Indiana Jones 4 (2008) - Steven Spielberg

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
DREAMASTER
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2879
Joined: November 10th, 2003, 8:54 pm
Location: Lisboa, Portugal
Contact:

Post by DREAMASTER »

bolt wrote:Sinceramente, espero que não haja sequelas só com base no personagem Mutt Williams... acho que a saga tá demasiado colada ao Indiana Jones/Harrison Ford, por isso se esse rumor se confirmar, para mim isso já não é um filme do Indy.

Tenho é pena que não tenham aproveitado o argumento do velhinho jogo Indiana Jones and The Fate Of Atlantis para um dos filmes...
Não conheço :-(
Close your eyes, look into the dream
Winds of change will winds of fortune bring

[VENDO] DVD's e Boxsets
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

bolt wrote:Sinceramente, espero que não haja sequelas só com base no personagem Mutt Williams... acho que a saga tá demasiado colada ao Indiana Jones/Harrison Ford, por isso se esse rumor se confirmar, para mim isso já não é um filme do Indy.
Hmmm... não me parece. Pode ser que se baseie na dinâmica do The Last Crusade, mas ser completamente centrado no Shia, acho que a cena final deste filme foi bem metida. E tendo em conta que ambos têm nomes de cão (Indiana e Mutt), mais depressa acreditaria numa série própria do personagem.
bolt wrote:Tenho é pena que não tenham aproveitado o argumento do velhinho jogo Indiana Jones and The Fate Of Atlantis para um dos filmes...
Grande jogo. É dos meus preferidos (e ainda há pouco tempo voltei a jogá-lo). O Infernal Machine, bem mais diferente, também tem uma história muito boa (e baseada também naqueles enigmas arqueológicos).
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Borreicho wrote:
Argaroth01 wrote:angariar dinheiro suficiente para justificar outra sequela.
Mas isso não estava praticamente garantido? É que mesmo antes da cena final do chapéu ser exibida, já se dizia que o Shia seria o sucessor do Ford... Tudo bem que eram rumores, mas deviam ter qualquer ponta de verdade ou o filme não tinha acabado daquela forma.
:shock:

Borreicho, acho que estás a interpretar o final do filme completamente ao contrário! Eu nem pensei que isso pudesse acontecer, o final parece tão óbvio. Quando vi o chapéu a "ir ter" com o Mutt, também me passou pela cabeça que ia haver ali uma passagem de testemunho, tal como há no Crusade, mas Indy logo corta esse raciocínio ao reapropriar-se do que é dele, e ao mesmo tempo a garantir aos fans que não houve passagem de testemunho nenhuma.

bisard wrote:Por acaso eu achei que a cena final contrariava um pouco os rumores do Shia passar a ter um papel principal.
Se o Indy não lhe tirasse o chapéu aí sim, era óbvio...
Exactamente.
Image
jimmy
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 2931
Joined: May 18th, 2003, 9:00 pm

Post by jimmy »

Isto já devia ser obvio , entrar num topico de discussao de um filme com 30 paginas mas pode haver SPOILERS no post :


Vi ontem o filme e acho que qualquer fa que se preze das antigas aventuras do Dr Jones vai gostar ou divertir-se a ver este Kingdom of the Crystal Skull. Um bom filme de aventuras , muito melhor que a maioria de cinema de pacotilha do género que tem saido nos ultimos anos em hollywood. Agora tambem acho que está muito longe do fulgor dos seus antecessores , principalmente do Raiders e o Temple (meu favorito ). E isto nao tem nada a ver com sermos novos ou velhos , cresci a ver os filmes do Indiana e sei bem o quao gosto deles e de todos os filmes que via quando era novo , a nostalgia é um factor essencial para quem nao costuma ver/rever aquilo que conhecia , o que nao é de forma alguma a minha situacao ( e sim para quem referiu ...SW: The New Hope é muito defeituoso mas tem imensas qualidades e um sentido de espectaculo fantastico.)

