O que andam a jogar - 2009

Fórum dedicado à Temática dos Videojogos.
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Rui Santos
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Post by Rui Santos »

Concordo, com a opinião do Lego Starwars. Não são jogos imprescindíveis mas não envergonham ninguém. A capa deste mês da edge é precisamente sobre o novo Lego Indiana Jones que vai sair.
Estão todas as versões (wii / PS3 / X360) a 33£ na Game.co.uk

É um dos jogos que se me aparecer a 20€ não resisto. César, depois faz uma review.

Tenho alguns jogos comprados em HK para a X360. Nomeadamente o Orange Box e Mass Effect. Ambos com manual bilingue (Inglês / Chinês)e o jogo completamente em Inglês.
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Cesar.Ribeiro
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Post by Cesar.Ribeiro »

Tenho alguns jogos comprados em HK para a X360. Nomeadamente o Orange Box e Mass Effect. Ambos com manual bilingue (Inglês / Chinês)e o jogo completamente em Inglês.

Sim, é o mesmo deste q comprei (se não fui enganado).
Acrescento q os 34€ do jogo já incluíam portes de envio, o q me pareceu realmente um bom preço.
justlooking
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Post by justlooking »

Eu nesta fase tendo a não comprar nenhum jogo que não tenha sido feito para a PS3 como consola primária de desenvolvimento. Isto porque a PS3 (cell) é um ambiente de desenvolvimento muito particular que exige cuidados específicos para aproveitar todo o poder da máquina.
Isto vem a propósito de terem referido o Lego Startwars, cujo estúdio já anunciou ter sido o último jogo que NÃO foi desenvolvido para a PS3 como consola primária. Todos os novos serão desenvolvidos tendo em conta a arquitectura PS3/cell e depois portados para as outras consolas. A justificação deles é que um jogo desenvolvido para a arquitectura cell é mais fácil de portar efectivamente para outras consolas que o oposto.
Se entretanto encontrar o link ponho aqui.
Edit: http://www.gamespot.com/news/6186606.html
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DarkPhoenix
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Post by DarkPhoenix »

A Lucas Arts referiu o mesmo em relação ao esperadíssimo "Star Wars: Force Unleashed", após terem tentado sem sucesso adaptar o vasto código já programado para a Xbox 360...

A PS3 não tem tido vida fácil nos seus ports da X360.......
Quando os jogos são programados em simultâneo, já se obtêm resultados interessantes: "Burnout Paradise" e "Call of Duty 4" são os melhores exemplos.

Espero que a Sony não vá atrasar a indústria novamente, com mais hardware inferior a impedir um desenvolvimento mais ambicioso.
justlooking
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Post by justlooking »

Hardware inferior? eheh Clubismos à parte, de um ponto de vista estritamente técnico a ps3 é uma máquina superior. No centro de tudo está o processador, no caso da ps3 o cell e na xbox um triple-core de PPCs modificados. Enquanto na xbox o processamento é efectuado por estas unidades quasi-generalistas, na ps3 existe um ppc semelhante e 7 SPEs especializadas. É aqui que reside o problema dos "ports": fazer código para o triple-core da xbox não exige grandes cuidados: o CPU vai despachar as instruções por cada um dos cores. MAs a ps3 exige programação especializada. Existem várias estratégias de programar um cell, a mais trivial é ter o PPC a coordenar tarefas para os SPEs. Os SPEs são unidades especializadas com uma abordagem diferente do que se tem visto a nível dos processadores, têm memória própria em vez das típicas caches. Com 128 registos de 128 bits dá uma capacidade de processamento invejável, mas não para processamento genérico.

Ou seja, para fazer um jogo para a ps3 que aproveite o seu potencial ao máximo tem que se ter em atenção à arquitectura, deixar os SPEs a executar tarefas "longas" sempre que possível. Um jogo da xbox que seja portado à pressa para a ps3 provavelmente irá apenas usar o único ppc que a ps3 tem. E aí é esmagada em performance face aos 3 da xbox. Se o jogo for feito de raiz para a ps3 então usará a combinação ppc+7 spes, que lhe dá a máxima performance. Nestes casos o porte para a xbox não tem perdas porque a xbox tem um cpu quase generalista, papa tudo o "que lhe atiram" com a mesma performance (em sentido figurado porque é sempre preciso adaptação e fazer uso do chip vmx128).

