Indiana Jones 4 (2008) - Steven Spielberg
Moderators: waltsouza, mansildv
-
VitorSimao
- Fanático

-
FilipeAmadeuO
- Iniciado

No 1º, akela parte em levam a arca pelo desfiladeiro em que aparece o indy com uma bazooca, foi no mesmo desfiladeiro em que o R2-D2 foi apanhado pelos Jawas. Depois há uma parte quando o Indy e o Sallah vão levantar a Arca na camara em que está gravado um hieroglifico do R2-D2 e do C3PO numa coluna. Na cena final em que os nazis abrem a arca, Indy e Marion estão amarrados a um poste e no cimo deste está a parte de cima da cabeça do R2 a fazer de candeeirolud81 wrote:Heheheh, agora que falas nisso, é um pormenor que não tinha reparado que ia tão fundo! Excelente!VitorSimao wrote: Adorei o pormenor da alcunha do filho de Indy![]()
Jà agora, alguém pode listar as referências a Star Wars dos outros 3 filmes? A do Temple já eu sei, o clube do Lao Che chama-se Obi Wan Club. Mas e os outros 2? Tou assim um bocado perdido...
No 3º filme, na parte em que Dr.Jones conhece Walter Donovan, acho que na sala ao lado, quando aparece a mulher deste, consegue-se ouvir um tema da banda sonora de Star Wars
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
SPOILERS
Bem, devo ser o único que não gostou assim tanto do filme, principalmente, porque não queria ver um Indiana Jones sci-fi.
À excepção do Indy, do Mutt e da personagem da Cate Blanchett, os restantes personagens são fracos.
Abusam de cenas ridículas, como:
- O Indy dentro do frigorífico;
- A da cobra (que até teve a sua graça);
- A dos macacos e do Mutt à Tarzan;
- Quando eles caiem em cima do formigueiro e o outro jipe passa-lhes por cima sem lhes acontecer nada;
- A Marion a saltar com o anfíbio do precipício, aterrando numa árvore (LLLLOOOLLL!)
- As quedas de água, onde o Ox nunca largou a caveira uma única vez.
E quanto aos CGI, não percebo como conseguem dizer que não são fracos. A sequência da selva teve carradas de cenas em CGI onde os efeitos eram bem perceptíveis. Idem, em relação à parte final, na cena do ovni.
Bem, e eu não costumo ser picuinhas em relação a estas coisas, mas ver o Indy a casar foi um bocado estranho, não?
Bem, devo ser o único que não gostou assim tanto do filme, principalmente, porque não queria ver um Indiana Jones sci-fi.
À excepção do Indy, do Mutt e da personagem da Cate Blanchett, os restantes personagens são fracos.
Abusam de cenas ridículas, como:
- O Indy dentro do frigorífico;
- A da cobra (que até teve a sua graça);
- A dos macacos e do Mutt à Tarzan;
- Quando eles caiem em cima do formigueiro e o outro jipe passa-lhes por cima sem lhes acontecer nada;
- A Marion a saltar com o anfíbio do precipício, aterrando numa árvore (LLLLOOOLLL!)
- As quedas de água, onde o Ox nunca largou a caveira uma única vez.
E quanto aos CGI, não percebo como conseguem dizer que não são fracos. A sequência da selva teve carradas de cenas em CGI onde os efeitos eram bem perceptíveis. Idem, em relação à parte final, na cena do ovni.
Bem, e eu não costumo ser picuinhas em relação a estas coisas, mas ver o Indy a casar foi um bocado estranho, não?
-
Argaroth01
- DVD Maníaco

