Indiana Jones 4 (2008) - Steven Spielberg

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Post Reply
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

DarkPhoenix wrote:Bahhh, preferia um Indiana Jones CGI do que a carcaça ancestral do Harrison Ford a lembrar-me que os mitos também envelhecem...

Indiana Jones deveria ser imortal, como Bond.

Espero que o Shia LeBoeuf seja o novo Indiana para uma nova série de filmes.

Adeuzinho Harrison Ford, O teu Indiana Jones jamais será esquecido.

Now for something new..... :roll:
E no entanto, é perfeitamente aceitável (e admirável) que um Stallone igualmente envelhecido (e estragado) ainda encha de chumbo muita gente como se fosse 1985. O que faz a coisa resultar é precisamente terem em conta o peso da idade dos actores e incluírem-no nos personagens. Fez maravilhas pelo Rocky. Com o Rambo, também foi bom. Será ainda melhor com Indiana Jones.
VitorSimao
Fanático
Fanático

Post by VitorSimao »

Não amei nem odiei o teaser.

Nota-se a idade no HF (também era melhor que não se notasse), e fez um pouco de confusao ve-lo balançar-se no chicote como se tivesse 20 anos (quero ver o making off disto pa ver até onde foram usados os duplos).

Em relação ao CGI, nota-se nos cenários (o que é natural), mas nada mais que isso. Em relação aos saltos do Ford, não consegui perceber se era ele ou um duplo, mas CGI não me pareceu ser MESMO.

Em Temple Of Doom, na cena de perseguição nos tuneis da mina, foram usados bonecos e tecnicas de filmagem iguais às usadas em filmes de animação como por exemplo The Curse Of The Were-Rabbit, Vendo agora o filme, nota-se BEM que são bonecos. Não deixa de ser um filme que adoro, e que não me importo de rever vezes sem conta.
Se em alguma cena em particular fizerem um Ford CGI, sinceramente, I don't care :wink:

Faz me lembrar os fios que se vêem na cena final do filme Highlander, onde está pendurado o Lambert. Dá para ver os fios, vê-se que os fios estão lá, mas que se lixe, é um ganda filme :wink:
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

VitorSimao wrote:Em Temple Of Doom, na cena de perseguição nos tuneis da mina, foram usados bonecos e tecnicas de filmagem iguais às usadas em filmes de animação como por exemplo The Curse Of The Were-Rabbit, Vendo agora o filme, nota-se BEM que são bonecos. Não deixa de ser um filme que adoro, e que não me importo de rever vezes sem conta.
Se em alguma cena em particular fizerem um Ford CGI, sinceramente, I don't care :wink:
E o que dizer da cena em que eles fogem da água pelos túneis ? Quando chegam ao fim e cada um está de cada lado da entrada, nota-se claramente o chroma. E mesmo assim, não impediu ninguém de se divertir. A mim muito menos.
DarkPhoenix
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by DarkPhoenix »

E no entanto, é perfeitamente aceitável (e admirável) que um Stallone igualmente envelhecido (e estragado) ainda encha de chumbo muita gente como se fosse 1985.
Não sei a que propósito vem esta comparação, mas parece-me que nem sequer viste o Rambo...

Não só é aceitável como é recomendável!
O caso aqui é bem diferente, Stallone tinha como missão limpar a má imagem deixada pelas sequelas ao Rambo e aproveitar para dar uma lição de cinema de acção puro e duro na idade do CGI e meninos radicais da merda.
Conseguiu os seus objectivos com imenso mérito, assinou o melhor filme da série e deixou a personagem em estado de graça.

Agora, qual é mesmo o objectivo deste novo Indy, passados 20 anos do último filme da saga, que até terminou em jeito de despedida?
O objectivo é mesmo só ganhar uns cobres, passando por cima da memória do cinema e de quem por ele vibrou.

Indiana Jones velho e seco?
..... :arrow:
VitorSimao
Fanático
Fanático

Post by VitorSimao »

O caso aqui é bem diferente, Stallone tinha como missão limpar a má imagem deixada pelas sequelas ao Rambo e aproveitar para dar uma lição de cinema de acção puro e duro na idade do CGI e meninos radicais da merda.
Conseguiu os seus objectivos com imenso mérito, assinou o melhor filme da série e deixou a personagem em estado de graça.

Agora, qual é mesmo o objectivo deste novo Indy, passados 20 anos do último filme da saga, que até terminou em jeito de despedida?
O objectivo é mesmo só ganhar uns cobres, passando por cima da memória do cinema e de quem por ele vibrou.
First Blood era um filme que nada teve a ver com nenhuma das sequelas, nem sequer com este ultimo filme.
O deixar ma imagem com as sequelas, é a tua opinião. Eu cresci a ver o rambo e o rocky (e respectivos "alikes"), e quer o Rambo 2, quer o Rocky 4, marcaram uma geração, e um tipo de cinema.

