Walt Disney Studios e Blu-Ray

Discussão sobre lançamentos BR, Assuntos relacionados com equipamento devem contudo ser abordados no fórum Hardware.

Moderator: Grimreaper

Post Reply
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:
Walt Disney Studios e Blu-Ray

Post by Ricardo Ribeiro »

Ao ler esta notícia não pude deixar de sorrir, quando me veio à memória um comentário que por aqui vi que começava mais ou menos por "não sei se te lembras do que aconteceu com o DVD mas nos primeiros tempos não conheceu nem uma pequena parte do sucesso destes novos formatos". [rir].

Lançamentos da Disney para a Europa em Blu-ray:

"January: The Recruit
February: Dark Water, Underdog, Starsky & Hutch
March: Coyote Ugly, The Rookie
April: Hidalgo, Gone Baby Gone
May: Signs, There Will Be Blood, Shall We Dance, Ladder 49, The Chronicles of Narnia: The Lion, The Witch and The Wardrobe, National Treasure: Collector’s Edition
June: The Game Plan
Summer: Unbreakable


Wow! Que multidão de títulos.
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

O mercado de alta definição na Europa é praticamente inexistente.
A razão porque vai tendo alguma expressão nos estados Unidos é devido às promoções de preço de leitores e filmes.

A meu ver, e há bastante tempo que o digo, só quando as marcas baratas de leitores avançarem para o mercado, e quando começar a existir uma massa crítica de clientes é que os estúdios vão avançar com catálogo a sério.
Aliás, lançar muitos títulos agora, com a consequente multiplicação de gastos de produção e distribuição para vender "maia dúzia" de exemplares aos early adopters é só para gostasse de perder dinheiro.
Vão-se lançando uns títulos para manter o mercado activo e ir mantendo as pessoas a falar do assunto. E depois, quando houver leitores com fartura e a bom preço, então sim avança-se.
Um entrada em força no mercado HD por parte dos estúdios faria-os perder tempo em relação ao DVD (que é o que rende, e não o querem matar para já), e não garantiria grandes vendas em HD por limitações de disponibilidade de hardware a preços competitivos.
User avatar
Ricardo Ribeiro
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4218
Joined: November 5th, 2000, 10:57 pm
Location: Portugal
Contact:

Post by Ricardo Ribeiro »

Quando? Ou SE? Viste marcas baratas avançar para o MiniDisc ? Como é que se faz uma marca barata de um mercado inexistente? Viste marcas baratas avançar para o DVD antes dele se tornar rei de mercado?
Ricardo Ribeiro
O Mundo da Viagem em...
http://papaleguas.wordpress.com | http://cruzamundos.wordpress.com
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

CES 2008. Começa 2ªf. e as marcas chinesas já lá vão estar com leitores Blu-Ray.
Podes consultar na página da CES :wink:

O MiniDisc foi um formato proprietário da Sony que ela fechou (e fez mal), sendo que quando o abriu ao licenciamento para o tentar salvar já foi tarde demais e já ninguém o quis (fabricantes). Creio que a Aiwa, JVC e Toshiba ainda chegaram a ter leitores mini-disc mas sem apostar quase nada nisso.

No Blu-Ray a ideia é a aoposta, é a de que todo o cão e gato o licencie, coisa que aconteceu. Tudo quanto é marca (excepto a Toshiba) pediu licença de Blu-Ray e já a tem. Falta começar a produzir apenas. E creio que ao longo de 2008, mais agora que a Toshiba apanhou um golpe quase fatal com a saída da Warner, as marcas mais baratas vão começar finalmente o fabrico de leitores. Fazer leitores DVD já não dá dinheiro. É preciso fazer o pessoal comprar outra coisa qualquer. E, como sempre, são as marcas mais baratas que produzem a democratização do mercado. Deves-te lembrar tão bem como eu de 2001 e dos Jocel, Nintaus e Emersons, certo? Foi aí que tivemos o boom do pessoal a começar a comprar DVDs. Com o Blu-Ray vai ser igual (a Emerson já leva leitor para esta CES).
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

Skywatcher wrote:E creio que ao longo de 2008, mais agora que a Toshiba apanhou um golpe quase fatal com a saída da Warner, as marcas mais baratas vão começar finalmente o fabrico de leitores.
Tens concerteza a noção que em termos estritamente económicos o que dizes não faz sentido algum. Sem concorrência no mercado qual o incentivo para baixar preços ou apresentar hardware mais direccionado ao Zé Povinho? Aliás percebe-se pela leitura atenta do comunicado da Warner que a "indecisão" deles em adoptar um formato inicialmente se deveu à vontade de criar massa crítica que baixasse o preço do hardware. Está lá escrito preto no branco. Eliminando-se um player cria-se uma situação de quase monopólio que certamente não serão os chineses a inverter. Até porque resta conhecer as qualidades desse material chinês sujeito a QC zero como habitualmente.
User avatar
Insano
Especialista
Especialista
Posts: 1731
Joined: September 14th, 2001, 6:09 pm
Location: Portugal

Post by Insano »

Mas tal como o Sky disse, as empresas precisam de uma nova tecnologia para impulsionarem as vendas (fabricantes de hardware), o ponto de saturação do mercado não deve andar longe. Como tal, o BR serve-lhes como uma luva (visto ser para já, o que tem mais pernas para andar).

