Cristovão Colombo – O Enigma (2008) - Manoel de Oliveira
Moderators: waltsouza, mansildv
Rocha wrote:Tiago wrote:Há quem considere os seus filmes elegantes e inventivos.
Também há quem vote no FER (Frente da Esquerda Revolucionária) e não é por isso que é um grande partido.
!
Comparação interesante para quem ganhou dois Leão de Ouro.
"Manoel de Oliveira vai receber, pela segunda vez, o Leão de Ouro pela carreira. O primeiro foi em 1985, ano em que estreou Le soulier de satin. O jurí atribuiu-lhe, então, o Leão de Ouro especial pelo filme e pela carreira. Desconhecemos se outro realizador ganhou, duas vezes, o mesmo prémio pela sua carreira. Geralmente, ganha-se este tipo de galardão uma vez. Oliveira recebe duas. O realizador, de 95 anos, é caso ímpar na história do cinema mundial.
Ora, embora seja importante para o cinema português ver este tipo de galardão ser entregue a um seu realizador, é de realçar que Portugal nunca conquistou, por um filme, um prémio importante como a Palma de Ouro, o Leão de Ouro ou o Óscar de melhor filme estrangeiro. Oliveira podia ter ganho duas vezes Cannes, no entanto. Em 1981, com Francisca , e em 1993 com Vale Abraão. O primeiro perdeu o prémio máximo dos Festivais de Cinema pois Paulo Branco, o produtor, não o pôs em competição. Ganhou o grande Prémio do Jurí. O segundo tinha mais de três horas. Não podia, por isso, entrar em competição."
Tiago,
...e prémios de cinema a serio?????
Que ele é o rei dos festivais do cinema subsidiado (e para minorias) já nós sabemos.
Quê que me interessa que, quando se reunem os realizadores que só são porque os respectivos governos lhes pagam os filmes, ele seja votado o melhor deles, se faz filmes que ninguem vê nem quer ver.
Se não houvesse subsidios aos cinema por esta europa fora, não havia Palmas de Ouro, nem Leões do raio que os parta.
A verdade é que existem filmes não subsidiados feitos na europa a serem vistos no mundo todo... já os subsidiados é aquilo que se vê.... meia duzia de pseudo-intelectuais babam-se com a pseudo-genialidade do realizador e fica-se por aí.
Curta lista de filmes não subsidiados europeus que fizeram sucesso:
Das Experiment - Alemão
Lola Rennt - Alemão
Funny Games - Alemão
28 Days Later... - UK
Match Point - UK
Perfume: History of a Murder - Alemão, Inglês e Espanhol
Abre los Ojos - Espanhol
Se os argumentos dos filmes são bons, se o filme tem potencial de venda... então aparecem estações de TV e investidores privados dispostos a investir no filme.
Se o filme não presta... há sempre um subsidio para dar e um prémio para ser ganho, premio esse dado por organizações de subsidiados ou por festivais de cinema subsidio-dependentes.
Que ele é o rei dos festivais do cinema subsidiado (e para minorias) já nós sabemos.
Quê que me interessa que, quando se reunem os realizadores que só são porque os respectivos governos lhes pagam os filmes, ele seja votado o melhor deles, se faz filmes que ninguem vê nem quer ver.
Se não houvesse subsidios aos cinema por esta europa fora, não havia Palmas de Ouro, nem Leões do raio que os parta.
A verdade é que existem filmes não subsidiados feitos na europa a serem vistos no mundo todo... já os subsidiados é aquilo que se vê.... meia duzia de pseudo-intelectuais babam-se com a pseudo-genialidade do realizador e fica-se por aí.
Das Experiment - Alemão
Lola Rennt - Alemão
Funny Games - Alemão
28 Days Later... - UK
Match Point - UK
Abre los Ojos - Espanhol
Se os argumentos dos filmes são bons, se o filme tem potencial de venda... então aparecem estações de TV e investidores privados dispostos a investir no filme.
Se o filme não presta... há sempre um subsidio para dar e um prémio para ser ganho, premio esse dado por organizações de subsidiados ou por festivais de cinema subsidio-dependentes.
Rocha wrote:Tiago,
Das Experiment - Alemão
Lola Rennt - Alemão
Funny Games - Alemão
28 Days Later... - UK
Match Point - UK
Abre los Ojos - Espanhol
E que tal os filmes de Fellini, Visconti, Sica e Monicelli? Uma boa m******, ou um bom bocejo, não? Ganharam um prémio a sério?