Por isso é que não me interessa comprar jogos baseados em portes. Jogos feitos a aproveitar a arquitectura da ps3 são outra coisa. O melhor até agora, em termos de aproveitamento do CPU, em minha opinião é o uncharted, e a próxima fornada (motorstorm2, resistance2, as sequelas do uncharted) ainda vai levantar mais a fasquia em termos de capacidade. O resistance2 (nov08) já anunciou batalhas de 60 jogadores, o que é obra!

Estou convencido que antes deste ano acabar a maior parte dos participantes deste tópico vai ter uma ps3 :)
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Rui Santos
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Post by Rui Santos »

Bom post.

Anda meio mundo curioso acerca do novo pack PS3 80GB + MGS4 + DualShock 3 que vai sair de novo nos EUA em Maio por alturas do lançamento do MGS4.
Fala-se que vai ter de novo BC (backward compability com a PS2) assunto que para mim é fundamental para pensar comprar uma.
Do lado negativo, o PS-Home parece atrasado e sem data de lançamento e o GT5 Prologue não se sabe ainda se sai este ano na Europa. (já saiu no Japão)

Mas é preciso é que a batalha continue e que baixem os preços.
Estou convencido que antes deste ano acabar a maior parte dos participantes deste tópico vai ter uma ps3 :)

É normal... aqui neste tópico está uma colecção de doentes :mrgreen:
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Green_Lion
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Post by Green_Lion »

Rui Santos wrote:GT5 Prologue não se sabe ainda se sai este ano na Europa. (já saiu no Japão)
Sai a 28 de Março.
jimmy
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Post by jimmy »

justlooking wrote:Hardware inferior? eheh Clubismos à parte, de um ponto de vista estritamente técnico a ps3 é uma máquina superior. No centro de tudo está o processador, no caso da ps3 o cell e na xbox um triple-core de PPCs modificados. Enquanto na xbox o processamento é efectuado por estas unidades quasi-generalistas, na ps3 existe um ppc semelhante e 7 SPEs especializadas. É aqui que reside o problema dos "ports": fazer código para o triple-core da xbox não exige grandes cuidados: o CPU vai despachar as instruções por cada um dos cores. MAs a ps3 exige programação especializada. Existem várias estratégias de programar um cell, a mais trivial é ter o PPC a coordenar tarefas para os SPEs. Os SPEs são unidades especializadas com uma abordagem diferente do que se tem visto a nível dos processadores, têm memória própria em vez das típicas caches. Com 128 registos de 128 bits dá uma capacidade de processamento invejável, mas não para processamento genérico.

Ou seja, para fazer um jogo para a ps3 que aproveite o seu potencial ao máximo tem que se ter em atenção à arquitectura, deixar os SPEs a executar tarefas "longas" sempre que possível. Um jogo da xbox que seja portado à pressa para a ps3 provavelmente irá apenas usar o único ppc que a ps3 tem. E aí é esmagada em performance face aos 3 da xbox. Se o jogo for feito de raiz para a ps3 então usará a combinação ppc+7 spes, que lhe dá a máxima performance. Nestes casos o porte para a xbox não tem perdas porque a xbox tem um cpu quase generalista, papa tudo o "que lhe atiram" com a mesma performance (em sentido figurado porque é sempre preciso adaptação e fazer uso do chip vmx128).

Por isso é que não me interessa comprar jogos baseados em portes. Jogos feitos a aproveitar a arquitectura da ps3 são outra coisa. O melhor até agora, em termos de aproveitamento do CPU, em minha opinião é o uncharted, e a próxima fornada (motorstorm2, resistance2, as sequelas do uncharted) ainda vai levantar mais a fasquia em termos de capacidade. O resistance2 (nov08) já anunciou batalhas de 60 jogadores, o que é obra!

Estou convencido que antes deste ano acabar a maior parte dos participantes deste tópico vai ter uma ps3 :)
Justlooking e isso para ti nao é um hardware inferior ? Por muito que tenha mais potencial o que acabaste de referir soa mais a defeito e chatices que as developers preferem evitar. E so creio que realmente os jogos sejam desenvovidos de raiz para a ps3 quando esta verdadeiramente dominar o mercado , pois até la acho que a opcao será sempre o mais facil.

E depois sempre essa preocupacao que os "outros" tenham consolas faz me confusao...mas o que é que isso interessa? Uma boa ou má consola nao se mede de forma alguma pelo que vende , nao entendo essa ideia de procurar sempre dizer que "a minha tem mais que a tua" (nao foi sequer a ideia que passaste mas sabes que isto é verdade).