Um inicio bastante interessante (a cena no wareshouse é um must , desde a intro do indy , da cate , a mais que esperada traicao do amigo , a accao) , com um espirito tipico dos filmes do Indy , resultando muito bem a insercao do Shia e agora a inversao de papeis com o Ford como uma figura paternal. Tudo caracteristicas que me faziam crer que estávamos no bom caminho para fazer esquecer o The Last Crusade (um filme que me parece sempre muito deslocado do universo do indiana jones)...até chegarmos á selva. O acto final do filme é fraquissimo , eu tive sempre muito medo do cgi neste filme e aquela cena é o cumulo do uso de cgi. Horrivel , sempre demasiado patente que tudo é falso , serviu apenas para me distrair da cena que podia continuar a ser frenética sem ser tao espalhafatosa. Fez me lembrar aquela horrivel perseguicao no King Kong (do Jackson) , a ILM é capaz de fazer muito melhor do que isto....o problema é que isto devia estar bem longe destes filmes , a propria accao em si nao é nada de especial. A partir dai a narrativa dispara a alta velocidade até acabar numa situacao toda ela pouco interessante , sem suspense , desadequada...só de me lembrar da cena da arca , da ponte ou até da gruta do graal comparado com isto é impossivel nao ficar desiludido.

Alguma notas soltas :

Referiram a fotografia baça , por vezes difusa (nao me lembro do user , o topico é grande) já muito utilizada pelo Spielberg nos tempos recentes (adorava ouvir uma explicacao dele o porquê de usar este aspecto nos ultimos filmes) que para mim foi um pouco distactivo , logo no inicio nota-se bem , gostava de ver um filme com cores bem mais fortes.

Qualquer semelhanca entre esta Karen Allen e a Karen Allen do Raiders é pura coincidencia...a dinamica com o indy devia ser um ponto alto , mas o dialogo entre eles é tao fraquinho e em alguns momentos parece que esta a interpretar uma outra qualquer personagem

A banda sonora é competente , adoro main themes (mesmo daqueles in your face!!) , mas neste está muito longe dos grandes trabalhos do sr.Williams

Acho que o conceito da historia é quase uma natural evolucao do Lucas e Spielberg e acho que a escolha foi excelente....o problema foi a sua execucao.Eu sou o gajo menos adivinho do que diz respeito ao avanco da narrativa mas a partir do momento onde se ve a cela no sanatorio onde esteve o Ox com os desenhos das caveiras e a palavra retorno , o meu pensamento foi logo isto sao aliens á espera da cabeca para sairem daqui :-D . E a verdade é que em relacao ao tema nada é desenvolvido desde esse momento , a ideia de extraterresteres é quase atirada ao espectador , e desde que a caveira é revelada nada mais acontece a esse nivel (ainda é bem cedo no filme) . E depois acaba com aquela ideia que o tesouro era o conhecimento (é o unico avanco minimo que serve de conclusao). Acho que a temática abria tantas portas mas a verdade é que parece que houve alguma preguica mental para tentar ser mais interessante na abordagem , em vez de depender apenas no choque de extraterrestres no universo indy (ideia que volto a frisar adorei).

O gag das areias movedicas foi excelente. A expressao do Ford e os seus movimentos quando a cobra lhe é atirada sao priceless

A cena final deu claramente a ideia que o Indiana nao anda a distribuir legados :-D mas nao vejo nisso grande mal. Se querem fazer filmes do Mutt Williams estejam á vontade desde que nao tentem inserir á toda a força o indy como uma personagem secundaria.

Foram 2 horas divertidas , bem passadas mas pouco comparavel com os grandes filmes do Indy. Nao digo que seja uma desilusao pois as expectativas nao eram assim tao altas , mas esperava pelo menos que me fizesse esquecer o fraquinho Last Crusade.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Post by VitorSimao »

