30 Days of Night (2007) - David Slade

Discussão de filmes; a arte pela arte.

Moderators: waltsouza, mansildv

Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto
30 Days of Night (2007) - David Slade

Post by Shivers »

Depois de 'Hard Candy':
Based on the Steve Niles graphic novel. In a sleepy, secluded Alaska town called Barrow, the sun sets and doesn't rise for over thirty consecutive days and nights. From the darkness, across the frozen wasteland, an evil will come that will bring the residents of Barrow to their knees. The only hope for the town is the Sheriff (Hartnett) and Deputy, a husband and wife who are torn between their own survival and saving the town they love.
Huston Sinks Teeth Into 30 Days of Night

Danny Huston ("The Constant Gardener") will play the leader of a horde of vampires in 30 Days of Night, an adaptation of Steve Niles' graphic novel.

The Columbia Pictures project takes place in an Alaskan town where 30 days of continual winter darkness attracts the vampires. Josh Hartnett and Melissa George already are cast as a husband-and-wife sheriff team who try to save the town's residents.

David Slade ("Hard Candy") is directing. Shooting is scheduled to begin this month in New Zealand. The project is being produced by Ghost House Pictures, the genre specialist headed by "Spider-Man" director Sam Raimi and Robert Tapert.
8)
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Teaser Trailer:

http://media.movies.ign.com/media/486/4 ... ids_1.html

:shock: :shock: :shock:

Eu quero ver isto !!! yes-)
User avatar
mouto
Fanático
Fanático
Posts: 868
Joined: July 6th, 2004, 6:15 pm
Location: Portugal

Post by mouto »

Argaroth01 wrote:Teaser Trailer:

http://media.movies.ign.com/media/486/4 ... ids_1.html

:shock: :shock: :shock:

Eu quero ver isto !!! yes-)
Eu também.
Every day is a gift... But does it have to be a pair of socks? Tony Soprano.
The Swan
Fanático
Fanático
Posts: 566
Joined: October 27th, 2004, 5:58 pm

Post by The Swan »

Hum...vamos lá ver o que sai daqui ... 8) :roll:

Eu tenho a BD e as 2 sequelas.

O filme pelos vistos deve ser a adaptação de apenas o 1º volume...o que até faz sentido dado o 1º volume ter verdadeiramente um final...os outros 2 continuam a história mas é um daqueles casos em que terminando no 1º volume não choca ninguém , if you know what i mean 8)
Shivers
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 7913
Joined: June 4th, 2003, 11:10 am
Location: Porto

Post by Shivers »

Continua neste tópico que é mais antigo e está mais completo...

Aqui ficam os vossos posts:
parpy wrote:Talvez o 7/10 seria mais justo, mas eu dou 8/10. 8)

Gostei:
- Da história / Mas sou suspeita, eu gosto deste tipo de filmes.
- Dos vampiros / Fogem do estereótipo que ultimamente estou habituada a ver.
- Da interpretação do Danny Huston / As malucas vampiras também não estão mal.
- Da interpretação do Ben Foster.
- Do Josh Hartnett / Este... Bem, gosto dele em qualquer lado! :oops:


Não Gostei:
- De imagens demasiado rápidas / perde-se o pormenor.
- Do exagero de algumas cenas.
- Do Final


Em Actualização…
:arrow:
The Swan wrote:Vi ontem a antestreia

Daria um talvez um 3/5 ... é pena porque com mais algum esforço teríamos aqui potencialmente algo de muito interessante.

Também não gostei de algumas lutas com imagens demasiado rápidas até porque destoam do resto do filme em termos de ritmo e mesmo "estilo"

Onde o filme parece falhar mais é que embora visualmente esteja muito bem conseguido, falta-lhe sempre Tensão e aquela sensação de ficar "agarrado á cadeira"

Tem algumas diferenças em relação a BD...mas o final é fiel.

A Melissa George está muito fraquinha, mas a culpa não é só dela, o argumentista não lhe deu mesmo muita a fazer ...
A personagem dela merecia uma melhor prestação / desenvolvimento.