O Oliveira com os direitos po estrangeiro deve conseguir pagar todos os seus filmes. E qual é o mal de termos um cinestas de prestígio ao invés de um de lucro ( exceptuando os €€ claro). Por algo está incluído na lista dos 33 realizadores a fazer uma curta de 3 minutos sobre o seu cinema. E essa lista inclui muitos dos melhores realizadores actuais... O homem marca pontos no exterior, por muito que o queiram negar. Os filmes do HHH, do E. Yang ou do Kiastorami também devem dar lucros fabulosos.... Este tipo de cinema não é feito para dar lucro. Agora se os outros países arranjaram formas de pagá-los sem ser com dinheiro dos contribuintes, é que é o busílis da questão.
CC - 174 MoC - 73 BFI - 21
-
- DVD Maníaco
Que interessa se um filme dá lucro, ganha prémios ou o que quer que seja? É mesmo importante isso?? O Before Sunrise rendeu ninharias e, para mim, é junto com a sua segunda parte, o melhor filme feito na História do Cinema!
Não gosto do Manoel de Oliveira. Tive oprtunidade de conviver com ele durante um dia no qual se mostrou extremamente arrogante. Fez as pessoas esperar duas horas por ele, e perante uma plateia de quase duas centenas de pessoas que tinham esperado aquele tempo todo para o ouvir falar, pegou no prémio que lhe atribuíram e apenas disse: "Estou sensibilizado." Nem mais ima palavra! Mas o pior veio logo a seguir, quando se negou a tirar fotografias com as duas pessoas que tanto tempo tinham esperado para o ver, dizendo apenas "hoje não... não estou com paciência...". E olhem que as pessoas foram super-educadas com ele. Enfim...
Quanto ao seu cinema, acho que tem altos e baixos. "Porto da Minha Infância" e "Um Filme Falado" são bons filmes mas o resto que ele tem feito de há vinte anos p'ra cá??? Por favor!!! "Inquietude"?? "Princípio da Incerteza"? "Quinto Império"?? Respeito os gostos de cada um, mas não me censurem se acho que o comentário mais adequado neste tópico foi mesmo aquele que o Giribi fez no início... zzzzzzzzzzzzzzzzzzz roonnnnnnnnnnnncccccccccc........
Não gosto do Manoel de Oliveira. Tive oprtunidade de conviver com ele durante um dia no qual se mostrou extremamente arrogante. Fez as pessoas esperar duas horas por ele, e perante uma plateia de quase duas centenas de pessoas que tinham esperado aquele tempo todo para o ouvir falar, pegou no prémio que lhe atribuíram e apenas disse: "Estou sensibilizado." Nem mais ima palavra! Mas o pior veio logo a seguir, quando se negou a tirar fotografias com as duas pessoas que tanto tempo tinham esperado para o ver, dizendo apenas "hoje não... não estou com paciência...". E olhem que as pessoas foram super-educadas com ele. Enfim...
Quanto ao seu cinema, acho que tem altos e baixos. "Porto da Minha Infância" e "Um Filme Falado" são bons filmes mas o resto que ele tem feito de há vinte anos p'ra cá??? Por favor!!! "Inquietude"?? "Princípio da Incerteza"? "Quinto Império"?? Respeito os gostos de cada um, mas não me censurem se acho que o comentário mais adequado neste tópico foi mesmo aquele que o Giribi fez no início... zzzzzzzzzzzzzzzzzzz roonnnnnnnnnnnncccccccccc........
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
-
- Novato
O Mistério Colombo Revelado
Infelizmente Manoel Oliveira escolheu o livro errado para o seu «Cristovão Colombo – O Enigma».
Ao contrário do livro do Dr. Luciano da Silva, o livro O Mistério Colombo Revelado do Dr. Manuel Rosa e Eric Steele que saiu em 2006 é uma obra de grande valor para entender o enigma de Colombo e a história de Portugal repleta de documentos, provas e factos.
Não se pode comparar um livro com o outro.
Li os dois livros e o livro do Dr. Luciano não compara com este. Este é escrito por um historiador que levou 15 anos á procura da verdade.
Até o livro do Dr. Luciano está apoiado num documento que o livro do Dr. Manuel Rosa prova ser uma falsificão.
Há história e há HISTÓRIA e se Manoel Oliveira tivesse decidido basear-se no livro O Mistério Colombo Revelado http://www.colombo.bz tinha uma grande HISTÓRIA para contar sobre D. João II e Colombo.
