Projector,boa opção actualmente?

Questões relacionadas com leitores de DVD/BR de mesa, desbloqueio de regiões, receptores A/V, televisores, colunas e outro equipamento de home theater.
tiagottx
Entusiasta
Entusiasta

Post by tiagottx »

Ontem passei na mediamrkt de benfica e fiquei impressionado com uma situação, sabendo eu que o Panasonic AX200 já é uma excelente máquina!

O AX200 estava ligado a um DVD da onkyo topo-de-gama (cerca de 2000€, mas acho que era mais caro anteriormente) e a saída de imagem em 1080i do upscaler do DVD produzia uma qualidade que facilmente se confunde com um sinal puramente HD :shock: Será que com um outro leitor de DVD(por ex um Pioneer DV400) se consegue a mesma qualidade? Ou o segredo aqui será mesmo pelo preço(gama alta) do leitor de DVD? Não decorei o modelo do leitor, mas na net parece-me o SP1000...
luis carrilho
Iniciado
Iniciado

Post by luis carrilho »

boas Tiagottx,
É precisamente esse o tipo de duvida que eu tenho,será que um dos melhores HD-ready como o caso que mencionas,ligado a um leitor razoavel,como penso ser o caso do meu Denon e fazendo o upscaling a 1080i,ligado via HDMI terá uma qualidade de imagem assim tão diferente pra pior por comparação a um projector Full-HD?
Afinal de contas o projector seria Full-HD mas o leitor não,o que me leva a pensar que só fará sentido a imagem ser muito melhor se ambos os aparelhos(fonte e projector) forem totalmente HD,ou estarei a fazer alguma confusão? :shock:
Ricardo Felisberto
Entusiasta
Entusiasta

Post by Ricardo Felisberto »

tri wrote:...
a diferença entre ver um filme numa tela de 2,5 metros bate (na minha opinião) qualquer plasma ou lcd.
Obviamente.
luis carrilho wrote:boas Tiagottx,
É...
Afinal de contas o projector seria Full-HD mas o leitor não,o que me leva a pensar que só fará sentido a imagem ser muito melhor se ambos os aparelhos(fonte e projector) forem totalmente HD,ou estarei a fazer alguma confusão? :shock:

Quanto à diferença entre HD e TrueHD:- Certamente que haverá sempre diferença, em particular no caso do sinal ser também TrueHD (não confundir por upscaled para 1080p).

Não sendo o caso, a diferença será menor.

Atenção à distancia de visionamento e diagonal de imagem, pois existem na net umas tabelas que dão logo a ideia se irás notar diferenças em termos de resolução, ou a partir de que distâncias+diagonais é que irás notar diferenças, ou seja, rentabilizar o True HD.

Não confundir resolução (única variável em análise no paragrafo anterior) com qualidade de inagem, pois ao elevares a fasquia poderás ter ganhos em termos de qualidade global da imagem (cores, naturalidade, contraste, profundidade, fluidez, ...). Claro que pode acontecer teres num HD uma imagem com maior qualidade que em alguns TrueHD (não será a regra, mas eventualmente a excepção).

Passando da teoria à prática. Quem não tem (mt) €€€ não tem vicios :o . Com o teu orçamento não há que enganar (sem ofensa, desculpa a sinceridade).
tiagottx
Entusiasta
Entusiasta

Post by tiagottx »

Enquanto os FullHD tiverem muita diferença de preço para os HD - seja plasma, LCD ou projector - eu continuo a apostar mais no HD, pois à distância aconselhada de visualização, a diferença de qualidade é (quanto a mim) minima, e não justifica a diferença de preço para FHD.