Isto já devia ser obvio , entrar num topico de discussao de um filme com 30 paginas
Deixa lá. Ainda fazem disto um livro, e ainda ganhamos todos uma pipa de massa hehe :mrgreen:
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

jimmy wrote:Referiram a fotografia baça , por vezes difusa (nao me lembro do user , o topico é grande) já muito utilizada pelo Spielberg nos tempos recentes (adorava ouvir uma explicacao dele o porquê de usar este aspecto nos ultimos filmes) que para mim foi um pouco distactivo , logo no inicio nota-se bem , gostava de ver um filme com cores bem mais fortes.
Acho que isso pode ser também para facilitar a dissimulação dos efeitos especiais, para não parecerem demasiado destacados.
jimmy wrote:Qualquer semelhanca entre esta Karen Allen e a Karen Allen do Raiders é pura coincidencia...a dinamica com o indy devia ser um ponto alto , mas o dialogo entre eles é tao fraquinho e em alguns momentos parece que esta a interpretar uma outra qualquer personagem
Eu gostei, apesar de concordar que lhe podiam ter dado mais qualquer coisa para trabalhar. É natural que nunca poderia ser a mesma Marion, dado o tempo que passou, a personagem teria que evoluir num qualquer sentido. A falta de mais interacção se calhar deve-se ao facto de que a relação dos dois já foi bem estabelecida no primeiro filme e a não ser os ajustes ao envelhecimento, continuam praticamente os mesmos. Mas concordo que podiam ter trabalhado melhor o reencontro.
jimmy wrote:Acho que o conceito da historia é quase uma natural evolucao do Lucas e Spielberg e acho que a escolha foi excelente....o problema foi a sua execucao.Eu sou o gajo menos adivinho do que diz respeito ao avanco da narrativa mas a partir do momento onde se ve a cela no sanatorio onde esteve o Ox com os desenhos das caveiras e a palavra retorno , o meu pensamento foi logo isto sao aliens á espera da cabeca para sairem daqui :-D . E a verdade é que em relacao ao tema nada é desenvolvido desde esse momento , a ideia de extraterresteres é quase atirada ao espectador , e desde que a caveira é revelada nada mais acontece a esse nivel (ainda é bem cedo no filme) . E depois acaba com aquela ideia que o tesouro era o conhecimento (é o unico avanco minimo que serve de conclusao). Acho que a temática abria tantas portas mas a verdade é que parece que houve alguma preguica mental para tentar ser mais interessante na abordagem , em vez de depender apenas no choque de extraterrestres no universo indy (ideia que volto a frisar adorei).
Acaba por ser o mesmo que os filmes anteriores. Em todos eles o mcguffin nunca é explorado exaustivamente, precisamente porque é apenas uma forma de dar um empurrão à história. Mesmo assim, este ainda é o que se estica mais porque ao contrário dos outros, não é o objectivo final mas um meio para atingir o real objectivo, Akator. Daí que se perca tanto tempo em diálogo expositório.

E já repararam que este filme é a única autêntica sequela dos filmes anteriores, porque é o único que dá continuidade a elementos neles inseridos (no 1º e 3º) ? Cada um dos outros pode ser visto independentemente, alternadamente.
paupau
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3633
Joined: January 7th, 2005, 6:13 pm

Post by paupau »

E depois acaba com aquela ideia que o tesouro era o conhecimento (é o unico avanco minimo que serve de conclusao)

Pois eu acho que é umas das coisas que torna o Indy superior a todos os clones, a busca não de algo material, mas a sede humana por conhecimento, por espiritualidade, por vida eterna, enfim algo de intangível e nobre.
Todos estes novos concorrentes ( Piratas, Tesouro, etc...), resume-se à mera conquista de um cofre com ouro :roll: Acho mesmo que isto mostra a decadência a que a sociedade nas últimas décadas tem tido,com o objectivo supremo da vida de uma pessoa restringir-se ao ganhar pilim.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

paupau wrote:Pois eu acho que é umas das coisas que torna o Indy superior a todos os clones, a busca não de algo material, mas a sede humana por conhecimento, por espiritualidade, por vida eterna, enfim algo de intangível e nobre.
Todos estes novos concorrentes ( Piratas, Tesouro, etc...), resume-se à mera conquista de um cofre com ouro :roll: Acho mesmo que isto mostra a decadência a que a sociedade nas últimas décadas tem tido,com o objectivo supremo da vida de uma pessoa restringir-se ao ganhar pilim.
Por acaso é mais o contrário. O que torna o Indiana Jones superior aos outros é precisamente o facto de ele ser um "salteador", alguém que se lança à caça do tesouro, à aventura (ele é praticamente uma espécie de mercenário e tanto o primeiro filme como o segundo, especialmente este com a história da Fortuna e Glória, vincam bem isso) mas ao contrário dos outros, a recompensa final é tudo menos material, ao passo que os clones (e aqui, só incluo os Tesouro, porque num filme com piratas, é normal que entre muitas coisas o saque seja uma das recompensas pretendidas), é tudo feito com boas intenções, para partilhar com o mundo, mas no fim não passam de bens materiais.