Ao contrário do livro do Dr. Luciano da Silva, o livro O Mistério Colombo Revelado do Dr. Manuel Rosa e Eric Steele que saiu em 2006 é uma obra de grande valor para entender o enigma de Colombo e a história de Portugal repleta de documentos, provas e factos.
Li os dois livros e o livro do Dr. Luciano não compara com este. Este é escrito por um historiador que levou 15 anos á procura da verdade.
Até o livro do Dr. Luciano está apoiado num documento que o livro do Dr. Manuel Rosa prova ser uma falsificão.
Há história e há HISTÓRIA e se Manoel Oliveira tivesse decidido basear-se no livro O Mistério Colombo Revelado http://www.colombo.bz tinha uma grande HISTÓRIA para contar sobre D. João II e Colombo.
-
- Novato
Re: Cristovão Colombo – O Enigma (2007) - Manoel de Oliveira
siroco wrote:Manoel de Oliveira começa este domingo, na Baixa lisboeta, a rodagem do seu novo filme sobre a dimensão mais universalista da História de Portugal, tema que o vem interessando nos últimos anos, contando a história de Cristóvão Colombo e a tão falada hipótese de ele ter nascido em Portugal, na localidade alentejana de Cuba.
As primeiras cenas de «Cristovão Colombo – O Enigma», baseado no livro «Cristóvão Colon [Colombo] Era Português», de Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva, serão filmadas na Rua Augusta, mas ao longo desta semana serão registadas outras imagens de Lisboa e do cais do Alfeite.
O cineasta filma o percurso biográfico dos dois emigrantes, desde a sua partida para a América até às suas investigações, levadas a cabo durante vários anos nos EUA, com base em testemunhos da vida e da viagem descobridora da figura histórica.
«Não se trata nem de um filme científico, histórico ou patriótico, nem de carácter propriamente biográfico, mas sim de uma ficção de teor romanesco, evocativa da grandiosa gesta dos Descobrimentos Marítimos em si», explica um dos mais velhos realizadores do mundo ainda a trabalhar, adiantando que a longa-metragem, que estreia em Julho, fará a associação da Ítaca, de Homero, com a Lisboa de Camões.
A equipa vai também atravessar o Atlântico e filmar em Nova Iorque, Newport/Rhode Island e Berkeley/Massachusetts. A dupla Ricardo Trepa-Leonor Baldaque, habituais na trupe do realizador, será a protagonista, num elenco que vai contar também com uma participação especial de Leonor Silveira. O próprio Oliveira e a mulher, Maria Isabel Carvalhais, terão também pequenos papéis.
Infelizmente Manoel Oliveira escolheu o livro errado para o seu «Cristovão Colombo – O Enigma».
Cristóvão Colombo era um espião do Rei D. João II.
«Cristóvão Colombo - O Enigma» antestreia em Cuba (Alentejo)
O novo filme de Manoel de Oliveira, «Cristóvão Colombo - O Enigma», tem antestreia marcada para sábado na vila alentejana de Cuba, onde terá nascido o descobridor da América, segundo a tese da sua origem portuguesa defendida na longa-metragem.
Após a antestreia em Lisboa em Dezembro e a cinco dias da estreia nacional dia 10 deste mês, a exibição do filme em Cuba, que contará com a presença do produtor François d'Artemare e do actor Ricardo Trêpa, vai decorrer às 21:30, no Auditório do Centro Cultural.
O filme baseia-se no livro «Cristóvão Colon (Colombo) era Português» publicado em 2006 pelo médico e historiador luso-americano Manuel Luciano da Silva e sua mulher Sílvia Jorge de Silva, que sustentam que o descobridor da América era português e nasceu em Cuba, no Baixo Alentejo.
«Não se trata de um filme científico ou histórico, nem de carácter propriamente biográfico, mas sim de uma ficção de teor romanesco, evocativa da grandiosa gesta dos Descobrimentos Marítimos», explicou Manoel de Oliveira numa nota de intenções.
O filme apresenta a «novidade de que Cristóvão Colon era, afinal, de origem portuguesa, nascido na vila alentejana de Cuba e ter, por isso, dado à maior ilha por ele descoberta no mar das Antilhas o nome da sua terra natal, Cuba», diz o veterano realizador português.
