Corrupção (2007) - João Botelho
Moderators: waltsouza, mansildv
-
- DVD Maníaco
Eu sei que não foi um grande sucesso comercial mas Os Imortais foi o filme tuga mais visto no seu ano (mais de 60000 espectadores) e não precisou de se promover de nenhuma dessas formas. A Selva, embora tenha ficado aquém dos objectivos quer artísticos quer comerciais fez mais de 75000 espectadores. Até o Esquece Tudo o Que Te Disse foi um exito inesperado. Na minha opinião a questão da promoção dos filmes passa quase sempre por factores como criatividade e inteligência. É preciso arranjar formas de se chegar ao público e também não vejo qual é o problema de, de vez em quando se fazerem uns filmes deste género para consegui-lo. O olhem que lá fora este tipo de filmes normalmente ficam entregue a um tarefeiro qualquer. Cá ficou nas mãos do João Botelho. Até não me parece caso para desesperar. Pelo menos para já...Grande Guru wrote:Gollum, N sendo exclusivo de Pt, referia-me a que devido à falta de meios (€€€€€) a única forma de se chamar público ás salas é com histórias sensacionalistas. Nos EUA podes ter um enredo miserável, mas se houver guita para excelentes efeitos especiais, tens um chamariz para o público. Aqui como n há nada de positivo para chamar o público ao cinema, a única alternativa é mostrar gajas conhecidas nuas, ou então enredos sobre casos polémicos.

Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
-
- DVD Maníaco
p_alucinado, Mas repara q para cada um desses filmes q fugiram à promoção "tradicional" tu mesmo referes frases deste tipo "Sei q n foi um grande êxito comercial" "ficado áquem dos objectivos", etc, etc.
Depois há sempre o estigma de que genericamente o cinema tuga é mau, e depois mesmo qd há um q foge a essa mediocridade, pq o estigma está lá, o filme continua a n puxar público, pq sendo tuga, leva logo um determinado rótulo q afasta à partida as pessoas do cinema.
Depois há sempre o estigma de que genericamente o cinema tuga é mau, e depois mesmo qd há um q foge a essa mediocridade, pq o estigma está lá, o filme continua a n puxar público, pq sendo tuga, leva logo um determinado rótulo q afasta à partida as pessoas do cinema.
Então, mas as únicas histórias que há são as sensionalistas e os enredos miseráveis? Então e a escrita de qualidade?...ou isso é um exclusivo internacional, acontecimento impossível em Portugal?Grande Guru wrote:Gollum, N sendo exclusivo de Pt, referia-me a que devido à falta de meios (€€€€€) a única forma de se chamar público ás salas é com histórias sensacionalistas. Nos EUA podes ter um enredo miserável, mas se houver guita para excelentes efeitos especiais, tens um chamariz para o público. Aqui como n há nada de positivo para chamar o público ao cinema, a única alternativa é mostrar gajas conhecidas nuas, ou então enredos sobre casos polémicos.
A questão é que o pouco dinheiro que há, assim como em tantos outros casos, está a ser mal distrbuído.
Eu não acredito em nada de bom para este filme, nem tão pouco considero que algum filme português dos últimos anos tenha passado a marca de mediocre, mas acredito que se, ao invés de distribuir dinheiro a quem tem os "cursos" de cinema os dessem a quem tem um projecto de verdadeiro cinema muitissimo bem planeado e com verdadeira vontade fazer algo de qualidade e de novo, então talvez houvesse a surpresa de os números de espectadores aumentarem muito e, por que não, até fora de Portugal o filme fizesse dinheiro. Mas isso não vai acontecer com um simples caso de corrupção...SIM, porque isto não é mais que um caso de corrupção e MAIS, nem sequer um caso de corrupção que afecte directamente o público em geral..e isso não é uma história extraordinária ou única.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
-
- DVD Maníaco
Gollum, Eu n estou a dizer que n há bons filmes em Pt, estou basicamente a dizer que devido ao estigma q está instalado contra o cinema Pt que é preciso um chamariz extra para levar as pessoas ao cinema.
Qd se estava aqui a discutir o novo filme do Vasconcelos, q pode ser fantástico, o q é q vimos no pequeníssimo trailer q passou? uma gaja em trajes menores a atravessar uma sala, achas q foi por acaso? O filme até pode n ter nada disso por base, mas lá está....