Em relacao ao que ando a jogar , andei nos ultimos tempos a finalizar o Gears of War em Insane Mode que ainda me deu algum trabalho mas é absolutamente divertido e deliciei-me com a saga Halo. Penso que posso pela primeira vez dizer, desde o lancamento da dc (prai á uns 8 anos) que neste ultimo mes a consola mais jogada cá em casa nao foi a 128 da Sega mas sim a 360. A ps2 teve alguns jogos que me apaixonaram mas nunca me forneceu de forma alguma o divertimento que tinha (e tenho) com a minha Dc , logo nunca dispensava jogar a consola da Sega. Agora com a 360 , a dc tem tido algum tempo de descanso merecido enquanto me vou deslumbrando com o Halo. Tive a oportunidade de ter uma xbox durante algum tempo emprestada mas joguei os Halo's de forma rapida apenas para perceber um pouco o que era o jogo mas logo que comprei a 360 , Halo 1 e 2 foram compras obrigatorias pois jogar o 3 sem ter passado por aqueles 2 é uma experiencia muito menos envolvente.

E é impressionante como ambos os jogos sao fantasticos , o 1 entra logo directamente para um dos jogos mais fascinantes e com uma das melhores bandas sonoras que pude ouvir num jogo. Um sistema de combate excelente e um ambiente epico que só revela a sua idade por um sistema de controlo de veiculos mau e alguma repeticao de cenarios nos niveis porque de resto ainda é um jogo que me surpreende .

O Halo2 corre que é uma maravilha numa 360 , e apesar de em alguns momentos ser uma reciclagem do primeiro jogo , é o mais importante dos 3 para desenvolver aquele mundo e a narrativa existente. Com grandes melhorias graficas , e de jogabilidade quase que parece um jogo da nova geracao. O unico defeito é ter muito pouca duracao

O Halo 3 é uma continuacao directa do 2 (logo deve-se exigir que este tenha sido jogado) e é um upgrade deste , melhorando em pequenos aspectos o jogo.

Depois de jogar os 3 , tenho para mim que a saga Halo é um dos momentos mais fascinantes que tive oportunidade de ter enquanto jogador.

Em relacao aos problemas da 360 , os rings of death , a verdade é que quando comprei a consola já sabia o que esperava e sei que a qualquer momento a minha pode avariar. É um erro crasso e inadmissivel da Microsoft , que pode custar muito caro quer a nivel financeiro quer a nivel de imagem.

Sorri bastante com o comentario do Dark acerca dos problemas das consolas pois reconheci vários que me aconteceram , principalmente os comandos da minha Mega Drive que rapidamente se estragavam , problema que me levava á loucura quando as combinacoes num Street Fighter 2 falhavam por causa da porcaria dos botoes. Estas novas consolas mostram que as qualidades dos materiais utilizados é muito ma , assustador na Ps2 quando a abri e vi o quao fragil ela era , gavetas e o botao para abrir davam sempre problemas , e a 360 parece que seguiu o mesmo caminho. A unica que me lembre que nao deu problemas foi mesmo a Dreamcast que com um uso muito intensivo teve apenas um botao num dos pads a falhar , porque de resto está tudo impecavel e pronto para correr.
" Listen, you fuckers, you screwheads. Here is a man who would not take it anymore. A man who stood up against the scum, the cunts, the dogs, the filth, the shit. Here is a man who stood up." Travis Bickle in Taxi Driver
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Post by Malick »

justlooking wrote:Estou convencido que antes deste ano acabar a maior parte dos participantes deste tópico vai ter uma ps3 :)
Se houver uma mega promo ou descida de preço sou capaz de comprar. Mais tarde ou mais cedo vou precisar de um leitor BD. (e não estou a ser irónico embora pareça eheheheh).
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Post by n0odles »

justlooking wrote: Estou convencido que antes deste ano acabar a maior parte dos participantes deste tópico vai ter uma ps3 :)
ahh podes crer...

only 4 words are needed:

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Post by Cesar.Ribeiro »