Teremos Sequela(s) ?
Giribi wrote:
The Swan wrote: Teremos Sequela(s) ?
Claro!! Hoje em dia tudo tem de ter pelo menos uma sequela, e uns anos mais tarde uma prequeal. Ainda hei-de ver o "Titanic 2 - Race for the Depth" e uns anos depois o "Raise the Titanic - A love story in the shipyard".
Sérgio Rodrigues - shiverspt@gmail.com | @Twitter
My DVD Collection
The Swan
Fanático
Fanático
Posts: 566
Joined: October 27th, 2004, 5:58 pm

Post by The Swan »

"Claro!! Hoje em dia tudo tem de ter pelo menos uma sequela, e uns anos mais tarde uma prequeal. Ainda hei-de ver o "Titanic 2 - Race for the Depth" e uns anos depois o "Raise the Titanic - A love story in the shipyard"."

A Minha questão era mais em termos que a BD deu origem por si mesma origem a diversas sequelas 8)
DigitalDesperado
Fanático
Fanático
Posts: 845
Joined: November 6th, 2006, 7:53 pm

Post by DigitalDesperado »

Só tenho a dizer... o filme é brutal e sem concessões, é uma verdadeira pérola de terror, como já não via há algum tempo: sem humor inútil, com personagens credíveis e cativantes, um ritmo que, com a ajuda da banda sonora, mantém a tensão constante, os vampiros estão bem concebidos e são assustadores, e muito sinceramente, as alterações feitas em relação ao argumento da BD foram para melhor.

David Slade assina aqui outro excelente filme depois do óptimo "Hard Candy" e destaca-se como um realizador a seguir.

Recomendo vivamente.

Agora, se "28 semanas depois" estreasse em salas, teríamos um fim de ano em beleza, para esquecer o tétrico e rídiculo "Corrupção"...
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Post by Darkav »

Gostei do filme, se bem que mas para mim o conceito de vampiros sanguinários já está um pouco gasto.

Penso que este tipo de filmes já não assusta ninguém a não ser os mais jovens ou quem ainda se assusta com "monstros clássicos" do cinema. A única forma de assustar verdadeiramente seria através do argumento e realização, e aí, o filme falhou em grande. Os sustos que via eram todos através do som. O filme não conseguiu criar um ambiente de terror.

As cenas na neve faziam-me lembrar com saudade o "The Thing". Adorei aquela cena de acção vista de cima, tipo foto satélite.

Mas falhou muita coisa no filme.
Joe-Fagundes
Especialista
Especialista
Posts: 1627
Joined: March 10th, 2006, 11:06 pm

Post by Joe-Fagundes »

The Swan wrote:"Claro!! Hoje em dia tudo tem de ter pelo menos uma sequela, e uns anos mais tarde uma prequeal. Ainda hei-de ver o "Titanic 2 - Race for the Depth" e uns anos depois o "Raise the Titanic - A love story in the shipyard"."
Tens aqui o trailer para a sequela de Titanic http://www.youtube.com/watch?v=vD4OnHCRd_4
Inter Arma, Enim Silent Leges

"The Andorian Mining Consortium runs from no one"

"Bush is a reverse alchemist. Everything he touches turns to shit."
Thanatos
Especialista
Especialista
Posts: 1902
Joined: November 9th, 2001, 11:54 pm
Location: Portugal

Post by Thanatos »

Darkav wrote:Gostei do filme, se bem que mas para mim o conceito de vampiros sanguinários já está um pouco gasto.
Mas falhou muita coisa no filme.
Por mais voltas que dê à cabeça só me consigo lembrar dos vampiros psíquicos do Dan Simmons em Carrion Comfort, e no Lifeforce do Tobe Hooper... de resto os vampiros chupam sempre mais que um aspirador. Queres avançar com outras propostas Darkav?

E afinal fiquei sem perceber, gostaste mas falhou muito no filme? Contentas-te com pouco é isso?
User avatar
Darkav
Fanático
Fanático
Posts: 898
Joined: December 7th, 2001, 1:30 am
Location: Portugal

Post by Darkav »

Thanatos, "vampiros sanguinários" é para ser lido como um todo e não como um adjectivo qualificativo, tipo vampiros vegetarianos.