Por ex. um panasonic AX200 ou um ThemeScene HD70 por +-1500€ é uma boa compra! Portam-se bem em SD com um leitor de DVD decente(creio que é o teu caso), e futuramente com um BR ou HDDVD a qualidade será quase tão boa do que com um projector FHD, e sempre ficaste com mais umas boas centenas de €€€ no bolso que se calhar já pagaram o leitor BR :wink:
Grande Guru
DVD Maníaco
DVD Maníaco

Post by Grande Guru »

Tb sou de opinião q quem pode optar por um projector, afinal de contas é a forma caseira mais próxima de uma sala de cinema, q nem deve pensar duas vezes.
luis carrilho
Iniciado
Iniciado

Post by luis carrilho »

Ricardo Felisberto wrote:
tri wrote:...
a diferença entre ver um filme numa tela de 2,5 metros bate (na minha opinião) qualquer plasma ou lcd.
Obviamente.
luis carrilho wrote:boas Tiagottx,
É...

Quanto à diferença entre HD e TrueHD:- Certamente que haverá sempre diferença, em particular no caso do sinal ser também TrueHD (não confundir por upscaled para 1080p).

Não sendo o caso, a diferença será menor.

Atenção à distancia de visionamento e diagonal de imagem, pois existem na net umas tabelas que dão logo a ideia se irás notar diferenças em termos de resolução, ou a partir de que distâncias+diagonais é que irás notar diferenças, ou seja, rentabilizar o True HD.

Não confundir resolução (única variável em análise no paragrafo anterior) com qualidade de inagem, pois ao elevares a fasquia poderás ter ganhos em termos de qualidade global da imagem (cores, naturalidade, contraste, profundidade, fluidez, ...). Claro que pode acontecer teres num HD uma imagem com maior qualidade que em alguns TrueHD (não será a regra, mas eventualmente a excepção).

Passando da teoria à prática. Quem não tem (mt) €€€ não tem vicios :o . Com o teu orçamento não há que enganar (sem ofensa, desculpa a sinceridade).
Boas Ricardo,
Quanto á distancia de visionamento será na casa dos 3.5/4m,não tenho nenhuma tabela,mas parece-me curto pra projectar 2.5m de diagonal de imagem,talvez na casa dos 2 m seja mais equilibrado,não?...
Quanto á historia dos vicios isso não me parece assim tão linear :roll: ,imagina que o meu orçamento éram os tais 1500€,mas que chegava á conclusão que por mais 500€(a Pixmania já tem a 2000€) já comprava um Full-HD e que a diferença na qualidade de imagem éra enorme,não valeria o esforço dos 500€ a mais??
Nunca fui pessoa de radicalismos,nem de orçamentos sagrados,se fôr preciso gasto mais um pouco,gosto é de me sentir satisfeito com o que comprei. :-D
luis carrilho
Iniciado
Iniciado

Post by luis carrilho »

tiagottx wrote:Enquanto os FullHD tiverem muita diferença de preço para os HD - seja plasma, LCD ou projector - eu continuo a apostar mais no HD, pois à distância aconselhada de visualização, a diferença de qualidade é (quanto a mim) minima, e não justifica a diferença de preço para FHD.

Por ex. um panasonic AX200 ou um ThemeScene HD70 por +-1500€ é uma boa compra! Portam-se bem em SD com um leitor de DVD decente(creio que é o teu caso), e futuramente com um BR ou HDDVD a qualidade será quase tão boa do que com um projector FHD, e sempre ficaste com mais umas boas centenas de €€€ no bolso que se calhar já pagaram o leitor BR :wink:
Boas tiagottx,
Pois,eu tanbem estou a chegar á conclusão que muito provavelmente não valeria a pena ir para um Full-HD,pois ás tantas a diferença na qualidade de imagem éra minima.
Sendo assim vou começar a ler uns testes aos bons HD-ready que por ai andam pra poder fazer uma escolha mais informada. :-D
Já agora que casas em Lisboa ou arredores me recomendam,onde se possam ver alguns modelos a funcionar e que tenham gente a atender que perceba do assunto?? :shock:
Saxo
Fanático
Fanático

Post by Saxo »

Mais um a favor dos projectores. Tenho um Panasonic AE700 e foi excelente opção. Tenho uma tela de 2m de largura e ver filmes/series assim dá gozo. Para TV uso ainda um CRT

JUlgo que neste momento, ao preço a que estão os projectores e fontes FullHD, o investimento mais sábio é mesmo em projectores HD. E os Sanyo e Panasonic nunca deixaram ninguém mal ;-)
Ganhe 5 £ em compras. Clique em R-Points.