Em relação à vertente FC do filme, achei que não só se insere na época (se bem que aquilo em que o filme pega foi mais moda nos anos 70) como torna coerente os soviéticos como vilões. Se os tornassem outros obcecados com objectos religiosos ou com o oculto, seria sem dúvida um grande tiro no pé. Dos nazis conhece-se essa obsessão. Está bem documentada e dá um toque de verosimilhança ao entorno histórico dos filmes. Que raio é que o sobrenatural interessa a um bando de vilões que não acredita em Deus e para quem a religião é o ópio do povo ? Segundo consta, Estaline teve interesse nas possibilidades de uma vantagem psíquica na Guerra Fria mas isto tem mais a ver com pseudo-ciência do que com o sobrenatural. E sinceramente, praticamente todos os objectos do panteão judaico-cristão já foram alvo de qualquer abordagem ao ponto de se tornarem quase clichés. Que raio é que iam fazer a procurar a Arca de Noé, por exemplo ? Exércitos de super-térmitas do Antigo Testamento ?
SPOILERS
Concordo contigo, Argaroth01
Fazia sentido tratarem desse tema do sobrenatural, devido á epoca em que o filme desenrola, anos 50, área 51, roswell, os marcianos aliando tb o tema da guerra fria e a altura do mcchartismo, acho que não fazia sentido estar á procura da Atlantida, apesar de um tema interessante, quem sabe para o proximo filme, se houver. Além disso o espirito dessa época dos anos 50 é um dos pontos fortes do filme.
E essas lendas das caveiras de cristal é um dos maiores mistérios de sempre da humanidade, apesar de ser muito pouco conhecido, até agora, mas achei um bom tema.
Não acho que Indy e extra-terrestres sejam incompativeis.
Concordo contigo, Argaroth01
Fazia sentido tratarem desse tema do sobrenatural, devido á epoca em que o filme desenrola, anos 50, área 51, roswell, os marcianos aliando tb o tema da guerra fria e a altura do mcchartismo, acho que não fazia sentido estar á procura da Atlantida, apesar de um tema interessante, quem sabe para o proximo filme, se houver. Além disso o espirito dessa época dos anos 50 é um dos pontos fortes do filme.
E essas lendas das caveiras de cristal é um dos maiores mistérios de sempre da humanidade, apesar de ser muito pouco conhecido, até agora, mas achei um bom tema.
Não acho que Indy e extra-terrestres sejam incompativeis.
Last edited by vinsanity on May 23rd, 2008, 12:30 am, edited 1 time in total.
Gentleman you can't fight in here! This is the war room.
-
Argaroth01
- DVD Maníaco

Porque raio o Indiana vai a fugir do pedregulho gigante no primeiro filme quando lhe bastava simplesmente correr para o sítio de onde ele vem e ficava logo safo ? Seria uma dinâmica interessante se fosse o Dr. Jones a perseguir o calhau. O que é certo é que se se procurar bem existem cenas ridículas em todos os filmes em doses suficientes. E isso é o que os torna especiais também.
Arranja lá as justificações que quiseres, Para ti, servem. Para mim, não. Achei essas cenas rídiculas, tal como acho que existem outras na trilogia anterior, e o facto de existirem cenas semelhantes nos outros filmes não faz com que estas sejam menos ridículas.Argaroth01 wrote:Porque raio o Indiana vai a fugir do pedregulho gigante no primeiro filme quando lhe bastava simplesmente correr para o sítio de onde ele vem e ficava logo safo ? Seria uma dinâmica interessante se fosse o Dr. Jones a perseguir o calhau. O que é certo é que se se procurar bem existem cenas ridículas em todos os filmes em doses suficientes. E isso é o que os torna especiais também.
-
Argaroth01
- DVD Maníaco

Não são justificações. Eu concordo que há coisas que possam ser dificeis de engolir. Para mim, não achei. Está muito em conta com o espírito da série. Se andar a esmiuçar os filmes todos, há coisas muito espalhafatosas em todos eles. Mas também acredito que algumas coisas já não sejam tão bem aceites talvez devido a uma saturação da oferta neste tipo de filmes onde já se viu de quase tudo, para além de que o cinismo da maioridade tem sempre uma palavra a dizer.Borreicho wrote:Arranja lá as justificações que quiseres, Para ti, servem. Para mim, não. Achei essas cenas rídiculas, tal como acho que existem outras na trilogia anterior, e o facto de existirem cenas semelhantes nos outros filmes não faz com que estas sejam menos ridículas.
- DarkAvenger
- Fanático

Mau, mau, mau, mau e mau!
É tudo o que me apetece dizer! Porra pá, esperei quase 20 anos para ver esta bodega? E depois de jogar a tantos jogos de PC com bons argumentos...
Eu até sou fanático por ovnis e toda a mitologia que os envolve. Eu que até fiz um desvio de 600Km para visitar Rachel, a povoação mais perto da Area 51. Eu que sempre defendi a teoria de que os aliens já por cá andaram e que algumas das civilizações antigas mantiam contactos com eles...
Não fazia a mínima ideia que a temática do filme era esta. Mas, mesmo sendo fã do Indiana e de Aliens, ver este filme foi uma tortura.
Os efeitos cgi são horripilantes e só me veio à cabeça o making of do Temple of Doom em que focavam várias vezes a maneira como utilizavam insectos verdadeiros no filme. Até as micro-câmeras nos carros das minas eram mais crediveis do que ver formigas gigantes, macacos, desfiladeiros,...
O pior de tudo foi mesmo os cães da pradaria. Porra pá!!! Mas que #%#&$!!!!!!!!!!!!!!!! Apeteceu-me sair de imediato da sala. Acho que os bichos conseguem fazer frente ao Jar Jar...
As cenas rídiculas são mais que muitas como aqui já foi falado. A cena do jeep a cair em cima árvore, a cena à Tarzan (e ainda por cima têm de explicar como é que o Shia apanha os gajos que, iam de carro a alta velocidade, utilizando lianas), a cena do puto/indio/morto-vivo/mestre em kung-fu/capoeira, a máquina de abrir caminho pelo meio da selva amazónica... São tantas que nem dám para acreditar!... Já nem falo da cena do frigorífico porque essa bate o cumulo da estupidez...
Mais outra do Spielberg brilhante... Dreams quer dizer "sono" em português!! Brilhante pá! És um génio! Já não bastava teres posto os portugueses a falar espanhol no Amistad...
Resumindo, foi para mim a desilusão do ano! O pior regresso de uma figura mítica dos anos 80. Pior do que o regresso do Die Hard!
E para terminar nunca vi um génerico inicial tão fraco e tão sem gosto como o deste filme.
Temo pela saúde mental do Peter Jackson... Espero que não se estrague com as más companhias...