Eu sou daqueles que vê filmes de terror com nota 4 no IMDB, por isso, qualquer coisa acima disso, já bato palmas :-P

Para mim, filmes de terror de jeito, conto-os pelos dedos de uma mão... ok, talvez duas. Se vou estar à espera de mais um para incrementar o lote, estou bem tramado. Por isso, sim, gostei do filme! Mas tem muita coisa que falhou.
Argaroth01
DVD Maníaco
DVD Maníaco
Posts: 3178
Joined: August 11th, 2003, 9:00 pm
Location: Portugal

Post by Argaroth01 »

Adorei o filme. Apesar de não ter metido tanto medo quanto esperava, foi um belo exercício de terror. Curiosamente, as cenas onde fiquei agarrado à cadeira não envolviam vampiros, mas sim o grupinho de sobreviventes encurralado no sótão a tentar passar despercebidos. E o que dizer dos chupadores ??? A par dos reapers de "Blade II", são outra deliciosa variante duns personagens que já acusavam o desgaste de uma série de clichés. Autênticas máquinas assassinas, com o único intuito de se alimentarem (a propósito disso, há uma passagem na BD original que ilustra na perfeição o que os motiva: "This is how it is meant to be: humans, like bottles, waiting for their caps to be popped"), feições grotescas (muito próximas do estilo de Ben Templesmith). Uma lufada de ar fresco.

E depois, o próprio conceito do filme. É certo que não é nada de novo (a obra de John Carpenter praticamente gira toda em torno desta temática), mas curiosamente foi algo que, surpreendentemente, nunca ninguém tentou fazer, pelo menos com este tipo de personagens. O ambiente é depressivo, pesado, o que se nota pelas cores desaturadas e ajuda a estabelecer não só o clima inóspito de Barrow mas o inferno sem escapatória dos sobreviventes. Em relação aos actores, destacam-se Josh Hartnett e Danny Huston. O primeiro, o herói relutante entre o desespero e a esperança, revelando uma sobriedade na sua construção sem cair em exageros. Já Huston constrói Marlow de forma subtil. Seria fácil torná-lo em apenas mais um monstro, mas uma certa humanidade latente, dá-lhe uma dimensão assustadora. E eis que surge outro elemento fulcral do filme: a ausência do humor típico dos filmes de terror, a piadinha para quebrar o ambiente. Nada disso se encontra aqui. Para bem do filme.

Se o filme falha em alguma coisa é porventura na artificialidade do cenário. Nota-se claramente que se está dentro dum estúdio na Nova Zelândia, mas enfim é algo com o qual posso viver. Espero que se lancem para a sequela.

9/10
Rocha
Fanático
Fanático
Posts: 769
Joined: July 8th, 2006, 3:24 pm
Location: Lisboa

Post by Rocha »

Calhei ir ontem ver o filme com uma amiga e devo dizer que fiquei bastante surpreendido.

Ia à espera de ver um (tipicamente) mau filme de vampiros mas, acabei por gostar bastante do que vi.

O filme mistura 2 elementos dos quais sou fã, vampiros e condições atmosféricas extremas. Neste último aspecto, só tive pena daquilo que o Argaroth já mencionou... a artificialidade dos cenários. Mas, mesmo assim o ambiente de uma cidade perdida nos confins do Alaska, está muito bem retratada.

Gostei dos vampiros sanguinários. Por norma prefiro o approach mais Anne Rice dos vampiros mas, estes vampiors que não têm o minimo respeito pela vida humana, totalmente deselegantes, apenas preocupados em fazer da cidade um enorme festim, estão muito representados.

Não há interpretações brilhantes mas, o guião também não se presta a isso.
Gostei de terem mantido o filme sem comic releafs.
Gostei a violencia crua das cenas, especialmente as machadadas nos pescocinhos, com o detalhe de a cabeça não saltar fora à 1ª. :-)
Gostei da forma como acabou e espero sinceramente que o filme não tenha sequela. Uma sequela só iria estragar.

8/10
SilL
Iniciado
Iniciado
Posts: 106
Joined: January 22nd, 2006, 1:49 pm

Post by SilL »

....Bom filme de vampiros como foi ja dito a lembrar os cenários do grande "the thing".

8/10

Post Reply