Qd se estava aqui a discutir o novo filme do Vasconcelos, q pode ser fantástico, o q é q vimos no pequeníssimo trailer q passou? uma gaja em trajes menores a atravessar uma sala, achas q foi por acaso? O filme até pode n ter nada disso por base, mas lá está....
-
- DVD Maníaco
Concordo contigo no facto de que há realmente um afastamento do publico em relação ao nosso cinema. Mas existe isso porque as histórias têm sido maioritáriamente más, ou filmadas de forma demasiado "elitista" ou "artística" ou o que lhes quiserem chamar. E a promoção tem sido péssima. Guru, regressas dez anos apenas e encontras filmes de qualidade como Adão e Eva, Adeus Pai ou Jaime, por exemplo, a facturar horrores. E sim, eram portugueses!!!Grande Guru wrote:p_alucinado, Mas repara q para cada um desses filmes q fugiram à promoção "tradicional" tu mesmo referes frases deste tipo "Sei q n foi um grande êxito comercial" "ficado áquem dos objectivos", etc, etc.
Acho que aqui temos também um certo problema em fazer filmes vocacionados para o público. É o velho problema, só há subsídios para os do costume. Mas não é problema irresolúvel. Há quem, sem eles, faça maravilhas...
Gollum,
xi... que exagero... Dou-te apenas três nomes (mas há mais, muitos mais) de óptimos filmes portugueses recentes: Os Imortais, Coisa Ruim e Esquece Tudo o Que Te Disse. Para não falar dessa obra de arte que é o I'll See You In My Dreams...
Um clássico por semana, visto pela primeira vez, em UMA PARAGEM NO DRIVE-IN (http://umaparagem.blogspot.pt)
-
- DVD Maníaco
-
- DVD Maníaco
É bem verdade isso, Guru. acho que os franceses já passaram por isso e talvez os americanos comecem a passar pelo mesmo. se bem que nestes casos, talvez se sintam mais os efeitos a nivel internacional.
Cá por mim, ultimamente estou mais numa de ver "lixo" tuga do que "lixo" americano (sem preconceitos contra qualquer uma destas cinematografias). Mal por mal que o guito fique por cá. E com isto não estou a dizer que este Corrupção vá ser lixo. Estará longe de ser perfeito, estou convicto disso, mas até pode ser interessante.
Cá por mim, ultimamente estou mais numa de ver "lixo" tuga do que "lixo" americano (sem preconceitos contra qualquer uma destas cinematografias). Mal por mal que o guito fique por cá. E com isto não estou a dizer que este Corrupção vá ser lixo. Estará longe de ser perfeito, estou convicto disso, mas até pode ser interessante.
Concordo contigo na razão do afastamento do cinema português, excepto na parte de fazer filmes vocacionados para o público, porque todos os filmes na sua intenção são vocacionados para o público. Se um filme não é vocacionado para o público, então é o quê? Um filme técnico? Percebo de onde vem essa ideia-basta ouvir os "eruditos" realizadores falar(babar) sobre os seus filmes e os seus "significados"-mas acho que a ideia vem errada de base. E o "artistico" e "elitista" que referiste, para mim não é mais do que ultra-experimentalismo ou reutilizar técnicas ou premissas como referências a outros filmes mais experimentalistas(e menos conhecido da maioria do público).p_alucinado wrote:Concordo contigo no facto de que há realmente um afastamento do publico em relação ao nosso cinema. Mas existe isso porque as histórias têm sido maioritáriamente más, ou filmadas de forma demasiado "elitista" ou "artística" ou o que lhes quiserem chamar. E a promoção tem sido péssima. Guru, regressas dez anos apenas e encontras filmes de qualidade como Adão e Eva, Adeus Pai ou Jaime, por exemplo, a facturar horrores. E sim, eram portugueses!!!
Acho que aqui temos também um certo problema em fazer filmes vocacionados para o público. É o velho problema, só há subsídios para os do costume. Mas não é problema irresolúvel. Há quem, sem eles, faça maravilhas...
Gollum,
xi... que exagero... Dou-te apenas três nomes (mas há mais, muitos mais) de óptimos filmes portugueses recentes: Os Imortais, Coisa Ruim e Esquece Tudo o Que Te Disse. Para não falar dessa obra de arte que é o I'll See You In My Dreams...