Queres um Gmail? Manda PM
Ricardo Felisberto
Entusiasta
Entusiasta

Post by Ricardo Felisberto »

Boas Luis

Se por 500€ (ou outro valor qq que possas investir a mais) conseguires elevar a qualidade da imagem de forma minimamente significatica, então deves ir em frente. Tal como dizes o importante é sentires satisfação.

Eu tento muitas vezes ir o mais além que a minha carteira pode, sem entrar em maluquices.

Atenção porém que a diferença pode ser menor se optares por um PJ HD (o meu veio da alemanha) na net.

Se pudesses ver esse FHD e o Z5 em acção nessa loja (num qq sitio fisico) seria excelente. Pede-lhes para te fazerem uma demo dos 2 PJ. Se acedessem seria para ti o ideal.

Estou a 3m da tela que tem de base 178cm (pode não ser o mais correcto, mas é o que tenho).

Quanto às tabelas é uma questão de perderes um tempinho (ainda andei à procura mas em 3min não encontrei)
pmesquita
Novato
engraçado

Post by pmesquita »

engraçado...Eu tenho um Hitachi tx 100 que me deu muita alegria - pois é muito bom mesmo, mas como vou mudar de casa para uma em que se torna mais dificil projectar, vou vendê-lo....para comprar um lcd. Ninguém está satisfeito!!! só que o meu lcd vai ser de 52". Olha, vê a hitachi porque os seus projectores de media gama e resolução (como o meu) são muito bons e ganahram prémios. É do melhor "value for money" que encontras.

Boa sorte
luis carrilho
Iniciado
Iniciado

Post by luis carrilho »

Ricardo Felisberto wrote:Boas Luis

Se por 500€ (ou outro valor qq que possas investir a mais) conseguires elevar a qualidade da imagem de forma minimamente significatica, então deves ir em frente. Tal como dizes o importante é sentires satisfação.

Eu tento muitas vezes ir o mais além que a minha carteira pode, sem entrar em maluquices.

Atenção porém que a diferença pode ser menor se optares por um PJ HD (o meu veio da alemanha) na net.

Se pudesses ver esse FHD e o Z5 em acção nessa loja (num qq sitio fisico) seria excelente. Pede-lhes para te fazerem uma demo dos 2 PJ. Se acedessem seria para ti o ideal.

Estou a 3m da tela que tem de base 178cm (pode não ser o mais correcto, mas é o que tenho).

Quanto às tabelas é uma questão de perderes um tempinho (ainda andei à procura mas em 3min não encontrei)
Boas Ricardo,
Se me pudesses dizer que site Alemão é esse(mesmo por MP)agradecia,pois tinha interesse em dár uma ólhadela. :-D
No entanto gostava da possibilidade de poder exprimentar alguns modelos e quem sabe até mesmo com a minha fonte(Denon 1920)para poder ser ainda mais conclusivo,por isso volto a pedir,alguem sabe ONDE :shock: :shock: poderei encontrar uma loja com essas condições,com funcionarios que percebam do assunto,na zona de Lisboa e arredores(na margem Sul éra ainda melhor,mas não estou mesmo a ver...nalgumas coisas é mesmo um deserto :-( )???
luis carrilho
Iniciado
Iniciado
Re: engraçado

Post by luis carrilho »

pmesquita wrote:engraçado...Eu tenho um Hitachi tx 100 que me deu muita alegria - pois é muito bom mesmo, mas como vou mudar de casa para uma em que se torna mais dificil projectar, vou vendê-lo....para comprar um lcd. Ninguém está satisfeito!!! só que o meu lcd vai ser de 52". Olha, vê a hitachi porque os seus projectores de media gama e resolução (como o meu) são muito bons e ganahram prémios. É do melhor "value for money" que encontras.