Os autores do livro percorreram vários locais em Portugal e nos Estados Unidos da América ligados aos Descobrimentos portugueses em busca de respostas sobre as origens de Cristóvão Colombo.
O percurso biográfico de Manuel Luciano, desde que emigra para os Estados Unidos, no final da década de 40 do século XX, o regresso a Portugal para se formar em Medicina, o seu trabalho num hospital americano até às investigações que faz, com a mulher, sobre os Descobrimentos, estão no centro da narrativa.
Os papéis do casal autor da obra e protagonista do filme estão primeiro a cargo dos actores Ricardo Trêpa e Leonor Baldaque, que habitualmente trabalham com Manoel de Oliveira.
Quando os protagonistas já têm uma idade mais avançada, os papéis são interpretados pelo próprio realizador e pela mulher Maria Isabel de Oliveira, que contracenam pela primeira vez juntos no grande ecrã.
Com 70 minutos, «Cristóvão Colombo - O Enigma» foi rodado o ano passado em Portugal e nos Estados Unidos e termina na ilha de Porto Santo (Madeira), lugar onde na realidade Colombo viveu com a mulher, D. Filipa de Perestrelo.
A nova longa-metragem de Manoel Oliveira teve estreia mundial em Setembro no Festival de Cinema de Veneza, tendo passado depois por vários festivais internacionais.
Com 99 anos de idade e 76 anos de cineasta, Manoel de Oliveira é o mais velho realizador de cinema do mundo ainda em actividade e o mais premiado do cinema português, desde que rodou «Douro, Faina Fluvial», em 1931, o primeiro dos mais de 40 filmes que realizou.
Depois de «Cristóvão Colombo - O Enigma», Manoel de Oliveira tem em projecto «O estranho caso de Angélica» e prevê adaptar para cinema o conto de Eça de Queiroz «Singularidades de uma rapariga loira».
Diário Digital / Lusa
DaveT, aqui fica o teu post inicial. O outro tópico já o apaguei.DaveT wrote:Bem, abro este só para dizer que o trailer televisivo deste filme é a coisa mais mal encavada que já vi até hoje. Provavelmente mostra naqueles 10 segundos o melhor do filme, o que me reforça a ideia que os fi... perdão, trabalhos deste realizador são uma coisa verdadeiramente intragável.
Ora em relação ao bicho... mostra 1 cena...só uma. Mas mal intrepretada (teatralmente), sem dinâmica entre actores, com câmara fixa para uma situação simples, humor simplório, com música....deprimente e fora de contexto para uma cena cómica,e finalmente.... LEEEEEENTAAAAAAAAA...levam 10 ou 15 segundos a interpretar uma cena de 4... UGHHHH..., tenho a impressão que até o actor da cena fica aborrecido com a interpretação da velha... como é que este senhor continua a fazer filmes é um mistério.
-
- Fanático
Ora eu sinceramente nunca entendi a ideia de chamarem "mestre" ao manoel de oliveira, e sinceramente os prémios de ele ganhou para mim nada dizem e nada valem.
Não tenho nada contra o cinema independente, nem nada contra o cinema de autor. Sou é contra andarem a gastar o MEU dinheiro dos MEUS impostos com um realizador que faz filmes para ELE ver, e para o SEU ego, e que se está a BORRIFAR com o que quem paga os SEUS filmes acha ou pensa.
O dinheiro dos contribuintes gasto com o cinema deveria ser aplicado em cinema que os contribuintes quisessem e gostassem de ver.
O cinema de autor e independente deveria ser pago por quem o quer fazer, e não pelo estado.
É por termos uma politica como temos para o cinema, que o cinema em Portugal é a miséria que é, e onde só se consegue levar pessoas ao cinema apelando ao sexo (O crime do Padre Amaro, Corrupção, Call Girl).
Basta olharem para a França, onde o cinema esteve quase morto graças a politicas iguais às existentes em Portugal, e ver como está o cinema deles agora.
Há espaço para todo o tipo de cinema, até para o cinema academico de manoel de oliveira. Só gostava que este cinema academico não fosse pago com o dinheiro dos contribuintes, para quem este tipo de cinema nada diz.
A ironia das ironias, é que um dos filmes Portugueses que mais espectadores teve foi pago com dinheiros privados, e é uma curta metragem.
I'll See You In My Dreams
Investisse o estado em projectos como os que tem o Pato Profissional, e o nosso cinema estava bem melhor. E sempre tinham lucros com o cinema, e assim já podiam dar alguma coisa para os devaneios sem sentido do Manoel.