Em princípio o Lego Star Wars já vem a caminho, o vendedor até me enviou um trace code onde posso seguir o envio desde Hong Kong. Ou seja, tudo demasiado "normal". Tendo em conta q os preços são quase metade do q se praticam nas restantes lojas físicas (o Uncharted, DMC 4, UT 3 e outros mais estão a 40€ já com portes de envio), o q leva a q muitas pessoas não arrisquem a comprar nestes mercados? É só desconhecimento ou por medo de serem burlados? Além de existir a hipótese do jogo não chegar cá, existem alguns outros riscos escondidos nestas compras (edições manhosas, etc)? É q quando a oferta é demasiado boa é para desconfiar...
É q com estes preços, e tendo em conta q os jogos lá saem antes, se tudo correr bem pondero seriamente só começar a comprar jogos no mercado asiático...
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Post by DarkPhoenix »

.O problema é a alfandega..
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Post by Rui Santos »

Cesar, estive por alturas do natal... quase 6 semanas à espera de um jogo e teve alfândega. Outro passou limpinho em 5 dias.
Se levar alfandega, deve-te ficar por mais uns 15€ e um atraso. Ainda assim compensa sempre.

Como compro os jogos todos a 40/45€ como preço limite tenho comprado muito na game.co.uk porque existem muitas promoções onde os jogos estão a 33£ +-44€ (já com portes) é mais seguro e nunca tive problemas.
Vai vendo as promoções de UK.

O mercado asiático do que leio a loja que melhor funciona e tem andado a passar bem é a YesAsia.

Na página inicial deste tópico tens a lista de lojas que uso e que mais vou vendo por esses foruns.
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Post by tocoelho »

Aqui para um nabo que pouco percebe disto existe algum site na net onde tenha os jogos para PS2 todos listados, com todos os dados técnicos incluídos (audio, legendas, 1/2/multiplayer, etc) e quais os estratos etários para que são dirigidos, assim ao tipo de um imdb/dvdcompare/dvdpt?

E que tenha também reviews onde se fale de gráficos, som, jogabilidade, dificuldade, etc?

Fico a aguardar pelas respostas.

Um abraço,

Tocoelho
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Post by DarkPhoenix »

justlooking wrote:Hardware inferior? eheh Clubismos à parte, de um ponto de vista estritamente técnico a ps3 é uma máquina superior.

.......

Estou convencido que antes deste ano acabar a maior parte dos participantes deste tópico vai ter uma ps3 :)

Não há cá clubismos, apenas factos.

E não é novidade nenhuma que eventualmente grande parte do povo que gosta de jogos acabe por adquirir também uma PS3, nem que seja para leitor bluray de entrada e para jogar um ou outro exclusivo.
Eu sou um daqueles que espera uma promo de 250€ ou 300€ para comprar uma.

A verdadeira questão que me intriga é o porquê de muitos terem esperado tanto tempo pela PS3, quando a X360 anda aí à mais de dois anos com jogos inesquecíveis.
Porquê perder tempo à espera de algo que a concorrência já oferece - e melhor - à bastante tempo?
Isso é que me intriga...




A tua análise ao processamento vai de encontro ao que tenho lido na net, e poderia eventualmente dar à PS3 uma pequena vantagem sobre a X360.

Mas esqueces-te de referir que a consola da Microsoft tem o dobro da memória gráfica dedicada ( 512 contra 256 da PS3 ), o que é fulcral em jogos, afinal a utilidade principal de uma consola.

A solução para aproveitar a PS3 passa pela utilização do seu superior suporte bluray, cujo generoso espaço de armazenamento servirá para acomodar soluções de recurso como cenários pré-renderizados lidos em streaming, cut-scenes enormes e outros truques que estamos habituados desde os tempos da PS.

A Square-Enix até já veio dizer que o seu próximo "Final Fantasy XIII" terá um mundo tão vasto que poderá nem caber num disco blu-ray...
Bem, isto é ridículo, e vindo de quem vem todos sabemos de antemão que grande parte do espaço será destinado às sempre magníficas cenas em CGI da mais alta qualidade que essa editora já nos habituou.

Em termos de raw power gráfico, a PS3 dificilmente poderá ombrear com o pragmatismo da X360.

E nem vou entrar no porquê da PS3 não suportar anti-aliasing em muitos dos jogos, enquanto as versões X360 o aguentam perfeitamente.

Outro dos problemas da consola da Sony prende-se com o facto do seu OS ocupar uma parte considerável da memória disponível.
Este problema tem vindo a ser sucessivamente diminuido com as actualizações da consola.

Clubismos à parte, cada uma das máquinas tem os seus trunfos, a X360 não perde para ninguém em raw power.
Contudo, o seu calcanhar de aquiles ( formato dvd ) poderá gradualmente arrastá-la para segundo plano, mas isso já dependerá da qualidade dos programadores.

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