Boa sorte
É capaz de haver mais gente a concordar contigo,não é por acaso que um dos modelos que estava dentro do meu "target",o TX-300 está esgotado na Pixmania. :wink:
Quantas horas de projecção fizeste,tens ideia?e notaste algum decrescimo na qualidade de imagem á medida que a lâmpada foi envelhecendo?
pmesquita
Novato
Re: engraçado

Post by pmesquita »

[/quote]
Quantas horas de projecção fizeste,tens ideia?e notaste algum decrescimo na qualidade de imagem á medida que a lâmpada foi envelhecendo?[/quote]

VAIS MATAR-ME. Fiz umas cento e tal. à volta de 50 e tal filmes de ficção científica. Só via ficção no projector. Como a lâmpada dá para 2000 horas ainda não usei 10% portanto não te posso dizer se notei algo a degradar-se pq tem estado tudo bem. Só para veres limpei os filtros uma vez (ele avisa em cada 100 horas de uso) e foi há 3 meses. Tb nunca mepreocupei muito com a lampada, pois quando o comprei soube lgo que ela era das mais baratas. Agora que ele é 1 maravilha, é. E se me está a custar pô-lo à venda. Mas tem de ser, pois não vou ter espaço. Até a tela que mandei montar num tripé profissional combina bem com a sua projecção. Recomebndo-a: da Orey. Boa sorte na tua escolha, mas não deixes de experimentar os hitachi. E a tua procura pelo tx300 é boa porque pelo que li é pouco difernte do meu futuro ex projector. O tx 200 é que não foi tão bom. Não compres esse. Eu acho que com o 300 eles voltaram à formula do meu 100.
Ramos
Fanático
Fanático

Post by Ramos »

eu lamento informar te mas o tx300 já n esta em produçao :( e pelo preço da pix era imbativel :) era 1a máquina excelente melhor do q o pana nalguns aspectos e pior noutros..... mas sem duvida q pra mim sao os 2s pj q + gosto nesta categorias de preços.

pra cinema eu acho q nada se compara a ter 1a imagem com 2 ou + metros de horizontal :) claro q ha inconvinientes na aquisiçao de 1 pj ( sala, lampadas, luz, etc ), mas tudo se esquece depois de fazer play e começar a ver o filme :):):)

agora pra mim o ideal é ter pj e ecran plano, claro:) os panas estao com preço imbativeis em plasmas...

cumprs,
ramos
luis carrilho
Iniciado
Iniciado

Post by luis carrilho »

Ramos wrote:eu lamento informar te mas o tx300 já n esta em produçao :( e pelo preço da pix era imbativel :) era 1a máquina excelente melhor do q o pana nalguns aspectos e pior noutros..... mas sem duvida q pra mim sao os 2s pj q + gosto nesta categorias de preços.

pra cinema eu acho q nada se compara a ter 1a imagem com 2 ou + metros de horizontal :) claro q ha inconvinientes na aquisiçao de 1 pj ( sala, lampadas, luz, etc ), mas tudo se esquece depois de fazer play e começar a ver o filme :):):)

agora pra mim o ideal é ter pj e ecran plano, claro:) os panas estao com preço imbativeis em plasmas...

cumprs,
ramos
Olá Ramos,
Ecran plano já tenho,não é grande(40")mas para ver TV chega e sobra,agora pra ver filmes...não há mesmo com um bom projector,ainda por cima no meu caso tenho um sistema de som razoavel e fiquei sempre a achar pouca imagem pra tanto som. :-(
Aos anos que digo que vou comprar um projector,pois parece-me que é desta,vai ser uma boa auto-compra de Natal.
:wink: :wink:
Ólha lá conheces alguma casa como a que eu ando á procura na margem Sul(a Fnac não conta)?? :shock:
Um abraço.

Post Reply