Todos os filmes (clones) que se seguiram ao Rambo 2 copiaram a formula do segundo filme e não do primeiro.
Se é verdade que o terceiro não estava tão bem conseguido quanto o segundo, e muito menos que o primeiro, não deixou de ser igualmente... o Rambo. Era a altura da guerra fria, era a altura do "herói americano". E os filmes devem ser contestualizados.

Em relação ao Rocky, os 2 primeiros foram dois grandes filmes sobre pugilismo. O terceiro foi para fazer dinheiro, e o quarto mais uma vez foi a imagem dos tempos que se viviam, a guerra fria.
O quinto filme foi apenas para fazer dinheiro, e o resultado foi o que se viu. Um flop de box office, tal como o terceiro.

Por isso não me parece que Stallone tivesse como objectivo limpar uma imagem, quanto a mim, praticamente imaculada destes dois personagens.
Parece-me sim que foi uma tentativa de regressar ao cinema numa altura em que ninguem lhe dava um unico papel.
Não foram mais do que (e não estou aqui a dizer mal de ambos os filmes), duas auto-homenagens a si mesmo.

Que este novo filme do Indiana Jones é para ganhar dinheiro? Estamos a falar de Hollywood.. tudo é para ganhar dinheiro. Até os Rambos e os Rockys.

Agora.. estamos a falar de Steven Spielberg, o homem que transforma tudo o que toca em ouro.
Não me parece que ele tenha necessidade de usar um personagem com 20 anos para ganhar dinheiro. Nunca precisou, e não precisaria agora.

Em relação ao "puro e duro" e "meninos radicais da merda", deixa-me que te relembre que hoje em dia, mais do que nunca, os actores fazem quase sempre as suas próprias cenas de acção e acrobacias.

Do Tom Cruise ao Keanu Reeves, do Christian Bale ao Vin Diesel.

Na decada de 80 (onde Stallone, Chuck Norris e Schwarzenneger foram reis do cinema de acção), poucos eram os actores que não usavam duplos (uma das razões que levou a uma famosa cena de satira no filme de Mel Brooks Spaceballs, por exemplo).

Sim é verdade que o CGI hoje em dia é muito usado. Fica mais barato criar uma floresta ou um deserto digitalmente, do que enviar uma equipa inteira 1 mês para o Vietnam, Congo ou Sahara.
Dizer que por causa do CGI hoje é tudo "meninos radicais da merda", parece-me alem de injusto, completamente irrialista, e completamente fora do contexto.

Se é verdade que nas entrevistas que deu Stallone disse que este era o ultimo dos filmes de acção, feitos desta forma, não se referia ao "radicais da merda" nem aos duplos. Referia-se precisamente ao facto de hoje em dia já não se gastarem rios de dinheiro para levar equipas inteiras para o outro lado do globo para fazerem meia hora de filme.
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Argaroth01 »

DarkPhoenix wrote:Não sei a que propósito vem esta comparação, mas parece-me que nem sequer viste o Rambo...

Não só é aceitável como é recomendável!

Indiana Jones velho e seco?
..... :arrow:
Não só vi, como gostei. E a comparação é pertinente porque é acertada. Por um lado, temos o Stallone a ressuscitar o Rambo. Ora, mais uma sequela. Não terá sido inteiramente também por interesse artístico. E nota-se que o tipo está velho e estragado. Mas lá está ele para as curvas e não se deixa de acreditar. E depois, não sei porque raio, surge alguém completamente vingado por estar a ver carnificina no grande ecrã, tesão esse que não tem com filmes de Orlandos Bloom´s e afins e diz que sim, isto é que é um filme de acção. Talvez porque esses meninos não se encaixam nesse estereótipo é a razão porque estarem a martelar-lhes mariquices é inútil. Também não são as tripas a salpicar o ecrã que vão garantir um selo de qualidade. Se assim fosse, o cagalhão que foi "Alien vs. Predador 2" era uma obra prima. Gostei, foi bom ver um filme descomprometido das restrições habituais dos estúdios. Foi bom tentar ver Stallone a querer redimir o personagem, mas tal como em todos os filmes da série, fica sempre aquém.

Do outro lado, Harrison Ford a pegar novamente em Indiana Jones. Tal como Rambo, o personagem reflecte a idade e as limitações do protagonista. Mas hey ? Se posso aceitar um Stallone sprinter aos 61 anos, que mais parece um saco de batatas, porque não um Harrison Ford cheio de genica aos 65, envelhecido ? E onde diz que Indiana Jones só pode existir até aos 45 anos de idade ? Desde o início ele sempre foi um herói gasto e parte do encanto é esse. A velhice pode abrir novas oportunidades de história (já se notou pelo teaser que as coisas não são tão facéis como antigamente)

"It´s not the years, honey. It´s the mileage."