É tudo o que me apetece dizer! Porra pá, esperei quase 20 anos para ver esta bodega? E depois de jogar a tantos jogos de PC com bons argumentos...
Eu até sou fanático por ovnis e toda a mitologia que os envolve. Eu que até fiz um desvio de 600Km para visitar Rachel, a povoação mais perto da Area 51. Eu que sempre defendi a teoria de que os aliens já por cá andaram e que algumas das civilizações antigas mantiam contactos com eles...
Não fazia a mínima ideia que a temática do filme era esta. Mas, mesmo sendo fã do Indiana e de Aliens, ver este filme foi uma tortura.
Os efeitos cgi são horripilantes e só me veio à cabeça o making of do Temple of Doom em que focavam várias vezes a maneira como utilizavam insectos verdadeiros no filme. Até as micro-câmeras nos carros das minas eram mais crediveis do que ver formigas gigantes, macacos, desfiladeiros,...
O pior de tudo foi mesmo os cães da pradaria. Porra pá!!! Mas que #%#&$!!!!!!!!!!!!!!!! Apeteceu-me sair de imediato da sala. Acho que os bichos conseguem fazer frente ao Jar Jar...
As cenas rídiculas são mais que muitas como aqui já foi falado. A cena do jeep a cair em cima árvore, a cena à Tarzan (e ainda por cima têm de explicar como é que o Shia apanha os gajos que, iam de carro a alta velocidade, utilizando lianas), a cena do puto/indio/morto-vivo/mestre em kung-fu/capoeira, a máquina de abrir caminho pelo meio da selva amazónica... São tantas que nem dám para acreditar!... Já nem falo da cena do frigorífico porque essa bate o cumulo da estupidez...
Mais outra do Spielberg brilhante... Dreams quer dizer "sono" em português!! Brilhante pá! És um génio! Já não bastava teres posto os portugueses a falar espanhol no Amistad...
Resumindo, foi para mim a desilusão do ano! O pior regresso de uma figura mítica dos anos 80. Pior do que o regresso do Die Hard!
E para terminar nunca vi um génerico inicial tão fraco e tão sem gosto como o deste filme.
Temo pela saúde mental do Peter Jackson... Espero que não se estrague com as más companhias...
Last edited by DarkAvenger on May 23rd, 2008, 4:14 am, edited 2 times in total.
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
COLECÇÃO DVDS - MANOWAR - PAINKILLERS WORLD
Já vi o filme, não vou perder grande tempo a escrever porque o lud81 já me poupou o trabalho!
Adorei o filme, mesmo muito muito bom. Para mim até consegue ser ligeiramente melhor que o Temple Of Doom, que sempre foi aquele que gostei menos dos três. Ainda por cima penso que este é um filme que tem muito a ganhar com mais visionamentos.

PS: Sinceramente não percebo o problema com o CGI, eu mal dei por ele, excepto obviamente na cena final, na cena da explosão nuclear e nos macacos..
Adorei o filme, mesmo muito muito bom. Para mim até consegue ser ligeiramente melhor que o Temple Of Doom, que sempre foi aquele que gostei menos dos três. Ainda por cima penso que este é um filme que tem muito a ganhar com mais visionamentos.
PS: Sinceramente não percebo o problema com o CGI, eu mal dei por ele, excepto obviamente na cena final, na cena da explosão nuclear e nos macacos..
- DarkAvenger
- Fanático

Sim, porque os cães da pradaria e as formigas estão ultra realistas...PS: Sinceramente não percebo o problema com o CGI, eu mal dei por ele, excepto obviamente na cena final, na cena da explosão nuclear e nos macacos..
"Those who dream by day are cognizant of many things which escape those who dream only by night."
-
Leão de Ouro
- Entusiasta