O DVD tb tem monópolio, não é por isso que o mercado não deixa de funcionar...
Um gnomo por dia, dá saúde e alegria!
________________________
http://www.gritosinsanos.blogspot.com
http://www.geopt.org
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

Insano wrote:Mas tal como o Sky disse, as empresas precisam de uma nova tecnologia para impulsionarem as vendas (fabricantes de hardware), o ponto de saturação do mercado não deve andar longe. Como tal, o BR serve-lhes como uma luva (visto ser para já, o que tem mais pernas para andar).

O DVD tb tem monópolio, não é por isso que o mercado não deixa de funcionar...
O DVD tem 10 anos de existência e está de saída. Os early adopters do DVD também pagaram bem a factura. Caso não te lembres até os "maravilhosos" Jocel se vendiam por 60 contos, hoje seria impensável dares 300 euros por um Jocel. Basta olhar para os preços dos leitores BR e para os preços dos filmes. Está definida uma situação de monopólio numa altura em que ainda o mercado não está assente. Tenta explicar ao Zé Povinho ou até mostrar as diferenças entre um DVD e um BR. O Zé Povinho quer é leitores a 30 euros que leiam DivX, MP3 e deixem meter cartões SD e MD, está-se literalmente nas tintas para Dolby HD ou TruDolby ou 1080p. Por enquanto tem lá por casa uma TV CRT que ainda dá para ver a TVI e tem um leitor baratuxo que dá para ver os DVDs alugados e que o filho da D. Maricotas copia para o gajo daqueles sacados da net.

Por isso não julgues que tão depressa tens por cá leitores a 100 euros e filmes a preço de desconto. Tu, eu e outros como nós seremos sempre as cobaias que torram o dinheiro nestas cenas e em última análise até ficamos a arder com a casa carregada de monos. Deixa-me cá ver... UMD, Memory Stick, MiniDisc, SACD, ena tantos formatos que não deram em nada. E todos da Sony por incrível que pareça. :twisted:
Nuno Guerreiro
Especialista
Especialista
Posts: 1895
Joined: January 15th, 2001, 3:34 am
Location: Portugal

Post by Nuno Guerreiro »

É verdade, as pessoas sao de memoria curta. Eu, os meus pais cof cof, foi um dos que paguei uma pipa de massa por um Jocel. Agora ja o ano passado comprei uma PS3. É assim a vida de early adopter...
Video: LG OLED55C9PLA, Xbox One S, PS3, Nvidia Shield Android TV 16GB, Wii
Som: Onkyo TX-NR808, Cambridge Audio Azur 640C, Wharfedale Diamond 9.4 / 9 CS / 9.1; BK Gemini; 1mt QED P-75; 3mt QED P-SW; 0.5mt QED Qunex
Thread de Vendas | Feedback
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Thanatos,

Com um mercado indefinido as pequenas marcas não avançam. Não têm capital de risco para isso. Apenas agora começam a estar reunidas as condições para que esses fabricantes possam entrar no mercado. É gestão básica, os pequenos são sempre "followers".

A questão de monopólio é inexistente. Há um formato com todos os fabricantes (excepto a Toshiba e a Sanyo - sendo que esta ainda nem tinha lançado nada à cautela). Ou seja, risco de monopólio havia de ganhasse o HD-DVD com a Toshiba a ser a única marca de leitores do mercado. (Logo por aí o HD-DVD estava condenado a longo prazo. Quantas pessoas daqui têm leitor Toshiba? E das outras marcas todas? Pois...)
Por isso a competição entre fabricantes só era possível de existir num campo, e esse campo era o Blu-Ray.
Em termos estritamente económicos baseio-me em factos, como o de as marcas chinesas terem os leitores Blu-ray prontos e em exibição a partir de amanhã. Se faz sentido ou não... :mrgreen:

Quanto ao facto da vasta maioria da população estar indiferente ao HD dou-te toda a razão. E os fabricantes e estúdios estão perfeitamente conscientes disso. Por isso prevejo aí uma campanha de marketing terrivelmente presente mais para depois do meio do ano, quando o Blu-Ray estabilizar no topo de vendas (depois de não existirem mais HD-Dvd da warner e New Line no mercado). Aí o adversário deixa definitivamente de ser o HD-DVD e passa a ser o DVD. E como não há o salto qualitativo percebido da passagem VHS-DVD. Continuamos com um meio "igual", um CD. Não há a coisa do "não se vai estragando" e outras vantagens que saltavam à vista em relação ao VHS, a diferença de preços nos equipamentos não poderá nunca ser tão grande como foi. Em 2001 o leitor DVD mais barato da sony eram mais de 500€ no início do ano, ao fim de 3 anos de existência do DVD. Ao fim de 1 ano de BRD há a versão $299. Comparado com os 300€ de um Jocel... acho que o mercado está a descer de preço de forma vertiginosamente mais rápida. Aqui claro que o facto dos preços baratos da Toshiba deram um grande impulso, e provavelmente as poucas marcas no mercado do Blu-Ray (as que fizeram os maiores investimentos, e contavam com os early-adopters para os recuperar) tiveram de descer os preços mais rápido do que gostariam. Honra feita à Toshiba por ter "queimado" mercado.
No entanto a descida era inevitável. Não há argumentos tão palpáveis nesta transição que convençam o grosso dos clientes a trocar para um equipamento muito mais caro. Só mais para o final de 2008, com as marcas baratas a chegar às prateleiras das lojas é que a transição vai verdadeiramente começar. E o DVD ainda vai durar uns tempos. Não vai ter a morte "rápida" do VHS.
m_silva
Fanático
Fanático
Posts: 782
Joined: July 15th, 2003, 2:57 pm
Location: Porto

Post by m_silva »

Eu vou mas é kerer apanhar muitos filmes em dvd ao desbarato com esta transição isso sim. :mrgreen:
Skywatcher
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 4047
Joined: February 16th, 2001, 1:37 am
Location: Portugal
Contact:

Post by Skywatcher »

Já estive mais convencido disso. :-?
Vejo mais rapidamente uma descida de preço dos lançamentos Blu-Ray para o nível do preço dos lançamentos DVD que uma descida abrupta dos preço dos DVDs
odeiopiratas
Novato
Posts: 13
Joined: August 7th, 2007, 4:31 am

Post by odeiopiratas »

Na compra de uma pastilha elástica da gorila vao dar um dvd :D ... vá que façam tudo para promover o formato blu-ray mas nao o vulgarizem como vulgarizaram o DVD onde em qualquer produto oferciam gratuitamente ou por preço especial o filme tornando-o num produto de consumo e nao num produto cultural.
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

Skywatcher wrote: Aqui claro que o facto dos preços baratos da Toshiba deram um grande impulso, e provavelmente as poucas marcas no mercado do Blu-Ray (as que fizeram os maiores investimentos, e contavam com os early-adopters para os recuperar) tiveram de descer os preços mais rápido do que gostariam. Honra feita à Toshiba por ter "queimado" mercado.
No entanto a descida era inevitável.
Ora como tu próprio escreves foi o facto de haver dois players no mercado que possibilitou essa descida de preço. Não nego que a descida de preço é inevitável mas sempre mais tarde do que mais cedo na óptica dos fabricantes. Aliás veremos como bombam esses leitores chineses pós-CES para logo tirarmos conclusões.

De qualquer forma e sem querer fazer vatícinios penso que ainda teremos novidades neste trimestre da parte de quem tem um grande interesse na plataforma de digital content. (Sim estou a falar da Microsoft que como é sabido apoiou o HD-DVD com segundas intenções. :twisted: ) Nada como mais um formato na mesa para lançar a confusão.

Quanto à questão de que todos nós gostamos de sentir a caixa e ver os papelotes, lembrem-se que a maioria dos jovens na faixa dos 10-25 anos praticamente já só vivem do download (legal e ilegal) e para eles a música sabe melhor ouvida em MP3. Estão-se positivamente nas tintas para digipaks, livretos e fantochadas decorativas. É para esses que o mercado se direcciona e posiciona porque, como é óbvio, serão eles os consumidores futuros.
djhifi
Iniciado
Iniciado
Posts: 69
Joined: September 19th, 2003, 11:56 pm

Post by djhifi »

Eu acho que ás vezes neste fórum as pessoas usam o argumento dos consumidores ao extremo, transformando-nos quase numa manada de animais irracionais que se limitam a seguir instintos e/ou o próximo (animal).

Thanatos, eu tenho 21 anos, saco muita música da Internet, filmes já saquei mais, mas, no entanto, estou muito mais interessado no Blu-Ray do que no digital content.

Pessoal, não sejam tão simplistas a analisar as coisas. O consumidor é a pessoa mais inteligente do mercado, não os produtores.
BLU-RAY'S OWNED: 21(19 Singles + 2 Box Set's)
HD-DVD'S OWNED: 0

Proud USER
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 5161
Joined: November 5th, 2001, 1:54 pm

Post by Grande Guru »

N acho q faça mto sentido grandes comparações com o q foi o arranque do DVD (um formato com sucesso garantido) e o arranque do HD, um formato para puristas, sem a mais pequena certeza de sucesso.

Qd se chega ao digital o "pobão" já está satisfeito o resto é apra os malucos desta cena como nós aqui do forum.

Post Reply