Em Indiana Jones há uma transformação gradual do personagem ao longo dos filmes e o artefacto acaba por ser um mero catalisador disso.

Isto também tem a ver com a estrutura dos filmes, com a noção do mcguffin: em Indiana Jones o tesouro não passa duma forma de avançar a narrativa (é de salientar que o personagem não deambula demasiado a desvendar pistas, geralmente tem uma sequência anterior à descoberta do artefacto: no caso do 1º é a sala do mapa, no 3º é o túmulo subterrâneo e neste 4º, o túmulo de Orellana e seus homens) enquanto os filmes do Tesouro lidam essencialmente com a procura de algo onde abundam as pistas e os personagens são relegados para segundo plano.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5428
Joined: March 16th, 2001, 6:56 pm
Location: Portugal

Post by lud81 »

Hmm, não penso que Indy possa ser classificado como o estás a fazer, Argaroth. Ele não é assim tão "interesseiro" como o estás a pintar. Indy é um académico e um arqueólogo. Como tal qualquer artefacto antigo lhe despertará o interesse, mas nunca um interesse só para a "caça ao tesouro", no sentido de ele ser basicamente um ladrão. Penso que o interesse dele é maioritariamente académico e ele é claro em Crusade: "it belongs in a museum!" Em Temple recupera a pedra sagrada da aldeia, a pedido do ancião. Em Raiders (sim, vejo o título... :-P ) ele busca a Arca da Aliança mas não para benefício próprio (que é aliás o que ele compreende no final e o salva a ele e Marion). A motivação mais forte em Raiders até é chegar à Arca antes dos nazis, é mais uma espécie de corrida, mas para bem da Humanidade (ainda que os filmes se passem antes da 2ª Guerra Mundial.).

A ideia que tenho é que Indy "caça" os tesouros mas com intenção de os colocar em museus e não de facturar à custa deles, como por exemplo o fazem Belloq ou Donovan, porque ele acima de tudo é um amante de arqueologia e da história da humanidade e um académico.
Image
bisard
Especialista
Especialista
Posts: 1607
Joined: October 2nd, 2003, 12:33 am
Location: Portugal

Post by bisard »

Concordo com o lud81, como professor de historia e arqueólogo a intenção dele sempre foi expor as pecas em museus para que toda a gente as possa apreciar.
É por ter esta ideia que fico sempre confuso com a cena inicial do Temple Of Doom, onde ele tenta trocar um artefacto que devia ser exposto num museu por um diamante. Nunca percebi... :roll:
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Post by VitorSimao »

É por ter esta ideia que fico sempre confuso com a cena inicial do Temple Of Doom, onde ele tenta trocar um artefacto que devia ser exposto num museu por um diamante. Nunca percebi...
Isso é explicado no filme. Tinha os chinocas à pernas (para quem era o diamante). E a gente viu o que os chinocas fizeram ao Jack Bauer.. o Indy não queria o mesmo :p
bisard
Especialista
Especialista
Posts: 1607
Joined: October 2nd, 2003, 12:33 am
Location: Portugal

Post by bisard »

VitorSimao wrote:
É por ter esta ideia que fico sempre confuso com a cena inicial do Temple Of Doom, onde ele tenta trocar um artefacto que devia ser exposto num museu por um diamante. Nunca percebi...
Isso é explicado no filme. Tinha os chinocas à pernas (para quem era o diamante). E a gente viu o que os chinocas fizeram ao Jack Bauer.. o Indy não queria o mesmo :p
Desculpa mas podias explicar isso melhor? É que eu nunca percebi bem essa cena do filme! :roll:
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