Eu disse que nenhum filme ultrapassa a linha da mediocridade e realmente nessa lista recordo o "I'll see you in my dreams" como um projecto único em Portugal no que diz respeito a valores de produção e produto final, apesar de não ser nem de perto a obra de arte que referes e os imortais que tem realmente algumas cenas dignas de ficar em memória. Mas nada de extraordinário ou novo, capaz de excitar o imaginário.
Posto isto, eu gostava que "Corrupção" fosse um grande filme em que a equipa de produção de sentisse em liberdade para alterar pormenores que, mesmo fugindo à história verídica em que o filme se baseia, aumentasse a experiência de o ver.
It never hurts for potential opponents to think you’re more than a little stupid and can hardly count all the money in your hip pocket, much less hold on to it. --Amarillo Slim on Poker
-
- DVD Maníaco
Posto isto, eu gostava de "Corrupção" fosse um grande filme em que a equipa de produção de sentisse em liberdade para alterar pormenores que, mesmo fugindo à história verídica em que o filme se baseia, aumentasse a experiência de o ver.
Concordo contigo em quase todos os aspectos, Gollum. Mas eu não contava com isso, em relação ao Corrupção. Acho que é ter fé a mais.Se a história se centrasse mais no ponto de vista de um investigador, um jornalista ou algo do género acho que ganharia bastante credibilidade e margem de manobra.
-
- DVD Maníaco
Concordo contigo em quase todos os aspectos, Gollum. Mas eu não contava com isso, em relação ao Corrupção. Acho que é ter fé a mais.p_alucinado wrote:Posto isto, eu gostava de "Corrupção" fosse um grande filme em que a equipa de produção de sentisse em liberdade para alterar pormenores que, mesmo fugindo à história verídica em que o filme se baseia, aumentasse a experiência de o ver.

- DarkPhoenix
- DVD Maníaco
P R O P A G A N D A
Acho que qualquer ser humano detentor de um mínimo de bom gosto só pode sentir um profundo desprezo por esta coisa populista.
Para quando o cinema "Nova gente" ou "Caras"?
Haja paciência para tanta idiotice e ódio.
É este o caminho do cinema PT, encher as pias a ressabiados?
Faça-se já o enterro desta pseudo-arte e dê-se os meios a quem sabe!
Acho que qualquer ser humano detentor de um mínimo de bom gosto só pode sentir um profundo desprezo por esta coisa populista.
Para quando o cinema "Nova gente" ou "Caras"?
Haja paciência para tanta idiotice e ódio.
É este o caminho do cinema PT, encher as pias a ressabiados?
Faça-se já o enterro desta pseudo-arte e dê-se os meios a quem sabe!
"I WAS fire and life incarnate!"
https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/

https://www.youtube.com/user/darkphoenixPT
http://ultrawideangle.blogspot.com/
Tenho algumas dificuldades em compreender as reacções... os americanos fazem filmes sobre tudo e mais alguma coisa (Watergate, Bill Clinton, Vietnam, Kuweit, Iraq, WWII, futebol americano, basketball, baseball, traficantes de droga fictícios ou reais, etc, etc) mas Portugal não pode fazer um filme sobre os bastidores do futebol nacional? Não estou a dizer que vai ser um bom ou um mau filme, mas custa-me ver tanta gente a crucificar o projecto só porque é populista. E qual o mal?
-
- DVD Maníaco
Os americanos têm dinheiro para todos esses assuntos, nós como temos que escolher devamos escolher o que tivesse mais potencial como valor cinematográfico, o que não me parece verdadeiro no lugar-comum que é a corrupção no futebol português(alguém ainda vê isso).lud81 wrote:Tenho algumas dificuldades em compreender as reacções... os americanos fazem filmes sobre tudo e mais alguma coisa (Watergate, Bill Clinton, Vietnam, Kuweit, Iraq, WWII, futebol americano, basketball, baseball, traficantes de droga fictícios ou reais, etc, etc) mas Portugal não pode fazer um filme sobre os bastidores do futebol nacional? Não estou a dizer que vai ser um bom ou um mau filme, mas custa-me ver tanta gente a crucificar o projecto só porque é populista. E qual o mal?
Em minha defesa...eu dormi 3horas na noite anterior a escrever isso.p_alucinado wrote: Concordo contigo em quase todos os aspectos, Gollum. Mas eu não contava com isso, em relação ao Corrupção. Acho que é ter fé a mais.Se a história se centrasse mais no ponto de vista de um investigador, um jornalista ou algo do género acho que ganharia bastante credibilidade e margem de manobra.
-
- DVD Maníaco