E que se lixe se eles fazem isto por dinheiro. Posso muito bem dispensar o cinismo e acreditar que pelo menos, mais uma vez, querem voltar a divertir-se. E que venham muitos mais. Nem que seja "Indiana Jones e a Busca pela Mistica Prótese da Anca Dourada", eu vou lá estar com o rabo bem assente no cinema.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

VitorSimao wrote: Por isso não me parece que Stallone tivesse como objectivo limpar uma imagem, quanto a mim, praticamente imaculada destes dois personagens.
O próprio Stallone disse que o objectivo foi precisamente esse. :-))) Vi uma entrevista dele no you tube em que ele diz que queria fazer um filme do Rambo em que mostrasse o personagem de uma maneira mais fiel e que não ficou lá muito satisfeito com o Rambo III.
Image
VitorSimao
Fanático
Fanático

Post by VitorSimao »

lud81,
O próprio Stallone disse que o objectivo foi precisamente esse. Vi uma entrevista dele no you tube em que ele diz que queria fazer um filme do Rambo em que mostrasse o personagem de uma maneira mais fiel e que não ficou lá muito satisfeito com o Rambo III.
Pois.. e decidiu fazê-lo 20 anos depois... Demorou a ficar insatisfeito (com o rambo e com o rocky) :mrgreen:
Na altura que o filme saiu, como o dinheiro pingou e bem, não sentiu insatisfação nenhuma :-P
Enfim.. são os ares da florida...

A mim essa conversa dele não me convenceu.. mas hei.. não posso impedir ninguem de acreditar no pai natal e no coelhinho da pascoa :wink:

(ok ok, na volta o senhor até estava a ser sincero e eu é que estou para aqui com mau feitio)
Patomanso
Entusiasta
Entusiasta

Post by Patomanso »

De volta à trailer:

Image

O facto de darem uma confirmação tão óbvia sobre o tema dos alienígenas logo na teaser quererá dizer que afinal não vai ser um twist, que se clahar é algo quee se vai saber a meio do filme?

Also, ainda não se sabe qual é a praga deste filme?
O 4º Escuro
Notícias, críticas, e bitaites sobre cinema.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

Argaroth01 wrote:um Harrison Ford cheio de genica aos 65, envelhecido ? E onde diz que Indiana Jones só pode existir até aos 45 anos de idade ? Desde o início ele sempre foi um herói gasto e parte do encanto é esse. A velhice pode abrir novas oportunidades de história (já se notou pelo teaser que as coisas não são tão facéis como antigamente
Se tivermos em conta que o personagem nasceu em 1899, no filme terá então 57 ou 58 anos (dependente do mês em que nasceu), penso que é uma idade, que, se mantiver-se em forma, ainda está lá para curvas.
Por outro lado, devido ao grande desgaste do personagem nas suas imensas aventuras, significaria que deveria ter mais mazelas que o normal.
Patomanso
Entusiasta
Entusiasta

Post by Patomanso »

Tojal City wrote:Por outro lado, devido ao grande desgaste do personagem nas suas imensas aventuras, significaria que deveria ter mais mazelas que o normal.
Não te esqueças que ele bebeu da "fonte da juventude"...
O 4º Escuro
Notícias, críticas, e bitaites sobre cinema.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Bebeu do cálice sagrado mas como o cavaleiro diz, "o Santo Graal não pode atravessar o selo. Esse é o preço da vida eterna". :wink:
Image
Leão de Ouro
Entusiasta
Entusiasta

Post by Leão de Ouro »

O problema de muita gente com este trailer chama-se...Steven Spielberg. E mais não digo.
Tojal City
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Tojal City »

lud81 wrote:Bebeu do cálice sagrado mas como o cavaleiro diz, "o Santo Graal não pode atravessar o selo. Esse é o preço da vida eterna". :wink:
Não o que o Patomanso diz faz sentido, o Santo Graal não pode passar o selo, mas o seu efeito pode, se não a ferida do Heny Jones Sr tinha voltado a abrir. Mas assim significava que o Jones Jr, que bebeu do cálice, nos primeiros tempos, não envelheceria e sendo assim, nesta fase do filme, anos 50, teria uma aparência mais jovem.
lud81
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by lud81 »

Tojal City wrote:
Não o que o Patomanso diz faz sentido, o Santo Graal não pode passar o selo, mas o seu efeito pode
Sim, mas a questão aqui é que o Graal passou o selo. Foi por isso que o templo se desmoronou, lembras-te? Eles fizeram isso no argumento de propósito para o Indy não ficar imortal. :wink:
Image

Post Reply