Assim, estamos à mercê dos manoel de oliveira e companhia, que fazem filmes para ganhar leoes e palmas de ouro, e ter 100 espectadores em 3 meses de exibição.
E quem paga? O toni do contribuinte.
Ah pois é.
Tivessem pegado no dinheiro dos filmes do manoel de oliveira e investido neste:
http://www.dog-pizzaboy.com/
(que foi recusado pelo ICAM)
José Pedro Vasconcelos (um colega de João Botelho, Manoel de Oliveira e João Cesar Monteiro) disse, aqui a uns anos, em pleno telejornal da RTP:
"Não são os meus filmes que são maus, é o publico português que é estupido".
E eu ando a pagar os filmes deste senhor????
E o burro sou eu???????
Não tenho nada contra o cinema independente, nem nada contra o cinema de autor. Sou é contra andarem a gastar o MEU dinheiro dos MEUS impostos com um realizador que faz filmes para ELE ver, e para o SEU ego, e que se está a BORRIFAR com o que quem paga os SEUS filmes acha ou pensa.
O dinheiro dos contribuintes gasto com o cinema deveria ser aplicado em cinema que os contribuintes quisessem e gostassem de ver.
O cinema de autor e independente deveria ser pago por quem o quer fazer, e não pelo estado.
É por termos uma politica como temos para o cinema, que o cinema em Portugal é a miséria que é, e onde só se consegue levar pessoas ao cinema apelando ao sexo (O crime do Padre Amaro, Corrupção, Call Girl).
Basta olharem para a França, onde o cinema esteve quase morto graças a politicas iguais às existentes em Portugal, e ver como está o cinema deles agora.
Há espaço para todo o tipo de cinema, até para o cinema academico de manoel de oliveira. Só gostava que este cinema academico não fosse pago com o dinheiro dos contribuintes, para quem este tipo de cinema nada diz.
A ironia das ironias, é que um dos filmes Portugueses que mais espectadores teve foi pago com dinheiros privados, e é uma curta metragem.
I'll See You In My Dreams
Investisse o estado em projectos como os que tem o Pato Profissional, e o nosso cinema estava bem melhor. E sempre tinham lucros com o cinema, e assim já podiam dar alguma coisa para os devaneios sem sentido do Manoel.
Assim, estamos à mercê dos manoel de oliveira e companhia, que fazem filmes para ganhar leoes e palmas de ouro, e ter 100 espectadores em 3 meses de exibição.
E quem paga? O toni do contribuinte.
Ah pois é.
Tivessem pegado no dinheiro dos filmes do manoel de oliveira e investido neste:
http://www.dog-pizzaboy.com/
(que foi recusado pelo ICAM)
José Pedro Vasconcelos (um colega de João Botelho, Manoel de Oliveira e João Cesar Monteiro) disse, aqui a uns anos, em pleno telejornal da RTP:
"Não são os meus filmes que são maus, é o publico português que é estupido".
E eu ando a pagar os filmes deste senhor????
E o burro sou eu???????
-
- DVD Maníaco
Eii, ver este filme e levar uma dose de anestsia para adormecer um cavalo deve ser mais ou menos a mesma coisa...
Ainda outro dia estava a pensar numa coisa: Já repararam que o Pedro Abrunhosa ao principio era um gajo dinamico, fazia boa música dava grandes concertos, e a partir do momento em que entrou num filme do manoel de oliveira, mudou completamente? Deixou de ter energia, as músicas são melosas, chatas, dormentes, parece que está num estado de petrificação total. Será que o oliveira lhe pegou o virus???
Quanto aos filmes, só de ver as apresentações já fico entediado.
Quando o Sr. Manoel de Oliveira fizer um filme XXX aí eu vou ver. Bem, e daí talvez não...
Ainda outro dia estava a pensar numa coisa: Já repararam que o Pedro Abrunhosa ao principio era um gajo dinamico, fazia boa música dava grandes concertos, e a partir do momento em que entrou num filme do manoel de oliveira, mudou completamente? Deixou de ter energia, as músicas são melosas, chatas, dormentes, parece que está num estado de petrificação total. Será que o oliveira lhe pegou o virus???
Quanto aos filmes, só de ver as apresentações já fico entediado.
Quando o Sr. Manoel de Oliveira fizer um filme XXX aí eu vou ver. Bem, e daí talvez não...