Para quem adora ficção científica e tudo o que envolva homenzinhos verdes com antenas na cabeça, essa afirmação é um pouco estranha e contraditória...DarkAvenger wrote:Sim, porque os cães da pradaria e as formigas estão ultra realistas...PS: Sinceramente não percebo o problema com o CGI, eu mal dei por ele, excepto obviamente na cena final, na cena da explosão nuclear e nos macacos..
Devo ver hoje à noite, com expectativas de que deve ser mais um Indiana Jones, pouco mais há a dizer. É a minha saga favorita e duvido muito que ultrapasse os outros 3, no entanto um Indy é sempre um Indy!
Para já a minha ordem está:
Os Salteadores da Arca Perdida (5/5)
A Grande Cruzada (5/5)
O Templo Perdido (5/5)
Notas exageradas?
- DarkAvenger
- Fanático

Lá está, dás-me razão! Eu gosto de aliens, da mitologia alien. Quero isto dizer que gosto de aliens cizentos, com olhos negros em forma de amendoa e baixos. A versão de que falas é para quem acha que os aliens são uma palhaçada...Para quem adora ficção científica e tudo o que envolva homenzinhos verdes com antenas na cabeça, essa afirmação é um pouco estranha e contraditória...
(e atenção que eu gosto da "mitologia", apenas acredito no que vejo e garanto-vos que nunca vi nenhum alien...)
Eu também... Espero que não fiques desiludido...Notas exageradas? Não! São os filmes que mais gosto me dão a ver neste mundo.
Muito mau....
O filme é mesmo muito fraquinho... se a memória não me falha deve mesmo ser o pior filme do Spielberg... com a maior quota da culpa a ir para o George Lucas no entanto.
A culpa principal é de um argumento absolutamente mau , mau , mau ...que fez lembrar em 1ª lugar os filmes do "Tesouro" com o Nicholas Cage...mas (bem)pior. E os Diálogos ??? regra geral muito mauzinhos , principalmente quando tentam ter piada...
Perderam tanto tempo, com tantos argumentos e revisoês , para sair isto ???
O Spielberg esse parece tar a realizar em piloto automático...
Harisson Ford esforça-se, e ainda está muito bem na personagem, mas não pode fazer milagres... o filme a valer a deslocação ao cinema é apenas por ele...
Mas talvez o pior problema do filme...é que os 3 1ºos ainda são emocionantes e "puxam" por uma pessoa...este parece um Indiana Jones feito por tarefeiros e a despachar ...
A 1ª meia hora ainda promete , Até a cena da persg da Mota.
A cena da selva é um desastre...e cheira a CGI por todo o lado...o objectivo do CGI não deveria ser não se notar que é CGI ??? e aquela cena a homenagear o Tarzan ??? urghhh...o problema não é abusar da crediblidade...o problema é ser completamente "falso" e "plástico", parecer um jogo de PC em muitas ocasiôes.
O Acto Final é mau demais e deja vu ... please...
Mais valia terem estado quietos ...
What next ??? Indiana Jones vs Darth Vader ?
O filme é mesmo muito fraquinho... se a memória não me falha deve mesmo ser o pior filme do Spielberg... com a maior quota da culpa a ir para o George Lucas no entanto.
A culpa principal é de um argumento absolutamente mau , mau , mau ...que fez lembrar em 1ª lugar os filmes do "Tesouro" com o Nicholas Cage...mas (bem)pior. E os Diálogos ??? regra geral muito mauzinhos , principalmente quando tentam ter piada...
Perderam tanto tempo, com tantos argumentos e revisoês , para sair isto ???
O Spielberg esse parece tar a realizar em piloto automático...
Harisson Ford esforça-se, e ainda está muito bem na personagem, mas não pode fazer milagres... o filme a valer a deslocação ao cinema é apenas por ele...
Mas talvez o pior problema do filme...é que os 3 1ºos ainda são emocionantes e "puxam" por uma pessoa...este parece um Indiana Jones feito por tarefeiros e a despachar ...
A 1ª meia hora ainda promete , Até a cena da persg da Mota.
A cena da selva é um desastre...e cheira a CGI por todo o lado...o objectivo do CGI não deveria ser não se notar que é CGI ??? e aquela cena a homenagear o Tarzan ??? urghhh...o problema não é abusar da crediblidade...o problema é ser completamente "falso" e "plástico", parecer um jogo de PC em muitas ocasiôes.
O Acto Final é mau demais e deja vu ... please...
Mais valia terem estado quietos ...
What next ??? Indiana Jones vs Darth Vader ?
Meu Blog : http://thelake.blog.com/