bisard wrote:Concordo com o lud81, como professor de historia e arqueólogo a intenção dele sempre foi expor as pecas em museus para que toda a gente as possa apreciar.
Durante muito tempo foi assim feita a arqueologia, antes da Segunda Guerra Mundial e muito pouco separava os arqueólogos desse tempo dos vulgares caçadores de tesouros. Muito foi espoliado que nunca regressou aos seus locais de origem. O Indiana Jones é muito baseado nesse tipo de arqueólogo, misto de professor e aventureiro. Como já referi, há uma componente de salteador no personagem, muito bem ilustrada no segundo filme com a perspectiva de recuperar as pedras pela Fortuna e Glória (não esquecer que a aldeia só possui uma pedra - no templo estão 3). Só quando mais tarde ele se apercebe dos cadáveres das crianças presas no templo é que tem uma mudança de consciência.
bisard wrote:É por ter esta ideia que fico sempre confuso com a cena inicial do Temple Of Doom, onde ele tenta trocar um artefacto que devia ser exposto num museu por um diamante. Nunca percebi... :roll:
Não esquecer que o Temple of Doom é o primeiro filme cronologicamente.

O personagem tem tanto de académico como de salteador, é o que o distingue dos restantes, é uma espécie de identidade secreta, digamos assim. A ideia da busca do artefacto é o mote para ele se aventurar mas verifica-se que no fim há muito mais do que isso. É a lógica do mcguffin. Para mim, é isso que torna o personagem interessante.

Como já referi anteriormente, este filme é que mostra realmente a maturação do personagem como académico, precisamente porque a arqueologia do pós-guerra (eles até mencionam o V. Gordon Childe, um dos grandes nomes da arqueologia do pós-guerra) já deixara de lado o interesse isolado na opulência das grandes civilizações e passou a concentrar-se noutros elementos anteriormente banalizados (a cerâmica comum, por exemplo). A referência ao conhecimento também passa por aí, pois agora é o que interessa mais ao personagem.
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

bisard wrote:
VitorSimao wrote:
É por ter esta ideia que fico sempre confuso com a cena inicial do Temple Of Doom, onde ele tenta trocar um artefacto que devia ser exposto num museu por um diamante. Nunca percebi...
Isso é explicado no filme. Tinha os chinocas à pernas (para quem era o diamante). E a gente viu o que os chinocas fizeram ao Jack Bauer.. o Indy não queria o mesmo :p
Desculpa mas podias explicar isso melhor? É que eu nunca percebi bem essa cena do filme! :roll:
Isso pode ser entendido de várias formas já que o filme não nos dá todos os elementos. Sendo o primeiro filme cronologicamente, pode tanto referir à forma do personagem ser uma espécie de contrabandista de relíquias (agora que penso nisto, mesmo o primeiro-ministro do Marajá, Chattar Lal, refere um episódio com o Sultão de Madagáscar, que se pode referir a algo semelhante) e que começa a mudar gradualmente de perspectiva. Ou simplesmente, pode tratar-se da troca de uma antiguidade por outra.
VitorSimao
Fanático
Fanático
Posts: 917
Joined: November 29th, 2007, 4:04 pm

Post by VitorSimao »

Desculpa mas podias explicar isso melhor? É que eu nunca percebi bem essa cena do filme!
A reliquia não eram os restos mortais, mas sim o diamante. O chinoca era um mafioso, e tendo o Dr.Jones a fama que tinha, sabia que a melhor de o fazer embarcar numa busca era:
1 - A busca ser por uma reliquia
2 - A busca ter por troca uma reliquia
3 - Se nenhuma das duas funcionasse, ameaçar matá-lo.

O Indy sabia que:
1 - Se não aceitasse morria
2 - Mesmo que aceitasse morria

A prova em como ele sabia disto é que:
1 - Tinha o amigo chino mascarado de criado de pistola na mão a proteger-lhe as costas
2 - Tinha o puto Shorty em baixo no carro à espera dele

Ora, sendo assim nada melhor que:
1 - Embarcar na demanda
2 - Arranjar maneira de depois sacar o diamante do chinoca e por-se dali a mexer

Como o nosso Dr.Jones nunca foi de grandes planos, quando chegou à parte do 2 improvisou.

O nosso amigo Jack Bauer teria sido mais tipo major Valentão: "qtos são, qtos são!!!"

:mrgreen:

Post Reply