes do Amanhecer», com por exemplo a cena em que os dois dialogam num café parisiense. A cena é longa, e passa-se toda no mesmo local, sem necessidade de recorrer a planos de câmara espalhafatosos ou a artifícios/clichés cinematográficos aborrecidos: ficamos é concentrados no que Celine e Jesse contam um ao outro, mesmo que sejam coisas totalmente irrelevantes. E eu fiquei maravilhado, mais uma vez, como aquelas conversas conseguem dar uma magia tão especial a este universo. Aqueles momentos simples, mas eficazes, têm um efeito maior do que se poderia imaginar. E ainda bem que conseguiram manter esta essência no segundo filme da trilogia (e espero que o terceiro volte ao mesmo!).

«Antes do Anoitecer» é um filme mais curto que o seu antecessor. Contudo, contém tão ou mais significado que «Antes do Amanhecer», pela abordagem profunda das relações humanas e do pouco ou muito valor que cada um de nós atribui, injustamente, a certas e determinadas pessoas, lugares e acontecimentos. Celine e Jesse proclamam que já não são jovens, que já não estão na idade de fazerem coisas parvas e de acharem que têm o Mundo a seus pés. Contudo, não é isto que acontece diariamente, durante toda a nossa vida? Podemos escapar de assumir isto, mas é de facto verdade, e é algo que não podemos evitar porque faz parte do ser humano. E o valor de «Antes do Anoitecer» é, tal como o primeiro filme (e o terceiro, mas não vou estar a fazer julgamentos precipitados - apesar de «Before Midnight» ter sido aclamado pela crítica e pelo público na sua estreia em Sundance), de "ficcionalizar" a realidade, de uma forma... muito real. Esta expressão foi completamente estúpida mas penso que seja isto, muito resumidamente, o que é para mim a beleza e singularidade da história de Celine e Jesse. Trata-se de um daqueles raros momentos cinematográficos em que nos sentimos noutro patamar da existência humana, só atingível quando descobrimos raras obras de arte como esta. Um filme obrigatório, principalmente depois de se ter visto «Antes do Amanhecer» (há certos pormenores que o ligam a este filme, e daí é importante conhecer o primeiro para depois se compreender totalmente o segundo), e que, com apenas setenta e sete minutos, conseguiu provocar uma impressão muito mais forte do que o que a duração pudesse permitir. E independentemente do intervalo de tempo que uma pessoa faça entre cada visionamento destes dois capítulos, é impossível não crescermos com as vidas e pensamentos atribulados desta dupla. E agora, como é que tudo irá acabar, depois destas duas incontornáveis fitas? Eu cá espero pela conclusão.

* * * * 1/2

Post Reply